Seguidores

segunda-feira, 1 de abril de 2019

AS MARAVILHOSAS PEDRAS DO SERTÃO DE SEU RABELO


Por Manoel Severo

Bruno Paulino, David Rabelo, Manoel Severo e Antônio Rabelo

Costumo dizer que somos movidos por paixão. As paixões acabam transformando-se em combustível precioso para a realização de nossos sonhos, sonhos de todas as naturezas... Assim tem sido com nosso empreendimento que é o Cariri Cangaço, assim tem sido com o senhor Francisco Antônio Rabelo do sertão maravilhoso de Quixeramobim.

Mas, quem é o ilustre Francisco Antônio Rabelo, ou simplesmente Rabelo; como é conhecido por toda Quixeramobim e por todo o planeta ? Poderia dizer que Rabelo é o marido da dona Lúcia, ou o pai do David e do Darvin , poderia dizer que Rabelo é aquele "louco" apaixonado por fusquinhas, por skate e exímio piloto de motocross, ou ainda o esforçado cantor de rock romântico dos anos 80... 

 Rabelo em apresentação no curso de Pós-graduação de Administração da Unifor na noite do último dia 26 de março de 2019
David Rabelo, Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Antônio Rabelo 
na Pós-graduação na Unifor

Mas vou começar pelo fim: O ilustre Francisco Antônio Rabelo, o Rabelo; é hoje um dos mais respeitados designer de jóias artesanais do Brasil. De sua oficina em Quixeramobim a Ceará Designer de Jóias Artesanaisvem ano a ano conquistando a paixão e o respeito de todos que possuem um requintado bom gosto e prezam pela arte a partir das coisas do sertão. Rabelo utiliza todo o seu talento nato transformando pedras rústicas e as mais variadas matérias primas da caatinga em jóias preciosas, de rara beleza e extremo bom gosto. Sua produção tipicamente e preciosamente artesanal; anéis, brincos, colares, braceletes, dentre outros inúmeros acessórios, possuem um marca  inconfundível que tomou conta do Brasil e do mundo: A Marca Rabelo de Ser e de Fazer... Por ocasião da construção de nosso Cariri Cangaço em Quixeramobim, que acontece nos próximos dias 24 a 26 de Maio de 2019, tivemos a oportunidade de nos aproximar e de imediato nos apaixonar pelo "jeito Rabelo de Ser".  

"uma das matérias primas mais inusitadas e preciosas de nosso sertão, o espinho de mandacaru, aqui ganha tratamento e roupagem de luxo para encantar o mundo"
  
Encontrar Rabelo em pleno centro de Quixeramobim; em sua motocicleta, na sede de sua empresa ou mesmo na sua casa; é sinal de muita conversa boa e muita conversa espetacularmente "louca", daquelas que você fica torcendo para não acabar.... Assim é Rabelo, que nos confessa:"Severo é muito difícil ser doido no meio de vocês que são normais..." Uma boa gargalhada se segue à confissão de um dos artesãos de  mais sucesso em nosso Ceará; o menino humilde, de pouco estudo que com muito talento, determinação, persistência e trabalho, venceu, e venceu fazendo bonito.

Hoje a Ceará Designer, além de vender para o mercado interno, onde está presente nas principais capitais do país, exporta suas jóias para a América Latina, Europa e Ásia, "são peças exclusivas, feitas a mão, aqui dedicamos nossa alma à cada peça, ainda  mais quando carregam a força de nossa origem que é o sertão" revela um entusiasmado artesão, Rabelo que conclui:"aqui desenvolvemos nossa própria tecnologia de produção, com equipamentos e máquinas criadas por nós mesmos".

Dona Lúcia, a "guardiã" e fiel companheira de sonhos e realizações

Na fábrica, Rabelo tem como principais colaboradores, a esposa e eterna companheira; dona Lúcia; parentes e principalmente pessoas da comunidade. "Aqui emprego apenas pessoas da nossa comunidade, todos moram aqui bairro, formamos uma família", revela Rabelo, que aos poucos vai orientando e ensinado a cada um o oficio das joias do sertão e conclui, "mais recentemente começamos a lançar para o mundo jóias a partir de uma das matérias primas mais inusitadas e preciosas de nosso sertão, o espinho de mandacaru, que aqui ganha tratamento e roupagem de luxo para encantar o mundo". Em sua empresa Rabelo recebe mensalmente grupos de universitários de varias faculdades que se deslocam até Quixeramobim para conhecer um pouco do oficio do artesão e principalmente para receberem uma aula de campo sobre mineralogia.

Quem vai ate a sede da Ceara Designer de Jóias Artesanais, na cidade de Quixeramobim, conhece não só a sede da empresa como também a casa de Rabelo, que fica ao lado, como também a pista de motocross que também fica ao lado, como também a oficina de seus fusquinhas e a "Mina  do Rabelo", como assim? Pois é, Rabelo certo dia acordou com mais uma ideia "maluca" na cabeça: "Vou construir uma mina aqui no meu quintal para que os mais jovens possam ter essa incrível experiência da mineração e conhecer um pouco da beleza que a natureza nos reserva" e assim é o extraordinário Rabelo, o "professor Pardal" de Quixeramobim.

Ingrid Rebouças, Zé e Cotim, os sobrinhos do "professor Pardal" de Quixeramobim, 
na entrada da Mina no quintal de Rabelo
o
Rabelo é uma dessas pessoas que se guarda no coração, não apenas o artesão talentoso, o empresário de sucesso que hoje compõe o TOP 100 do Sebrae; figurando entre os melhores artesãos do país; mas e principalmente pelo grande ser humano que é. "Rasgar seda é uma arte e quando vejo toda a historia de vida do Rabelo, vejo suas realizações, sento em sua casa para tomar uma cerveja com amigos enquanto dona Lúcia prepara algo delicioso para comermos, quando vejo o olhar amoroso e cuidadoso do pai aos filhos David e Darvin, o abraço apertado nos sobrinhos Zé e Cotim e percebo que Rabelo dá o seu melhor para que tudo possa valer a pena, me dedico com prazer a "rasgação de seda" , obrigado Rabelo por estar ao nosso lado nos ajudando a sonhar e a realizar, é isso que faz nosso olho brilhar", afirma Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço. Francisco Antônio Rabelo, será um dos homenageados em nosso Cariri Cangaço Quixeramobim 2019.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Quixeramobim, 23 de Março de 2019

E vem aí
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário