Seguidores

domingo, 30 de janeiro de 2022

FUGA DE MOSSORÓ

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=ZWz9eEzr5y0

Depoimento de seu Dezinho Magalhães e de Luiz de Cazuza sobre a debandada de Lampião apos Mossoró e escombros da casa onde Lampião nasceu. seu Dezinho possuía um museu do cangaço em sua residencia. Gravado no ano 200 na cidade de serra talhada

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LIVRO DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO.

    Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

NOVO LIVRO DO PESQUISADOR JOÃO DE SOUSA LIMA , QUE SERÁ LANÇADO , EM BREVE...

  Por Volta Seca

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1826585200883749&notif_id=1643239062982060&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


A PRISÃO DO COITEIRO BESOURO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=uoS6MGjqw9U&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A mando do coronel Liberato de Carvalho o então sargento Mutti parte para efetuar a prisão de um coiteiro de cangaceiros, morador do Raso da Catarina, conhecido como Besouro, que há tempos vinha dando guarida aos bandoleiros. Mutti e seus homens partem para o Raso em busca do coiteiro e o inesperado acontece.

Quer conhecer o final dessa história? Assistam o vídeo e não se esqueçam de se INSCREVER no canal para não perder nenhuma das nossas postagens.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONDE ESTÁ ENTERRADO O CANGACEIRO SABINO DAS ABÓBORAS?

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=JnIgI6_l65A&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um assunto polêmico que tem mexido com a mente de escritores, pesquisadores e estudiosos do tema cangaço.

O exato local onde foi enterrado o célebre cangaceiro Sabino Gomes de Góis o Sabino das Abóboras ainda hoje é uma icógnita para quem estuda e se interessa pelo tema, por até o presente momento não se ter uma definição exata do local do sepultamento.

Existem duas versões a respeito da localização da cova do cangaceiro, uma que diz que ele foi enterrado nas terras pertencentes a Fazenda Piçarra que pertencia ao senhor Antônio Teixeira Leite (Antônio da Piçarra) e outra que aponta como sendo nas terras do Sítio Baião na região de Porteiras no estado do Ceará.
Para tentarmos entendermos melhor esse fato juntamos dois grandes pesquisadores e estudiosos do assunto, Luis Bento (Jati/CE) e Vilson da Piçarra, neto de Antônio da Piçarra e atual proprietário das terras onde o fato ocorreu, para apresentarem suas versões a respeito da localização da cova do velho e famigerado cangaceiro Sabino das Abóboras.
Assistam e tirem suas próprias conclusões. INSCREVAM-SE TAMBÉM:
https://www.youtube.com/channel/UCjSU... Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SABINO DAS ABÓBORAS E O CANGAÇO EM CAJAZEIRAS - PARAÍBA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=d2tXKP4LeJU&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A atuação do temível cangaceiro Sabino das Abóboras e o cangaço na região de Cajazeiras no estado da Paraíba são alguns dos assuntos abordados nesse documentário.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE TAMBÉM NO CANAL "ARQUIVO NORDESTE": https://www.youtube.com/channel/UCjSU... INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TRISTE FIM DO DESTEMIDO CANGACEIRO CATINGUEIRA I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=T5kPvm94fh4&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A trajetória no cangaço e o triste fim do destemido cangaceiro Catingueira I. Das memórias do ex-comandante de Força Policial Volante baiana, José Mutti de Almeida, que atuou na campanha contra o banditismo e o cangaceirismo nas primeiras décadas do século passado. Autor do livro REMINISCÊNCIAS DE UM EX-COMANDANTE DE VOLANTE. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORENO E A VINGANÇA DE LAMPIÃO CONTRA ANTÔNIO DA PIÇARRA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=wu3RCADxxhI&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Incursões do cangaceiro Moreno (Antônio Ignácio da Silva) no estado do Ceará e a vingança de Lampião contra Antônio da Piçarra, entre outros assuntos. Após a morte do cangaceiro Sabino das Abóboras, Antônio da Piçarra passou a ser alvo das ameaças de Lampião e o cangaceiro Moreno foi escolhido para dar cabo do antigo coiteiro e durante muito tempo arrodeou as terras da Piçarra em busca de executar a vingança prometida pelo chefe-cangaceiro. Um documentário inédito e exclusivo. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira. Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLTA SECA NO RIO DE JANEIRO | CNL | #417

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=1nc0mywMO_U&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Ele foi à praia, foi ver o Cristo e ainda deu entrevista na TV. Isso sim foi um tour completo! Deixa seu link e se inscreva no canal!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ENCONTRA VOLTA SECA (PARTE 2) | CNL | 556

 Por Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=0CEM4c0XWmY&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

LAMPIÃO ENCONTRA VOLTA SECA (parte 1) https://youtu.be/Pot0zBRo_n0 Clique aqui para se inscrever https://www.youtube.com/channel/UCCW4...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RETROSPECTIVA! - NOTA DE AGRADECIMENTO E ESCLARECIMENTO

Por Antonio José de Oliveira

Agradeço cordialmente ao estimado colega de pesquisa, professor José Mendes Pereira da Cidade de Mossoró, e demais pesquisadores da Saga do Cangaço, pelas muitas pesquisas que me foram oportunizadas nesse âmbito específico, e até mesmo abrindo o leque em outras direções, as quais me proporcionaram conhecimento, estímulo e boas amizades para um trabalho que iniciei há alguns anos com a intenção de elaborar um livro sobre o cangaço.

Procurei estudar as razões que levaram centenas de jovens sertanejos a deixarem seus lares e ingressarem num modo de vida tão perigoso.

Pesquisadores/historiadores  Antonio José, Dr. Archimedes Marques e Guilherme Machado.

Nos primeiros meses, escrevi aproximadamente cem páginas; dei uma pausa para mergulhar de cabeça nos milhares de textos escritos por experientes autores que buscam intensamente na pesquisa de campo e bibliográfica as mais confiáveis informações. Eu, porém, depois dos meus setenta e três anos, não tenho fôlego suficiente para mergulhar nas terras de sete Estados em busca de informações para a concretização do meu objetivo, principalmente após ler um dos melhores livros sobre o cangaço, LAMPIÃO - A RAPOSA DAS CAATINGAS, de autoria de José Bezerra Lima Irmão.

Tudo, e muito mais que eu iria escrever, está registrado no referido livro. Sei que não teria como alcançar um quarto das informações de um livro de setecentas e trinta e seis páginas elaboradas por alguém que passou onze anos pesquisando de cidade em cidade; de povoado em povoado; de fazenda em fazenda, da Bahia ao Ceará. Acredito que, ao ler as milhares de informações, eu passaria a ser praticamente um copista. Informar o que já existe, é preferível o leitor buscar no original.

São centenas de livros escritos sobre o cangaço, e sei que os experientes escritores ainda têm o que escrever sobre o assunto, mas, necessário se faz a junção da pesquisa de campo, à bibliográfica.

Evidencio ainda que, todo material arquivado no computador, disponibilizo aos amigos que desejarem escrever sobre o tema CANGAÇO.

Agradecido pela compreensão dos amigos

Antonio José de Oliveira é pesquisador do cangaço lá da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia, e é vizinho do historiador e pesquisador do cangaço Guilherme Machado Historiador Pesquisador.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com