Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

HOMENAGEM A MANOEL LOPES DINIZ


No dia 09 de Agosto de 2022, participei da inauguração da Placa de Manoel Lopes Diniz , O patriarca das famílias Carvalho, Nogueira, Diniz , Pires , Caribe e outras famílias. A inciativa foi do Advogado e Historiador Denis Carvalho e O Vereador Marcos Carvalho " Raposinha". Na ocasião apresentei um dos meus acervos o documento da Fazenda Sabiuca , datado de 1871. Em nome de Antônio Mendes de Sá, um dos envolvidos na Questão do Sabiuca, ele foi assassinado! O mesmo era bisavô do lendário Manoel de Souza Neto , o maior perseguidor de Lampião e seu bando. A Questão do Sabiuca (1866-1875) em Floresta-PE, foi uma das maiores brigas de Clãs do século 19.O Rio São Francisco foi testemunha dessa guerra de família, que com as diásporas dos participantes da questão muitos descendentes nasceram logo depois formando várias famílias.

Na foto O Escritor Valdir Nogueira , O Genealogista Nivaldo Carvalho, O Advogado Denis Carvalho e O Historiador Giovane Macário, segurando o documento original pertencente Antônio Mendes de Sá.

Acervo: Giovane Gomes.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100075011314548

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" FIGURAS DO CANGAÇO " ( 11 )

 Por Helton Araújo

SERROTE : Um cabra complicado até para outros cangaceiros.

Seu nome era José Maria de Oliveira sua alcunha Serrote e teria nascido em algum local na Paraíba. Era conhecido por já ter praticado diversos crimes, entre estes assassinatos. Sempre agindo com requintada malvadeza na região do interior do Estado onde nasceu. Ele foi descrito pelos jornais da época como tendo “estatura regular, preto, cabelos carapinhos, olhos grandes, nariz chato, orelhas grandes, pés e mãos pequenas, dentadura perfeita”.

Serrote foi também o acusado de ter estuprado a prostituta Amélia Mendes da Silva com requintes de crueldade e selvageria. Serrote seria morto ao tentar atacar novamente a bela prostituta, tento um punhal cravado no peito.

Fonte e Foto : Via ROSTAND MEDEIROS no blog Tok de História.

Edição Acervo Digital : Helton Araújo.

Deixo claro que as fotos não me pertencem, apenas a edição para o acervo digital.

Conheça mais sobre o cangaço, temos diversos vídeos em nossa playlist. Acesse e viaje no tempo.

Segue o link do canal abaixo 👇

https://youtube.com/channel/UComO7XvqNE-sKIBUgGMx4GQ

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=185387053971671&set=gm.620618999725592&idorvanity=414354543685373

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

" FIGURAS DO CANGAÇO " ( 12 )

 Por Helton Araújo

CASCAVEL : João Alves Costa, para os íntimos Cascavel, desde o dia em que uma cobra Jararaca o mordeu e morreu quando ele ainda era rapaz de 17 anos, em Brejo da Cruz na Paraíba.

" Seu menino, hoje tô velho e acabado, com 97 anos, nem sou capaz de dar um pulo de lado, nem nada. Fui cangaceiro do bando de Antônio Silvino, corri por esse Nordeste todinho, e que me " alembre ", matar uns três ou quatro, de gosto, mas num conto quantos passaram na frente da minha espingarda nos tiroteios, nem quantos se deitaram por cima da minha faca nas brigas...

Não consegui informações sobre a morte do senhor João, o ex cangaceiro Cascavel, quem tiver informações deixe nos comentários.

Fonte principal : Fontes e Fatos / Via Ivanildo Silveira

Edição Acervo Digital : Helton Araújo

Deixo claro que as fotos não são minhas apenas a edição para o Acervo Digital.

Agradecimentos : Guilherme Velame Wenzinger

E aí conheciam esse cangaceiro ? Comente aí, e também nos diga se está gostando do quadro " Figuras do Cangaço "....

Para conhecer nosso canal basta clicar no link abaixo.

https://youtube.com/channel/UComO7XvqNE-sKIBUgGMx4GQ

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2013688345506766&notif_id=1664543386248690&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com