Seguidores

terça-feira, 13 de maio de 2025

ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA, RECEBE DIPLOMA DE MEMBRO DO BORBOREMA CANGAÇO

 Por João de Sousa Lima

O escritor Pauloafonsino João de Sousa Lima recebeu hoje, dia 10 de maio de 2025, o Diploma de Membro do Borborema Cangaço.

A posse e diplomação aconteceu na cidade Taperoá, Paraíba.

É mais uma instituição que o historiador e escritor faz parte, tendo por base sua pesquisa histórica fundamentada através da oralidade dos personagens que vivenciaram os reais fatos acontecidos no Nordeste Brasileiro.

https://www.facebook.com/joao.desousalima.92

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/

AS ORIGENS GUERREIRAS DE LAMPIÃO

 Por Ivan Almeida

Segundo o pesquisador José Alves Sobrinho, a avó materna de Lampião, Dona Jacoza, era descendente dos caboclos da Serra do Umã. Uma tribo da grande nação indígena Kariri, os maiores guerreiros do sertão.
O historiador Capistrano de Abreu descreve os kariris como valentes e de terrível resistência, talvez o de mais persistência que os portugueses encontraram, para doma-los foi preciso que os atacassem de várias frentes, até bandeirantes paulistas tiveram que combatê-los.
Entre a escravidão e o extermínio, optaram pelo extermínio, em uma guerra desigual, feroz e desumana. Foi nas ribeiras do Pajeú que os conquistadores portugueses encontraram as maiores resistências pelos bravos e
guerreiros Cariris.
A própria dança do xaxado é considerada herança indígena, o fato de dançar em círculo ou em fila indiana.
Índios Kariris Primeiros habitantes de Salgueiro.
Os primeiros habitantes de nossa região foram os índios Kariris,a região onde hoje é Salgueiro era habitada por índios Kariris no final do século XVIII e início do século XIX.
Fato que deu origem ao famoso massacre da fazenda Ouro Preto em Salgueiro,onde os índios foram dezimados para se ter o domínio das terras por um grande fazendeiro,o Tenente Antônio da Cruz Neves,que tinha comprado essas terras, Antônio da Cruz filho de um Português, Manuel da Cruz Neves, oriundo da cidade do Porto (Portugal) Antônio da Cruz Neves era o pai de Dona Quitéria e sogro de seu Manuel de Sá fundadores de Salgueiro.
Via: @deoolhonoocodofimdomundo
Créditos: João Bosco de Moraes
Instagram: @salgueiroemfotos
Por: Ivan Almeida.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/


HISTÓRIA DE ZÉ PILINTRA - QUEM FOI JOSÉ DE ALMEIDA?

 Por Malandragem do Morro

https://www.youtube.com/watch?v=SyYDt54YEhM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


BIROCA - O SANFONEIRO QUE MAIS TOCOU EM FAMOSAS BANDAS DO NOSSO NORDESTE.

 Por José Mendes Pereira


Severino Alexandre da Cunha é o mais antigo sanfoneiro de Mossoró. Nasceu em 04 de maio de 1944, e é natural de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte.  Filho de Antônio Alexandre da Cunha, natural do RN, nascido na cidade Afonso Bezerra e Francisca Pereira da Conceição, natural da Paraíba. Além do Rio Grande do Norte, Biroca morou em Buritizeiro, e trabalhou em banda de Buritizeiro. 

http://www.visiteminas.com/buritizeiro/

Bandas que Biroca tocou:

Os  Diamantinos, Os Bárbaros, Os Transas, Banda do Tenente Cassimiro em Areia Branca,  Banda Sauros de Levi. Banda Brasa 5, Banda de Raimundo Putin, Banda Crepúsculo e Som Dois Mil

https://www.youtube.com/watch?v=ZfKm1sSjURw]

Em Aracaju tocou nas Bandas: De Luiz Gonzaga, banda de Dominguinhos, banda de Alcione, Banda Calcinha Preta, banda Corisco e Trovão, banda de Alcimar Monteiro. banda Tatá Di Tao, tocou com Janber, compositor, sendo este seu irmão e Help Som de Pau dos Ferros, além de outras tantas.

http//:blogdomendesemendesblogspot.com