Seguidores

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOLANTE EM AÇÃO O ESTUDO DE FONTES DOCUMENTAIS É BÁSICO, PARA OS QUE CONTEMPLAM A HISTÓRIA.

Por Rubens Antonio



Transcrição
De Bomfim, 10-12 de Março de 1929. 

Dr. Madureira de Pinho Chefe Policia Bahia. Confirmando telegramma dirigi hontem vossencia foram presos João Agostinho Silva conhecido Nonato e irmão Saturnino Roberto da Silva vulgo Juca, o primeiro na fazenda Morro Branco, pelo Sargento Flavio, o segundo em Carrapichel, pelo 1o Sargento Octacilio Alves Senna, os quaes estão aqui presos pt Estes individuos são os mesmo conhecidos como gente de Lampeão que anno passado ordenado vossencia apresentei-os com tres Irmão delegado regional Petrolina donde fugiram pt. Baldados cerco casa e batidas Matto Catuny para captura bandido criminoso Faustino ou Fausto Gomes, vulgo Banzé, informando mulher mesmo elle e filhos apareceram e voltaram logo dizendo virem pegar em armas pt. Este vcriminoso é pae bandido Hortencio Silva, vulgo arvoredo, pertencente grupo Lampeão e meu conhecimento por José Lima, em Jaguarary, quando anno passad alli estive, continúo xxx em outras observações. Saudações. 
(a) Capitão José Galdino

Falando nisso...
Bernardino Madureira de Pinho

 

Nasceu a 30 de agosto de 1879, filho de Virgílio Tourinho de Pinho e Mariana de Senna Madureira. Em fevereiro de 1893, ainda menino, discursou, no Teatro Politheama, em Salvador, pedindo a Ruy Barbosa para realizar uma conferência no Theatro São João, em benefício de 50 órfãs do Asilo de Nossa Senhora de Lurdes de Feira de Santana.
 

Apreciador da Antiguidade Clássica, deu aos seus filhos os nomes de Demósthenes, Péricles e Demades. Bacharel em Direito, fez campanha presidencial para o mesmo Ruy Barbosa. Participou com Ruy Barbosa do seu périplo pelo sertão baiano, em 1919. Quando este esteve em Senhor do Bonfim, em 5 de dezembro de 1919, acompanhou-o, aparecendo na foto à entrada do palacete em que se hospedaram, pertencente, então, ao coronel Antonio Felix Martins.
 

Madureira de Pinho é o calvo de bigode, à direita. 

Acompanham-no nesta fotografia também, além de Ruy Barbosa, Antonio Felix Martins, Salustiano Figueiredo, Cordeiro de Miranda e Francisco Esteves da Silva Bernardino.

Foi nomeado Secretário da Polícia e segurança Pública, pelo Governador Góes Calmon, em outubro de 1925, permanecendo no governo Vital Soares. Foi o nomeador e grande apoiador dos comandantes militares na estratégia baiana de confronto ao Cangaço.
 

Nelson Pinto, em palestra sobre sua Biografia, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, quando do centenário do seu nascimento, a modo de “Elogio”, lançou:
“Lampeão era um fruto do Nordeste brasileiro e, no seu tempo, tudo no sertão era seu aliado: a topografia, a distância, a caatinga, o pavor das populações, a falta de estradas e de transportes etc., etc. Basta que se registre que Madureira “não poupou sacrificios, numa luta que não dependia da eficiência das autoridades policiais”. Igualmente, foram “notórias as qualidades de resistência, de arguta inteligência e de bravura do soldado baiano”.”
O avanço dos eventos da Revolução de 1930, fez com que se exonerasse, “a pedido”, em 8 de outubro de 1930, sendo subistituído pelo bacharel em Direito Francisco Prisco de Souza Paraíso. Preso e processado pelos vitoriosos, após liberto, reintegrou-se apenas moderadamente na vida social e política baiana.
Desestimulado a permanecer na Bahia, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde já viviam seus filhos.
 

Faleceu a 15 de maio de 1950.

Mais um achado do CSI Rubens Antonio disponibilizado em seu Cangaço na Bahia

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Capit%C3%A3o%20Jos%C3%A9%20Galdino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O LÍRIO DA MINHA CASA

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de outubro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.990

(FOTO: B. CHAGAS).
Não temos jardim, apenas duas ou três caqueiras com plantas. Uma delas é um lírio branco. E não é pleonasmo, pois existem mais de cem espécies no mundo. Mas lírio não gosta de sol. Por mais água que se coloque, as folhas amarelam, queimam e caem. No tempo moderado as folhas ficam bem verdes, depois empalidecem. Por nossa insistência, fomos surpreendidos certa manhã com flores brancas e belas chamando a nossa atenção. Parecia uma oferta divina de agradecimento por mantê-la viva. Dedicamos essas flores a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, madrinha imaculada. Em seguida fomos procurar na Wikipédia, sobre Lírio. Veja o que encontramos, em resumo:
“O lírio é nome dado às flores do gênero Lilium da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na europas, Ásia, América do Norte e América do Sul. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão”.
“Na Igreja Católica, o lírio é símbolo da Virgem Maria. São Bernardo, no século XII, associa a Santíssima Virgem com a amada do Cântico dos Cânticos: ‘Eu sou o lírio dos vales’. (...) Ainda de acordo com São Bernardo, a Virgem Maria é ‘lírio de castidade inviolada’. A brancura da flor reflete a pureza daquela que é imaculada desde sua concepção, e as três pétalas simbolizam a tríplice virgindade da Mãe de Deus, antes, durante e depois do parto. (...) Maria é o lírio branco da Trindade, pois é filha do Pai, mãe do Filho, e esposa do  Espírito Santo. Devido a esta revelação, católicos tradicionalistas invocam a Virgem Maria com a saudação: Salve Lírio Branco da Trindade, Rosa brilhante que embeleza o céu”.
Uma gota trêmula de orvalho, o sereno escondido da noite, o abraçar místico das madrugadas, vivem conosco mostrando a grandeza da simplicidade oculta aos olhos da ostentação. Assim tocamos e abraçamos o lírio da brancura imaculada que ornamentam nossas vidas. “Olhai os lírios dos campos. Nem Salomão se vestiu como a um deles”.  
Purificai, Senhor, as nossas vidas, como a alvura do lírio da minha casa.

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL


Por Francisco de Paula Melo Aguiar

Escritores diplomados no primeiro semestre de 2008

No primeiro semestre de 2008, foram diplomados pela ALB, os Imortais escritores: Carlos Donizeti de Oliveira (SP) - Leandro Gabriel da Silva Reis e/ Luiz Rogério Nogueira (BA) - Manoel Dias de Oliveira e/ Silvia de Lourdes Araújo Motta e/ Wyller Bráulio Resende Silva (MG) - Odair Vieira Rodrigues (RS) - Albérico Valadares (ES) - Francisco de Paula Melo Aguiar (PB) - Miguel João Simão (SC).

Em 10 de agosto/08, foi expedido os diplomas dos escritores: José Flávio da Paz (São Gonçalo do Amarante - RN); William Riquelme (Asunción - Paraguay); Francisco Segura (Argentina); Arnaldo Martinez Prieto (Paraguay); Julio Mendes Martin (Paraguay); Samuel Antonio Merbach de Oliveira (São Paulo); José Cretella Neto (São Paulo); Jorge Lee Biswell Cotes (Barranquilla - Colômbia); Reinhard Hesmann Ablze (Alemanha); José Angelo Cardoso (Guaíra - SP); Antônio Cesar Celente Meyer (Porto Alegre - RS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM POUCO DA HISTÓRIA DO EX-CANGACEIRO CORISCO O DIABO LOURO

https://www.youtube.com/watch?v=NwbDjjznLxY

Um pouco da história do ex-cangaceiro CORISCO. Ele foi fuzilado pela volante do Ten. ZÉ RUFINO, na Fazenda Pacheco, município atual de Barra do Mendes/BA, no dia 25 de maio de 1940.

Vídeo: fonte SECTUR / Barra do Mendes..


Publicado em 17 de jan de 2013

Categoria
Música neste vídeo
Música
Artista
Luiz Gonzaga
Álbum
Eterno Cantador
Licenciado para o YouTube por
SME (em nome de RCA Records Label); UBEM, UMPG Publishing e 1 associações de direitos musicais

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RECONSTITUIÇÃO DE FOTO


Por Rubens Antonio

“Resposta ao Tempo”... A reconstituição é um longo caminho. Não é uma questão só de colorir. É de resgate do real. Os adversários? As limitações do preto e branco, que esconderam as cores. A falta de acurácia na expressão de pontos, linhas, volumes. O Tempo, que nos afasta do antigo real, aprisionado em suas profundezas. 


Estes só fazem par a um adversário cruel... A vaidade... Se eu houvesse parado nos elogios sinceros e simpáticos das fases intermediárias, onde estaríamos? Se parar, agora, estarei muito errado. Sou meu maior crítico e o maior aliado, na missão de oferecer o melhor de mim, por nós, em nome da Memória. 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2400220373351576&set=a.1941574009216217&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS CALDEIRÕES...

Por Volta Seca

OS CALDEIRÕES... foram muito utilizados por cangaceiros e policiais volantes/caatingueiros para matar a sede com o precioso líquido armazenado. São formações rochosas naturais, que acumulam água.

Abaixo, Caldeirão do Amor, em Bodocó – Pernambuco.
Foto compartilhada do pesquisador José João Souza.

https://www.facebook.com/hurb/photos/a.180240402004844/2090612724300926/?type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

IBOPE: BOLSONARO TEM 32%; HADDAD, 23%; CIRO, 10%; ALCKMIN, 7%; E MARINA, 4%


https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxvzKtSDWFVjSsLvSMqWtzlxxlrW

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO SOBRE O CANGAÇO NA PARAÍBA – SÉRGIO DANTAS LANÇA SEU QUINTO LIVRO SOBRE O TEMA

WhatsApp Image 2018-10-01 at 12.48.19
O livro ‘LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA’ não foi concebido com a intenção de se tornar uma obra revolucionária. O objetivo do autor foi apenas elaborar um registro perene e confiável sobre a atuação do célebre cangaceiro em terras paraibanas. Com 363 páginas e cerca de 90 fotografias de personagens envolvidas na trama – e lugares onde os episódios ocorreram -, o trabalho certamente será de grande utilidade aos estudiosos de hoje e de amanhã.
Dividido em 19 capítulos, com amplas referências e notas explicativas, tenta-se recontar, entre outros, os seguintes episódios:
“A invasão a Jericó; fazendas Dois Riachos e Curralinho; o fogo da fazenda Tabuleiro; os primeiros ferimentos sofridos por Lampião; as lutas com Clementino Furtado, o ‘Quelé’; combate em Lagoa do Vieira; Sousa: histórico do assalto e breve discussão sobre as possíveis razões políticas para a invasão da cidade; a expulsão dos cangaceiros do município de Princesa; combates em Pau Ferrado, Areias de Pelo Sinal, Cachoeira de Minas e Tataíra; o cangaceiro Meia Noite; Os ataques às fazendas do coronel José Pereira Lima; morte de Luiz Leão e seus comparsas em Piancó; confronto em Serrote Preto; Suassuna e Costa Rego; a criação do segundo batalhão de polícia; Tenório e a morte de Levino Ferreira; ataque a Santa Inês; combates nos sítios Gavião e São Bento; chacina nos sítios Caboré e Alagoa do Serrote; Lagoa do Cruz; assassinatos de João Cirino Nunes e Aristides Ramalho; Mortes no sítio Cipó; fuga de paraibanos da fronteira para o Ceará; confronto em Barreiros; invasão ao povoado Monte Horebe; combates em Conceição; sequestro do coronel Zuza Lacerda; o assalto de Sabino a Triunfo(PE) e Cajazeiras (PB); mortes dos soldados contratados Raimundo e Chiquito em Princesa; Luiz do Triângulo; ataques a Belém do Rio do Peixe e Barra do Juá; Pilões, Canto do Feijão e os assassinatos de Raimundo Luiz e Eliziário; sítios Vaquejador e Caiçara; Quelé e João Costa no Rio Grande do Norte; combates com a polícia da Paraíba em solo cearense; o caso Chico Pereira sob uma nova ótica; Virgínio Fortunato na Paraíba: São Sebastião do Umbuzeiro e sítios Balança, Angico e Riacho Fundo; sítio Rejeitado: as nuances sobre a morte do cangaceiro Virgínio”.
A obra certamente não abrangerá o relato de todas as façanhas protagonizadas pelo célebre cangaceiro no estado da Paraíba. Muito se perdeu com o passar dos anos. Os historiadores de ontem, em sua maioria, não tiveram grande interesse em dissecar os episódios por ele protagonizados no território do estado.
A presente obra busca resgatar o que não se dissipou totalmente na bruma do tempo.
IMG-20180915-WA0019
Lançamento em Natal do livro de Sérgio Dantas “Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006)”.
LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA, Polyprint, 2018, 363 pgs. Disponível em outubro de 2018.
Sobre o autor: Sérgio Augusto de Souza Dantas é magistrado em Natal. Publicou os livros Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada (2005), Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006), Lampião Entre a Espada e a Lei (2008) e Corisco – A Sombra de Lampião (2015).
PARA ADQUIRIR LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA,  VENDAS A PARTIR DE OUTUBRO DE 2018, SENDO REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PELO PROFESSOR FRANCISCO PEREIRA, DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA, QUE ENTREGA PARA TODO O BRASIL PELO CORREIO.
CONTATOS ATRAVÉS DO E-MAIL fplima1956@gmail.com, franpelima@bo.com.br OU Whatsapp 55 83 9911-8286
https://tokdehistoria.com.br/2018/10/01/novo-livro-sobre-o-cangaco-na-paraiba-sergio-dantas-lanca-seu-quinto-livro-sobre-o-tema/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE EM MOSSORÓ WALTER SILVEIRA PROPRIETÁRIO DA REDE LOJA DO PAPAI.!


Por Lindomarcos Faustino

Virou saudade hoje o empresário e amigo Walter Silveira, proprietário da rede loja do Papai, um ser humano grandioso, um homem de valor. Vai aqui os sentimentos aos familiares e amigos. 

Seu corpo está sendo velado na Sempre, em frente ao Tiro de Guerra.



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1740359452756519&set=a.183548778437602&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com