Seguidores

terça-feira, 13 de maio de 2025

AS ORIGENS GUERREIRAS DE LAMPIÃO

 Por Ivan Almeida

Segundo o pesquisador José Alves Sobrinho, a avó materna de Lampião, Dona Jacoza, era descendente dos caboclos da Serra do Umã. Uma tribo da grande nação indígena Kariri, os maiores guerreiros do sertão.
O historiador Capistrano de Abreu descreve os kariris como valentes e de terrível resistência, talvez o de mais persistência que os portugueses encontraram, para doma-los foi preciso que os atacassem de várias frentes, até bandeirantes paulistas tiveram que combatê-los.
Entre a escravidão e o extermínio, optaram pelo extermínio, em uma guerra desigual, feroz e desumana. Foi nas ribeiras do Pajeú que os conquistadores portugueses encontraram as maiores resistências pelos bravos e
guerreiros Cariris.
A própria dança do xaxado é considerada herança indígena, o fato de dançar em círculo ou em fila indiana.
Índios Kariris Primeiros habitantes de Salgueiro.
Os primeiros habitantes de nossa região foram os índios Kariris,a região onde hoje é Salgueiro era habitada por índios Kariris no final do século XVIII e início do século XIX.
Fato que deu origem ao famoso massacre da fazenda Ouro Preto em Salgueiro,onde os índios foram dezimados para se ter o domínio das terras por um grande fazendeiro,o Tenente Antônio da Cruz Neves,que tinha comprado essas terras, Antônio da Cruz filho de um Português, Manuel da Cruz Neves, oriundo da cidade do Porto (Portugal) Antônio da Cruz Neves era o pai de Dona Quitéria e sogro de seu Manuel de Sá fundadores de Salgueiro.
Via: @deoolhonoocodofimdomundo
Créditos: João Bosco de Moraes
Instagram: @salgueiroemfotos
Por: Ivan Almeida.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário