Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2022

DEPOIMENTO DE DONA MIRÓ TESTEMUNHA DA BARBÁRIE COMETIDA PELO CANGACEIRO ZÉ BAIANO, SOBRE ORDEM DE LAMPIÃO.

Guilherme Machado historiador

Dona Miró moradora de Canidé do São Francisco no Estado de Sergipe... Dona Miró foi testemunha das babarides do Cangaceiro Zé Baiano, em 1935 quando o Cangaceiro ferrou 4 mulheres em só um dia . A primeira foi a comerciantes Maria Marques segundo dona Miró que relata aos plantos ao Pesquisador e cineasta Aderbal Nogueira... Dona Miró fala do rapto do seu tio ela a mãe e as irmãs escaparam da barbárie porque fugiram para dentro da caatinga e ficando lá por dias, dona Miró diz que na época tinha 8 anos de idade.

Em 06 de janeiro de 1932, Lampião e seu grupo invadiram Canindé do São Francisco/SE. De imediato, o Rei do cangaço mandou pegar algumas mulheres ( Maria Marques, irmã do soldado Vicente Marques; Izaura, casada com o soldado Bilrinho; Anizia, conhecida por Zininha, além de outras ).

O cangaceiro Zé Baiano ( o qual havia sido traído pela bela Lídia ), esquentou seu "ferro" o qual tinha as iniciais "JB", deixando-o em brasa, e ato continuo, seguindo ordem do chefe, ferrou, em pleno rosto, a Sra. Maria Marques, além de outras.

Fonte: Aderbal Nogueira

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário