Seguidores

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O cangaceiro Barreira

Foto: O CANGACEIRO BARREIRA E A CABEÇA DO  CANGACEIRO CONHECIDO PELO VULGO DE  “ATIVIDADE”
ATA DA FOTO: 1938
FOTÓGRAFO: Desconhecido.
LOCAL: Alagoas, Brasil.
O ex-cangaceiro Barreira se rendeu às autoridades e levou consigo a cabeça do companheiro o ex-cangaceiro Atividade (morto em Pão de Açúcar, AL em 5 de junho de 1938) para tentar uma redução de pena. A foto de Barreira com suas vestes de cangaceiro ao lado da cabeça de seu colega amarrada pelos cabelos, foi solicitada pela polícia local.
O cangaceiro Barreira

O cangaceiro Barreira e a cabeça do cangaceiro conhecido pelo vulgo de “Atividade” Data da foto: 1938 Fotógrafo: desconhecido. Local: Alagoas, Brasil.

O ex-cangaceiro Barreira se rendeu às autoridades e levou consigo a cabeça do companheiro o ex-cangaceiro Atividade (morto em Pão de Açúcar, AL em 5 de junho de 1938) para tentar uma redução de pena. 

A foto de Barreira com suas vestes de cangaceiro ao lado da cabeça de seu colega amarrada pelos cabelos, foi solicitada pela polícia local.

Fonte: Facebook, página do pesquisador do cangaço
Guilherme Machado

 
Atividade - o cangaceiro castrador 

Manoel Pau-Ferro, conhecido pela alcunha de " Atividade", era  alagoano do município de Pão de Açúcar, sendo irmão do cangaceiro " Velocidade"

Foi assassinado pelo também cangaceiro "Barreira", que queria se entregar, influenciado pela promessa de anistia..., e, levou a cabeça do companheiro como troféu, e, o entregou á polícia alagoana...

 
Corisco e o cangaceiro Vinte e Cinco. Dos homens, é o único que está vivo, segundo João de Sousa Lima 

O cangaceiro "atividade ", inicialmente, pertenceu ao grupo de " Corisco ", posteriormente, com a criação de sub-grupos, passou a integrar o de " Pancada ", que passou a ser seu líder...

 
O cangaceiro Pancada e sua esposa Maria 

Esse cangaceiro, tinha uma  grande  habilidade na castração de pessoas, que o fazia, com a maior eficiência e naturalidade.... 

Este material pertence ao acervo do pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silveira, membro da SBEC e do Cariri Cangaço - Natal/RN

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=624939&tid=5778817860467478716
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Praça Vigário Antonio Joaquim, 1945

Praça Vigário Antonio Joaquim, 1940 

Se a Torre Eiffel tem sido um dos ícones parisienses mais fotografados daquela cidade, em Mossoró, a Praça Vigário Antonio Joaquim foi um dos espaços preferidos pelas lentes dos fotógrafos locais, em especial, o Sr. Manuelito Pereira (1910-1980). Esta foto, assim como esta anteriormente postada, foi feita do mesmo ângulo, com a diferença, que nesta, o fotógrafo priorizou a vista áerea, à direita, da praça.

Destacam-se as seguintes edificações na foto: 1) primeiro plano, do início da R. 30 de Setembro, o casarão do meio de dois pavimentos, onde funcionava o Studio Fotográfico de Manuelito Pereira, e a Sociedade Beneficiente União dos Artistas, fundada em 14/09/1919. Ao lado direito, após a estreita passsagem, tipo um beco, uma casa comercial intitulada Casa das Tintas. Na parte posterior, vê-se a torre da empresa de energia elétrica, Comensa, e por fim, na extrema direita, ao fundo, são vistos, parcialmente, um pequeno trecho do rio Mossoró e sobre ele, a Ponte Jerônimo Rosado, inaugurada em 1944. Na rua paralela à praça, pelo lado direito, no sentido oeste/leste, a chamada Rua do Triunfo, destacam-se parte do palacete de Delfino Freire e a Casa Episcopal, que depois passou a ser a sede da Rádio Rural, inaugurada em 1963, cujo imóvel foi doado à Diocese pelo Cel. Miguel Faustino do Monte.


Tomislav R. Femenick

Esta fotografia começa a apresentar uma cidade com novas características estéticas, a arborização, cuja explicação fui encontrar neste excelente artigo de Tomislav R. Femenick, sobre a administração municipal do Padre Mota, o JK Potiguar, que a seguir transcrevo pequeno trecho do artigo:

"Entre 1936 e 1940 Padre Mota mandou plantar 1.000 árvores; de 1941 a 1945, mais 500. Todas as mudas que não cresciam por qualquer motivo, eram substituídas por novas. Sempre havia 1.500 pés de “Fícus Benjamim” em Mossoró. Sua grande copa de folha verde escuro amenizava o calor irradiado do sol, que a cidade recebe constantemente. As ruas, já pavimentadas, com uma ou várias camadas de argila e pedra, já não permitiam que o vento nordeste levantasse a poeira do chão e desse uma cor de cinza às fachadas das residências e casas comerciais. A cidade ficou mais acolhedora e humana. Mesmo nos períodos de secas, o verde da fronde dos fícus permanecia e se destacava do imenso pardavasco em que a região se transformava. Segundo Cascudo, o “Padre Mestre venceu a poeira empedrando as vias [públicas]. Só não venceu o calor, mas plantou pés de fícus para cobrir de sombra doce a face candente das ruas”.

Apenas não compreendo um detalhe: para um administrador que tanto fêz pela cidade, porque somente existe uma pequena rua que leva o seu nome? Talvez, a resposta seja simples, nós, brasileiros, parece que gostamos de "honrar" aqueles que não merecem: os corruptos.

Citarmos as fontes é dar credibilidade ao que escrevemos, Télescope. Fontes de referência: BRITO, Raimundo Soares de. Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário), Vols I e II, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, setembro de 2003;  CASCUDO, Luís da Câmara. Notas e Documentos para a História de Mossoró, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, 4a. Edição, maio de 2001; COSTA, Josafá Inácio da. Memorial do Seminário de Mossoró-RN, Edição DSLM, 2004; Fotografias de Manuelito Pereira (1910-1980);  Fonte dos arquivos fotográficos P&B

http://telescope.blog.uol.com.br/arch2010-01-01_2010-01-31.html 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com