Seguidores

sábado, 1 de junho de 2013

Sgtº De Luz, o matador do cangaceiro JURITI

Escrito por Alcino Alves Costa

O escritor Alcino Alves Costa diz em seu livro "Lampião Além da Versão - Mentira e Mistérios de Angico” que uma das autoridades mais perversa e sanguinária foi Amâncio Ferreira da Silva, que os cangaceiros já com documento de Soltura, ele os perseguia só para ter o prazer de matá-lo. 

Diz o escritor: "Amâncio Ferreira da Silva era o verdadeiro nome do sargento De Luz. Nascido no  dia 11 de agosto de 1905, este pernambucano ainda muito jovem arribou  para o Estado de Sergipe, indo prestar os seus serviços na polícia militar sergipana. Os tempos tenebrosos do banditismo levaram De Luz para o último porto navegável do Velho Chico, o arruado do Canindé Velho de  Baixo. Por ser um militar extremamente genioso, violento e perverso, ganha notoriedade em toda linha do São Francisco e pelas bibocas das caatingas do sertão. Dos tempos do cangaço ficou na história, e está  registrada no livro “Lampião em Sergipe”, o espancamento injusto que ele deu no pai de Adília e Delicado, o velho João Mulatinho, deixando-o  para sempre aleijado". 

Cangaceiro Juriti

Continua o escritor: "Um de seus maiores prazeres era caçar ex-cangaceiro para matá-los sem perdão e sem piedade. Foi o que fez com Juriti, prendendo-o na fazenda Pedra D`água e o assassinando de maneira vil e abjeta jogando-o em uma fogueira nas proximidades da fazenda Cuiabá. Foi em virtude de desavenças com o seu sogro, o pai de Dalva, sua esposa, que naquele dia 30 de setembro de 1952, quando viajava de sua fazenda Araticum para o Canindé Velho de Baixo, se viu tocaiado e morto com vários tiros. Morte atribuída ao velho pai de Dalva, o senhor João Marinho, proprietário da famosa fazenda Brejo, no hoje município de Canindé de São Francisco".

Juriti e outros cangaceiros

Continua o escritor: "Diz a história que João Marinho foi o mandante, chegando até ser preso; e seu genro João Maria Valadão, casado com Mariinha, irmã de Dalva, portanto cunhado de De Luz, ainda vivo até a feitura desse artigo, com seus 96 anos de idade, completados no mês de dezembro de 2011, foi quem tocaiou e matou o célebre militar e delegado que aterrorizou Canindé e o Sertão do São Francisco. Foi o sargento De Luz o matador de Manoel Pereira de Azevedo, o perverso e famoso Juriti. Manoel Pereira de Azevedo era um baiano lá das bandas do Salgado do Melão. Um dia arribou de seu inóspito sertão e viajou para as terras do Sertão do São Francisco, indo ser cangaceiro de Lampião, recebendo o nome de guerra de Juriti".

Este material foi publicado em vários blog, mas com autorização do próprio escritor. Neste blog foi postado apenas uma pequena parte do todo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cangaço me fascina!

Por: Linda Marta de Medeiros

Amigo José Mendes:

Venho acompanhando suas publicações sobre o cangaço, e as curto demais.  Meu pai e meus avós eram de uma cidade do Rio Grande do Norte, chamada São Miguel de Jucurutu, nos dias de Hoje, Jucurutu.

Cresci ouvindo eles contando histórias sobre o cangaço. Papai era analfabeto, mas, como todo nordestino, era muito inteligente.

Adorava literatura de cordel, comprava e me pedia para ler. Ele ouvia e fazia comentários. Era muito bom aquele tempo.

Eu tenho um fascínio, até estranho, de tão grande, tudo que diz respeito ao nordeste, em especial, a literatura, me encanta. Para mim, o nordeste tem uma magia, mas muito especial. 


Vou ver se consigo o livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico.

Obrigada pela publicação.

Grande abraço fraternal.
Linda Marta de Medeiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O cangaceiro Pancada

O cangaceiro Pancada ainda em traje de cangaceiro

Lino José de Souza, seu nome verdadeiro, mas alcunhado no cangaço por (pancada). Afirmam os pesquisadores que este cangaceiro era muito malvado. Era companheiro de Maria, conhecida como Maria de Pancada.

Pancada, Maria , sua companheira e cangaceiro não identificado

Após a morte de Lampião e Maria Bonita Pancada resolve se entregar à polícia do Estado de Alagoas  no ano de 1939. Pancada era chefe de subgrupo de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Dimas Macedo e o Cariri Cangaço


"Este título eu o guardarei com a máxima honra."
Dimas Macedo

http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com