Seguidores

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O TRISTE FIM DE MARIA BONITA.


Um retrato da ignorância, brutalidade e selvageria de uma época. Práticas utilizadas por ambos os lados. "Foi um tempo que o tempo não esquece."

Uma imagem macabra da cabeça decepada de Maria Bonita, que foi registrada pouco tempo após sua morte em 28 de Julho de 1938 na Grota de Angico, município de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Graças aos recursos atualmente disponíveis podemos observar essas imagens com maior exatidão e enxergar detalhes antes imperceptíveis aos nossos olhares.

Essa imagem foi colorizada pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antônio, Salvador - no Estado da Bahia.


Estas duas fotos parecem ser iguais, mas não são. Elas foram tiradas no mesmo dia, quase na mesma hora. A da esquerda apenas fotografaram a cabeça de Maria Bonita, ainda sem as escoras de pedra que é mostrada no excerto da foto da direita. Portanto, hoje temos 3 fotos da "festa dos mortos" em 28 de julho de 1938 em Piranhas. Outra coisa, em hipótese alguma teria a qualidade da foto da esquerda um recorte da foto maior do altar das cabeças.

Fonte: facebook
Páginas dos pesquisadores: Geraldo Júnior e Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM MATOU DELMIRO GOUVEIA?


Contatos: 

gilmar.ts@hotmail.com ou
 
Valor: R$ 30,00 + R$ 5,00 de Frete.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com

UMA FOTO INTERESSANTE E HISTÓRICA! DADÁ, familiares e amigos.


Essa foto me parece que foi em algum cemitério de Salvador. Veja que Dadá está com a mão direita em cima de um pedaço de madeira, que parece ser uma CRUZ.
Alguém pode ajudar, informando que local é esse, e em que data foi essa foto?

O pesquisador Sálvio Siqueira disse o seguinte:

" É no mesmo local do outro registro fotográfico. O reboco da parede, e o andaime determinam isso. Além da muleta em sua axila direita, Dadá usa a trave do andaime como escora.

Fonte principal: O Pasquim - 1988

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA O REI DO BAIÃO

Por Antonio Morais

Por três vezes estive com Luiz Gonzaga. Inclusive o hospedei em nossa casa da Edilson Sucupira 44, bairro Sossego em Crato, onde moro desde 1969.

https://www.youtube.com/watch?v=A-pUEGCn_0w

Em 1983 retornava da Fazenda Santa Tereza com o amigo José Gilberto Mendonça, proprietário da Fazenda, e, na passagem por Exu, na fazenda do seu irmão Humberto Mendonça, na alpendrada da casa, numa rede armada, descansava o Rei do Baião. Debaixo da rede, uns chinelos de couro curtido identificavam o seu dono.


De repente, aquele homenzarrão se ergue e fala com voz inconfundível: 

- Cecília, trás um prato de coalhada que eu quero ir bufando pra esses "Mendonça" até o Crato.

A viagem foi prazerosa. Com bufa e tudo. Falou-se de muita coisa, inclusive de Várzea-Alegre, do Clementino, do Xote dos Cabeludos.

Fonte: facebook
Página: Antonio Morais

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O Lendário Poço do Ferro !

Jorge Remigio, Jair Tavares e Narciso Dias no local onde foi sepultado Antônio Ferreira

No dia 18 de setembro de 2014, viajei de João Pessoa-PB, com os amigos e companheiros do nosso grupo, Narciso Dias e Jair Tavares, tendo como destino a cidade de Floresta-PE. Um dos objetivos principais dessa incursão aos sertões do Moxotó e do Pajeú pernambucano, era justamente visitar a emblemática Fazenda Poço do Ferro do lendário Coronel Ângelo da Gia. Por corruptela Anjo da Gia. Localizada a uns 12 km após Ibimirim-PE na PE 360 que dá acesso à cidade de Floresta-PE.

Ao chegarmos na porteira da fazenda, àquela sensação palpitante de está pisando no solo de um dos locais onde se deu um dos episódios mais relevantes e controversos na história do cangaço. A morte por acidente com arma de fogo do irmão primogênito e braço direito do já Rei do Cangaço, aquele que exercia com maestria a tática letal da retaguarda, o Antônio Ferreira.

Neste local aconteceu o "sucesso" com Antônio Ferreira

Foi um "sucesso", na linguagem cultural do sertanejo. Fato protagonizado pelo cangaceiro Luiz Pedro do Retiro. Os primeiros contatos com os moradores da fazenda foram frutíferos. Povo simples, humilde e bastante solícito A casa grande que pertenceu ao coronel Anjo da Gia já não existe mais. Em conversa com moradores, fomos informados que a casa onde ocorreu o episódio que vitimou Antônio Ferreira, ficava a uns 300 metros no sentido sul.

Ao chegarmos ao local indicado, o Sr. João muito cordato, afirmou que residia há muitos anos naquele local e prontificou-se a nos levar até a cova onde o irmão de Lampião, o Antônio Ferreira estava enterrado. Seguimos em fila indiana o Sr. João, seus filhos e o cachorro, encantados com a presença de pessoas estranhas ao seu cotidiano. Seguimos a comitiva em caminhar acelerado numa caatinga rala e solo bastante pedregoso, por uns trezentos metros até chegarmos ao local tão esperado. 

Sede da fazenda Pau Ferro de Angelo da Gia, e o local da cruz de Antônio Ferreira

Foi muito gratificante para nós que estudamos e temos o prazer em desvendar e garimpar os locais que são marcos na história do cangaço. Estávamos ali, diante da cova de um dos cangaceiros de maior destaque na fase primeira do cangaço Lampiônico. Fiquei pensando: "são raras as visitas a essa cova" Tudo era inédito para nós naquela hora escaldante do meio dia. Ficaram muitas lembranças e boas fotografias da ribeira do Moxotó.

Jorge Remígio,
Pesquisador - GPEC
João Pessoa, Paraiba

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/11/o-lendario-poco-do-ferro-porjorge.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA EM CRATO

Por Antonio Morais

Em 1987 eu era o presidente do Lions Clube de Crato Centro. Contratamos um Show Baile com Luiz Gonzaga. Foi um tremendo sucesso, todas as mesas vendidas antecipadamente, o Crato Tênis Clube lotou. Quando Luiz Gonzaga chegou com o motorista na sua Veraneio, falou que não ia para hotel, visto que sua permanência era curta e depois do Show estaria seguindo para o Exu. Fomos para nossa casa, e o tempo que faltou para o show foi cheio de visitas dos amigos.

http://www.youtube.com/watch?v=QsCEat2GiMA

Lembro-me de duas passagens, a primeira estávamos eu, Albino Oliveira e Kleber Callou quando a Rede Globo apresentou uma extraordinária:

Disse Cid Moreira: “- Dois bandidos acabam de sequestrar o Cardeal de Porto Alegre Dom Vicente Sherer, colocaram-no no bagageiro do carro e saíram em disparada perseguidos pela polícia”

Luiz Gonzaga com a voz pausada disse:

- É por essa razão que, às vezes, desconfio da existência de Deus.

Em seguida, falei para Luiz Gonzaga que era de Várzea-Alegre. Ele observou no ato:

- Fiz duas apresentações na sua terra e não recebi o valor combinado. Não volto mais por lá. 

Fui ao quarto e trouxe o dinheiro do contrato, ele botou num embornal de couro que trazia a tiracolo.

Neste dia os cratenses dançaram ao som da Asa Branca.

Fonte: facebook
Página: Antonio Morais

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br

GERALDO FERRAZ LANÇARÁ LIVRO HOJE EM RECIFE


O escritor e pesquisador do cangaço Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho lançará logo mais em Recife, a partir das 19 horas, a sua mais nova obra sobre "CANGAÇO", no Clube dos Oficiais. Participe do lançamento deste livro em Recife.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com

"A CABEÇA DE MARIA

Por Sálvio Siqueira

A morte de Maria Bonita foi de uma crueldade sem tamanho. Nas Cruzadas da Idade Média a violência era menor. E Santo, assim era chamado o coiteiro de Lampião, virou policial malvado se voltou contra o antigo aliado. Foi ele quem cortou a cabeça de Virgolino. Maria Bonita baleada e com a perna sangrando, rastejava em direção a Lampião, mas foi arrastada pelos cabelos e levou uma coronhada na cabeça. Santo repassou o facão para Panta de Godoy (o outro companheiro cruel) para golpear Maria Bonita, tal qual um samurai. O sangue dos dois se misturaram na mesma lâmina formando um só coágulo. O massacre durou 20 minutos com gritos, fumaça, risadaria e os soldados ainda davam vivas à polícia e graças a Deus.

Cabeça rolada no chão em cima de folhas molhadas, os soldados sem nenhum escrúpulo, levantaram a saia dela com a boca do fuzil para ver o que ela vestia por baixo. Outro “macaco”, Wenceslau, pegou os dois bornais dela. “Ele ficou com um e eu como o outro. No dele, estavam 99 contos e no meu, 18. No bornal de Maria do Capitão tinha mais de meio quilo de ouro. Peguei ainda a cartucheira e o cantil de Lampião e não devolvi”. Confessou.

Panta de Godoy

E sem demonstrar constrangimento, Panta de Godoy descreveu mais detalhes das suas atitudes macabras como se feitos heroicos fossem. Depois da degola em Maria Bonita, “tive que bater no osso, saiu muito sangue, enfiei o dedo dentro do tutano e “barriei” (significa tapar), tudo porque era um branco danado. “O balaço que ela tinha levado saiu de lado e sangrava muito”. O copo foi pepinado ( como se faz em carnes bovinas para amaciar). O corpo de Maria Bonita sem cabeça, vestindo mescla azul, era vez por outra levantado numa distração macabra.

Em seguida e rápido, era feita à caça ao tesouro de modo pressuroso. Os dedos foram cortados para retirar os anéis. Os 11 corpos do bando e sem cabeças ficaram espalhados e abandonados ao redor da Grota de Angico, em Sergipe, servindo de banquete para os urubus. Isso aconteceu na quase madrugada de 28 de julho de 1938. Hoje, 76 anos depois, Maria Bonita é mito. Mitos não morrem"

Texto transcrito, na íntegra, do blog Mulheres do Cangaço.

Não é fácil ler, imaginar as cenas... É duro mesmo transcrever uma matéria que nos trás cenas tão horripilantes, como o faço do blog 'mulheres no cangaço'. Mas torna-se necessário para que todos saibam até onde vai a maldade humana, talvez aquecida por álcool, ambição, cobiça... Sei lá. Qualquer uma das maldades imaginada pela mente do 'homem'.

O blog citado arrebentou com esta matéria. Muitos ainda veem o cangaço como um 'conto de fadas', o que realmente não foi. Não existiram heróis na história do fenômeno cangaço. Seu alicerce, colunas, paredes e telhado estão repletos de sangue, sofrimento, vingança, dores... Morte! Das mais variadas maneiras imagináveis.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com