Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2022

E-MAIL DO PESQUISADOR DO CANGAÇO CAPITÃO ALFREDO BONESSI.

 Por Capitão Alfredo Bonessi.

Prezado e inesquecível José Mendes Pereira de Mossoró: Saúde!

Faz dez anos que ando pelas missões gaúchas e a fronteira da Argentina. Acompanho os estudos do Cangaço e os vídeos inéditos do Robério Santos, e sempre vou descobrindo e aprendendo algo com ele.

https://www.youtube.com/watch?v=LZ6RSHt9EZM&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Penso em breve retornar a Fortaleza - Ceará, e se o estado físico da minha carcaça permitir reencontrar os amigos e bater um dedo de prosa sobre os estudos do cangaço.

Receba os meus cumprimentos e as minhas saudações cordiais ao amigo e aos participantes da tua relevante coluna onde honrado fiz alguns apartes.

A distância  pode nos  separar um pouco, mas os elos de amizade - respeito - consideração e admiração continuam os mesmos e mais fortalecidos pelas magníficas lembranças das páginas eternas do teu inesquecível Blog.

Respeitosamente,

Alfredo Bonessi.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E NECO CUNHA

Por Luis Bento

Manoel Cunha Moura - Neco Cunha (Foto)

Lampião de passagem pelo então Distrito Macapá em 02 de março do ano de 1926, é convidado por Manoel Cunha Moura, Neco Cunha para ir até sua residência, tinha um assunto a tratar com o Cangaceiro a sete chaves, no mais absoluto segredo, tratava -se de uma " carta ", enviado pelo ex-chefe Sebastião Pereira da Silva, Senhor Pereira. Uma carta convite, a carta tinha o seguinte teor, convidava Senhor Pereira, lampião a ir se refugiar no Estado de Goiás. 

Manoel Cunha Moura - Luzia Cunha Moura

Lampião leu a carta e disse pro mensageiro, estou indo a Juazeiro atender uma convocação de padre Cícero, a cidade está ameaçada de uma possível invasão pelos revoltosos da coluna Prestes, quando voltar lhe trago a resposta. Lampião não voltou pelo Macapá, tomou rumo diferente, isso fazia parte de sua estratégia não voltar pelo o mesmo caminho. A firmava Neco Cunha que, por mais duas vezes se encontrou com lampião no Distrito as altas horas da noite nos anos de: 1927- Janeiro e março de 1928.

Durante o período lampiônico, Neco Cunha guardou em anonimato a história da carta, temia ele represália por parte das volantes, tempos depois começou a comentar entre amigos do distrito a entregar da carta de Senhor Pereira a Lampião.

Quando os crimes de Senhor prescreveram, 51 depois ele esteve em visita a sua terra natal Serra Talhada antes Vila Bela. Entrevista pelo primo Luiz. Lorena, ele confirma a carta convite e que foi entregue

a Lampião no Distrito Macapá atual Jati-Ce.

LUIS BENTO,

Diretor de Cultura de Jati

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMIGOS, AMIGOS...

 Por Valdir José Nogueira

Com o ilustre amigo, historiador e escritor Bismarck Martins, uma das maiores autoridades da temática do Cangaço, com uma significativa obra publicada sobre esse fenômeno social da história brasileira.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRÊS IMPORTANTES HOMENS.

 Por Antonio Xavier

Da esquerda para direita: Brigadeiro José Sampaio de Macedo, Melito Macedo e o médico Otacílio Macedo, protagonizaram as melhores histórias do Crato, eram primos legítimos do meu avô paterno Aristides Sampaio Xavier, filhos do casal José Joaquim de Macedo (Cazuza) e Francisca Nogueira Sampaio (Chiquinha) minha tia bisavó. 

Este entrevistou Lampião no Juazeiro do Norte.

Após ser transferido para reserva, o militar, dedicou-se a agricultura no Crato, sua terra natal! Era proprietário dos sítios Fernando, São Bento e Miranda. Foi considerado uma das maiores inteligências da Força Aérea Brasileira. Foi o fundador e primeiro Comandante da Base Aérea de Fortaleza-Ce Fundou o primeiro Correio Aéreo Militar.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

A MORTE DE ZEFINHA | O CANGAÇO NA LITERATURA #150

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=FM25FeoqmvY&t=602s&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Chegamos ao fim desta saga, fomos em busca de todos os detalhes sobre a Menina Zefinha que foi levada por Corisco e esteve presente no final do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: MOITA BRAVA - BIOGRAFIA RESUMIDA

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=J-6RHzNdtpo&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Resumo biográfico do cangaceiro Moita Brava. Referências: "Cangaceiros de Lampião de A a Z", de Bismarck Martins de Oliveira Fotos:

Blog do Mendes e Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com