Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2022

ESTAMOS COM DIFICULDADE PARA POSTAGENS MAIORES

 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PONTE, PASSARELA, VIADUTOS

 Clerisvaldo B. Chagas, 31 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.683

Novamente viemos bater na tecla de pontes em Santana. Na década de 60, o prefeito Adeildo Nepomuceno Marques conseguiu uma ponte para o rio Ipanema, através do, então, governador João Batista Tubino. Após estudos do melhor local, optaram pela região do Comércio onde foi construída em 1969; contrariando a vontade do povo que preferia a ponte sobre o rio, na região antigamente chamada Minuíno ou região das olarias, antiga estrada para Olho d’Água das Flores, pelo Bairro São Pedro. Com a ponte, a margem direita do Ipanema, antes desabitada, hoje é dona dos bairros: Domingos Acácio, Paulo Ferreira, Santa Quitéria, Santo Antônio e Isnaldo Bulhões. O que não faz uma ponte!

RIO IPANEMA NA REGIÃO DAS OLARIAS (FOTO: JEANE CHAGAS)

Passados os mais de 30 anos, uma nova ponte no Minuíno é necessária. É necessária para desenvolver diretamente os bairros São Pedro, Santa Quitéria, Isnaldo Bulhões e Santo Antônio e no geral, auxiliar a mobilidade urbana e Santana do Ipanema. Ver o exemplo acima. Além disso, o rio que atravessa toda à cidade Oeste-Leste, necessita também uma outra ponte ligando diretamente a Avenida Castelo Branco – Bairro São José – às imediações do Hospital da Cajarana. No mínimo, uma passarela que evitaria cerca de 6 km de rodeio e aliviaria o trânsito pela ponte do Comércio. Viadutos curtos e longos são necessários em regiões de sufoco desta cidade ladeirosa. Temos que formar estruturas urbanas para hoje e para o futuro. Não podemos ficar só no feijão com arroz. Muito já foi feito, muito se tem a fazer.

Quando será construído um anel viário no Maracanã? Aqui não existem críticas à gestão municipal, porém, sugestões arrojadas para a realidade de Santana século XXI. Uma faculdade de Medicina continua a ser o sonho da cereja do bolo, mas é tão difícil assim? As aspirações santanenses por uma ponte no Minuíno – hoje com o nome de Passagem Molhada – é uma aspiração legítima em que a verba federal faria isso num piscar de olhos. Ali funcionavam as três olarias que ajudaram no crescimento urbano: de Zé Cirilo, de Eduardo Rita e de Seu Piduca. Aliás aquela parte da cidade bem que deveria ser chamada de Bairro Olarias, como no Rio de Janeiro, justa homenagem à tradição e seus heróis.

Construir pontes é erguer ideais.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO SEU LUIZ INCORPOROU A EXPRESSÃO "MEU ZAMOR":

Conta Luiz Gonzaga

"Quando eu vinha do Rio, nem passava pelo Exu, ia direto pro Araripe. Uma vez, estou chegando, um sol quente danado, e aí eu vi uma velhinha caminhando na estrada, e buzinei de leve. Ela abriu a estrada pra mim, ficou em pé, parada no lado. Eu vi que era a sogra do meu pai (nesta época, Santana já havia morrido e Januário estava casado com Maria Raimunda). Aí parei o carro e gritei:

- Quer carona, meu bem?

- Quero não senhor, que eu to indo aqui pertinho.

Ela não tinha me reconhecido, tinha vista curta...

- Mas a senhora deve estar cansada, com esse calor, em um minuto a senhora chega.

- Não, não estou cansada não, que eu moro aqui pertinho.

- Tá mentindo, Sá Raimunda, daqui pro Araripe dá uns cinco quilômetros ainda!

Foi quando ela me reconheceu e falou:

- Ô 'meu zamor', me leve que eu tô morrendo de cansada!"

(Do livro A vida do viajante, de Dominique Dreyfuss)

http://hotsites.diariodepernambuco.com.br/2012/gonzaga/causos.shtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS TIETES DE GONZAGÃO

Conta Luiz Gonzaga

"Numa de sua viagens pelo Brasil, Gonzaguinha encontrou uma senhora nordestina, baixinha, que o abordou:

- Você não é o filho do Gonzagão?

E Gonzaguinha:

- Sou, sim, senhora!

- É filho do Gonzagão? - Reforçou ela.

- Sou eu mesmo.

- Dei muito pro teu pai!"

(Do livro Gonzagão & Gonzaguinha, de Regina Echeverria)

http://hotsites.diariodepernambuco.com.br/2012/gonzaga/causos.shtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com