Seguidores

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

"A CABEÇA DE MARIA

Por Sálvio Siqueira

A morte de Maria Bonita foi de uma crueldade sem tamanho. Nas Cruzadas da Idade Média a violência era menor. E Santo, assim era chamado o coiteiro de Lampião, virou policial malvado se voltou contra o antigo aliado. Foi ele quem cortou a cabeça de Virgolino. Maria Bonita baleada e com a perna sangrando, rastejava em direção a Lampião, mas foi arrastada pelos cabelos e levou uma coronhada na cabeça. Santo repassou o facão para Panta de Godoy (o outro companheiro cruel) para golpear Maria Bonita, tal qual um samurai. O sangue dos dois se misturaram na mesma lâmina formando um só coágulo. O massacre durou 20 minutos com gritos, fumaça, risadaria e os soldados ainda davam vivas à polícia e graças a Deus.

Cabeça rolada no chão em cima de folhas molhadas, os soldados sem nenhum escrúpulo, levantaram a saia dela com a boca do fuzil para ver o que ela vestia por baixo. Outro “macaco”, Wenceslau, pegou os dois bornais dela. “Ele ficou com um e eu como o outro. No dele, estavam 99 contos e no meu, 18. No bornal de Maria do Capitão tinha mais de meio quilo de ouro. Peguei ainda a cartucheira e o cantil de Lampião e não devolvi”. Confessou.

Panta de Godoy

E sem demonstrar constrangimento, Panta de Godoy descreveu mais detalhes das suas atitudes macabras como se feitos heroicos fossem. Depois da degola em Maria Bonita, “tive que bater no osso, saiu muito sangue, enfiei o dedo dentro do tutano e “barriei” (significa tapar), tudo porque era um branco danado. “O balaço que ela tinha levado saiu de lado e sangrava muito”. O copo foi pepinado ( como se faz em carnes bovinas para amaciar). O corpo de Maria Bonita sem cabeça, vestindo mescla azul, era vez por outra levantado numa distração macabra.

Em seguida e rápido, era feita à caça ao tesouro de modo pressuroso. Os dedos foram cortados para retirar os anéis. Os 11 corpos do bando e sem cabeças ficaram espalhados e abandonados ao redor da Grota de Angico, em Sergipe, servindo de banquete para os urubus. Isso aconteceu na quase madrugada de 28 de julho de 1938. Hoje, 76 anos depois, Maria Bonita é mito. Mitos não morrem"

Texto transcrito, na íntegra, do blog Mulheres do Cangaço.

Não é fácil ler, imaginar as cenas... É duro mesmo transcrever uma matéria que nos trás cenas tão horripilantes, como o faço do blog 'mulheres no cangaço'. Mas torna-se necessário para que todos saibam até onde vai a maldade humana, talvez aquecida por álcool, ambição, cobiça... Sei lá. Qualquer uma das maldades imaginada pela mente do 'homem'.

O blog citado arrebentou com esta matéria. Muitos ainda veem o cangaço como um 'conto de fadas', o que realmente não foi. Não existiram heróis na história do fenômeno cangaço. Seu alicerce, colunas, paredes e telhado estão repletos de sangue, sofrimento, vingança, dores... Morte! Das mais variadas maneiras imagináveis.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo07:49:00

    É mais uma informação que ainda não conhecia. Mais uma novidade para mim, caro amigo Mendes e companheiro Salvio.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir