Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

DADÁ BATIA EM CORISCO ASSIM DISSE VELOCIDADE AO CORREIO DO SERTÃO

 Por Adelson Mota

Isso não aconteceu. Velocidade II mentiu e o jornal pode ter aproveitado esse depoimento de Velocidade, que Dadá batia em Corisco e o ameaçava se não a obedecesse.



https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALVÍSSSARAS PARA NÓS SERTANEJOS

 Clerisvaldo B. Chagas, 6 de janeiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.445


O município de Dois Riachos entrou com o pé direito no Ano Novo. A intensa remodelação nos currais da sua feira de gado, foi uma vitória espetacular para a maior feira do gênero no Nordeste. Esta feira, onde se negocia mais de um milhão de reais, tem sido a principal fonte de renda da localidade que recebe visitas constantes de inúmeros compradores e vendedores de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e até mesmo da Bahia. A nova estrutura da feira, além de permitir mais conforto para animais e humanos, tem a capacidade de ampliar significativamente sua capacidade receptiva e financeira, onde novos empreendimentos dentro da agropecuária podem atingir.  A circulação das finanças na cidade e no município assegura um sem número de benefícios de infraestrutura e sociais da Terra da Jogadora Marta.

Outro grandioso presente do governo estadual, é o anúncio do asfaltamento entre a BR-316 e o principal povoado do município, o Pai Mané, ponto turístico onde está implantado o famoso açude construído pelo DNOCS, tão famoso quanto o povoado. Duas ferramentas importantes para que a cidade e o município possam alavancar o progresso, definitivamente.

Santana do Ipanema que também ganhará dois presentes para o seu desenvolvimento, complementar-se-á com Dois Riachos na pecuária, quando for construído o matadouro moderno para Santana e para a região. Como disse o próprio governador, construir um matadouro avançado não é tarefa fácil, sendo caso de alta complexidade, como o Matadouro de Viçosa que está sendo terminado após muito tempo de trabalho.

O convênio entre o estado e o município de Santana do Ipanema, irá fazer com que o matadouro seja regional, onde mais de 8 municípios venham abater seus animais. Terá uma capacidade de abater mais de cem reses/dia e permitirá a circulação de muito dinheiro no comércio, além de outros benefícios como empregos, higiene e preservação do entorno. Ainda não existe data para o início da construção. O outro presente será a prometida estrada asfaltada cidade de Carneiros a Santana do Ipanema que deverá ser ligada de Carneiros à Al-130. Indiretamente, Santana ainda se beneficiará da duplicação de estradas Arapiraca – Delmiro Gouveia. E com os planos do governo de asfaltar os acessos a povoados e zona rural, quem sabe se Pedra d’Água dos Alexandre, São Félix e São Raimundo não estarão dentro desses planos!

CURRAL DO GADO DE DOIS RIACHOS  (FOTO: AGÊNCIA ALAGOAS).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO - O HOMEM, O CANGACEIRO, O MITO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=t4xBzW7lT5g&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Palestra de Manoel Severo, em 11 de agosto de 2018, no Café Patriota, Fortaleza (CE).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 


VIRGULINO NÃO PEDIU PARA SER LAMPIÃO - AS INJUSTIÇAS COM A FAMÍLIA FERREIRA

 Por Histórias do Nordeste

https://www.youtube.com/watch?v=zAjgJOHgVl4&ab_channel=Hist%C3%B3riasDoNordeste

Olá, pessoal! Tudo Bem? Esperamos que sim. Nesse vídeo Seu José fala sobre as injustiças e circunstâncias que levaram Virgulino a virar cangaceiro, passando a se chamar Lampião. Tomara que goste. 

Em breve teremos um site, onde você poderá ler e assistir muito mais conteúdo sobre o cangaço. 

Abraços!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ULTIMO IRMÃO DE LAMPIÃO NO CANGAÇO EZEQUIEL O PONTO FINO

Por Na Rota Do Cangaço
 https://www.youtube.com/watch?v=ODy8Errn5JI&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Um dos mais ferrenhos combates de Lampião na Bahia aconteceu em Paulo Afonso, no povoado Baixa do Boi. Nesse confronto morreu, a principio, 16 soldados e o irmão mais novo de Lampião, Ezequiel Ferreira o Ponto fino. Imagens ilustrativas, porem são da época do cangaço. Vídeo: Benjamin Abrahão Link para participar do grupo do facebook Na Rota Do Cangaço. http://bit.ly/grupo_Na-Rota-do-Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOMINGUINHOS NO PROGRAMA LERUAITE DO FALCÃO

 Por Velton Rocha

https://www.youtube.com/watch?v=p7C91IylpAI&ab_channel=VeltonRocha

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA CADEIA CONSTRUÍDA PARA PRENDER LAMPIÃO.

 Por Geraldo Júnior

Cangaçologia

Em Serra Talhada no estado de Pernambuco em frente ao prédio que foi construído para ser a cadeia pública da cidade, segundo consta, construída com a finalidade de prender Lampião e seus comandados. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTRELINHAS (COMPLETO).

 Por Aderbal Nogueira

Cangaço

Participação minha no programa Entrelinhas juntamente com o amigo historiador Beto sousa. Pauta do programa foi o Combate de Angico.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS RESTOS MORTAIS DE LAMPIÃO

Por Adauto Silva
https://www.youtube.com/watch?v=MM4zWUnYl3Q&ab_channel=AdautoSilva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CÓDIGO DO CANGAÇO

 Por Aderbal Nogueira


CANGAÇO

Código do Cangaço O cangaço também tinha seus códigos. Luiz de Cazuza narra um fato curioso. Um código de comunicação entre os cangaceiros nas caatingas. https://youtu.be/mHcNqOrljkQ

https://www.youtube.com/watch?v=mHcNqOrljkQ&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com