Seguidores

segunda-feira, 1 de abril de 2019

UM CASAL DE LUTA E DE FÉ

*Rangel Alves da Costa

Dona Beatriz e Seu Bernardo. Família Soares e Caldeira numa contínua união difícil de imaginar nos tempos de agora.
Não sei a idade dos dois no momento, mas certamente já nas porteiras dos oitenta. Também não sei quantos anos de união, mas certamente já depois da cancela dos cinquenta.
Dois troncos, duas raízes brotadas de famílias das mais tradicionais e respeitadas de Poço Redondo e além-sertões, pois os Soares e os Caldeira são como da terra primeira que fecundou o lugar.
E que bom reencontrá-los assim ainda unidos e tão enamorados como nos tempos idos. E que exemplo de comunhão espelhada nas faces trigueiras, nos rostos de luta e de fé.
Seu Bernardo então me disse: “É aqui que eu me escondo”. Voltando o olhar para a singela e humilde moradia.
E acrescentou: “Na casinha de minha roça também é assim, desse mesmo jeito”. Estava se referindo ao grande número de imagens de santos espalhadas pelas paredes.
Desenhos, retratos, molduras, santos e mais santos, fitas, terços e rosários, como num céu sertanejo. Não só nas paredes mas por todo lugar.
Numa mesinha coberta em pano rendado, de brancura e limpeza, outras representações sagradas. Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora, Padre Cícero, Frei Damião...
A vela acesa, a luz chamejando e tremulando na imagem que diz: Estou aqui! Ali a exemplificação maior da fé e da religiosidade sertaneja, nordestina, poço-redondense.
Somente em fotografias eu já havia visto tamanha representatividade devocional. Retratos de vez em quando são avistados de paredes rústicas, no barro, tomadas de imagens de santos.
Mas meus passos foram até lá, até Dona Beatriz e Seu Bernardo, e meus olhos e meu coração testemunharam o significado maior da crença e da devoção de um povo.
E é na casa humilde do casal, no Conjunto Augusto Franco, logo após o centro de Poço Redondo, que a Semana Santa é vivenciada com rezas, orações, ladainhas e incelenças.
Todas as quartas e sextas, após as sete da noite, Reginaldo, filho do casal, comanda os cantos de fé. Senta-se ao lado da mesinha dos santos e começa a soltar o fôlego em belas e entristecidas melodias cristãs.
E na última semana da quaresma, nos dias maiores da religiosidade, os ofícios são diários, indo até após a meia-noite. De vez em quando um copo d’água, uma caneca de chá, um biscoito, mas nada mais forte que a força da própria fé.
Nada mais dizer, Dona Beatriz e Seu Bernardo, apenas rogar que Deus os proteja sempre, e que continuem na fé e na união, que permaneçam exemplificando o que de melhor ainda temos nos corações sertanejos: a crença e a devoção!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Benjamin Abrahão - ENTRE ANJOS E CANGACEIROS


Autoridade na cultura do Nordeste do Brasil, o historiador Frederico Pernambucano de Mello, nos apresenta o livro Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros (Escrituras Editora), que traz a biografia do secretário particular do padre Cícero, do Juazeiro, de 1917 a 1934, além de fotógrafo autorizado do cangaceiro Lampião, tendo acompanhado os diferentes bandos de que este dispunha em sete Estados do Nordeste, no meado de 1936, creditando-se como responsável pela mais completa documentação do cangaço jamais obtida, ao incorporar a imagem cinematográfica às velhas fotografias conhecidas.

A obra é ensaio interdisciplinar que ocupou boa parte da vida do autor, e também um livro de arte, com dezenas de fotografias e de fotogramas históricos da trajetória do sírio Benjamin Abrahão Calil Botto -- um “conterrâneo de Jesus”, como se declarava, por conta do nascimento em Belém, na Terra Santa --, que desembarcou no Porto do Recife em 1915, aos 15 anos de idade, fugindo da Grande Guerra, para trilhar uma aventura extraordinária pelos sertões do Brasil setentrional.

No livro, Pernambucano de Mello, reconhecido por Gilberto Freyre, já em 1984, como “mestre de mestres em assuntos de cangaço”, apresenta pesquisa profunda, feita ao longo de 40 anos. Pela primeira vez, é divulgado o conteúdo da caderneta de campo deixada por Benjamin Abrahão, recolhida pela polícia no momento de seu assassinato com 42 punhaladas, no começo de 1938, no sertão de Pernambuco, aos 37 anos de idade. Cobrindo os anos da missão sobre o cangaço, a caderneta abrange o período 1935-1937, com lançamentos alternados em português e em árabe, assim impusesse a necessidade de sigilo sobre o assunto.

O historiador trabalhou por três anos, com dois professores de árabe, traduzindo, ponto a ponto, o conteúdo averbado -- muitas vezes resultante de conversas noite adentro com Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros -- que são relatos que matam polêmicas e contestam versões atuais sobre fatos e figuras das décadas de 1910, 1920 e 1930, como o polêmico Floro Bartolomeu da Costa e a apregoada amizade entre Lampião e o padre Cícero, além de informações que dizem respeito ao real combate do Batalhão Patriótico à Coluna Prestes, para o qual traz entrevista inédita que fez com Prestes, em 1983, no Recife.

Particularmente importante, pela originalidade, é a revelação da matriz setecentista e estrangeira do pensamento social brasileiro dos anos 1930 sobre o cangaço, presente, sobretudo no chamado romance nordestino, tendente a culpar a sociedade e a desculpar os excessos dos protagonistas do fenômeno. O mesmo se diga sobre a revelação, de todo desconhecida até o presente, dos esforços de apropriação internacional do apelo épico que o tema encerra, por parte das facções travadas em luta de morte ao longo da década aludida: o Reich alemão contra o Soviete russo, Hitler contra Stalin, ao tempo em que Lampião dava as cartas na caatinga.

O livro traz ainda apêndice com a reprodução de importantes documentos, colhidos em pesquisa que contou com o apoio de muitos colaboradores e instituições, como a Fundação Joaquim Nabuco, do Recife, a Cinemateca Brasileira de São Paulo, os arquivos Renato Casimiro/Daniel Walker, do Juazeiro, e da antiga Aba-Film, de Fortaleza, ambos do Ceará, entre outros.

Sobre o autor:

FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO possui formação em história e direito. Na Fundação Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre, de 1972 a 1987, período em que se especializou no estudo da cultura da região Nordeste do Brasil, tendo publicado os seguintes livros: Rota batida: escritos de lazer e de ofício, Recife, Edições Pirata, 1983; Guerreiros do sol: violência e banditismo no Nordeste do Brasil, Recife, Editora Massangana/ Fundação Joaquim Nabuco, 1985 [ora em 5ª edição pelo selo A Girafa, de São Paulo]; Quem foi Lampião, Recife-Zürich, Stähli Edition, 1993 [ora em 3ª edição]; A guerra total de Canudos, Recife-Zürich, Stähli Edition, 1997 [ora em 3ª edição pela A Girafa]; Delmiro Gouveia: desenvolvimento com impulso de preservação ambiental, Recife, Editora Massangana/ Fundação Joaquim Nabuco-CHESF, 1998; Guararapes: uma visita às origens da Pátria, Recife, Editora Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 2002; Tragédia dos blindados: a Revolução de 30 no Recife, Recife, Editora Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 2007; Estrelas de couro: a estética do cangaço, São Paulo, Escrituras Editora, 2010, livro finalista do Prêmio Jabuti de 2011, nas categorias projeto gráfico e ciências humanas. 

É membro dos Institutos Históricos de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, e da Academia de História Militar Terrestre, tendo sido curador internacional da Fundação Bienal de São Paulo para a Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 Anos, São Paulo, 2000, e presidente da União Brasileira de Escritores – Seção de Pernambuco.  Na Academia Pernambucana de Letras, ocupa a cadeira 36 desde o ano de 1988. Pela originalidade de seus estudos, pelo volume da obra que produziu, e por se dedicar a aspectos de nossa história considerados ásperos e de pesquisa difícil, tem sido considerado o “historiador do Brasil profundo”, na palavra do professor Nelson Aguilar.

Prefácio: Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes
Texto das orelhas José Nêumanne Pinto
Gênero História/Cangaço e cangaceiros/Usos e costumes/Ensaio interdisciplinar.
Formato brochura, com mais de "97 imagens. Páginas "352

Carmen Barreto – comunicação e imprensa – imprensa@escrituras.com.br
escrituras editora e distribuidora de livros ltda.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PreçoR$ 45,00 (Quarenta e cinco reais) e com frete já incluso. Onde comprar? Com nosso revendedor oficial Professor Pereira através do E-mailfranpelima@bol.com.br ou pelos tels. (83) 99911 8286 (TIM) - (83) 98706 2819 (OI). Podem comparar a oferta, façam simulações de compra nos demais revendedores na Internet. 
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Matéria gentilmente enviada por Alfredo Bonessi


http://blogdomendesemendes.blogspot.com



ENTRE MACEIÓ E SALVADOR... ... O TRASLADO DA CABEÇA DE LAMPIÃO FOI DECAMINHÃO, NAVIO, OU...

Transcrição de Antonio Correia Sobrinho


O jornal "CORREIO DA MANHÃ", no dia 13 de Agosto de 1938, assim noticiou:

Para o Museu do Serviço Médico- Legal
Chegaram à Bahia as cabeças de Lampião e Maria Bonita

Bahia, 12 (Havas) – Chegaram a esta capital de avião as cabeças de Lampião e Maria Bonita, recompostas pelo doutor Arnaldo Silveira, médico comissionado pelo governo para conseguir as mesmas para o museu do serviço médico legal.

Bahia, 12 (Havas) – Chegaram hoje, às nove horas, de avião, as cabeças de Lampião e Maria Bonita, trazidas pelo doutor Arnaldo Silveira, médico comissionado pelo governo para estudar os despojos do “rei do cangaço”.


O doutor Arnaldo Silveira recompôs as duas cabeças, tendo tirado modelagens em gesso que ficaram no Museu Arqueológico de Alagoas.

Falando à imprensa, o doutor Silveira declarou que teve grande trabalho para fazer a recomposição, pois as duas cabeças tinham todos os ossos fraturados, provavelmente devido a coronhadas de armas.
Acrescentou o Dr. Silveira que haviam desaparecido as obturações em ouro dos dentes de Lampião como também de sua companheira.

As cabeças de Lampião e de Maria Bonita ficarão no Museu do Serviço Médico do Estado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS MARAVILHOSAS PEDRAS DO SERTÃO DE SEU RABELO


Por Manoel Severo

Bruno Paulino, David Rabelo, Manoel Severo e Antônio Rabelo

Costumo dizer que somos movidos por paixão. As paixões acabam transformando-se em combustível precioso para a realização de nossos sonhos, sonhos de todas as naturezas... Assim tem sido com nosso empreendimento que é o Cariri Cangaço, assim tem sido com o senhor Francisco Antônio Rabelo do sertão maravilhoso de Quixeramobim.

Mas, quem é o ilustre Francisco Antônio Rabelo, ou simplesmente Rabelo; como é conhecido por toda Quixeramobim e por todo o planeta ? Poderia dizer que Rabelo é o marido da dona Lúcia, ou o pai do David e do Darvin , poderia dizer que Rabelo é aquele "louco" apaixonado por fusquinhas, por skate e exímio piloto de motocross, ou ainda o esforçado cantor de rock romântico dos anos 80... 

 Rabelo em apresentação no curso de Pós-graduação de Administração da Unifor na noite do último dia 26 de março de 2019
David Rabelo, Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Antônio Rabelo 
na Pós-graduação na Unifor

Mas vou começar pelo fim: O ilustre Francisco Antônio Rabelo, o Rabelo; é hoje um dos mais respeitados designer de jóias artesanais do Brasil. De sua oficina em Quixeramobim a Ceará Designer de Jóias Artesanaisvem ano a ano conquistando a paixão e o respeito de todos que possuem um requintado bom gosto e prezam pela arte a partir das coisas do sertão. Rabelo utiliza todo o seu talento nato transformando pedras rústicas e as mais variadas matérias primas da caatinga em jóias preciosas, de rara beleza e extremo bom gosto. Sua produção tipicamente e preciosamente artesanal; anéis, brincos, colares, braceletes, dentre outros inúmeros acessórios, possuem um marca  inconfundível que tomou conta do Brasil e do mundo: A Marca Rabelo de Ser e de Fazer... Por ocasião da construção de nosso Cariri Cangaço em Quixeramobim, que acontece nos próximos dias 24 a 26 de Maio de 2019, tivemos a oportunidade de nos aproximar e de imediato nos apaixonar pelo "jeito Rabelo de Ser".  

"uma das matérias primas mais inusitadas e preciosas de nosso sertão, o espinho de mandacaru, aqui ganha tratamento e roupagem de luxo para encantar o mundo"
  
Encontrar Rabelo em pleno centro de Quixeramobim; em sua motocicleta, na sede de sua empresa ou mesmo na sua casa; é sinal de muita conversa boa e muita conversa espetacularmente "louca", daquelas que você fica torcendo para não acabar.... Assim é Rabelo, que nos confessa:"Severo é muito difícil ser doido no meio de vocês que são normais..." Uma boa gargalhada se segue à confissão de um dos artesãos de  mais sucesso em nosso Ceará; o menino humilde, de pouco estudo que com muito talento, determinação, persistência e trabalho, venceu, e venceu fazendo bonito.

Hoje a Ceará Designer, além de vender para o mercado interno, onde está presente nas principais capitais do país, exporta suas jóias para a América Latina, Europa e Ásia, "são peças exclusivas, feitas a mão, aqui dedicamos nossa alma à cada peça, ainda  mais quando carregam a força de nossa origem que é o sertão" revela um entusiasmado artesão, Rabelo que conclui:"aqui desenvolvemos nossa própria tecnologia de produção, com equipamentos e máquinas criadas por nós mesmos".

Dona Lúcia, a "guardiã" e fiel companheira de sonhos e realizações

Na fábrica, Rabelo tem como principais colaboradores, a esposa e eterna companheira; dona Lúcia; parentes e principalmente pessoas da comunidade. "Aqui emprego apenas pessoas da nossa comunidade, todos moram aqui bairro, formamos uma família", revela Rabelo, que aos poucos vai orientando e ensinado a cada um o oficio das joias do sertão e conclui, "mais recentemente começamos a lançar para o mundo jóias a partir de uma das matérias primas mais inusitadas e preciosas de nosso sertão, o espinho de mandacaru, que aqui ganha tratamento e roupagem de luxo para encantar o mundo". Em sua empresa Rabelo recebe mensalmente grupos de universitários de varias faculdades que se deslocam até Quixeramobim para conhecer um pouco do oficio do artesão e principalmente para receberem uma aula de campo sobre mineralogia.

Quem vai ate a sede da Ceara Designer de Jóias Artesanais, na cidade de Quixeramobim, conhece não só a sede da empresa como também a casa de Rabelo, que fica ao lado, como também a pista de motocross que também fica ao lado, como também a oficina de seus fusquinhas e a "Mina  do Rabelo", como assim? Pois é, Rabelo certo dia acordou com mais uma ideia "maluca" na cabeça: "Vou construir uma mina aqui no meu quintal para que os mais jovens possam ter essa incrível experiência da mineração e conhecer um pouco da beleza que a natureza nos reserva" e assim é o extraordinário Rabelo, o "professor Pardal" de Quixeramobim.

Ingrid Rebouças, Zé e Cotim, os sobrinhos do "professor Pardal" de Quixeramobim, 
na entrada da Mina no quintal de Rabelo
o
Rabelo é uma dessas pessoas que se guarda no coração, não apenas o artesão talentoso, o empresário de sucesso que hoje compõe o TOP 100 do Sebrae; figurando entre os melhores artesãos do país; mas e principalmente pelo grande ser humano que é. "Rasgar seda é uma arte e quando vejo toda a historia de vida do Rabelo, vejo suas realizações, sento em sua casa para tomar uma cerveja com amigos enquanto dona Lúcia prepara algo delicioso para comermos, quando vejo o olhar amoroso e cuidadoso do pai aos filhos David e Darvin, o abraço apertado nos sobrinhos Zé e Cotim e percebo que Rabelo dá o seu melhor para que tudo possa valer a pena, me dedico com prazer a "rasgação de seda" , obrigado Rabelo por estar ao nosso lado nos ajudando a sonhar e a realizar, é isso que faz nosso olho brilhar", afirma Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço. Francisco Antônio Rabelo, será um dos homenageados em nosso Cariri Cangaço Quixeramobim 2019.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Quixeramobim, 23 de Março de 2019

E vem aí
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CINCO INSCRIÇÕES DA MORTALIDADE


Por Manoel Severo

A vida é a arte do encontro. É sempre um privilégio encontrar, viver e encantar-se com as "cinco inscrições da mortalidade", o espetacular encontro entre a mais jovem e talentosa manifestação da poesia cearense. Alan Mendonça, Bruno Paulino, Dércio Braúna, Maílson Furtado e Renato Pessoa, são dessas almas nobres que nos permitem viajar para dentro de nossos corações, sempre.

Cinco Inscrições da Mortalidade em noite na UECE...
Bruno Paulino, Alan Mendonça, Renato Pessoa e Dércio Braúna
Na noite da última sexta-feira, 29 de março, o GPLEER – UECE realizou no Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará mais um encontro com a criação literária contemporânea como também o lançamento do livro "Cinco inscrições da mortalidade" seguido de bate-papo com os autores Alan Mendonça, Bruno Paulino, Dércio Braúna e Renato Pessoa, infelizmente Maílson Furtado não pôde comparecer. Por cerca de tres horas foi possível mergulhar na obra que já configura-se como uma das mais festejadas do ano; conhecer o estilo inconfundível de cada um dos poetas, suas influências, seus conflitos, dores e amores, enfim uma noite espetacular.

Renato Pessoa e Manoel Severo
Alan Mendonça, Dércio Braúna, Ingrid Rebouças, Renato Pessoa, 
Bruno Paulino e Lilian Martins
Manoel Severo e Alan Mendonça
A celebração... 
"Certa vez disseram que "um poema é como um rio ,que sempre que atravessa nosso caminho, nunca é lido e sentido da mesma maneira". Agora imagine um livro que reúne poemas de cinco autores diferentes! O resultado é "Cinco Inscrições da Mortalidade", uma obra plural que reúne não só poemas que me atravessam como também amigos que me acompanham por essa vida besta! Que felicidade a minha de aprender com os aperreios em verso e resistência do poeta-filósofo Renato Pessoa , de voar alto com o apaixonado poeta-passarinho Bruno Paulino , de debulhar silêncios e melodias com o poeta-músico Alan Mendonça , de ser verbo encarnado com a poesia carne-palavra-viva de Dércio Braúna e viver n'algum entre-lugar de poeira e poesia de Maílson Furtado Viana ! Eu me divirto e aprendo muito com todos vocês! Espia aí quantos escritores queridos numa só foto! Poesia pra vida ser mais bonita e a gente suportar a solidão dessas capitais!" emociona Lilian Martins.
o
Debruçado sobre o livro, dedilhando suas páginas e palavras, transportando nossa emoção para encontrar a emoção contida na poesia dos Mestres é na verdade um grande presente. A cada encontro, a cada diálogo, a cada momento de "cinco inscrições da mortalidade" chegamos a conclusão do tamanho do presente que é o dom da vida. Descendo dos palcos e das bancadas vamos encontrar cinco maravilhosos meninos, meninos poetas, meninos iguais a cada um de nós, isso é o mais incrível... Alan, Bruno, Dércio, Mailson e Renato, a  vocês o nosso beijo de eterna gratidão.
Manoel Severo, UECE 29 de março de 2019
Fotos de Ingrid Rebouças



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANOEL SEVERO TOMA POSSE COMO UM DOS MAIS NOVOS IMORTAIS DA ACLA

Marciano Girão e Manoel Severo

Foi uma tarde noite pra lá de especial. O dia 30 de março de 2019, nos salões lotados da primeira academia de letras do Brasil; fundada antes mesmos da Academia Brasileira de Letras; no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras tomava posse a nova diretoria da ACLA - Academia de Ciência, Letras e Artes de Columinjuba, que tem como patrono o "Príncipe dos Historiadores do Brasil" o mais que ilustre e festejado Capistrano de Abreu.

Paulo Roberto Neves, novo presidente da ACLA preside a solenidade de Posse
Manoel Severo é empossado e recebe seu Título das mãos do empresário Marciano Girão

Na oportunidade da posse da nova diretoria que tem como Presidente o empresário e intelectual Paulo Roberto Neves, tomou posse como membro efetivo do sodalício da terra de Capistrano de Abreu o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Gurgel Barbosa na Cadeira Número 7 - Letras, que tem como patrono "Luiz de Abreu". A solenidade que lotou o Palácio da Luz, levou aos Salões da Academia Cearense de Letras representantes dos mais significativos segmentos das letras, cultura e artes, como também do meio político e empresarial cearense. 

"Nosso sentimento navega entre a vaidade; à qual me entrego de forma desvairada; pois compreendo humildemente o imerecimento de tão grande honra e a grande e entusiasmada responsabilidade  de integrar os quadros de sodalício tão importante e de tanto relevo para o desenvolvimento das ciências,letras e artes do Ceará. Da augusta terra de Capistrano de Abreu estaremos nos dedicando com o que temos de melhor no cumprimento de nossas novas missões" revela o mais novo imortal da ACLA, Manoel Severo. "Foi um dia especial e inesquecível, fazer parte de mais uma conquista do meu amor, sendo empossado como membro da ACLA - Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba. Acompanhei toda sua emoção e felicidade em se tornar "Imortal" a partir da cidade que ama." complementa Ingrid Rebouças.

 Manoel Severo, Ingrid Rebouças, Luana Lira e Pedro Barbosa
 Brener Cavalcante, Manoel Severo, Ministro Ubiratan Aguiar
Ingrid Rebouças, Marciano Girão e Eveline Correia

A ACLA - Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba foi criada em 21 de junho de 1992, no Sítio Columinjuba, na cidade de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza. A data de sua inauguração homenageia o nascimento de Antonio de Abreu, primeiro dentre os Patronos a ter um livro publicado. Seu primeiro presidente foi o intelectual Américo de Abreu, escolhido por suas virtudes, raras qualidades e reconhecido saber cultural. Por ocasião de criação deu-se a solenidade de posse da primeira Diretoria Executiva e do seu Conselho Fiscal, além da posse dos primeiros Membros Titulares da ACLA, assim, plantada a semente de um sodalício em um aprazível local, berço de figuras exponenciais cujas principais virtudes sempre foram a honra, a disposição para o trabalho e, principalmente, o sentimento de fraternidade.

Governador Gonzaga Mota ao lado do jornalista Paulo Tadeu 
Luana Lira, Ministro Ubiratan Aguiar e Pedro Barbosa
Manoel Severo e Brener Cavalcante

A ACLA tem como seu Presidente de Honra , João Capistrano Honório de Abreu; o Príncipe dos Historiadores Brasileiros;  que nasceu neste mesmo sítio Colominjuba, sede da ACLA, na  cidade de Maranguape no Ceará em 23 de outubro de 1853. Capistrano de Abreu realizou seus primeiros estudos em rápidas passagens por várias escolas para em 1869, viajar para Recife, onde cursou humanidades e retornando ao Ceará dois anos depois fundou a Academia Francesa, órgão de cultura e debates, progressista e anticlerical, que durou de 1872 a 1875. Mudando para o Rio de Janeiro foi aprovado em concurso público para a Biblioteca Nacional. Em 1879, foi nomeado oficial desta mesma Biblioteca, lecionou Corografia e História do Brasil no Colégio Pedro II e foi nomeado por concurso em que apresentou tese sobre O descobrimento do Brasil e o seu desenvolvimento no século XVI.

Capistrano de Abreu, Príncipe dos Historiadores do Brasil, Presidente de Honra da ACLA
Dedicou-se ao estudo da história colonial brasileira, elaborando uma teoria da literatura nacional, tendo por base os conceitos de clima, terra e raça, que reproduzia os clichês típicos do colonialismo europeu acerca dos trópicos, invertendo, todavia, o mito pré-romântico do «bom selvagem». Morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos, em 13 de agosto . 


Ezequias Meneses, Afrânio Gomes e Manoel Severo
Manoel Severo, Paulo Victor e Pedro Barbosa 
Malvinier Macedo, Manoel Severo e Rosa Firmo 
Manoel Severo e Alberto George
Ingrid Rebouças e Arlindo Barreto

Capistrano de Abreu mudou o cenário da historiografia brasileira, no final do século XIX e começo do século XX. Ele é considerado um dos primeiros grandes historiadores do Brasil e o responsável pela entrada do nosso país no mundo da historiografia moderna. Uma de suas grandes obras foi o livro Capítulos da História Colonial (1500 – 1800), que foi publicado em 1907 atuou também nas áreas de Etnografia (método antropológico de coleta de dados) e Linguística (estudo científico da linguagem) , hoje, as obras do historiador são vistas como grandes fontes de fatos e informações, que fizeram parte da História brasileira.

Posse da ACLA - Palácio de Luz,
Academia Cearense de Letras
Fortaleza, Ceará
30 de Março de 2019


http://blogdomendesemendes.blogspot.com