Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2019

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.
franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: 

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADILIA E SUA VIDA NO CANGAÇO


Por Aderbal Nogueira

Exibimos ontem em nossa reunião do GECC esse vídeo, que na verdade é uma colagem de outros vídeos já postados. Foi uma reunião proveitosa onde podemos discutir alguns detalhes observados nos relatos, como por exemplo "armas, relacionamentos, família...." Os mais atentos vão perceber algumas nuances que muitas vezes passam despercebidas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

XXII MISSA DO CANGAÇO



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FEIRA DE QUADRINHOS



http|://blogdomendesemendes.blogspot.com

SOCORRO AOS VAQUEIROS SERTANEJOS!

*Rangel Alves da Costa

Andei sabendo que o Parque de Vaquejada União Santa Fé vem passando por problemas, principalmente financeiros. Mas, como dito, nada posso confirmar, eis que apenas ouvi comentários. E fiquei preocupado.
Contudo, uma coisa é certa: jamais haverá gestão, por mais primorosa que seja, quando as despesas são mais altas que as receitas. Quer dizer, quando os recursos de manutenção e funcionamento vão escasseando, a tendência é que aos poucos tudo vá perdendo sua grandeza e deteriorando.
E, como se sabe, as receitas da Santa Fé são poucas, oriundas basicamente da ajuda de um ou de outro abnegado, vez que as contribuições dos sócios são pequenas e escassas. Por mais baixo que seja o valor da contribuição mensal, ainda assim muitos deixam de colaborar com aquilo que estão usufruindo.
Em Poço Redondo há vaqueiro demais para o reduzido número de contribuições. E fica uma situação difícil para a diretoria negar acesso ao grande número de vaqueiros que ali chegam para o esporte sertanejo cheirando a cavalo e boi. Há de se reconhecer também o fato de que a maioria dos praticantes seja de poucos ou reduzidos recursos, ainda que gaste o que praticamente não tem para manter seu cavalo, seu terno de couro, seu aparato bonito.
E vaquejada, pega-de-boi, cavalgada, tudo possui carestia. Vaqueiro há cujo cavalo passa melhor que o próprio dono. Por outro lado, eu conheço parte da diretoria da Associação dos Vaqueiros e daqueles que mais de perto cuidam do Parque Santa Fé e sei muito bem quanto esforço há para que tudo funcione da melhor maneira possível.
Sei do quanto se deseja ampliar os espaços, proporcionar maior comodidade a conchego aos vaqueiros e visitantes, transformar, enfim, aquele espaço numa grande e bela arena para as festanças vaqueiras. Mas não é fácil. E nada será conseguido ainda que todos os sócios pontualmente contribuam, pois os valores arrecadados seriam inferiores ao necessário ao alavancamento dos projetos maiores.


O que fazer, então? Ora, Poço Redondo é conhecida e reconhecida como a Capital Brasileira da Cultura do Cangaço e da Vaquejada. E é fato incontestável a grandeza da cultura vaqueira nesta região sertaneja. E por ser cultura, por ser história, por ser tradição, por gerar turismo e renda, e por se traduzir em importante visibilidade ao município, nada mais justo que se pensasse numa política de permanente apoio à vaquejada.
Tal política teria que ser governamental, no âmbito municipal e estadual, através da criação de órgão especial de controle e fiscalização, de modo que mensalmente uma verba fosse destinada para: ampliação, melhoria e manutenção dos parques de vaquejada, apoio aos eventos programados e ampla divulgação. Somente assim as tradições vaqueiras estariam asseguradas para esta e as futuras gerações. E Poço Redondo, para fazer sempre jus ao reconhecimento de ser capital da cultura da vaquejada, terá que contribuir - e muito - para que as tradições não entrem em retrocesso ou sejam inviabilizadas por falta de apoio.
Atualmente, a cultura do bordado, por exemplo, vive à cata de projetos que viabilize sua prática, sob pena de extinção das almofadas de bilros e das mãos que vão fazendo os trançados com maestria. Precisa-se, pois, buscar soluções imediatas para alavancar ainda mais esse gosto e esse prazer do homem simples, do homem do mato e da cidade, daquele abnegado pelo cavalo e boi.
Quem estiver ou chegar a Poço Redondo - e praticamente todos os dias - haverá sempre de avistar a vaqueirama surgindo de canto a outro. São jovens, até meninotes, garbosamente encourados, e sempre cheios de orgulho e felicidade, em direção aos afastados da cidade. Geralmente cruzam a cidade em direção ao Parque União Santa Fé, o templo maior da vaqueirama sertaneja. E que coisa mais bonita de avistar: o sertão sendo sertanejo e a cultura vaqueira enraizada em cada um. Contudo, precisamos enriquecer e valorizar ainda mais tão preciosa tradição.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE O JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM


Morreu na madrugada desta quarta-feira o jornalista Paulo Henrique Amorim aos 77 anos, em sua casa no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto fulminante. A informação foi confirmada pela TV Record, onde ele trabalhava desde 2003 mas estava afastado desde junho. Amorim deixa mulher e filha. O jornalista teve passagem pelas principais emissoras do país, como Globo, Bandeirantes, Cultura e Record, onde apresentava até recentemente o programa Domingo Espetacular.

Amorim também mantinha o blog Conversa Afiada, que se notabilizou pelo apoio a Lula e ao PT, e críticas frequentes à Lava Jato e ao presidente Jair Bolsonaro. Ele ajudou a popularizar o termo "PIG", ou "Partido da Imprensa Golpista", modo pejorativo usado para designar veículos de comunicação que, segundo ele, apoiavam um golpe contra os Governos petistas.

Sua estreia foi no jornal A Noite, em 1961. Ele também foi correspondente em Nova York para a revista Realidade, e depois Veja.

A ex-presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte do jornalista: "Ele deixa a marca de uma atuação digna na denúncia dos retrocessos que o país enfrenta e na defesa da democracia e do estado de direito", escreveu no Twitter.

O ex-prefeito e candidato do PT derrotado à presidência em 2018, Fernando Haddad, Manifestou suas condolências noTwitter, e chamou Amorim de "jornalista altamente comprometido com os interesses nacionais".


http://blogdomendesemendes.blogspot.cpm

RÓSEO MORAES FALOU A REVISTA CRUZEIRO...

"Eu não matei Delmiro Gouveia"

Reportagem de Antônio Sapucaia com fotos de Paulo Cavalcante publicada na revista O Cruzeiro de 23 de março de 1968 com o título original Cinquenta anos depois: “Eu não matei Delmiro Gouveia”.



“Eu não matei Delmiro Gouveia e até hoje ignoro o motivo pelo qual me apontaram como responsável por este crime que não cometi. Não guardo rancores de ninguém, mas, apesar de haver cumprido a pena que me foi imposta, só morrerei tranquilo se antes ver a Justiça apontar o verdadeiro assassino de “seu” Delmiro.”



Quem diz isso é um homem de cabeça branca, 72 anos de idade, e que esteve preso na Penitenciária de Maceió durante 14 anos, 9 meses e 15 dias, após ter sido condenado a 30 anos de prisão. Chama-se Róseo Morais do Nascimento e, juntamente com José Inácio Pia (Jacaré) e Antônio Félix, foi processado e condenado como autor do assassinato de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, acontecimento que repercutiu em todo o Brasil, particularmente no Nordeste, onde era tido como um rei, sobretudo pelo seu espirito realizador e pioneiro.

Róseo é um homem que não sabe rir, e em cada palavra que pronuncia deixa transparecer a revolta de injustiçado. Não acusa, apenas se defende. Fala com assombrosa segurança, sobretudo quando alude a datas, e não cai em contradição, mantendo sempre uma conversa equilibrada.

 

Recorrerá à Justiça


Embora não tenha ainda batido à porta da Justiça, protestando inocência e pedindo que seja restaurada a verdade, Róseo está disposto a fazê-lo o mais breve possível e, já agora, reúne elementos para a batalha judicial. Diz que não quer morrer e deixar essa herança para os filhos e netos — a de ser apontado como criminoso —, quando vive de consciência tranquila, embora constrangido e inconformado. O crime realmente existiu, entretanto — diz ele —, eu e compadre Jacaré, que morreu inocente, nada tivemos com ele. Apenas fomos vítimas de um erro forjado, que tanto prejuízo nos causou, deixando em liberdade o verdadeiro matador de Delmiro. E muita gente boa sabe disso, embora teime em fazer segredo — acrescenta, em tom de revolta.

Para a luta que vai travar, conta principalmente com o apoio e incentivo de uma filha com quem vive — Laurentina Morais do Nascimento —, que diz incisivamente: “Cedo ou tarde, todos irão saber que meu pai é inocente. Se ele morrer antes de tudo ser devidamente esclarecido, continuarei a luta, pois, apesar dos pesares, ainda acredito na Justiça. E estou certa de que a verdade verdadeira há de aparecer de qualquer modo, doa a quem doer”.

 

O assassinato de Delmiro

 


Róseo afirmava ter as mãos limpas

Consta que no dia 10 de outubro de 1917, exatamente uma quarta-feira, Delmiro Gouveia encontrava-se lendo jornais no alpendre de sua essa, quando, inesperadamente, apagaram-se as luzes e, logo a seguir, foram ouvidos três tiros, deflagrados contra Delmiro. Residindo a uns 50 metros da casa de Delmiro, o capitão Firmino Rodrigues, tão logo ouviu os tiros, correu para lá e à margem da calçada, viu que três homens altos corriam; e indagou:

— Rapazes, que tiros foram esses?

Um deles respondeu:

— Foi tapa em cara de homem…

O desaparecimento de Delmiro Gouveia, denominado “Rei do Sertão”, repercutiu no Brasil inteiro, particularmente no Nordeste, onde ocasionou terrível abalo social e econômico. Dotado de larga visão administrativa, foi o primeiro homem a aproveitar a força hidrelétrica da Cachoeira de Paulo Afonso e foi quem primeiro usou automóvel nas terras sertanejas, semeando civilização onde outrora apenas existiam terras sáfaras e esturricadas. Até hoje, positivamente, não se sabe quem foi o responsável (ou responsáveis) pela sua morte. Dizem uns que a iniciativa partiu de trustes estrangeiros, outros afirmam que se trata de um crime com raízes em vingança por questões amorosas, dentre outras versões.

Do mesmo modo, há dúvida quanto aos verdadeiros mandatários. Róseo Morais do Nascimento, por exemplo, diz que nada teve com o fato e chegou até a ser insinuado pelo capitão Pedro Nolasco, da Policia de Alagoas, a afirmar que a Iniciativa do assassinato havia sido do coronel José Rodrigues, então residindo em Piranhas, e um dos inimigos de Delmiro.

— “O pior é que eu e Jacaré — acrescenta Róseo — nem sequer conhecíamos o coronel José Rodrigues. Entretanto, depois de termos sido barbaramente seviciados e espancados, e prevendo que íamos mesmo morrer, resolvemos confessar um crime que não praticamos, apesar dos nossos depoimentos serem cheios de contradição, como não poderia deixar de ser.”

Sobre Delmiro Gouveia, Róseo diz que era um dos melhores homens deste mundo. Gostava da ordem e do respeito e jamais teve a menor queixa dele. “Seria melhor — diz ele — que a metade do povo de Alagoas tivesse morrido, mas que o “seu” Delmiro estivesse vivo!”
Conta que trabalhou na Fábrica da Pedra durante um ano, tendo saído de lá simplesmente porque “o ordenado não dava para ganhar minha vida”.

 

O álibi

 


Róseo e Jacaré, com a mão no queixo.

Róseo Morais do Nascimento narra com riqueza de detalhes que no dia 10 de outubro de 1917, exatamente no dia em que Delmiro Gouveia foi assassinado, ele se encontrava em Japaratuba (Sergipe), juntamente com Jacaré, pois, viajando de trem de Propriá para Aracaju, rumo à Bahia, dormiram naquela localidade em virtude de um desarranjo no comboio, que pernoitou ali. E Róseo invoca o testemunho do coronel Manuel de Sousa Brito (Neco de Brito), proprietário de uma fábrica de tecidos em Propriá, onde ele e Jacaré trabalharam e pediram demissão no dia 9 de outubro, por causa do salário, que era insuficiente. E lembra, também, vários outros testemunhos, além de haver exposto documentos ao capitão Nolasco, quando preso, provando a sua inocência, documentos estes que foram rasgados sob a alegação de que nada valiam.

Recorda ainda que, ao ser interrogado pelo juiz que presidia ao inquérito, o capitão Firmino Rodrigues, que vira os matadores de Delmiro correndo após o crime, afirmara incisivamente que os três indivíduos não pareciam de maneira alguma com nenhum dos réus presentes. Mas as suas declarações de nada valeram.

 

O verdadeiro criminoso


— “Trabalhei 50 anos, até que vim a descobrir o verdadeiro matador de “seu” Delmiro”, declara Róseo. “Trata-se de Herculano Soares Vilela, filho de Antônio Soares Vilela, morador na Serra dos Cavalos, município de Água Branca. E muita gente boa e importante aqui do Estado sabe disto, embora não queira assumir a responsabilidade de publicar a verdade.”

Esta declaração de Róseo foi confirmada ao repórter pelo sr. Cícero Torres, ex-deputado estadual e ministro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, acrescentando que realmente fora Herculano o assassino, uma vez que os seus irmãos moram numa propriedade sua, em Água Branca, e não negam o fato. Adiantou mais que a dita confissão havia sido feita pelo próprio Herculano, antes de morrer, tendo a família guardado o segredo. O sr. Cícero Torres é filho do dr. Miguel Torres, à época Juiz de Direito de Água Branca, que não quis funcionar no processo, tendo sido substituído pelo dr. Nestor dos Santos Selva.

Sabe-se, por outro lado, que a causa do assassinato teria sido um espancamento sofrido por Herculano por parte de Delmiro Gouveia.

 

Revisão criminal

 


Róseo não quer legar aos seus netos herança de um crime que afirma não ter cometido.

Embora não tenha ainda constituído advogado, Róseo Morais do Nascimento e sua filha Laurentina estão no firme propósito de recorrer à Justiça, requerendo a revisão do processo. Já estão reunindo material e — afirmam — “Só descansaremos quando vermos tudo colocado em pratos limpos”. Acrescentam que, apesar de pobres, não estão preocupados com a indenização que o Estado possa lhes pagar. O mais importante para Róseo e a família é a questão moral, é tirar-lhe a pecha de criminoso, quando está de consciência tranquila e certo de que nenhum crime cometeu.

 

Detento bem-comportado


No contato mantido com o repórter, Róseo evoca sua vida carcerária, onde tivera um comportamento digno de nota. Salienta o indulto a que teve direito, dadas as suas qualidades pelo que, posteriormente, se tornou funcionário público estadual, lendo sido nomeado servente e depois contínuo, servindo no Palácio do Governo. Ao se aposentar, no ano de 1963, recebeu do governador da época major Luís de Sousa Cavalcanti, a seguinte comunicação: “Maceió, 7 de março de 1963. Sr. Róseo, participo-lhe que, atendendo a seu pedido acabo de assinar o ato de sua aposentadoria pelo que agradeço sua valiosa colaboração prestada ao Estado durante tentos anos de bons serviços.  Na oportunidade apresento-lhe meus votos de felicidade. Atenciosamente, Luís Cavalcanti, Governador”.

Publicada originalmente no Portal História de Alagoas


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGENDA CULTURAL

Eventos para rememorar os 81 anos damorte de Virgulino

Missa do Cangaço
28 de Julho Grota do Angico - Poço Redondo/SE

Seminário Sertão Cangaço 2019
de 26 a 28 de julho de 2019 em Piranhas /AL 

O Seminário Sertão Cangaço 2019 irá reunir grandes pesquisadores da temática Cangaço na cidade de Piranhas /AL de 26 a 28 de julho de 2019.

Nesse ano o Seminário Sertão Cangaço abordará a Cultura Popular e História Oral, além de exibição de documentários com a participação de documentaristas e uma roda de conversa onde o público irá interagir com perguntas e contribuições. 

Tributo a Virgolino 
(de 24 a 28 de Julho, Serra Talhada/PE)

Serra Talhada se prepara para o TRIBUTO A VIRGOLINO – A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO, onde constará na programação shows musicais, mostra de cinema do cangaço, feira de artesanatos, feira de livros, mostra gastronômica, grupos de danças, violeiros repentistas, bacamarteiros, banda de pífanos e o espetáculo O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO.

Em breve será lançada a programação completa e detalhada.

SERVIÇO:

TRIBUTO A VIRGOLINO – A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO
🌵Dias 24, 25, 26, 27 e 28 de julho de 2019.
🌵Local: Estação do Forró em Serra Talhada – Acesso Gratuito.
🌵Produção: Fundação Cultural Cabras de Lampião.

🌵Incentivo: Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco.

10ª Edição do Seminário Cariri Cangaço
De 24  a 28 de Julho (Ceará)


Quarta-Feira
Dia 24 de Julho  


18h – Solenidade de Abertura 
Salão Nobre da URCA
Universidade Regional do Cariri - Crato,Ceará

Mestre de Cerimônia
ROSSI MAGNE, Propriá-SE

18h20min – Formação da Mesa de Autoridades e Hino Nacional
Prefeitura Municipal de Crato
JOSÉ AÍLTON BRASIL
Instituto Cariri do Brasil
MANOEL SEVERO BARBOSA
URCA - Universidade Regional do Cariri
FRANCISCO LIMA JUNIOR
Assembléia Legislativa do Ceará
DEPUTADO HEITOR FERRER
Assembléia Legislativa de Alagoas
DEPUTADO INÁCIO LOIOLA
SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
BENEDITO VASCONCELOS
Conselho Alcino Alves Costa
ELANE MARQUES
ICC - Instituto Cultural do Cariri
HEITOR FEITOSA MACEDO
GECC-Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará
ÂNGELO OSMIRO BARRETO
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
NARCISO DIAS
Academia Lavrense de Letras
CRISTINA COUTO
IHGP - Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú
AUGUSTO MARTINS

Entrada do Estandarte do Cariri Cangaço
CÉLIA MARIA E QUIRINO SILVA, João Pessoa-PB

18h40min – Apresentação do Cariri Cangaço
Por Conselheiro
JOÃO DE SOUSA LIMA, Paulo Afonso-BA

18h50min - Fala das Autoridades

19h15min - Posse de Novos Conselheiros Cariri Cangaço
MANOEL SEVERO BARBOSA, Cariri Cangaço

19h20min - Entrega de Diplomas a Instituições
URCA-Universidade Regional do Cariri
ICC-Instituto Cultural do Cariri
Associação de Cordelistas do Crato
Museu de Luiz Gonzaga – Pedro Lucas Feitosa
Por Conselheiros e Pesquisadores 
HONÓRIO DE MEDEIROS, Natal-RN
VALDIR NOGUEIRA, São José de Belmonte-PE
WESCLEY RODRIGUES, Sousa-PB
RODRIGO HONORATO, Exu-PE

20h - Palavras das Instituições Homenageadas
Representados pelo Escritor
HEITOR FEITOSA MACEDO

19h40min - Comendas de Mérito do Conselho Alcino Alves Costa 
NAPOLEÃO TAVARES NEVES
Por Conselheiro 
LEANDRO CARDOSO FERNANDES, Teresina-PI

19h45min - Comendas do Mérito Cultural a Personalidades
HUBERTO CABRAL
ESPEDITO SELEIRO
ANTONIO VICELMO
FRANCISCO JOSÉ DE BRITO

Por Conselheiros 
ADERBAL NOGUEIRA, Fortaleza-CE
ANTONIO VILELA, Garanhuns-PE
RANGEL ALVES DA COSTA, Poço Redondo-CE
JORGE REMÍGIO, Custódia-PE

20h - Palavras dos Homenageados
Representados pelo Jornalista
FRANCISCO JOSÉ BRITO

20h -  Comenda ao Coronel João Bezerra da Silva
"in memoriam"
"Personalidade Eterna do Sertão"
PAULO BRITTO
Por Conselheiros
IVANILDO SILVEIRA 
PROFESSOR PEREIRA

20h10min -  Comenda ao Pesquisador Paulo Medeiros Gastão
"in memoriam"
"Personalidade Eterna do Sertão"
MARIA DAS GRAÇAS E PATRICIA GASTÃO
Por Conselheiros
MANOEL SEVERO e JULIANA PEREIRA
Cordelistas
ROSÁRIO LUSTOSA E NEZITE ALENCAR

20h15min – Lançamento da Revista Itaytera
Edição Especial 10 Anos do Cariri Cangaço
EMERSON MONTEIRO, Crato-CE

20h30min – Lançamento da Revista da Academia Lavrense de Letras 
Edição 10 Anos 
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR, Juazeiro do Norte-CE

21h - Entrega da Medalha Fideralina Augusto Lima 
Academia Lavrense de Letras
Apresentação
CRISTINA COUTO
Homenageados
MADRE FEITOSA
OTONITE CORTEZ
DIVANI CABRAL
Por Acadêmicos
DEPUTADO HEITOR FERRER
EMERSON MONTEIRO
JORGE EMICLES

QUINTA-FEIRA
Dia 25 de Julho 


8h - Saída para Visita Técnica
Missão Velha-CE

8h45min - Jamacaru 
Casa  do Coronel Liberato Manuel da Cruz
Descerramento de Placa da Rota Turística Cariri Cangaço

10h30min – Câmara Municipal de Missão Velha
Missão Velha-CE

10h35min - Lançamento da Música "Cariri Cangaço"
CECÍLIA DO ACORDEON, Redenção-CE

10h40min – Formação da Mesa e Hino Nacional

10h50min – Fala das Autoridades
Prefeitura Municipal
DIEGO GONDIM FEITOSA
Instituto Cariri do Brasil
MANOEL SEVERO BARBOSA
Conselho Alcino Alves Costa
JOÃO BOSCO ANDRÉ

11h30min - Homenagens às Personalidades
PREFEITO DIEGO GONDIM FEITOSA
DR WASHINGTON FECHINE
CHARLES CRUZ
Por Pesquisadores
LÍVIO FERRAZ, Fortaleza-CE
MANOEL BELARMINO, Poço Redondo-SE
NOÁDIA COSTA, Teresina-PI

"Quinco Vasques - O Bravo Caririense" 
LUIZ AÉLIO VASQUES e HERNESTO VASQUES 
Por ConselheiroLUIZ RUBEN, Paulo Afonso-BA

"Cel. Liberato Manuel da Cruz"
GERALDA FURTADO
Por Conselheiro ARCHIMEDES MARQUES, Aracaju-SE

12h -  Almoço em Missão Velha

13h45min - Visita a Casa de Isaías Arruda
Entrega de Comenda ao Cel. Isaias Arruda
"in memoriam"
DONA ORLANDINA ARRUDA
Por Conselheiro e Pesquisador
HONÓRIO DE MEDEIROS, Natal-RN
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR, Juazeiro do Norte-CE

14h30min - Visita à Fazenda Padre Cícero
Entrega de Comenda a Sinhô Dantas
"in memoriam"
JOSÉ IVO DANTAS FILHO
Por Conselheiros
JUNIOR ALMEIDA, Capoeiras-PE
EDVALDO FEITOSA, Água Branca-AL

"O Início da Querela entre os Paulinos e os Arruda"
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR
Juazeiro do Norte-CE

15h30min - Visita à Fundição Linard
Entrega de Comenda a Antônio Linard
"in memoriam"
MARATON LINARD
Por Conselheiro e Pesquisador
GERALDO FERRAZ, Recife-PE
GETÚLIO BEZERRA, Brasília-DF

"O Torno de Lampião"
AMÉLIA LINARD 

16h - Engenho Santa Tereza

(Berço dos Terésios)
Dr. CICERO LANDIM CRUZ

16h30min - Visita à Carnaúba dos Vasques
LUIZ AÉLIO VASQUES e HERNESTO VASQUES 
FAMÍLIA VASQUES

NOITE

19h30min - Auditório do Hotel Lagoa Lazer

Lançamento e Aprovação da Ata de Criação
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO 
ARCHIMEDES MARQUES, Aracaju-SE

"Lampião em Paulo Afonso" e 
"Lampião e os Coronéis Baianos"
JOÃO DE SOUSA LIMA, Paulo Afonso-BA

Conferência e Debate
"O Tiro que Matou Lampião"
IVANILDO SILVEIRA, Natal-RN
LEANDRO CARDOSO FERNANDES, Teresina-PI
ADERBAL NOGUEIRA, Fortaleza-CE
SABINO BASSETTI, Salto-SP

SEXTA-FEIRA
Dia 26 de Julho 


8h - Saída para Visita Técnica à Lavras da Mangabeira

9h40min – Fazenda São Domingos
Lavras da Mangabeira-CE

"Passagem de Lampião por Lavras da Mangabeira, em 1927"
JOÃO TAVARES CALIXTO JUNIOR, Juazeiro do Norte
VICENTE FERRIER TOMAS FERRER
RAIMUNDINHO AUGUSTO, Lavras da Mangabeira

11h45min - Almoço Fazenda Pau Amarelo
Lavras da Mangabeira-CE
GUSTAVO AUGUSTO LIMA BISNETO

Homenagem ao Vaqueiro das Caatingas
QUIRINO SILVA E CÉLIA MARIA, João Pessoa-PB

"Coronel Gustavo Augusto Lima"
JORGE EMICLES PINHEIRO, Crato-CE

14h30min - Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira
14h35min - Palavras de Boas Vinda
CRISTINA COUTO, Academia Lavrense de Letras

14h45min - Entrega da Comenda do Mérito Cultural
DEPUTADO HEITOR FERRER, Fortaleza-CE 
ALEMBERG QUINDINS, Casa Grande Nova Olinda-CE
Por Conselheiros 
EMMANUEL ARRUDA, João Pessoa-PB
MANOEL SERAFIM, Floresta-PE

15h10min - Lançamento e Debate

"Lampião e o Nascimento de Maria Bonita"
VOLDI RIBEIRO
Paulo Afonso-BA

"Lampião e Sua Falsa Patente de Capitão"
DANIEL WALKER, Juazeiro do Norte-CE

17h - Visita à Casa de Dona Fideralina Augusto Lima
Lavras da Mangabeira-CE

Comenda à Matriarca Fideralina Augusto Lima
"Personalidade Eterna do Sertão" 
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS
HEITOR FERRER
Por Conselheiros e Pesquisadores
CRISTINA COUTO
Lavras da Mangabeira-CE
FÁTIMA LEMOS
Lavras da Mangabeira-CE

SÁBADO
Dia 27 de Julho 


7h30min - Saída para Visita Técnica à Brejo Santo

8h30min - Recepção dos Pesquisadores. 
Local: CineTeatro Professor Júlio Macêdo Costa
Brejo Santo-CE 

8h50min - Formação da Mesa 

9h - Saudações do "Menino do Cordel e do Baião"
PEDRO POPOFF, Bauru-SP

9h15min - Fala das Autoridades
 Secretária de Cultura de Brejo Santo 
MIRAN BASÍLIO
Instituto Cariri do Brasil
MANOEL SEVERO BARBOSA
Câmara Municipal de Brejo Santo 
CARMEM MARTINS 
Prefeita Municipal de Brejo Santo
TERESA LANDIM 

9h40min - Diplomas a Personalidades
DR. MIRAN BASÍLIO
DEPUTADO GUILHERME LANDIM
PREFEITA TERESA LANDIM
Por Conselheiros:
SOUSA NETO, Barro-CE
MÚCIO PROCÓPIO, Natal-RN
CELSINHO RODRIGUES, Piranhas-AL

9h50min - Diplomas 
"Personagens da História do Sertão"
ANTONIO DA PIÇARRA
Ivanilda Teixeira Ferreira e Wilton Santana Filho
CHICO CHICOTE
Djalma Inácio de Lucena
ANTONIO MORENO
Neli Conceição e Familiares
ARLINDO ROCHA
Arlindo Rocha Filho
FAMÍLIA DO MAJOR ZÉ INÁCIO
Maria do Socorro Martins Cardoso 

Por Conselheiros e Pesquisadores
SOUSA NETO, Barro-CE
LOURO TELES, Calumbi-PE
HERTON CABRAL, Fortaleza-CE
BETINHO NUMERIANO, Floresta-PE

10h30min - Visita Técnica à Nascença, antigo Sítio Nascença,
Local assaltado pelo então Virgulino. 

12h - Almoço - Local:Projeto ABC 
Lançamento do Cordel
"José Inácio do Barro-O Coiteiro Cangaceiro"
Baseado no livro José Inácio do Barro de Sousa Neto
PAULO DE TARSO
O Poeta de Tauá

13:30 - Visita Técnica: Gruta de João Calangro. 

14h -  Visita ao Tumulo Major Firmino
 Filho do Major Zé Inácio do Barro -  Vila Cachoeirinha.         

17h - Retorno a Juazeiro do Norte

NOITE

19h30min - Auditório do Hotel Lagoa Lazer

"Dom Quixote como Arquétipo da Saga dos Beatos e Cangaceiros" 
DAMATA COSTA Natal-RN

DOMINGO
Dia 28 de Julho 


9h - Congratulações de Encerramento

Realização
INSTITUTO CARIRI DO BRASIL
Co-realização
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS

Apoio
PREFEITURA MUNICIPAL DE MISSÃO VELHA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO SANTO
URCA-UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
SBEC- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ
GPEC-GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ICC - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI
IHGP - INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PAJEÚ


http://blogdomendesemendes.blogspot.com