Seguidores

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

LAMPIÃO E ZÉ RUFINO - TIROTEIO E MORTE DO CANGACEIRO BARRA NOVA

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=RR9qL9qqnh8&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

O tiroteio foi breve. Quando Lampião, o rei do cangaço, deu o tiro de Parabellum, ordenando a retirada, alguns cangaceiros continuaram sustentando fogo apenas afim de dar cobertura a fuga de Maria Bonita, Sila e Dulce, as únicas mulheres que se encontravam no coito. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também: https://youtu.be/sqhWYPAy2uE https://youtu.be/ZEE32oCF7oA https://youtu.be/HH4xN9FOiQg https://youtu.be/cRvkUIonWEc https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs https://youtu.be/wfIuVfZnS54 UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PORQUE LAMPIÃO DEU FIM AO CANGACEIRO BALIZA

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=BB4Xh5DHKkw&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

PORQUE LAMPIÃO DEU FIM AO CANGACEIRO BALIZA, Saiba porque lampião deu fim ao cangaceiro Baliza, o motivo foi grande, no bando que estava se iniciando com a chefia de lampião... já não cabia o chefe do Bando e o veterano, o cangaceiro mais velho do Sinhô pereira que abandonou o cangaço. Ou era um... ou era o outro, veja os motivos... do fim do Baliza. SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS: https://www.youtube.com/channel/UCD8q... #historiasdavidareal #historiasdelampião

Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAURO DA ESCÓSSIA, O HOMEM QUE ENTREVISTOU JARARACA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=pMMKFtfJ3rk&t=300s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Esse vídeo tem uma grande importância histórica pelo fato de ser uma entrevista com Lauro da Escóssia, único jornalista que entrevistou o cangaceiro Jararaca no ano de 1927, quando o mesmo estava preso em Mossoró-RN. Gravação feita pela TV Universitária-RN em 1982. Essa fita VHS estava com o saudoso Paulo Gastão. Consegui recuperar uma parte dela e estou tentando digitalizar o restante, pois são 90 minutos de entrevista. A fita está em preto e branco. Link desse vídeo: https://youtu.be/pMMKFtfJ3rk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CORAJOSO PREGADOR QUE PREGOU A BÍBLIA PARA LAMPIÃO E SEUS CANGACEIROS!

Por Teolo Guia 

https://www.youtube.com/watch?v=Z4DXwaOU2VE&ab_channel=Teolo-Guia

httP://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS PERVERSO QUE CORISCO, LAMPIÃO E ZÉ RUFINO

 Por Kinko Peregrine

https://www.youtube.com/watch?v=j0AzatU9TgA&ab_channel=KinkoPelegrine

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS CASARÕES ANTIGOS DE SALVADOR

Por Conrado Matos


Artigo publicado numa Quinta-Feira, 06.09.2018 – Jornal A TARDE/Opinião.

Foto do Cine Jandaia tirada do meu celular. Este cinema foi inaugurado em 1911. Proprietário inicial: João Oliveira – Proprietário atual: Governo do Estado da Bahia.

Sempre eu vou todo final do ano ao Taboão consertar a minha mochila com o artesão Seu Valter. Seu Valter me contara que faz até sapato de elefante. Disse-me que Beto Carrero, quando vinha com seu circo para Salvador, encomendava dele algumas botas de elefante.

Certa feita, eu vi Seu Valter fazendo sapato de cachorrinho. Geralmente, quando vou ao Taboão eu deixo o meu veículo no bairro da Saúde, próximo da Ladeira do Alvo. Desço a ladeira em direção da Baixa dos Sapateiros e sigo para o Taboão. No final da Ladeira do Alvo, na sua esquina com a Baixa dos Sapateiros fica o famoso Cine Jandaia. Aproveito para tirar uma foto do cinema, que se encontra esquecido e sem algumas janelas, possivelmente cheio de morcegos. No mínimo, a chuva deve ter encharcado os pisos, podendo com tempo o prédio desabar. No Jandaia, no passado, se apresentaram diversos artistas importantes, inclusive, a cantora Carmen Miranda.

O Brasil, infelizmente, não prioriza cultura e não preserva seus patrimônios históricos. Gostam de curtir cultura do mostra bum-bum.

Na época de Antônio Carlos Magalhães, alguns imóveis históricos de Salvador foram alvo de manutenção. Depois desses governos era ACM pra cá, isso ficou zero. Vários antigos imóveis vivem à mercê da agressão do relento.

Eu sei que os governantes baianos têm muito com o que se preocupar, com a pobreza. Acho que deve primeiro diminuir a miséria, o caos da educação, melhorar o falido sistema de saúde e a fracassada segurança pública. Porém não podem deixar no abandono os nossos antigos imóveis, como vem ocorrendo na Soledade, a ponto até de cair.

A casa da família do poeta Castro Alves ali no Engenho Velho, onde o poeta morou, está largada às traças, precisando de cuidados e manutenção geral. Esse imóvel do poeta do condor já foi um setor da prefeitura e um hospital psiquiátrico. Eu espero que os bondosos governantes deem atenção a estes valiosos patrimônios históricos. Não assassinem a nossa cultura. Lembrem que precisamos do turismo.

Conrado Matos – Psicanalista, Poeta e Escritor sergipano, radicado em Salvador há 40 anos. Autor dos livros, A RECEITA da FELICIDADE Vem de VOCÊ e de O SERtão em versos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1723476807852196&set=a.264449197088305

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ COMO ARQUIVO - morre Aída Ramalho Cortêz Periera

Reprodução/Instagram - Aída Cortez Pereira, à direita, ao lado da filhaPublicado: 07:31:00 - 23/08/2021Atualizado: 07:58:33 - 23/08/2021

Morreu a ex-primeira-dama do Rio Grande do Norte, Aída Ramalho Cortez Pereira, aos 85 anos. O anúncio foi feito pela filha dela, que não confirmou as causas da morte. Aída Cortez foi casada com José Cortez Pereira de Araújo, político que governou o Estado entre 1971 e 1975. 

 CORTEZ PEREIRA DE ARAÚJO Patrono da cadeira nº 12 - Filho de Vivaldo Pereira de Araújo e Olindina Cortez Pereira, José Cortez Pereira de Araújo nasceu em 16 de outubro de 1924, em Currais Novos-RN. Formou-se em filosofia e a seguir em Direito pela Universidade de Pernambuco. Eleito primeiro suplente do senador Dinarte Mariz Mariz pela UDN em 1962. Filiado depois à ARENA foi escolhido governador do Rio Grande do Norte pelo presidente Emílio Garrastazu Médici em 1970, tendo sido, assim, o primeiro governador “biônico” do estado em substituição ao então governador Walfredo Gurgel, inaugurando a nova fase política do RN. Faleceu no dia 21 de fevereiro  de  2004meu ip. - http://jotamaria-alejurn.blogspot.com/2011/09/12-cortez-pereira-de-araujo.html

"Ainda sem acreditar! Minha mãe , amiga , companheira de todas as horas partiu. Tudo muito rápido. A vida é um sopro. Não sei o que vai ser agora da minha vida sem você, espero ter forças para resistir. Minha vida perdeu o sentido. Você se foi e me deixou sozinha", escreveu a filha da ex-primeira-dama, Aida Cortez, em publicação no Instagram.

 http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/morre-aa-da-cortez-pereira-ex-primeira-dama-do-rio-grande-do-norte/518846

http://blogdomendesemendes.blogspot.com