Seguidores

terça-feira, 13 de agosto de 2019

MESTRE AMAURY, RODEADO DO CARINHO DE SUA FAMÍLIA NO DIA DOS PAIS.


Dia dos pais. A gratidão pela vida, pelos cuidados e pela educação, no sentido mais amplo. Orgulho de ter um pai assim, tão cheio de conhecimento e responsável por uma narrativa histórica significativa. 

Todo o reconhecimento ainda é pouco!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

REVISTA "REGIÃO" DE CRATO/CE.

A vingança do Tenente Antônio 

Reportagem de Osvaldo Alves
Jornalista Osvaldo Alves de Souza
Dizendo chamar-se legitimamente Antônio Manuel Filho, o tenente Antônio de Amélia, famoso por haver vingado a morte de um sócio, matando três cabras de Lampião, recebeu o repórter na sua Fazenda Piau, a cinco quilômetros da cidade de Ouricuri. Naquela visita fizemo-nos acompanhar do Dr. Edilton Luna, Promotor de Justiça de Bodocó e do jornalista Francisco Rocha, correspondente de "Região" no estado de Pernambuco.

A historia do tenente Antônio é longa e cheia de lances perigosos. Nascido em Alagoas, na cidade de Mata Grande, AL pertenceu a Policia pernambucana, na época de Lampião. Hoje é tranquilo fazendeiro em Ouricuri, somente molestado pela insistente curiosidade de algum repórter da revista Região, pois fomos os únicos, até agora, a localizar, no seu retiro, o valente oficial reformado da Policia pernambucana, muitos anos depois de sua arriscada aventura.

Trajando calça escura e camisa branca, óculos de grau a ponta do nariz, foi assim que encontramos Antônio de Amélia no alpendre da Casa Grande da Fazenda Piau. Inicialmente meio arredio, mas logo se derramou em cordialidade e falou com toda franqueza contando sua historia, suas proezas, suas aventuras, finalmente o desfecho com a morte de quatro elementos do grupo de Lampião. Foi bate-papo longo, aqui e acolá entremeado de risos do nosso entrevistado, quando recordava um episódio cômico ocorrido em meio a mais terrível expectativa, nas horas de maior perigo.

Corisco sangra Mizael e desfecha-lhe dois tiros na cabeça.

Primeiro veio a noticia: mataram Antônio Mizael. Corisco - Conta-nos o Tenente Antônio - Tocaiou o meu sócio Mizael. Ele tinha uma propriedade - O sitio Catinga. Deu feira em Inhapi, e depois foi empreitar umas terras para plantação de feijão.

Em lá chegando deparou com Corisco, cabra do grupo de Lampião. Com a ajuda de outros três bandidos Corisco amarrou o meu sócio, em seguida sangraram-no e depois deu dois tiros na cabeça. Recebi telegrama em Caruaru comunicando o fato.

Meio tonto com a noticia fui a Inhapi e comuniquei ao Prefeito Antônio Mota que iria fazer uma tragédia com a morte de Mizael. Só Deus evitaria de matar um dos cangaceiros. Mizael será vingado, custe o que custar. E preparei o plano.

Familiares do Tenente eram amigos de Lampião. 

Após um cafezinho servido as visitas, Antônio de Amélia prossegue no seu relato: "Estando, certo dia, em uma firma comercial, em Inhapi, em companhia do meu amigo corretor Pedro Paulo, expliquei para ele o meu desgosto por ter sabido da grande amizade de pessoas de minha família com Lampião e seus cangaceiros. Sendo eu da família, prefiro ir embora a ver acontecer alguma coisa desagradável com eles. A uma perguntas de Antônio Paulo, que o maior relacionamento de Lampião era com o meu parente Sebastião. Soube até que ele tem um rifle do bandido para consertar, além de um cantil que eles mandaram fazer de zinco e tem ainda umas cartucheiras enfeitadas de metal, também para conserto.

 O encontro com Sebastião

Sem mencionar o sobrenome de Sebastião, Antônio de Amélia conta as providências tomadas na articulação de seu plano para vingar a morte do sócio Mizael. Protestando, de inicio, suas ligações com o grupo de Lampião, Sebastião findou concordando com Antônio de Amélia. No momento travou-se este dialogo, entre os dois:
- Sebastião, vamos liquidar esses cabras?
- Não, porque ninguém pode. Eles são muito desconfiados e valentes como cobras venenosas.
- Confie no meu plano. Garanto que dará certo.
- Estou até esperando por alguns deles, para entregar umas encomendas.
 A longa espera 

Atendendo a uma sugestão de Sebastião, Antônio de Amélia conta que, em companhia de pessoa indicada por Sebastião, se dirigiu para o local não muito distante do sitio onde o seu parente teria encontro com os cabras de Virgolino. Ali aguardaria as noticias de Sebastião ou a ordem para se apresentar na casa onde estavam os bandidos. Antônio de Amélia conta que, durante oito horas, escondido no mato, ficou a espera de Sebastião, que só apareceu as dez da noite, esclarecendo que teve que realizar algumas compras em Inhapi e, de volta, demorou numa festinha de casamento.

- Pensei - disse Antônio de Amélia - que você tivesse denunciado o plano e nós é que iriamos morrer: A seguir Sebastião meio pessimista quanto ao bom resultado do plano do seu parente:

- Não vai dar jeito para vocês, apesar de Lampião não ter vindo com os cabras que já estão aqui. Quem veio comandando os cangaceiros foi Luiz Pedro, agora, tem muita gente. Estão distante daqui, uma légua.

Fingiram haver morto um soldado para gozar da confiança dos cangaceiros. 

Distante uma légua do sitio onde se encontravam Antônio de Amélia, seu primo Sebastião e Antônio Tiago, compadre do primeiro e amigo para enfrentar as mais difíceis situações, estava acampado um dos grupos do famoso bandoleiro do Pajeú. Foi neste local, conta Antônio de Amélia, que Sebastião, conhecido do grupo, pois para eles trabalhava em serviço de consertos de armas, costura de embornais e outras atividades de sua profissão, apresentou-me a mim e ao compadre Antônio Tiago: - Aqui é gente minha - esclareceu na hora da apresentação, adiantando: - Eles mataram um soldado e estão refugiados na Casa de João Aires. A policia os anda perseguindo, embora não saiba onde eles se encontram.

A historia da "morte" do soldado, ardilosamente criada por Antônio de Amélia, foi o bastante para que os estranhos passassem a gozar da simpatia e confiança do grupo. Para eles, cabras de Lampião era herói quem assassinasse um soldado e duas vezes herói quem matasse um oficial.

Integrados ao grupo, Antônio e seus companheiros passaram a dar os últimos retoques no plano. Pelo menos já haviam conseguido penetrar no bando, o que muito facilitaria a execução de tudo quanto imaginaram perpetrar para vingar a morte do sócio Mizael. Naquele mesmo dia, a sombra das árvores, comeram, beberam e dançaram, homem com homem.

Antônio de Amélia é o 4º à direita.

Interessante observação nos fez o Tenente Antônio de Amélia, a nos explicasse que mesmo sendo em pequeno grupo, os cabras de Lampião jamais dormiram todos agrupados num mesmo local. Na hora de dormir se espalhavam a fim de garantir uma reação no caso de serem surpreendidos por uma visita desagradável dos volantes policiais.

Encontro com Lampião. 

Reunidos ao grupo chefiado por Luiz Pedro, prossegue Antônio de Amélia na sua narração - Fomos a Fazenda de Pedro Ferreira, um amigo de Lampião.

Ali recebidos com muito queijo e carne seca de bode. Neste local os cabras demoraram pouco tempo. Daí seguiram ao encontro do chefe. A apresentação da mais nova aquisição do bando foi feita por Luiz Pedro.

- É gente de Sebastião - explicou o apresentador sob o olhar meio desconfiado de Lampião. Dada a grande confiança que gozava Sebastião junto a Lampião e seus cabras, os visitantes logo puderam ficar a vontade.

Grupo se divide para confundir as volantes 

Contou-nos Antônio de Amélia: Todos os elementos do grupo estavam reunidos. Lampião, tendo ao seu lado a companheira inseparável Maria Bonita, começou a distribuir ordens. Precisava demorar, por muito tempo, naquele acampamento, para repouso, depois de longas caminhadas e reiterados encontros com as volantes policiais e de ataques a indefesas cidades nordestinas. Chamando Suspeita, um dos seus fiéis comandados, ordenou que fosse a cidade de Mata Grande. E prosseguiu o Rei do cangaço:
- Receba umas encomendas de Sebastião e depois, da Mata Grande mate Alfredo Curim, Zé Horácio da Ipueira e faça 6 ou 7 mortes na família dos Bentos que é para ficarmos aqui despreocupados. De lá viaje para onde quiser, que passe fora uns 15 dias a um mês. 

Alegando Suspeita, que os cangaceiros do seu grupo precisavam arrumar certas coisas, Lampião autorizou que retirasse elementos de outros grupos. Foi aí que Fortaleza, que era do grupo de Luiz Pedro, Medalha, que sempre acompanhava o chefe, e Limoeiro, que pertencia a outro, passaram a compor o pessoal de Suspeita para o cumprimento daquelas ordens. Ao mesmo grupo nos incorporamos. Isto é, eu, Sebastião e Antônio Tiago. Mais tarde, quando estávamos de passagem pelo município de Santana, Zeca, irmão de Sebastião e Alfredo, seu primo, se reuniram a nós, após as necessárias apresentações.

Em diferentes direções outros grupos saíram.

Seguindo as ordens do capitão Virgolino, diversos grupos seguiram em diferentes direções, com o mesmo objetivo de desviar a atenção das volantes e facilitar a permanência de Lampião, naquele local: Um deles, disse-nos Antônio de Amélia, se dirigiu a Matinha de Agua Branca, terra da famosa baronesa, cujas joias foram roubadas por Lampião, no inicio de sua carreira.

Cangaceiros deram para desconfiar.

Acampados no meio da mata, Suspeita e sua gente aproveitaram a presença de Zeca, primo de Sebastião, que era bom rabequista, para, ao lado de uma fogueira, dançarem e beberem durante toda a noite.

Antônio de Amélia prossegue na sua narração: Aproveitando os cabras entretidos na dança, chamei Sebastião e disse para ele: vamos ter um pouquinho de cuidado com os cabras. Parece que eles estão um pouquinho desconfiados. Chamei depois o meu compadre Antônio Tiago e combinamos: 
- O primeiro tiro será dado por mim em "Fortaleza". Compadre Antônio cuida de "Limoeiro" e Sebastião de "Suspeita".
Aguardaremos, com cuidado a melhor oportunidade. Neste momento pude observar que Suspeita e Fortaleza se isolaram do grupo e, todos equipados, se dirigiam a um riacho nas proximidades do lugar de nosso acampamento.

Foi aí que Sebastião se dirigiu até o local onde os dois se achavam e perguntou:
- O que está havendo com você, Suspeita, que está triste e capiongo? 
Ao que Suspeita exclamou:
- Nada não, companheiro. Quem anda nessa vida precisa ter todo cuidado. Precisa confiar desconfiando. 
Sebastião retrucou:
- Então está desconfiando de mim que tudo tenho feito por vocês e gosto de você e do Capitão? Neste caso não mande mais me chamar para coisa nenhuma. E saiu para perto da fogueira. 
Diante da reação de Sebastião tudo voltou ao normal no acampamento, mesmo porque advertir, - disse Antônio de Amélia - para cessar a dança e o barulho da rabeca, pois dada a pequena distancia daquele local para a estrada, poderiam ser surpreendidos por alguma volante.

A PRAÇA É NOSSA

Clerisvaldo B. Chagas, 13 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.161.

 Pelos registros fotográficos encontrados, temos na década de 20, uma Igreja Matriz reformada em 1900. O terreno defronte, amplo e de terra nua. Parecia local de feira livre semanal, abandonado nos outros dias, apesar do florescente comércio entre final de vila e início de cidade. Nessa década, 1920, Santana do Ipanema somente possuía uma minúscula praça, onde hoje é o Largo Senador Enéas e tinha o nome de Praça da Independência. Portanto, apesar do prestígio da Igreja, o terreno defronte continuava bruto e pelado. Somente no início da década de 30, Santana do Ipanema ganhou a sua grande e segunda praça. Ocupando todo o terreno ocioso defronte a Matriz, a praça foi planejada e construída completamente murada em colunas de arte.

CASARÃO DE ESQUINA C/PELO CORONEL (Foto: B. Chagas).
         
          Inaugurada pelo intendente Frederico Rocha, em dia chuvoso, recebeu a denominação de Praça João Pessoa.
          Vamos encontrar o mesmo logradouro em 1960 no seu auge de beleza. É um completo jardim com passarelas de cimento, totalmente sem muradas. Tanque de aguação, flores, árvores frondosas e vigia permanente. Seu título novo era e ainda é, Praça Cel. Manoel Rodrigues da Rocha, uma alusão ao grande empresário falecido em 1920.
          No final do século passado, esse espaço foi transformado radicalmente, porém a mudança nunca agradou nem a gregos nem a troianos. Ainda hoje convivemos com ele. Mas, recentemente o mesmo prefeito que a modificou como moderna, acena com uma demolição e soerguimento de uma obra digna do brilhante Comércio e da Matriz de Senhora Santana.
          A notícia alegrou a todos porque a população quer a praça central como a mais bela e representativa da cidade, muito embora um calçadão último modelo fosse também insubstituível para pedestres. O que acontece, tanto praça quanto calçadão, é que o prefeito Isnaldo Bulhões não pode cometer o mesmo erro. Aguardamos, então, que a obra seja feita e concorra em beleza com a Matriz que é o nosso cartão postal máximo.
          A Cultura também agradecerá se o título permanecer o mesmo com a homenagem a quem fez tanto por Santana vila; bem assim como o Largo Senador Enéas, primeiro professor da nossa terra.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DA VAGA LUA EM MIM

*Rangel Alves da Costa

Eu sempre entristecia ante as folhas secas e mortas sendo levadas ao vento, perante as flores ressequidas no jardim outonal, diante do banco quebrado e triste de uma praça qualquer.
Até entristeço ainda, mas somente quando a dor passar em mim. Muitas vezes, nossos sofrimentos interiores nos fazem perder a sensibilidade perante outras situações. O que nos atormenta por dentro vai fazendo distanciado o olhar perante o mundo lá fora.
Eu sempre entristecia ante as casas velhas com ares de abandonadas, com janelas e portas fechadas, como se nelas um luto fechado e uma melancolia voraz. Passando adiante, eu sempre desejava que alguma janela se abrisse ou que alguma voz fosse ouvida vinda lá de dentro. Mas nada disso acontecia, e então eu entristecia cada vez mais.
Certamente que ainda entristeço quando passo adiante das casas de portas e janelas fechadas, com folhagens muitas sobre as calçadas e feições de adeuses e despedidas. Contudo, o meu passo vai seguindo tão incerto, tão cheio de incertezas, que até imagino também estar de portas e janelas fechadas.
Eu sempre entristecia ante os retratos antigos e amarelados nas paredes, perante baús abertos e cartas de outros idos, diante relíquias de um tempo que era só de saudade. Tudo isso me comovia como se estivesse diante daquilo que eu precisava, porém sem poder, reencontrar.
Ainda entristeço com tudo isso. Contudo, de vez em quando me vejo perante meus próprios retratos antigos, meus velhos baús abertos, minhas relíquias empoeiradas. Tento fazer de conta que nada disso causa dor ou comove, mas não tem jeito. Não se pode fugir daquilo que foi semeado que continua vingando no tempo presente.


Eu sempre entristecia perante a mão de esmola estendida, ante o menino adormecido debaixo da marquise, diante da infância esfarrapada pelas esquinas e da meninice sem esperança alguma de dias melhores. Eu chorava por tudo isso. O meu lenço continua molhado, mas por outros motivos.
A dor e o sofrimento cresceram. Sei que as mãos de esmola estão por todo lugar, sei que os pratos vazios estão por todo lugar, sei que a dor e o sofrimento de velhos, moços e crianças, estão por todo lugar. As infâncias abandonadas, entregues à própria sorte, também estão por todo lugar. O pranto cresceu. O sofrimento também.
Eu sempre entristecia ao me deparar com a velhice solitária, com o passo trôpego da idade, com a ausência dos familiares em momentos de maior precisão. Filhos que abandonam os pais, pais que têm de suportar a aflição do abandono daqueles que um dia tudo fez para um viver com dignidade.
A dor e o sofrimento também cresceram. Tais abandonos se avolumam e espantam cada vez mais. E então fico imaginando como será o meu amanhã. Talvez, e não muito diferente do que eu tenho avistado, a minha velhice também será de solidão e de pouca luz. E, mesmo que algum amparo chegue, sem amor o mesmo frio na alma continuará.
 Sobre coisas assim é que me ponho a imaginar. Divagações, meditações, pensamentos, que vão se amontoando. Imagens de angústias e melancolias, mas nada além do que seja tão presente na vida real, no mundo real. É como se uma lua vagasse sobre mim e sua luz, tão forte e tão brilhante, ainda deixasse na escuridão o que precisaria ser melhor avistado.
Mas nada poderia ser melhor avistado. A luz da lua sempre se divide. O que é possível se avistar ao longe e o que é dolorido avistar por dentro. Dentro da vaga lua que há em mim.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO JURITI E AS CHAMAS DA MORTE.

Por  Cabo Francisco Carlos PMPR-RR

Depois da cruel refrega de Angicos, dizem que alguns cangaceiros feridos em combate, ainda morreram durante a fuga e foram sepultados pelos próprios companheiros em meio às caatingas, outros procuraram a casa de amigos e parentes para se tratar e curar suas lesões até se recuperarem totalmente, e após; seguiam rumo a outros Estados enquanto a maior parte deles se entregava às autoridades locais. Era o princípio do fim da era do cangaço, alguns líderes cangaceiros e asseclas ainda resistiram um bocado de tempo, tal como o bando do alagoano 


Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco ou “Diabo Loiro” que implacavelmente perseguido, foi impiedosamente abatido pela ferrenha volante do intrépido Tenente Zé Rufino, no dia 25 de maio de 1940 em Barra do Mendes no Estado da Bahia, findando de vez a era do cangaço.

Tenente Zé Rufino o homem que mais assassinou cangaceiros

Dentre os poucos cangaceiros que fugiram ileso do combate de Angicos, encontrava-se Manoel Pereira de Azevedo o valente cangaceiro Juriti, baiano de Salgado do Melão que até se entregar às autoridades do lugar, ficou algum tempo foragido perambulando pela região agreste próxima do Rio São Francisco, e quando soube da morte de Corisco, Juriti vendo e sentindo que o cangaço realmente chegava ao fim, conversou e convenceu sua

Maria do cangaceiro Juriti - Esta foto pertence ao acervo do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima - http://www.joaodesousalima.com

companheira Maria, a voltar para junto de seus genitores e demais familiares, e assim da mesma forma, posteriormente a supracitada mulher, também ajudou a convencer Juriti a se entregar ao Capitão Aníbal Soares em Jeremoabo. Então o tal cangaceiro após se render, apresentou-se ao oficial intermediário que em seguida o libertou para que voltasse a viver como um cidadão comum. Juriti já em trajes civis, depois de alguns dias naquela cidade, viajou para Salvador onde trabalhando em uma fábrica, permanecendo na capital por quase um ano, isto até 1941. 

Lampião e o cangaceiro Juriti

Sentimento é coisa que não se discute, coração é terra que ninguém pisa. E foi assim que Juriti traçou seu cruel destino seguindo ao encontro da morte; quando resolveu voltar para o interior no sertão de Sergipe. Juriti estava ansioso para rever alguns amigos de Pedra D’água e também saber notícias de sua antiga companheira a amada Maria, para depois seguir para Salgado do Melão sua terra natal. E viajando sem muitas expectativas, ele chegou até Canindé, o último porto navegável do baixo São Francisco.
             
Nesta cidade morava uma linda viúva chamada Deusdália  Nogueira, uma morena de longos cabelos negros encaracolados, trazia em seus olhos glaucos um olhar penetrante e sedicioso, seus dentes perfeitos apresentavam branquíssimos em sua boca quando esboçava um sorriso meigo e sedutor, seus lábios úmidos e convidativos enfeitavam ainda mais seu rosto trigueiro e encantador, tinha o tórax avantajado nos ombros e seus grandes seios eram rijos como o cerne da braúna;  sua cintura delgada sob seus largos quadris, além de moldar o seu corpo elegante, dava-lhe a forma perfeita do bojo de um violão. Deusdália não tinha filhos, e era filha única de um casal de portugueses, Dona Anália uma excelente costureira e o Sr. Manoel que era comerciante e dono de uma venda de secos e molhados em Canindé do São Francisco. O seu falecido marido era proprietário de um curtume, onde morreu intoxicado em consequência do trabalho.
               
Sargento Deluz

Nesta mesma urbe encontrava-se Amâncio Ferreira da Silva, o 3º Sargento Deluz que exercia a função de delegado e comandante do destacamento da polícia militar local. Deluz era um homem de estatura mediana, moreno de cabelos carapinha, forte e troncudo, mas feio, frio e muito violento, quanto muito se exaltava; sua voz mudava de tom durante a conversa, falava fino ora grosso e era muito perverso, pois além de usar dos métodos mais terríveis para castigar e assassinar os delinquentes que capturava, também procedia da mesma forma com os outros que já se encontravam presos sob a sua custódia. Por isso era muito temido e respeitado naquela região. Deluz era cortejado por muitas mulheres da cidade, por isso então sempre as esnobava, mas havia uma que ele amava veemente e a desejava de tal forma, que faria de tudo e ainda o impossível para tê-la só por um instante em seus braços e gozar as migalhas dos seus carinhos ah!  Mas esta o desprezava de uma forma tão cortês e gentil, que o bronco nem percebia, e ainda lhe enchia de valiosos presentes. O perfume que ele usava tinha uma essência insuportável.
          
Juriti tinha um porte físico perfeito, sua aparência atlética impressionava por demais as mocinhas das cidades e também as caboclinhas dos sertões que se desmanchavam de anelo por ele, sonhando um dia em gozar dos seus afagos. Em comparação a toda esta beleza, Juriti trazia em seu imo, uma terrível alma perversa inclinada a atitudes animalescas e brutais, pois era de praxe levar ao suplício com prazer extremo todos os infelizes que caíam como vítimas em suas mãos, assassinando-os com frieza e requintes de crueldades.
           
Ao chegar a Canindé do São Francisco, foi logo tomar uma cachaça para desembaralhar e clarear as ideias, e assim se dirigiu para a venda do Sr. Mané, e quando lá chegou, despertou logo o interesse de Deusdália que ao atendê-lo se engraçou com ele, começando uma prosa bem animada e a recíproca foi ótima. Juriti falou a ela que iria pousar na casa de um amigo e no outro dia iria para Pedra D’água rever alguns amigos e depois viajaria para Salgado do Melão, onde residiam seus familiares e todo o resto da sua parentalha, Deusdália pediu a Juriti que não partisse sem antes falar com ela. Fazia quatro anos que Deusdália era viúva, e sempre que podia, ela ia com uma amiga se refrescar do calor banhando-se na cachoeira de um córrego dali da redondeza. 

O Sargento Deluz descobrindo o laser das moças, sempre ficava na espreita e quando elas saíam, ele as sondava e as seguia até chegarem à queda d’água, onde escuso entre a vegetação, as observava tomando banho nuas nas águas mornas do riacho, daí então o miliciano não contendo seus impulsos lascivos, se masturbava até atingir o orgasmo.
          
No mesmo dia em que Juriti chegou a Canindé do São Francisco, já avisaram ao Sargento Deluz de sua presença na cidade, mas o miliciano não deu tanta importância ao fato naquele momento, por estar fazendo grande negócio, Deluz era proprietário de terras naquele lugar, pois ele era casado com a filha de um fazendeiro.            
          
Na manhã quente do dia seguinte, Juriti foi procurar Deusdália em seu estabelecimento comercial, e durante a prosa; ela perguntou ao cangaceiro se ele podia acompanhá-la até a um lugar  tranquilo para conversar sobre negócios. E assim foi feito eles partiram a cavalo até a tal cascata, lugar maravilhoso onde Deusdália ia esporadicamente se banhar com a amiga. Deluz logo que soube, armou-se até os dentes e partiu como um cão de caça no encalço deles.
         
Sob a sombra de um frondoso jequitibá, ela estendeu um lençol branco sobre a relva e sentando confortavelmente, pediu a Juriti que fosse até sua cavalgadura e apanhasse no alfoge, uma garrafa de vinho tinto, duas taças de cristal e trouxesse até ela. Ele assim o fez, em seguida abriu e também se sentou, mas bem à frente dela; pois apesar de ser um violento cangaceiro, ele era bem-educado e sabia se portar como um cavalheiro diante a uma dama. Durante a conversa Deusdália propôs a Juriti uma sociedade, para ambos ativarem novamente o curtume que era do seu falecido esposo, ele gostou da ideia e após tomarem algumas taças de vinho, ela o convidou para se banhar na cachoeira. A princípio ele ficou surpreso, mas enfim excitado concordou com a ideia, Juriti virou-se para tirar as roupas, e quando se voltou; viu a linda mulher já totalmente despida, entrar morosamente nas águas da pequena cachoeira, ele assim também fez; porém mantendo-se a uma certa distância. Ela de costas conversava normalmente com ele, enquanto se banhavam, parecia até que ela estava avaliando suas atitudes, mas o homem se mantinha sempre firme, agindo com a mesma postura. Mas enfim ela virou-se e pediu ao cangaceiro que ensaboasse todo o seu corpo nu. Juriti aproximou-se e com suas mãos hábeis na arte das carícias, deslizou suavemente o sabonete pelo corpo esguio da linda mulher, que mostrava a pele morena arrepiada de tanta excitação, e assim aos poucos foram deixando se  envolver nas delícias daquele momento mais sublime, o desejo de amar... Ele a beijava e a apertava com seus braços fortes, como se fosse um jaguar,  capturando uma inofensiva mateira em suas garras mortais, ela retribuía flutuando nas águas abraçando com as pernas sua cintura e com os braços segurando seu pescoço, posição esta que facilitava para que ele a possuísse. E assim prosseguiram, enquanto o sabiá sonoroso gorjeava interpretando a sua doce melodia, Juriti a penetrava delicadamente aos poucos, bem devagarinho para não a machucar, e mesmo assim por mais carinhoso e delicado que ele... Ah! Ela se contorcia toda num misto de dor e prazer, pois desde que ficara viúva até aquele momento não havia conhecido outro homem, era quase uma virgem. Após algum tempo, o cangaceiro sentindo que ela se desmanchava em deleites, na volúpia se satisfez também regando com um jorro de sêmen a mais bela flor do vale do São Francisco. E na tocaia por atrás do tronco da imburana, Deluz arrancava com os dentes lascas de madeira da coronha do seu rifle papo amarelo, vendo tal sena de sexo explícito com a mulher que ele mais desejava na vida. E mesmo assim, apesar do ódio; o graduado conteve sua fúria e não agiu naquele momento, só planejou uma cruel vingança para aquele que amargou ainda mais o seu acrimonioso coração.
           
Juriti e Deusdália muito felizes por terem se acertado em realizar um bom e vantajoso negócio, regressaram à Canindé, ela foi para a casa dela e ele conforme já lhe havia dito, seguiu com destino a Pedra Da água para visitar um amigo, depois voltaria à cidade para ficar em definitivo. Daí o terrível Sargento Deluz que ouviu tudo escondido, voltou a galope para a cidade e chegando na delegacia, ordenou ao cabo Vicente Preto que avisasse o soldado Zé de Firmino e Mamangaba um jagunço velho que era “bate pau da polícia”, e os deixasse de sobreaviso, já com tudo planejado para dar fim na vida do ex-cangaceiro.
               
Juriti posou na residência de Rosalvo Marinho, e de manhã bem cedinho que a corruíra gorjeava em seu ninho sob as telhas de barro da velha casa, Juriti tomava um café quente comendo um delicioso bolo de fubá junto do seu supracitado amigo, contando-lhe empolgado os seus planos futuros naquela cidade. A prosa estava muito boa, quando o Sargento mais seus três comandos que haviam cercado a casa e já se encontravam de arma em punho, surpreende os dois amigos e sorrindo irônico Deluz diz: 

- Mais qui surpresa! Nunca pensei qui Juriti fosse um passo tom manso, tom faci di se garrado. Teje preso cabra! Num quero cangaceiro perto de mim não. 

E sem nada poder fazer, o ex-cangaceiro é amarrado com uma corda de embira diante da mira das armas dos seus oponentes.
        
Revoltado com o ato covarde dos milicianos, Juriti desafia o sargento dizendo: 

- Deluz você é um covardi, eu sei quem você é! Mostre qui é homi e mi sorte, só assim você vai ficá sabendo quem sô eu. Vamu, mi sorte covardi! Você é um covardi! 

Deluz então transporta o pobre infeliz preso e amarrado numa carroça em direção a Canindé, mas depois de cavalgarem quase uma légua e meia, ao passar por um lugar chamado Roça da Velinha, próximo às fazendas Cuiabá, o sargento para sob as sombras de uma frondosa barriguda e ordena aos seus subordinados que ajuntem bastante lenha e as amontoa perto de um rochedo; e depois de construírem um aceiro ao redor, o graduado manda que ateiem fogo na madeira formando uma grande fogueira. Quando as chamas subiam eretas e bem aprumadas em direção ao infinito, que as brasas incandescentes oscilavam abraçando os raios do sol abrasador, bem no exato momento em que as caatingas retrocediam diante ao confronto com calor do fogo infernal, ouve-se um estanho comando: 

- Já ta boa! Ta muito boa! Sacode agora o cabra pra riba do fogo! 

Então o desventurado homem é impiedosamente lançado em meio às labaredas pelas mãos cruéis dos seus algozes, e o fogo impiedoso em pouco tempo transforma em carvão e cinzas o corpo do valente Juriti que morre sem dar um grito sequer. E naquele lugar funesto; além do que restou dos botões da braguilha de sua calça, ficam as marcas macabras daquela fumaça negra, a qual tingiu de preto as rochas que ali permaneceram por muitos e muitos anos, servindo como provas reais de um crime brutal, vindo de um veredicto banal resultante de um pré-julgamento de ódio e vingança. 

Ah! E Deusdália? Coitada! Lamentando mais uma vez a triste sorte, sempre ao passar por aquele local, a pobre viúva deixava uma linda flor banhada em prantos, que murchava aos poucos sobre as pedras aquecidas pelo sol tórrido que sempre castigou o agreste nordestino. E foi assim que se consumou o monstruoso assassinato que pôs fim na vida e nos sonhos de Manoel Pereira de Azevedo, o ex-cangaceiro Juriti do Salgado do Melão, que simplesmente pretendia seguir uma vida pacata e normal se tornando apenas um simples cidadão de bem.
                                                                      
Cabo Francisco Carlos PMPR-RR  “Saudações Militares”

Enviado pelo Cabo Francisco Carlos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O REI DO CANGAÇO: UMA ANÁLISE MARXISTA DO BANDITISMO RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO

Por João Pedro Fracoso

O capitalismo
do coronelismo
jogou num abismo
o nosso Brasil
a fome danada
e o pobre sem nada
soltou a enxada 
e pegou no fuzil (GRÚDI, 2015)


INTRODUÇÃO - EM DEFESA DE UMA ANÁLISE MATERIALISTA

Em 2018, completaram-se 80 anos do famigerado massacre de Angico, que exterminou o Capitão Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, e seu bando de cangaceiros. Os cangaceiros eram sertanejos armados, que andavam em bandos e atuavam saqueando grandes propriedades, vilas e cidades no Nordeste Brasileiro. Foram consagrados no imaginário e na cultura popular brasileira por décadas de literatura de Cordel e por inúmeras produções cinematográficas. Apenas para citar as mais conhecidas, os clássicos “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, do cineasta Glauber Rocha. A morte de Lampião e seu bando representou a decadência do Cangaço, que veio a se encerrar definitivamente em 1940, com a morte de Corisco, “o Diabo Loiro”, e a captura de sua esposa, Dadá.

Em decorrência desta data, o jornal britânico BBC publicou uma matéria sobre a polêmica, ainda existente em Serra Talhada – PE (terra natal de Lampião), sobre a possibilidade da construção de uma estátua de Lampião, que foi posta em votação, o que reascendeu o debate sobre o caráter e as ações do cangaceiro (MENDES, 2018).

Teria sido ele um herói, um “Robin Hood do sertão”, defensor dos fracos e oprimidos, ou um bandido sanguinário, oportunista, que se aliava a coronéis e políticos para massacrar o povo pobre? Mais de 80 anos após sua morte, tal questão ainda não está solucionada para a maior parte dos brasileiros.

O objetivo do presente artigo é promover uma análise marxista desse fenômeno tão contraditório, o Cangaço, abandonando as visões simplistas e buscando uma metodologia de classes para determinar o papel na história que esse movimento exerceu.

Rejeitamos, de antemão, a visão romantizada de Lampião enquanto um “Robin Hood do sertão” e um defensor dos pobres. Afinal, “para os componentes do bando, o cangaço é modalidade de ganhar a vida” (FACÓ, 1963), ou como afirmou Lampião, é um negócio bem-sucedido (LAMPIÃO APUD ALBUQUERQUE, 2011). Sendo o Cangaço um modo de vida, ou uma espécie de profissão, não faz o menor sentido pensar em um Lampião distribuidor de riquezas. Os cangaceiros acumulavam fortuna própria pois era o seu meio de vida, e não repartiam a mesma com ninguém (e se repartiam, era geralmente com coiteiros e demais simpatizantes do Cangaço).

Também é incorreto limitar os bandos de cangaceiros a meras expressões de banditismo, resultantes do desequilíbrio social que permeia o Nordeste. Existe neles um fator profundamente revoltoso (e porque não protorrevolucionário?), presente em boa parte das expressões de Banditismo Rural/Social (como veremos posteriormente). Mesmo historiadores que rejeitam a análise marxista, como Frederico Pernambucano de Mello, reconhecem a complexidade do Cangaço em relação a outras formas de banditismo, o classificando muito mais como uma insurgência cultural, do que como um “desvio de personalidade ou expressão de psicopatia” (MELLO, 2010).

Refutando assim, as principais análises simplistas sobre o fenômeno do Cangaço, vamos para a análise marxista sobre o assunto. E como produzir essa análise?

Para tal, devemos analisar todas as contradições intrínsecas a realidade na qual o Cangaço estava inserido. Citando o filósofo e teórico marxista Vladimir Lênin, sobre o conceito de contradição e o papel da mesma no método dialético:

Identidade dos contrários significa o reconhecimento ou a revelação das tendências contrarias, que se excluem reciprocamente, em todos os fenômenos e processos da natureza (na qual cumpre incluir também o espírito e a sociedade). Para se conceber amplamente todos os processos do mundo em sua "auto dinâmica", em seu desenvolvimento espontâneo, em sua verdadeira vida, é necessário conhecê-los como um todo constituído de contrários. A evolução é uma "luta" de princípios antagônicos. Há duas maneiras de conceber a evolução (digamos, duas possibilidades, ou, então, dois aspectos dados pela história): a evolução como redução, o acréscimo como repetição; ou, então, essa mesma evolução como unidade de contrários (desdobramento do um em princípios que se excluem e relações entre esses princípios antagônicos). (LÊNIN, 1915)

Citando ainda Mao Zedong:

Toda a forma de movimento contém em si as suas próprias contradições específicas, as quais constituem aquela essência específica que diferencia um fenómeno dos outros. É essa a causa interna, a base, da diversidade infinita dos fenómenos no mundo. Existe na Natureza uma imensidade de formas de movimento: o movimento mecânico, o som, a luz, o calor, a eletricidade, a dissociação, a combinação, etc. Todas essas formas de movimento da matéria estão em interdependência, mas distinguem-se umas das outras na essência. A essência específica de cada forma de movimento é determinada pelas suas próprias contradições específicas. É assim não apenas para a Natureza, mas também para os fenómenos da sociedade e do pensamento. Cada forma social, cada forma de pensamento, contém as suas contradições específicas e possui a sua essência específica. (ZEDONG, 1937)

Sendo a contradição, portanto, o motor básico de todo fenômeno (seja natural ou social), se faz necessário que toda tentativa de análise do Cangaço (ou de qualquer outro movimento), parta da identificação das contradições que determinaram o surgimento do mesmo. Sendo assim, quais eram as contradições da sociedade nordestina que levaram um sertanejo pobre a virar um cangaceiro?

PORQUE OS CANGACEIROS ERAM... CANGACEIROS?

O Cangaço surge, em maior escala e em franca ascendência, no final do século XIX. Existem registros de vários cangaceiros anteriores a esse período, remetidos até de tempos coloniais. Entretanto, é nessa época onde há o maior surto dos bandos, junto com os Fanáticos (líderes religiosos que ajuntavam milhares de camponeses em defesa da terra, como Antônio Conselheiro, por exemplo).

Como se sabe, ao passo que no Sul a ocupação foi tardia, o que garantiu uma maior formação de minifúndios (ainda que mantendo o coronelismo, vide a Guerra do Contestado), o Nordeste foi colonizado ao molde dos feudos portugueses, mantendo uma profunda desigualdade social e uma economia semifeudal. Tal situação foi mantida dentro das capitanias hereditárias, passando pelos latifúndios coronelistas, que existem até hoje. Citando Moniz Bandeira:

Os direitos senhoriais e certas relações feudais de produção, que perduravam em Portugal, estenderam-se, ainda que com características pobres e indefinidas, ao Brasil, onde a colonização, determinada pelo mercantilismo e revestida de caráter militar, não se efetuou de modo idêntico e uniforme em todas as regiões. O próprio Jacob Gorender, em sua obra O Escravismo Colonial, reconheceu que “os moldes jurídicos da apropriação da terra no Brasil-colônia teriam de proceder do direito português da época, correspondente a certo estágio da evolução do feudalismo”, ainda que não se confundissem com o regime territorial em si mesmo, pois este devia obedecer às exigências do modo de produção estabelecido na colônia[49]. Nessa e em outras passagens de sua obra, Gorender não negou nem podia negar a existência de elementos feudais na colonização do Brasil. Os portugueses não recomeçaram ali a história e não podiam deixar de transplantar certas instituições feudais ainda existentes em Portugal, em seu sistema tanto econômico como, principalmente, jurídico e político, evidenciado pela existência do beneficium, dos privilégios da nobreza e de alguns costumes e instituições, tais como, entre outros, o morgadio, o direito da primogenitura, a vassalagem e os deveres de fidelidade (fealty) ao soberano. (BANDEIRA, 2005)

Além da enorme concentração de terras, o Nordeste era assolado por um mau que outras regiões brasileiras não sofrem em demasia: as secas. Tendo como bioma a caatinga, no qual as chuvas são escassas, não raro se vê migrações em massa para o Norte (à época relativamente estável, com o surto da borracha) ou para o Sudeste/Sul.

Dentro de todo esse contexto, há uma severa disputa entre a genuína burguesia nacional e os coronéis latifundiários. Após a abolição da escravatura, o fim do Império, (que garantia de forma irrestrita o poder dos coronéis, vide a Lei de Terras, aprovada pelo Imperador Dom Pedro II) e a proclamação da República, iniciou-se uma das primeiras (a segunda depois de Mauá, para ser exato) tentativas dos industriais brasileiros de consolidarem sua Revolução Burguesa. Essa tentativa foi representada pelo governo relativamente nacionalista de Floriano Peixoto (apesar das contradições conhecidas), que, entretanto, não se consolidou. A burguesia nacional não foi capaz (devido as dinâmicas do capital internacional) de submeter os coronéis as suas exigências, e teve de então ceder a um pacto conciliatório com os mesmos. Citando Facó:

Com a derrubada da Monarquia, em 1889, na República partilhavam do poder do Estado os latifundiários e a burguesia, ambos se temendo mutuamente. Os primeiros, depois de perderem a escravaria, receavam perder os feudos; os segundos, sonhando com empreendimentos industriais, ferroviários, modernização da agricultura, necessitavam de braços livres, mas temiam liquidar o regime latifundiário. [...] Encontrava pela frente a barreira do latifúndio a nova tentativa da burguesia brasileira (a segunda, pela sua importância, depois de Mauá) de tom ar impulso e lançar-se a empreendimentos tipicamente burgueses, resumidos no "encilhamento", geralmente encarado, de maneira errônea, como simples especulação. Ocorria precisamente que a débil e retardatária burguesia brasileira, premida de um lado pelos empréstimos da Inglaterra e, de outro, pelo latifúndio semifeudal que não se atrevera a derrocar, via-se condenada à impotência. Mais uma vez predominava, vitorioso, o latifúndio, esmagando toda veleidade de radicalismo burguês. Que restaria, senão a "renúncia" aos ideais "republicanos históricos", e como resultado inevitável o compromisso aberto com os restos feudais? "O País varrera de si os dogmas franceses... Submerge a República teórica, que não fora exequível, e se impõe a República que podemos ter" — reconhece um historiador objetivo, sem dar, no entanto, o nome aos bois¹. Deve- se acrescentar que essa "República que podemos ter" era a do compromisso feudal-burguês, com evidente predominância dos latifundiários, depois de Floriano Peixoto — a última tentativa séria e malograda para levar avante as mais radicais aspirações burguesas. Este fracasso custaria caro ao povo. (FACÓ, 1963)

Temos, portanto, a contradição que falamos anteriormente. Em um contexto no qual a terra está concentrada na mão de poucas pessoas, ao passo que a maior de sertanejos passa fome, a contradição entre o latifúndio e o campesinato é inevitável. Somando isso a todos os outros fatores naturais e, voila, a fórmula para o caos: assim nasce o Bandido.
O BANDIDO SOCIAL

O Bandido que tratamos aqui, é claro, não é o criminoso comum ou urbano. Falamos aqui do Bandido-rebelde, ou como denominou o historiador Eric Hobsbawm, um Bandido Social. Não se trata de um mero lumpem, mas sim de um revoltoso, um rebelde primitivo, que está disposto a mudar sua situação de algum modo, mas não é um revolucionário, não sabe como alterar sua realidade e não tem consciência política para tal. Dessa forma, atua dentro do Banditismo, cometendo assaltos, vinganças e afins. É um sujeito visto pelo seu povo, horas como herói, devido a sua bondade, horas como vilão, devido a sua crueldade. O Bandido Social surge em contextos como o já citado: realidades semifeudais, nas quais a população está sob o jugo de coronéis, e não tem outras formas de se defender que não por meio do Banditismo. Citando Hobsbawm:

O ponto básico a respeito dos bandidos sociais é que são proscritos rurais, encarados como criminosos pelo senhor e pelo Estado, mas que continuam a fazer parte da sociedade camponesa, e são considerados por sua gente como heróis, como campeões, vingadores, paladinos da Justiça, talvez até mesmo como líderes da libertação e, sempre, como homens a serem admirados, ajudados e apoiados. É essa ligação entre o camponês comum e o rebelde, o proscrito e o ladrão que torna o banditismo social interessante e significativo. Além disso, ela o distingue de dois outros tipos de crime rural: as atividades de grupos originários do "submundo" profissional ou de meros pilhadores ("ladrões comuns") e das comunidades para as quais o roubo faz parte da vida normal, como, por exemplo, os beduínos. [...] O banditismo social dessa espécie é um dos fenômenos sociais mais universais da História [...] Do ponto de vista social, parece ocorrer em todos os tipos de sociedade humana que se situam entre a fase evolucionária da organização tribal e de clã, e a moderna sociedade capitalista e industrial, incluindo porém as fases da sociedade consanguínea em desintegração e a transição para o capitalismo agrário. (HOBSBAWM, 1969)

Desse ponto de vista, o cangaceiro nada mais é que um Bandido Social, um sertanejo revoltado com sua situação, que não viu outra saída senão recorrer as armas e encarar um modo de vida insurgente. Questionando o interlocutor sobre o caráter do cangaceiro e do fanático, sendo apenas exemplos de criminalidade comum, responde Facó:

Evidentemente, não. Constituiriam, se assim fosse, uma percentagem de criminosos de todo anormal, desconhecida em qualquer país, em qualquer época histórica. Eram muito mais frutos do nosso atraso econômico do que eles próprios retardatários. Hoje, compreendemos e sentimos que eles eram uma componente natural do nosso processo evolutivo, a denúncia do nosso próprio retardamento nacional, o protesto contra uma ordem de coisas ultrapassadas e que deveria desaparecer. (FACÓ, 1963)

Nesse sentido, é possível resumir o cangaceiro nessa sentença:

Euclides da Cunha já compreendera que o homem do sertão [...] está em função direta da terra"¹. Se a terra é para ele inacessível, ou quando possui uma nesga de chão vê-se atenazado pelo domínio do latifúndio oceânico, devorador de todas as suas energias, monopolizador de todos os privilégios, ditador das piores torpezas, que fazer, senão revoltar-se? Pega em armas, sem objetivos claros, sem rumos certos, apenas para sobreviver no meio que é o seu. (FACÓ, 1963)

CONTRADIÇÕES EVIDENTES E ALGUMAS CRÍTICAS

Isso não quer dizer, obviamente, que o cangaceiro era isento de contradições. Assim como todos os demais Bandidos Sociais verificados mundo afora, o Cangaço era extremamente heterogêneo, e as supostas “motivações” para se participar dele eram enormes. Isso ocorre devido isolacionismo cultural e ideológico inerente à condição semifeudal. Se sabe, por exemplo, que há distintas formas de atuação de um cangaceiro, e, consequentemente, seu respaldo popular é alterado. Antônio Silvino e Jesuíno Brilhante, por exemplo, são lembrados por suas boas ações, ao passo que Rio Preto e Zé Baiano, pela sua crueldade, destinada inclusive contra a população pobre (HOBSBAWM, 1969). O cangaceiro, portanto, engloba todas as facetas do Bandido Social, desde o vingativo e cruel, até o bondoso e generoso.

A figura de Lampião é um tanto conciliatória e ainda mais contraditória: ainda que não seja lembrado pelos cangaceiros que viveram ao seu lado pela sua crueldade (MELLO, 2010), é sabido que diversas vezes adotou posturas conciliatórias com coronéis: acordos para coitos, alianças estratégicas e etc. Citando um artigo de José Ferreira Júnior:

Ademais, também deve-se chamar a atenção para a rede de informantes e protetores construídas por Lampião, à qual se convencionou chamar coiteiros, composta por sertanejos paupérrimos, militares (que, em tese, deveriam estar em lado contrários) e, principalmente, fazendeiros latifundiários, conforme relato na dissertação “A apropriação da memória lampiônica como elemento de construção da identidade de Serra Talhada – PE” (2010). (JÚNIOR, 2016)

O mesmo vale para as já mencionadas justificativas do cangaceiro. Por exemplo, o sertanejo geralmente adentrava nessa vida por motivos vingativos. Vejamos os casos de Lampião e Antônio Silvino:

O exemplar mais famoso entre os cangaceiros é Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, descendente de uma morigerada família de pequenos criadores e cultivadores do município de Serra Talhada, Estado de Pernambuco. A exemplo do que aconteceu com o Conselheiro, com Antônio Silvino e tantos outros, famílias poderosas locais, os Nogueiras e Saturninos, perseguem a sua família. Um dia, matam-lhe uma cabra. Os irmãos Ferreira vingam-se, assassinando um desafeto. Para escapar às malhas de uma justiça que será contra eles, fogem para o Estado vizinho de Alagoas. Aí mesmo, em 1918 ou 1919 o velho Ferreira é assassinado a mando das mesmas famílias que já o haviam perseguido em Pernambuco. Os filhos, Virgulino, Antônio, Ezequiel e Livino, — que morreriam todos em combate com a polícia — ingressaram no cangaço, juntando-se Virgulino ao bando de Sebastião Pereira, Sinhô, então, dos cangaceiros mais famosos do Nordeste. Seu objetivo confesso é vingar a morte do pai. (FACÓ, 1963)

Entretanto, como se sabe atualmente, Lampião já havia entrado no Cangaço antes da morte de seu pai (ainda que com o objetivo explícito de retalhar Saturninos) e nem sequer se vingou, visto que os responsáveis viveram ainda longos anos (JÚNIOR, 2016). Por conta disso, vários autores acusam a análise de Hobsbawm e Facó (que estamos seguindo) de ser uma distribuição de marxismo simplificado (MELLO, 2011), de ignorar os fatores oportunistas, culturais e até éticos do Cangaço (as motivações que havíamos citado). Citando mais uma vez Júnior:

Essa concepção proto-revolucionária cangaceira tem registro no livro “Cangaceiros e Fanáticos”, de autoria de Ruy Facó, um jornalista, advogado e militante do Partido Comunista [...] Mas, essa concepção, foi combatida em “Os Cangaceiros”, de Luis Bernardo Pericás. Apoiava-se a ideia de Ruy Facó em uma leitura equivocada do movimento cangaceiro feito, à época, por militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que, na opinião de Pericás, despossuídos eram de preparo teórico sistemático e orgânico, além de pouco conhecimento da formação histórica, econômica e social da nação.[...] Também em seu “Guerreiros do Sol” (2004), Frederico Pernambucano de Melo, promove explicação à não consecução da vingança lampiônica: a manutenção de um escudo ético, que lhe viabilizasse a continuidade de sua estada no cangaço. Matar os dois desafetos implicaria ter que deixar o cangaço, uma vez que se concluiria seu objetivo de estar nas fileiras cangaceiras. Não matá-los, porém, gerava justificativa para a permanência na vida cangaceira. (JÚNIOR, 2016)

Não temos pretensão nesse artigo, de criticar outras visões sociológicas do Cangaço, ainda mais de historiadores tão brilhantes como Frederico Pernambucano de Mello ou Luiz Bernardo Pericás (que apesar de discordarmos de suas análises, são sem dúvida duas das maiores autoridades sobre o assunto). Devemos apontar, entretanto, que apesar das críticas, Facó já respondia essas questões em sua obra. Ainda sobre a motivação vingativa de Lampião, Facó sentencia que “este motivo aparente, no entanto, tem a função de gota de água que faz transbordar o copo.” (FACÓ, 1963).

Não se nega, portanto, que Lampião arrumou uma justificativa para adentrar o Cangaço. A vingança completa, certamente, iria tirar tal “escudo ético”. Também não se nega inúmeros outros fatores (leia-se contradições) apontados para o surgimento do Cangaço: o apelo a “macheza e a honra” (que explica o cangaceiro vingativo), a tradição cultural de insurgência contra costumes coloniais, e etc. Isso, entretanto, não refuta a análise que estamos seguindo. O ponto é: a contradição principal era indubitavelmente o monopólio da terra, o latifúndio, e isso condicionou as outras demais. Mesmo que Lampião tenha abandonado e oportunizado as motivações vingativas para justificar sua permanência no Cangaço, isso ainda é entendível: o Cangaço era um meio de vida, o único para um sertanejo pobre que nada tinha senão armas, e um sentimento de revolta contra a situação que lhe era imposta. Sair desse meio significaria a derrocada de Lampião, e por isso permaneceu. Todas as outras contradições não podem ser descartadas, mas ainda são submetidas a esta principal.

E justamente essas contradições da vida cangaceira, que levaram a certas posturas conciliatórias, que jamais foram desconhecidas por Facó e pelos marxistas (acusados de “ignorar tais fatos”). Fatos que, no entanto, não devem ser generalizados. Os assaltos a grandes propriedades sempre foram a preferência de ataques dos cangaceiros, inclusive de Lampião. As diversas alianças com os senhores de terra, muitas das vezes, eram feitas como forma de pressionar o fazendeiro a ceder concessões ao bando. Citando novamente Facó:

Desde o início de suas atividades, o grupo ataca de preferência grandes propriedades, aquelas onde sabe que poderá obter melhores proventos. Quando o coronel não mora na fazenda e é, por exemplo, um comerciante na cidade guarnecida onde Lampião não pode penetrar, reclama este sua presença, para conversarem sobre dinheiro. Exige-lhe então o cangaceiro determinada quantia, mediante a condição, muitas vezes expressa em cartas, das quais se conhecem vários exemplares, de que sua propriedade será poupada e nada sofrerá, mesmo por parte de "outros cangaceiros". A carta, um simples bilhete, é uma espécie de salvo-conduto para o fazendeiro. Em geral, o coronel atendia-o, pois sabia antecipadamente que, do contrário, sua propriedade ficaria visada pelos cangaceiros e poderia ser depredada. Outras vezes, Lampião exigia abrigo inviolável em fazendas estrategicamente situadas. Estas se tornavam então seu pouso habitual, lugar onde se ocultava e onde descansava semanas ou meses, para refazer as forças das longas caminhadas pelos sertões, desde o Ceará até a Bahia. A fazenda-coito é também, algumas vezes, o quartel-general do bando, o lugar onde ele se reabastece de armas e munições compradas por intermédio do fazendeiro — coiteiro — ou de seus empregados. É sabido que Lampião foi sempre otimamente provido de material bélico, inclusive fuzis, privativos das forças armadas. É sabido também que em Juazeiro, em 1926, os chefes locais lhe forneceram abundante armamento para combater a Coluna Prestes. Mas não era só esta a origem das armas modernas conseguidas pelos cangaceiros. Eles as compravam normalmente não só através dos fazendeiros amigos, dos coiteiros, como de alguns de seus perseguidores. Numa entrevista que manteve Lampião com um dos grandes fazendeiros de Alagoas, coronel Joaquim Resende, de Pão de Açúcar, disse-lhe o chefe cangaceiro que, quanto às forças estaduais que o perseguiam, ele "se arranjava a seu gosto", "fazendo nessa ocasião graves acusações a vários oficiais que andavam em sua perseguição" [...] Em todos estes casos temos um a característica fundamental comum: necessidade de ocupar um a determinada, área de terra. Isto, por si só, já é motivo de profundas inquietações por parte dos grandes proprietários, porque, no mínimo, seria exemplo perigoso a propagar-se, caso subsistisse. (FACÓ, 1963)

Vemos, portanto, que ao contrário “uma simplificação do Cangaço”, Facó nunca negou o auxílio de fazendeiros aos bandos. Ele apenas entendia que, apesar dessas contradições e atitudes distintas do idealizado Robin Hood (que nunca representou modelo aos cangaceiros), o Cangaço ainda era uma insurgência sertaneja, potencialmente revolucionária.

A DECADÊNCIA DO CANGAÇO

Com o Movimento Revolucionário de 30, a burguesia brasileira (dessa vez, em sua fração burocrática) almejou mais uma vez exercer seu pleno poder e submeter os latifundiários às suas demandas. Várias medidas foram tomadas para diminuir a influência política dos coronéis, desarmando-os por exemplo. Tais políticas, como se sabe, tiveram o papel muito mais conciliatório do que revolucionário (como se mostrou a longo prazo), uma vez que a estrutura econômica do Nordeste permaneceu a mesma. Houve, de fato, um novo pacto burguês-feudal, assim como ocorreu durante a proclamação da República, mas desta vez, com a burguesia a frente.

Entretanto, tais medidas propiciaram a infiltração, ainda que mínima (porém sensível), do capitalismo agrário no Sertão. A criação de centros urbanos, a parca industrialização (que promoveu uma sucção de trabalhadores rurais para a cidade), a centralização política do governo federal, o aumento considerável da repressão policial, todos esses fatores impossibilitaram a continuação do Cangaço, e do próprio Banditismo Social, no país. A contradição resultante do sistema semifeudal ainda permanecia: o camponês e o latifundiário. Entretanto, ela foi sensivelmente amenizada. Citando Facó:

Mais de vinte anos transcorreram desde então. Não surgiram novos insubmissos em redutos fortificados, nem grupos de bandoleiros organizados. O mesmo ano de 1938 vê desaparecerem duas modalidades principais de revoltas no sertão: o núcleo de cooperados para a lavra da terra e a criação de gado, que teve em Caldeirão o último exemplo, com características de misticismo, e o bando de cangaceiros, de que Lampião foi a expressão mais vigorosa e derradeira. A que se deve esta mudança, uma vez que a estrutura agrária permanece fundamentalmente a mesma, isto é, uma vez que se mantêm o latifúndio e ainda em larga escala as relações de produção pré-capitalistas? [...] A conclusão essencial é esta: rompem-se irremediavelmente os antigos laços de dependência semifeudal. Havia o capanga "para o que desse e viesse" quando era abundante a oferta de braços, quando era difícil a emigração, quando mais nada havia a fazer senão cuidar da terra e do gado do senhor. Hoje, o morador, o agregado, não se sujeita mais a morrer pelo patrão. Ser jagunço era meio de vida, como ser cangaceiro — na expressão sincera de Virgulino Ferreira da Silva Lampião... [...] É verdade que no Nordeste cerca de 70% da população ainda são rurais. Mas esta população, em suas camadas profundas, começa a agitar-se. Naturalmente, não se reeditarão os fatos rocambolescos dos bandos de cangaceiros, com seus heróis de lenda como Silvino e Lampião. Os tempos são outros, houve mudanças de caráter econômico que, se bem não tenham sido profundas, minam dia a dia a economia de subsistência, estendem o âmbito do trabalho assalariado, fomentam relações mercantis, ampliam o mercado interno, tanto de bens de consumo como de meios de produção. A aproximação dos mais distantes rincões do Nordeste aos grandes centros urbanos, o devassamento do interior pelas autoestradas, as linhas de aviação comercial que ligam o litoral ao sertão em poucas horas, tudo isto, fruto de mudanças de caráter econômico em primeiro lugar, impossibilita o ressurgimento dos Lampiões, dos Silvinos, dos Brilhantes do passado. (FACÓ, 1963)

Isso, obviamente, não altera o caráter semifeudal de nossa nação, e muito menos limita o potencial revolucionário do campesinato. Pelo contrário, os movimentos camponeses contam hoje com algo que Lampião não teve: consciência de classe. E assim, podem de fato ascender a grupos revolucionários, que levem a cabo um projeto de Revolução Agrária e eliminem os resquícios feudais do país. Citando mais uma vez Facó:

Não se pense que por não serem mais possíveis os grupos de cangaceiros [...] essa massa enorme de miseráveis vá cruzar os braços à espera de planejadas transferências maciças para o Maranhão ou o Brasil Central — onde sua vida pouco se modificaria, porque o latifúndio subsiste com todas as suas taras semifeudais, opondo todos os obstáculos ao desenvolvimento da propriedade individual próspera ou de cooperativas agrícolas de produção [...] Não se exclui hoje sequer a possibilidade de que o próprio Estado atual seja arrastado na queda que irremediavelmente liquidará com semelhante estrutura agrária, caso persista em sustentá-la. Porque os pobres do campo dispõem hoje dá mais poderosa das armas, uma que não possuíam antes: vão ganhando consciência de sua situação de míseros explorados e oprimidos e organizam-se como jamais se organizaram os trabalhadores do campo no Brasil. Esta consciência e organização lhes valem como um penhor de vitória. (FACÓ, 1963)

CONCLUSÃO

Vimos, portanto, que o Cangaço foi um modo de vida insurgente, caracterizado dentro do fenômeno do Banditismo Social, no qual integravam sertanejos revoltados com suas situações de vida que pegavam em armas para lutar contra seus opressores, mas não tinham consciência de classe para canalizar tal revolta em uma verdadeira revolução social. Devido a isso, estavam destinados a serem engolidos pelo “desenvolvimento” das forças produtivas no Nordeste. Em outras palavras, eram revoltosos, não revolucionários.

Tal condição apresentava inúmeras contradições, que revisamos aqui, desde posições conciliatórias e “oportunistas” até atos classificados como cruéis e violentos. Entretanto, sendo marxistas, partimos do pressuposto básico de que “é justo rebelar-se contra a reação”. Sendo assim, independente de nossas críticas as ações dos cangaceiros (que devem ser feitas), o Cangaço foi um movimento essencialmente legítimo, um verdadeiro precursor das ligas camponesas atuais, as quais reivindicam Lampião como um “dos principais lutadores da região” .(PAULA, 2009)

E o povo nordestino sabe disso, não importa quantos reacionários busquem demonizar os cangaceiros. De acordo com a votação que citamos no início da postagem, sobre a realização de uma homenagem ao falecido Capitão, “76% dos eleitores (2.289 pessoas) votaram pelo ‘sim’, contra 22% do ‘não’ e 0,8% de abstenções” (MENDES, 2018). Lampião foi, apesar de tudo, um herói.

Referências

ALBUQUERQUE, Ricardo. Iconografia do Cangaço. 2011.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Aspectos feudais da colonização do Brasil. 2005. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/14UKnsIsrikCZho65n2Kzw4uKcrP57cRl/view>.
FACÓ, Rui. Cangaceiros e Fanáticos: gênese e lutas. 1963. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/faco/1963/03/cangaceiros.pdf>.
GRÚDI, Rui. Maria Bonita. Fundação Musical do Cangaço, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=z9ZQ3h0DESg>.
HOBSBAWM, Eric. Bandidos. 1969. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/15RXpRu80xDOHT1utrNzZyBuNyW-6VkXN/view>.
JÚNIOR, José Ferreira. Cangaço - Protorrevolucionário? Esquerda Diário [Blog], 2016. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Cangaco-Protorrevolucionario>.
LENIN, Vladimir Ilitch. A Propósito da Dialética. 1915. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/lenin/1909/empiro/40.htm#i3>.
MENDES, Vinícius. Lampião: homenagem a herói ou bandido? A polêmica estátua que divide cidade pernambucana. BBC Brasil [Blog], 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46491014>.
MELLO, Frederico Pernambucano de. As Duas Faces de Lampião - Entrevista ao jornal Globo News (TV Globo). 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3P0ia9NILAA>.
MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol - Violência e Banditismo No Nordeste do Brasil. 2011. Disponível em: <http://gen.lib.rus.ec/book/index.php?md5=BE903A32950AF75676C26D5D4DBA5C65>.
PAULA, Mário Lúcio de. Ligas Camponesas voltam ao Nordeste. A Nova Democracia [Blog], 2009. Disponível em: <https://anovademocracia.com.br/no-50/2046-ligas-camponesas-voltam-ao-nordeste>.
ZEDONG, Mao. Sobre a Contradição. 1937. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/mao/1937/08/contra.htm>.

r/noticias/10863-o-rei-do-cangaco-uma-analise-marxista-do-banditismo-rural-no-nordeste-brasileiro?fbclid=IwAR2rf0tztMKZ_-6bvBs0IJcmE3ZeDOUG6Ez7gMQORTYO-ZSiBxnYIiiE0Fo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com