Seguidores

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O LÍRIO DA MINHA CASA

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de outubro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.990

(FOTO: B. CHAGAS).
Não temos jardim, apenas duas ou três caqueiras com plantas. Uma delas é um lírio branco. E não é pleonasmo, pois existem mais de cem espécies no mundo. Mas lírio não gosta de sol. Por mais água que se coloque, as folhas amarelam, queimam e caem. No tempo moderado as folhas ficam bem verdes, depois empalidecem. Por nossa insistência, fomos surpreendidos certa manhã com flores brancas e belas chamando a nossa atenção. Parecia uma oferta divina de agradecimento por mantê-la viva. Dedicamos essas flores a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, madrinha imaculada. Em seguida fomos procurar na Wikipédia, sobre Lírio. Veja o que encontramos, em resumo:
“O lírio é nome dado às flores do gênero Lilium da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na europas, Ásia, América do Norte e América do Sul. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão”.
“Na Igreja Católica, o lírio é símbolo da Virgem Maria. São Bernardo, no século XII, associa a Santíssima Virgem com a amada do Cântico dos Cânticos: ‘Eu sou o lírio dos vales’. (...) Ainda de acordo com São Bernardo, a Virgem Maria é ‘lírio de castidade inviolada’. A brancura da flor reflete a pureza daquela que é imaculada desde sua concepção, e as três pétalas simbolizam a tríplice virgindade da Mãe de Deus, antes, durante e depois do parto. (...) Maria é o lírio branco da Trindade, pois é filha do Pai, mãe do Filho, e esposa do  Espírito Santo. Devido a esta revelação, católicos tradicionalistas invocam a Virgem Maria com a saudação: Salve Lírio Branco da Trindade, Rosa brilhante que embeleza o céu”.
Uma gota trêmula de orvalho, o sereno escondido da noite, o abraçar místico das madrugadas, vivem conosco mostrando a grandeza da simplicidade oculta aos olhos da ostentação. Assim tocamos e abraçamos o lírio da brancura imaculada que ornamentam nossas vidas. “Olhai os lírios dos campos. Nem Salomão se vestiu como a um deles”.  
Purificai, Senhor, as nossas vidas, como a alvura do lírio da minha casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário