Seguidores

domingo, 1 de maio de 2016

A VOLANTE DO BRAVO NAZARENO ODILON FLOR..!

Foto cortesia: Luiz Ruben F. A. Bonfim

Nessa foto, vê-se, ainda: a) A metralhadora Bergmann, que Odilon emprestou ao Tenente João Bezerra da Silva para exterminar Lampião; 

b) As cabeças dos cangaceiros (Mané Moreno; Áurea e Gorgulho, que foram abatidos); 

c) O Nº 4, É Luiz, menor de 14 anos, filho de Odilon; 

d) O nº 2 é o cabo Bezerra; e) O nº 3 é o RASTEJADOR da tropa; e) O Nº 5 é o policial volante Casa Velha...

ADENDO
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Grande Voltaseca, não estou querendo desfazer do seu excelente trabalho, cujo, eu sou um aproveitador para roubar as suas postagens, trasladando para o http://blogdomendesemendes.blogspot.com, mas segundo o escritor Alcino Alves Costa em seu livro:



"Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico" (não recordo a página no momento, mas para encontrar esta informação no Lampião Além..., basta ler a morte dos cangaceiros Mané Moreno e sua companheira Áurea), que, quem foi assassinado juntamente com os cangaceiros 



Mané Moreno e sua companheira Áurea foi o cangaceiro Cravo Roxo, o Serapião lá de Poço Redondo, e filho natural de um senhor chamado Mané Gregório.

2 - Quina-quina 3 - Cravo Roxo 4 - Zé Sereno 5 - Canário 6 - Manoel Moreno

Nesta festa, também estava presente o cangaceiro Gorgulho, que no momento da invasão da volante de Odilon Flor, foi baleado. mas conseguiu fugir e  foi se tratar em um lugar conhecido como Centro do Cajueiro, e um senhor da família Félix, o Lisboa, foi quem cuidou dele, até sua total recuperação.


Barra Nova, Neném do Ouro, Juriti e Gorgulho - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Depois desse acontecimento, Gorgulho resolveu abandonar o cangaço de uma vez por toda, e retornou à sua terra natal, que era o Salgado do Melão, incorporando-se novamente à sociedade. (Salgado do Melão, também era a terra de Manoel Pereira de Azevedo, o cangaceiro Juriti.

Fonte: facebook

Página: Voltaseca Volta
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=508489216019724&set=gm.473407059534910&type=3&theater
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/08/o-cangaceiro-mane-moreno.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA AO LOCAL DA PRISÃO DO CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO.


Publicado em 17 de setembro de 2014

Neste documentário você irá conhecer a antiga fazenda do Sr. Joaquim Pedro localizada no sítio Lagoa da Laje (no município de Frei Miguelinho, antes pertencente a Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano) onde há cerca de 100 anos atrás ocorrera neste local a prisão do famoso cangaceiro Manoel Batista de Morais o famoso "Antônio Silvino" o "Rifle de Ouro", em 28 de Novembro de 1914, pelo alferes da polícia de Pernambuco Teófanes Torres.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O POR QUÊ DE SE CORTAREM AS CABEÇAS DOS CANGACEIROS ..!...QUAL A SUA OPINIÃO A ESSE RESPEITO ?

Por Volta Seca
Foto da cabeça de Maria Bonita fotografada na cidade de Pedra, no Estado de Alagoas, quando de sua passagem rumo à Maceió. - Fonte da foto: "Jornal A Noite".

Cortar cabeças ou morte por degola ou a separação da cabeça do corpo é uma prática muito antiga. Ela tem um significado político, ou seja, o da subjugação do vencido. 

Sob o aspecto religioso cristão, a cabeça separada do corpo não permitiria a ressurreição do morto.

A bíblia fala do corte da cabeça de João Batista, a pedido de Salomé. Em Canudos, após a derrota de Conselheiro a degola, foi geral (triste página de nossa história...)... Mesmo após sua morte, foi procedida a exumação e o corte de sua cabeça. 

Em 1926, quando da passagem da Coluna Prestes pelo nordeste, ocorreram casos de degola, tanto feita pelos revoltosos, quanto pelos legalistas.

No cangaço, esse procedimento teve uma ocorrência muito grande, sobretudo na 2ª fase do fenômeno, em que AS CABEÇAS eram apresentadas às autoridades, e, os matadores eram promovidos.

 A ordem era geral, ou seja, matar e trazer a cabeça. A separação da cabeça do resto do corpo, mutilando-o, fragmenta a ideia da imortalidade.

No caso da DEGOLA procedida em Angico (morte de Lampião, Maria e mais 9 cangaceiros), por ocasião da degola de Maria Bonita, após o corte da cabeça, alguns policiais informaram que era importante levarem as cabeças para serem promovidos.

O próprio Tenente João Bezerra da Silva informou que, após as mortes de cangaceiros em Angico, as cabeças tiveram que ser cortadas, pois ficava impossível trazer os corpos em face das dificuldades encontradas. É por aí...!...

Abraço.
Volta Seca.

Fonte: facebook
Página: 
Link: https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RELÍQUIA DA HISTÓRIA CANGACEIRA. RARIDADE.

Por Geraldo Júnior

Eu estava guardando essa matéria para um momento especial e como hoje é o DIA DO TRABALHO (TRABALHADOR), nada mais conveniente que publicar nesse dia que é destinado a todos (as) nós que vivemos e sobrevivemos do suor emanado de nossas testas.

MEMORANDO...

A carta/aviso (Foto acima) foi enviada da cidade pernambucana de Betânia pelo Nazareno AURELIANO DE SOUZA NOGUEIRA (LERO) para JOÃO GOMES DE LIRA (Nazareno) que na ocasião destacava no Sítio dos Nunes, informando sobre a passagem de cangaceiros rumando em direção ao povoado Jeritacó.

Esse memorando foi enviado por Aureliano de Souza Nogueira (Lero) para João Gomes de Lira no ano de 1936 e hoje esse simples pedaço de papel, que ainda hoje é preservado, se transformou em um importante documento da história do cangaço.

Obs.: Esse Memorando pertence ao acervo particular da família do Tenente (Nazareno) João Gomes de Lira.

Embora algumas palavras do texto não foram por mim decifradas o texto deixa claro a informação nele contida.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
Grupo: O Cangaço

Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=579223045574929&set=gm.1215940818419034&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

CAPITÃES DO FIM DO MUNDO


Uma obra do escritor e pesquisador André Carneiro de Albuquerque. Eu fui presenteado com um volume, e pode confiar, é uma excelente obra. 

Você irá adquiri-lo através deste e-mail: a.c.albuquerque@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Livro "Lampião a Raposa das Caatingas"


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A GRUTA DO POÇO FEIO, EM GOVERNADOR DIX SEPT ROSADO - RN

Acervo do blog: http://www.uniblog.com.br


Notas sobre o Poço Feio

Este artigo me foi enviado pelo amigo Romero, da UERN de Mossoró, igualmente empenhado em preservar o patrimônio espeleológico potiguar.


(*) José Romero Araújo Cardoso

A natureza privilegiou o patrimônio espeleológico potiguar com a presença de verdadeiros caprichos em diversas exposições superficiais da estrutura calcária, a qual se constitui em uma das singularidades da bacia potiguar ao lado do importante depósito sedimentar conhecido no meio técnico como arenito Assú.

Integrando a bacia potiguar, o território pertencente ao município de Governador Dix-sept Rosado, antiga terra do gesso, do alho e da cebola, ainda importante na exploração calineira, abriga preciosas belezas naturais como o Poço Feio, localizado na comunidade rural do Bonito, distante cerca de quatro quilômetros da cidade.
                   
Haver escoamento d’água dentro da caverna calcária torna a caverna ainda mais importante para os estudos geológicos e espeleológicos, embora enseje impressionante e exponencial atrativo à população local e externa que busca lazer não raro marcado por incipiente consciência ambiental sobre a necessidade de preservação da formação calcária submetida à intensa ação hídrica em moldes racionais.
                   
O Poço Feio integra indelevelmente o imaginário do povo dix-septiense, cuja lenda foi divulgada e apresentada em peça teatral escrita e dirigida pelo teatrólogo Nonato Santos. Próximo à entrada da valiosa formação natural, encontra-se pedra calcária em forma de baú, de onde, conforme os mais velhos, em noites de lua desencanta-se bela mulher que vaga buscando enfeitiçar homens.
                   
Provavelmente o Poço Feio é um dos recantos de lazer e diversão mais frequentados no município de Governador Dix-sept, bem como da região contígua à antigaPassagem do Pedro, Sebastianópolis e São Sebastião. Compromissos e responsabilidade com a preservação do ambiente natural que compõe a estrutura natural do Poço Feio são enfatizados por poucos, sendo a maioria nativa, a qual demonstra afeição e identificação com o patrimônio espeleológico potiguar, representado, no caso específico, pela interessante formação calcária cortada por curso d’água que proporciona beleza ímpar aos serpenteares da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. 
                   
Quebrar garrafas de bebidas alcoólicas e refrigerantes, sobretudo destas primeiras, bem, como deixar lixo acumulando, na entrada principal do Poço Feio, são práticas comuns, as quais atesta absoluta ausência de qualquer princípio engajado no processo ensino-aprendizagem referente à educação ambiental. Alguns relatos da população local indicaram que mesmo dentro da caverna inundada já houve casos semelhantes, denotando irresponsabilidade e falta de compromisso humano e ambiental.
                   
Há décadas a SEP e a SEPARN, duas organizações não-governamentais, estudam o patrimônio espeleológico potiguar, motivo pelo qual despertou-se o interesse dos poderes públicos, resultando em primeira reunião realizada em Mossoró, no dia sete de abril de 2007, com Promotores do Ministério Público preocupados com as incertezas pertinentes à intensa relação do homem com a natureza, cujo enfoque centrou-se na necessidade de se implementar o desenvolvimento sustentável referentes às cavernas potiguares.
                   
Além do Poço Feio, ficou acertado empreender lutas sem trégua para que também se tornem Áreas de Preservação Ambiental o Lajedo do Rosário, localizado no município de Felipe Guerra, e a Furna Feia, situada em terras da antiga Maisa, precisamente no assentamento Eldorado dos Carajás II, a qual se estende ainda por terras pertencentes ao vizinho município de Baraúna, sendo a mais extensa caverna de todo Estado do Rio Grande do Norte.
                   
Matéria prima para inúmeros produtos usados na construção civil e militar, o calcário é extremamente visado pelo capital e sua dinâmica, razão pela qual é tarefa conjunta lutar para que as belezas naturais potiguares, as quais revelam infinito potencialturístico sustentável, deslumbrem e propiciem qualidade de vida às gerações futuras.

(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor adjunto do departamento de geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOMENAGEM AO PROFESSOR JERÔNIMO VINGT-UN ROSADO MAIA


REGULAMENTO

I – Do Evento e seus Objetivos

Art. 1º - A 1ª CORRIDA DE SÃO SEVERINO do Parque Cultural “O Rei do Baião”, será realizada no dia 19 de agosto de 2016, na Fazenda São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB.

Art. 2º - A Corrida será iniciada às 16h00, na cidade de São João do Rio do Peixe, sendo encerrada na entrada do Parque Cultural.

Art. 3º - A Comissão Organizadora da Corrida oferecerá a seguinte premiação:

1º Lugar – 1.000,00 (um mil reais)
2º Lugar – 400,00 (quatrocentos reais)
3º Lugar – 300,00 (trezentos reais)
4º Lugar – 200,00 (duzentos reais)
5º Lugar – 100,00 (cem reais)

Art. 4º - A Coordenação da Corrida dará apoio integral aos participantes com a presença de membros da polícia militar e equipe médica durante o trajeto.

Art. 5º - As inscrições poderão ser realizadas até o dia 14 de agosto com a Comissão Organizadora, formada pelos membros da Diretoria do Parque: Sebasto Luiz, Assis de Cândida e Jaelson Furtado.

Art. 6º - Informações pelos telefones: (83) 99615-7942 / (83) 99379-1893,Pelos e mails: chicocardoso.caldeirao@gmail.com /chicocardosocz@yahoo.com.br

Fazenda São Francisco, 30 de abril de 2016.

Francisco Alves Cardoso
Presidente do Parque Cultural “O Rei do Baião”

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


REVISTA LEITURA DA HISTÓRIA


Mais uma vez, uma das grandes questões do cangaço, vem a tona: O que possibilitou a produção do Cangaço? E ainda, as mesmas motivações, isto é, problemas fundiários e desigualdade social. Desta feita, o debate é provocado, pela Revista Leituras da História, em sua edição de 02.2016, cuja indicação foi do confrade Carlos Alberto... 

Parece-me que pouco se tem avançado, sobre as condições de possibilidades para a fabricação do cangaço, o que resta são as transcrições de episódios e eventos, fazer o que?. 

Compartilho com os amigos, tal publicação, sendo que os PDF's estão no arquivo do grupo.









Fonte: facebook
Página: Geziel Moura
Link: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004416946086&fref=nf

http://blogdomendesemendes.blogspot.com