Seguidores

terça-feira, 3 de junho de 2025

VELÓRIO DE ODILON NOGUEIRA DE SOUZA, O AFAMADO ODILON FLOR.

Por Helton Araújo

Hoje, conversando com o amigo Hildegardo Luna Ferraz Nogueira , tive o prazer de ter acesso a esse riquíssimo material histórico. Na foto abaixo podemos ver o velório de Odilon Nogueira de Souza, o afamado nazareno Odilon Flor.

Odilon Flor sem dúvidas foi um dos maiores perseguidores de Lampião, tendo sofrido terríveis perdas nos combates com o bando do famigerado cangaceiro ao longo dos anos, mas em contrapartida foi um dos mais letais adversários de Virgolino, causando significativos danos aos cangaceiros.
O bravo nazareno, faleceu na cidade de Itabuna, no estado da Bahia, em 07 de novembro de 1950, vitimado por um câncer de garganta aos 47 anos de idade.
E esse foi o fim de um dos maiores expoentes da história do cangaço. ODILON FLOR !
Foto : Cortesia : Hildegardo Luna Ferraz Nogueira
Agradecimentos a toda família de Odilon Flor.
Edição Arquivo Digital Helton Araújo
Obs : Essa foto apesar de não ser tão divulgada, já foi postada por Geraldo, do canal Cangaçologia.

https://www.facebook.com/search/top/?q=Canga%C3%A7o%20Eterno

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" FIGURAS DO CANGAÇO " ( 21 )

Por Helton Araújo
MEIA NOITE : Antônio Augusto Feitosa ou Antônio Augusto Correia, conhecido também por Bagaço e eternizado nas histórias cangaceiras por Meia Noite. Natural da atual Olho D'água do Casado,Alagoas.
Fez parte do bando de Sinhô Pereira e depois de Lampião. Era considerado um homem jovem de extrema valentia, tanto que após sua morte Lampião falou que Meia Noite valia por dez cangaceiros.
Meio Noite como já dito era um homem de coragem e personalidade forte, se desentendeu com os irmãos de Lampião os acusando de roubo de uma quantia que possuía, Lampião o ressarciu mas o mandou embora do bando, ao ter que deixar as armas desafiou qualquer um do bando a tomar dele, coisa que nem Lampião e seus irmãos tiveram coragem de fazer.
Encontrou seu fim em Setembro de 1924, estava acompanhado de sua companheira Zulmira quando o local onde estava foi cercado pela volante, dizem que os adversários foram entre 80 a 110 homens. Meia Noite lutou bravamente dando muito trabalho mas após negociar e tirar sua mulher da casa, ainda conseguiu sair em fuga, foi ferido resistiu mas acabou sendo morto após dois sertanejos da região que ele pediu ajuda o trair e avisar a polícia, seu algoz foi o popular Ronco Grosso.
Obs : Esse Meia Noite não é o mesmo que Zé Rufino disse que matou, se trata de pessoas diferentes.
Quer saber a história completa do cangaceiro Meia Noite clica no link abaixo e assista o vídeo
👇

https://youtu.be/zX4qX_kwGSo http://

https://www.facebook.com/search/top/?q=canga%C3%A7o%20eterno

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOÇA, EX-COMPANHEIRA DE CIRILO E DEPOIS DE JACARÉ.

Por Helton Araújo

Joana Conceição dos Santos ou simplesmente Moça, essa CANGACEIRA foi companheira do afamado cangaceiro Cirilo de Engrácia e após sua morte esteve na companhia de um cabra de vulgo Jacaré.

Impulsiva, encrenqueira, após a morte de seus dois companheiros no mundo hostil do cangaço, ficou conhecida com mulher que dava azar.
Mesmo com todo esse histórico, a cangaceira Moça sobreviveu ao cangaço.
Foto : Benjamin Abrahão/ Aba Film
Edição : Rubens Antônio
Quer conhecer mais histórias sobre o cangaço?
Se inscreva em nosso canal no YouTube, segue o link abaixo
👇

https://www.facebook.com/search/top/?q=canga%C3%A7o%20eterno

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com