Seguidores

sexta-feira, 1 de março de 2013

Pausas no trabalho são mais importantes do que exercícios para prevenir diabetes tipo 2 Evitar ficar muito tempo sentado reduz o risco de desenvolver a doença, diz estudo

Por Minha Vida - publicado em 01/03/2013

Levantar da mesa do trabalho por cinco minutos a cada meia hora pode ser mais importante do que frequentar a academia quando se fala em prevenção do diabetes tipo 2. Isso é o que mostra um estudo publicado quarta-feira (27) no periódico Diabetologia. A descoberta foi feita por acadêmicos da Leicester University, no Reino Unido.

Para chegar a essa conclusão, foram observados os níveis de atividade física e sedentarismo de quase 900 pacientes. Os pesquisadores avaliaram o tempo que os participantes passavam sentados, com que frequência se levantavam de suas mesas no trabalho e se praticavam atividades físicas. Em seguida, eles relacionaram os dados colhidos com os níveis de açúcar no sangue e o bom colesterol (HDL).

Embora aqueles que praticavam exercícios moderados ou intensos tivessem menor chance de desenvolver diabetes, os resultados mostraram que permanecer muito tempo sentado tinha impacto ainda maior sobre o risco de ter a doença. Reduzir em 90 minutos o tempo que um indivíduo fica em sua mesa de trabalho apontou importantes benefícios à saúde.


http://educamidias-aruza.blogspot.com.br/

A Beleza e Simplicidade dos Canfundó!

Por: Manoel Severo

Ainda por ocasião de nossa visita às terras do Coronel Santana, no distrito de Jamacaru, no alto da Chapada, solo sagrado de Missão Velha, acabamos passando por um desses lugares mágicos perdidos no tempo e no espaço: Cafundó. Não é o "Cafundó do Judas", mas o Cafundó dos Furtado e fica exatamente na estrada viscinal que liga a via principal que vem de Missão Velha em direção à Jamacaru. Antes da sede do distrito pegamos essa estrada à direita rumo a lendária Gameleira de São Sebastião, onde se localiza a famosa "Serra do Mato" e a não menos famosa "Fonte da Pendência", redutos do Coronel Santana e pouso certo de Virgulino Lampião.

Estávamos acompanhados dos confrades, Pedro Luiz e o casal José Cícero e dona Cláudia. O lugar é simplesmente maravilhoso, a natureza pródiga nos permite "viajar" e por alguns instantes nos desligarmo-nos do mundo real.


Manoel Severo, Pedro Luis, Dona Terezinha e José Cícero


José Cícero e o banco de cem anos


Na casa de dona Terezinha Furtado Cruz, bem à beira do caminho, residência secular, pode-se perceber o zelo e esmero a começar pelo madeiramento de seu telhado, "delicadamente curvado" como se estivesse reverenciando os visitantes; Dona Terezinha, proprietária do lugar não perde tempo e nos convida a sentar no banco de estimação, "esse banco também tem mais de cem anos" confirma dona Terezinha.

Dali podem ter uma espetacular vista do vasto vale do cariri, logo abaixo, Missão Velha e Juazeiro do Norte se destacam sob nossos olhos, a tarde ainda cai mansa, tão mansa que dá vontade de experimentar a o lazer preguiçoso dos moradores do lugar: Com direito a  rede armada sob a proteção da Chapada e abençoada pelo sol e a brisa de nosso amado cariri...




Manoel Severo

Missão Velha, Jamacaru, Gameleira de São Sebastião, Cafundó...
Esse é o Cariri Cangaço 2013.
Vem com a gente!



 http://cariricangaco.blogspot.com

Encontro marcado

Por: Manoel Severo
Foto: Neste sábado, dia 02, ás 19 horas, temos um Encontro marcado com os Conselheiros Cariri Cangaço de Natal - RN; onde vamos apresentar e discutir a nova edição do evento. Convidamos a todos os amigos que gostam da temática a participar conosco.

Encontro Cariri Cangaço em Natal - RN
Sábado, dia 02 de março
19 horas
Restaurante Mangai

Neste sábado, dia 02, ás 19 horas, temos um Encontro marcado com os Conselheiros Cariri Cangaço de Natal - RN; onde vamos apresentar e discutir a nova edição do evento. Convidamos a todos os amigos que gostam da temática a participar conosco.

Encontro Cariri Cangaço em Natal - RN
Sábado, dia 02 de março
19 horas
Restaurante Mangai

http://cariricangaco.blogspot.com

Verdades e Mentiras sobre o nascimento de Maria Bonita

Por: Voldi Ribeiro

Caro amigo Manoel Severo, desde já faço minhas saudações pela confirmação do CARIRI CANGAÇO 2013 e aproveito a oportunidade de também confirmar minha participação com algumas novidades que levarei contendo resultados objetivos da minha pesquisa acerca do Cangaço.

De Joana (Moça de Ciryllo de Engrácia) - o rápido perfil. Da família de Maria Bonita - alguns casamentos, certidões de batismos e registro de nascimento do que eu acho possa ser da Mãe a Dona Déa. Acredito que poderemos, se você concordar, abrir um painel de debate sobre as verdades e mentiras acerca do nascimento de Maria Bonita combinado com o lançamento do livro "LAMPIÃO E O NASCIMENTO DE MARIA BONITA" de minha autoria com a coautoria do Padre Celso Anunciação, a quem prezo e tenho o máximo respeito.

A próposito 2013 chega com as seguintes coincidências - 100 anos de Angiquinho (26/01 p.p.) e 150 anos do nascimento de Delmiro Gouveia (06/06/2013 próximo) - temos acertado com a FUNDEG alguns arranjos para as celebrações e, com amigo Frederico Pernambuco de Mello um convite para participar da reedição de um artigo lançado já algum tempo pela revista CONTINENTE, com a possibilidade de ter minha contribuição numa apresentação onde o foco serão os tombamentos históricos estadual e federal (ora em curso). Esse convite me deixou muitíssimo animado e me sentido mais do que honrado, pela grandeza intelectual de quem o fez. Poderíamos pensar em dar alguma notícia por aí durante o Cariri Cangaço?

Sem mais para o momento, deixo uma última sugestão: que tal retomar a ideia de levar a Exposição MARIA BONITA EM NÓS que é de autoria do Padre Celso no Cariri 2013? Pense e se comunique com o mesmo. Cordiais saudações,

Voldi Ribeiro
Sociólogo e Pesquisador de Paulo afonso/BA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com