Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2022

ENCERRAMENTO

Clerisvaldo B. Chagas, 18 de outubro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.785

Foi encerrada com procissão de muitos veículos neste último domingo, a grandiosa Festa de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, uma das maiores do Sertão alagoano. A procissão dos condutores entrou pela noite com muitos cânticos e foguetórios, levando muitas saudades para os festejos ao santo no ano que vem. Muitas pessoas, além de acompanharem o cortejo, aproveitaram para pagar ou renovar promessas ao santo padroeiro da Paróquia de São Cristóvão, no Bairro Camoxinga. Cada vez mais vai sendo firmada a tradição que atrai devotos de todas as cidades sertanejas. Os devotos já não se conformam com apenas veículos motorizados e participam dos festejos a pé, a cavalo, de carroça de burro, bicicleta e carro de boi, demonstrando que todos são condutores e merecem a proteção do transportador do menino Jesus.

MATRIZ DE SÃO CRISTÓVÃO, EM DIA COMUM. (FOTO; B. CHAGAS).

E no mês que nunca chove, desta feita choveu levemente na parte da manhã, como se a chuva quisesse aguar a passagem da procissão que iria ser realizada no turno vespertino. De qualquer maneira é sempre um êxito total da Igreja Católica durante a já famosa Festa de São Cristóvão, que além dos seus atrativos religiosos e internos, conta com a parte profana que toma três ou quatro ruas e mais o Centro de Convivência onde ficou armado para jovens e adultos, um parque de diversões. Após as solenidades religiosas, a festa profana segue noite a dentro nas barracas, nos bares, nas ruas, no parque, com a culinária nordestina a todo vapor junto aos diversos tipos de bebidas

Assim vai passando da metade do mês do outubro, com o tempo mudado num processo climático que favorece amplamente o Sertão. A Matriz de São Cristóvão, situa-se no bairro Camoxinga em lugar privilegiado e por elas já passaram inúmeros párocos que vão deixando marcas indeléveis na Paróquia.

Santana vai vivendo entre o trabalho e as festas como a de senhora Santana, a da Juventude, a da emancipação e outras que trazem felicidade momentâneas para o sofrido guerreiro sertanejo. Não são poucos os santanenses que se encontram em outras cidades, estados ou regiões, mas não deixam de comparecer aos festejos promovidos por ambas as paróquias da cidade. O hino a São Cristóvão é uma das atrações máximas cantado e decantado pelas multidões e que ressoa indefinidamente após as solenidades.

Orgulho em ser santanense.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/10/encerramento-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JORNAL A GAZETA(SC) - ANO DE 1936.

Acervo do Guilherme Velame Wenzinger

 

Apesar de Luiz Pedro nunca ter comandado um subgrupo próprio e fazer questão de dizer que era "cabra de Lampião", em algumas diligências ele chegou a comandar outros cangaceiros. 

Para você que nunca viu ou ouviu, está aí uma matéria destacando um momento de Luiz Pedro com a chefia de um bando.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6013812405374009&set=gm.2030150040527263&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGICO DESNUDADO NO MAIOR DEBATE DE TODOS OS TEMPOS CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2022

 

O Cariri Cangaço na Grota do Angico, por Ricardo Beliel

Sem dúvidas os momentos altos de nossa edição em Piranhas 2022 começaram na manhã do dia 30 de julho com as cinzas do pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo sendo depositadas no leito do rio São Francisco, sob o testemunho de mais de 300 pesquisadores de todo o Brasil. O momento a seguir, dentro da programação do evento, também reservava emoções fortes e esclarecedoras: ANGICO.


"Na manha deste dia 30 de julho de 2022 o Cariri Cangaço dá sua humilde contribuição na direção da consolidação da verdade histórica dentro do ciclo de estudos do Cangaço, realizando o maior debate de todos os tempo já acontecido no cenário do último ato do rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva. Hoje o Cariri Cangaço invadiu a Grota do Angico e suas mentiras e mistérios"
Manoel Severo - Curador do Cariri Cangaço

O desembarque...

Clênio Novaes e Helga Diniz

Marcus Vinícius e Ciço do Pife
Pelos caminhos de Angico

...Os mandacarus, xique xique, craibeiras  espinhos, urtigas, as pedras e pedregulhos de todos os tamanhos sem falar no sol abrasador são nossas companhias naturais, em nossa bagagem: muita água, protetor solar e uma certeza: Não importa quantas vezes se vá a Angico, haverá sempre algo novo a "perceber". 

Manoel Severo e a Caravana Cariri Cangaço rumo ao Angico

Do espaço Angico às margens sergipanas do Velho Chico, a caravana Cariri Cangaço Piranhas 2022 partiu por volta das 10 horas da manha, seguindo a trilha utilizada pelas volantes comandadas por João Bezerra, Ferreira de Melo e Aniceto há 84 anos atrás, na madrugada de 28 de julho de 1938. Manoel Severo , curador do Cariri Cangaço , junto a diversos membros do Conselho Alcino Alves Costa comandavam a caravana rumo a grota mais famosa do cangaço. 

A trilha utilizada pelos soldados de João Bezerra há 84 anos atrás é a mesma que estávamos percorrendo; com uma ou outra pequena modificação, fruto da ação da natureza e do tempo; de resto, temos a real impressão dos passos dos 49 homens que deram cabo de Lampião naquela manhã de julho de 1938. Na grota os Conselheiros Cariri Cangaço; Doutor Ivanildo Silveira, Doutor Leandro Cardoso e Kydelmir Dantas; apresentariam aos convidados um pouco da trama do ato final do rei do cangaço.

Jorge Figueiredo, Ciço do Pife, Vilson da Piçarra, José Irari, Manoel Severo, Clênio Novaes, Odilon Nogueira, Carlos Elydio e Joaquim Pereira
Ivanildo Silveira e Kiko Monteiro, Vilson e Luiz Ferraz Filho,
Quirino Silva, Ricardo Beliel e Jacqueline Rodrigues
Capitão Quirino Silva
Kydelmir Dantas e o "Alto das Perdidas"

"A manha de hoje é simplesmente histórica, nunca em tempo algum houve algo nem parecido com o que testemunhamos nesta manha de 30 de julho de 2022 com o espaço da Grota do Angico totalmente lotado, com mais de 300 pessoas para acompanharmos um debate mais que qualificado sobre os episódios daquele 28 de julho de 1938, o Cariri Cangaço esta de parabéns e marca um dos mais importantes momentos de todas as suas edições" relata Narciso Dias, Conselheiro Cariri Cangaço e presidente do GPEC.

Os poucos mais de 800 metros que separam a margem do São Francisco do ponto central da Grota do Angico eram passo a passo vencidos pelos mais de 300 convidados do Cariri Cangaço. A caravana adentrava a caatinga brava outrora cenário do fatídico 28 de julho de 1938. "Para nós é um momento extraordinário , nunca imaginei pisar a trilha que os volantes fizeram no dia da morte de Lampião, na verdade é um presente que o Cariri Cangaço e seu Severo proporciona a todos nós, principalmente a nós que estamos iniciando na pesquisa do cangaço" revela Júlio Nobrega de Caruaru, Pernambuco, que visitava pela primeira vez a grota do Angico, ao lado da noiva, Gisele Luz.


"É uma enorme satisfação receber a Família Cariri Cangaço de todo o Brasil neste que sem dúvidas se configura como o maior encontro de pesquisadores na Grota do Angico, nunca houve nada parecido e hoje, concretizamos ao lado de cada um de vocês essa extraordinária festa da Alma Nordestina" Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e as boas vindas na Grota do Angico


Antes de mesmo de chegar ao ponto central da grota; local onde estavam montadas as principais barracas do bando cangaceiro naquele julho de 38; a caravana Cariri Cangaço faria uma parada no conhecido e emblemático "Alto das Perdidas" onde as tropas sob o comando de João Bezerra estacionam na madrugada de 28 de julho e onde estabelecem a distribuição dos homens para o semi-cerco ao coito cangaceiro. Aqui foi estabelecida a estratégia da aproximação e pretenso cerco ao bando de Lampião, as tropas foram divididas e partiram para o ato final. João Bezerra , Aniceto e Ferreira de Melo, cada um comandando seus homens para desfecho final de Angico.

O Cariri Cangaço invade a Grota do Angico...

Temos na obra do Dr. Antônio Amauri, "Assim morreu Lampião", detalhes importantes e elucidativos sobre esse crucial momento. O que sabemos é que o grupo teria se dividido em três ou quatro colunas; mais crível que tenha sido em três colunas, com o comando de um grupo sob as ordens do sargento Aniceto, um outro sob as ordens do aspirante Ferreira de Melo e o principal sob as ordens do tenente Bezerra.

As três colunas teriam sido orientadas a cercarem o bando e atacarem sob o sinal de João Bezerra que estavam sendo guiados pelos irmãos Pedro e Durval de Candido; ao final, os homens de Ferreira de Melo em função das circunstâncias, que teria sido a aproximação perigosa do cangaceiro Amoroso; deu inicio ao combate e ali estavam os protagonistas dos primeiros e decisivos balaços: Maria, Lampião e Luiz Pedro, certamente foram alvejados pelos homens de Ferreira de Melo.

Ivanildo Silveira e sua apresentação com auxilio de Adelmo Pelágio

Com o auxílio de banners especialmente confeccionados para o evento, o Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira da cidade de Natal-RN, trouxe aos presentes a noção geoespacial do combate do Angico, desde o agrupamento das tropas no Alto das Perdidas, passando pela distribuição das volantes, a estratégia imaginada por seus comandantes, o posterior combate, os primeiros tiros, as primeira vítimas e por fim os cangaceiros que conseguiram evadir-se em meio ao pandemônio que se tornou Angico, rompendo o semi-cerco protagonizado pelas forças sob o comando de João Bezerra, Ferreira de Melo e Aniceto.

 Conselheiros Cariri Cangaço, Narciso Dias e Bismarck Oliveira

"Acho que nunca se reuniu tanto pesquisador junto aqui na grota do Angico. É realmente algo sensacional e as apresentações do Dr Ivanildo Silveira junto com o Dr Leandro Cardoso e o pesquisador Kydelmir Dantas foram extraordinárias, um momento muito especial, proporcionando um debate muito qualificado, se Severo não intervém acho que iríamos passar ate a noite na grota " comenta Ana Lucia Granja, Conselheira Cariri Cangaço da cidade de Petrolina, Pernambuco.


"Ver, ouvir e acompanhar uma aula de campo sobre o acontecido em 1938, nas palavras de Ivanildo Silveira, Leandro Fernandes e Kydelmir Dantas, no tocante à geografia do lugar, tática, estratégia e ação militares; pois, os explanadores utilizaram acessórios de banners: com mapas e croquis, de forma didática para facilitar o entendimento dos presentes, aliás, num grande número de espectadores, foi um grande privilégio" conta Carlos Alberto da Silva, pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço da cidade de Natal.


"Quem teria sido realmente o grande herói de Angico? O tenente João Bezerra? O aspirante Ferreira de Melo? O soldado Antônio Jacó, conhecido por Mané Véi? Para mim o grande herói de Angico foi mesmo Virgulino Ferreira da Silva, que há muitos anos atrás armou esse labirinto que é Angico e que até os dias de hoje não conseguimos sair dele...Vocês podem até achar que é uma bobagem o que eu digo, mas velho acaba ficando mesmo meio bobo e abestalhado"
Pesquisador e Escritor Alcino Alves Costa em depoimento a Manoel Severo no ano de 2010 em uma das visitas do Cariri Cangaço ao Angico 


O médico e pesquisador Leandro Cardoso Fernandes, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade de Teresina no Piauí; igualmente a Ivanildo Silveira; de forma magistral abordou o tema "Angico" quando passo a passo elencou e discorreu sobre os principais pontos de polêmica em relação ao episódio mais controverso da história do cangaço, com destaque sobre ter ou não havido veneno, tese aventada e defendido por alguns pesquisadores, e sobre as polêmicas de "quem matou quem..."


Já Kydelmir Dantas, pesquisador e cordelista, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade Nova Floresta na Paraíba, aproveitou e ressaltou o legado dos grandes pesquisadores do cangaço que foram os precursores em matéria de Angico, dentre eles foram lembrados: Paulo Gastão, Antônio Amaury, Alcino Alves Costa e Sabino Basseti.


Cruz em homenagem a o único volante que tombou em Angico: Adrião Pedro de Sousa

"Mentiras e Mistérios de Angico... No meio da noite, madrugadinha, os policiais teriam tido condições de estabelecer a melhor forma de cercar os cangaceiros? Como não conheciam o lugar, nem o relevo, nem a disposição real do coito, que elementos teriam utilizado, além das informações dos coiteiros ? Porque Aniceto não disparou um único tiro? Onde falhou a estratégia militar em permitir ainda a fuga de mais de 20 cangaceiros?"

Monumento aos cangaceiros que tombaram em Angico...
Capitão Quirino Silva
Conselheiro Marcus Vinícius e Dantas Suassuna
Rita Pinheiro, a Garimpeira da Cultura

"Não imaginava teimar tanto com “As mentiras e os mistérios de Angico”. Mas, dominado por uma poderosa obsessão, aqui estou, espicaçando muitos de nossos historiadores e pesquisadores, especialmente aqueles tidos e havidos como os mais profundos conhecedores da história cangaceira e em particular a de Virgulino Ferreira – Lampião. O meu maior desejo é ter o prazer de conhecer as opiniões, contra ou a favor, postadas por todos os nossos queridos companheiros, cada um declarando com sinceridade o seu ponto de vista sobre as mentiras e os mistérios de Angico, ou mesmo de sua verdade. A minha vontade e o meu interesse é fazer com que os vaqueiros da história do cangaço coloquem o seu pensamento em relação a este apaixonante tema. Não me conformo que se deixe perpetuar na saga do grande e genial homem do Riacho São Domingos, tantos labirintos não identificados e aceitos pelos pesquisadores. É por esta razão que aqui estou fazendo chegar aos escravos da vontade de Lampião justamente aquilo de mais estranho e misterioso que possa ter acontecido em Angico." Alcino Alves Costa, respeitado pesquisador e escritor, patrono do Conselho do Cariri Cangaço, falando de sua mais notável: Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico.

Clênio Novaes e Joaquim Pereira
Flávio Villa

"Realizamos hoje um grande encontro, um encontro das muitas versões sobre esse que é o mais polêmico episódio de todo o ciclo do cangaço de Virgulino. Alcino Alves Costa já havia me falado lá atrás: "Severo o grande herói de Angico foi Lampião que nos colocou nesse labirinto interminável de mentiras e mistérios" e ao final o Caipira de Poço Redondo lançava seu manso sorriso como se estivesses auscultando a alma sertaneja... Hoje o Cariri Cangaço reuniu, num fato inédito, mais de 300 pessoas para discutir a Grota,  na Grota; o que parecia uma loucura se tornou possível com a dedicação de nossos Conselheiros, Ivanildo, Leandro e Kydelmir, além do esforço de todos para que conseguíssemos conduzir esse momento histórico da melhor forma. 30 de julho de 2022, foi realmente um dia histórico" revela Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.

Momento das Conferências e Debate na Grota do Angico, no município sergipano de Poço Redondo, dentro da programação do Cariri Cangaço Piranhas 2022.
Poço Redondo, 30 de julho de 2022 - Nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/10/angico-desnudado-no-maior-debate-de.html?fbclid=IwAR2plzFi582id5FPWnRJipIoxQ8e7bbQLlq4yhr0Zc9HBhw5EKdJA674wKg

http://blogdomendesemendes.blogspot.com