Seguidores

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

LIVRO "LAMPIÃO NA PARAÍBA - NOTAS PARA A HISTÓRIA".


Adquira este livro com Francisco Pereira Lima através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALVÍSSARAS, ALAGOAS

ALVÍSSARAS, ALAGOAS
Clerisvaldo B. Chagas, 26 de novembro de 2018
Escritor símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.014

Novamente a notícia faz vibrar positivamente o nosso estado. As alvíssaras foram divulgadas pelo jornalista Edvaldo Júnior, no último dia 20. Alagoas poderá ganhar 3.000 empregos indiretos com implantação da indústria de mandioca paranaense, Amafil, em território de Teotônio Vilela, região do Agreste. Seria a oitava fábrica do grupo e localizada no recente Polo Industrial Governador Eduardo Campos, em Teotônio. A região de Arapiraca que quase deixa de plantar fumo dedicou-se ao cultivo da mandioca que predomina atualmente no Agreste e já invade a zona canavieira, como primeira opção, à cana-de-açúcar, em crise. Somente nessa grande região Agrestina, estão plantados mais de 30 mil hectares do produto.
Novas oportunidades surgirão com esse investimento de 20 milhões, incentivos fiscais do Prodesin e apoio da Sedatur. A área é calculada em 200 hectares, cuja Amafil ocupará 16 do total. A fábrica poderá processar 300 toneladas/dia e precisará de uma área plantada de cerca de 10.000 hectares. No Agreste a tonelada já chegou a 500 e 700,00, mas está no preço de 230,00. Com a nova fábrica a expectativa é que a tonelada do produto selecionado chegue aos 400,00. Toda a produção será aproveitada no próprio solo alagoano, uma vez que, atualmente, estar indo para Sergipe e Pernambuco a preço baixo. Nesse momento de crise geral, ganhar 3.000 mil empregos no Agreste, reforça a economia e a esperança de melhores dias na região e no estado como um todo.
 O município de Teotônio Vilela, não fica longe de Arapiraca. Acha-se a 156 metros de altitude e a 101 km de distância da capital. Possui, aproximadamente, 45.000 habitantes e possui usina canavieira. Sua padroeira é Nossa Senhora de Guadalupe e o seu gentílico é vilelense.
Não é somente o município de Teotônio Vilela que será amplamente beneficiado, mas também todo o Agreste alagoano, que gira em torno da maior cidade do interior, Arapiraca. Assim Alagoas vai diversificando sua economia.  Os antigos canaviais vão perdendo terreno para a cultura do eucalipto, da mandioca, soja e frutas tropicais.
Notícia melhor, somente outras parecida.
Fui.

UMA HISTÓRIA QUE VAI MORRER

*Rangel Alves da Costa

No último sábado, dia 24, estive visitando o Poço de Cima e me deparei com uma situação que desde muito eu já vinha temendo. Não só pelo abandono que encontrei numa daquelas últimas casinhas históricas do berço de nascimento de Poço Redondo, como pelo que poderá ocorrer em pouco tempo: o desaparecimento total daquele casebre.
Em diversos escritos eu já havia denunciado o estado de abandono em que se encontra o Poço de Cima. Se não fosse a abnegação de um grupo de jovens, a exemplo de Enoque Correia e João Vitor, a Capela de Santo Antônio já estaria como cova aberta em seu cemitério. Recuperada, cuidada, hoje se mostra imponente. A mesma sorte que parece não alcançar os demais marcos históricos daquela primeira povoação.
Sorte de Poço Redondo que ainda conta com o cordão umbilical de seu nascimento. Poço de Cima, com efeito, é o cordão umbilical de toda a história de Poço Redondo. Mas até quando continuará existindo o elo vivo entre o passado e o presente? Até quando estudantes, pesquisadores e outros interessados, poderão encontrar as paredes toscas que no passado acolheram os Sousa, os Lucas, os Cardoso, os Feitosa?
Apenas três casas de barro e cipó (com uma já em parte refeita em bloco) continuam existindo às margens da estrada principal. A primeira é a mais preocupante, pois logo na entrada da antiga povoação e a mais deteriorada. Cerca de um quilômetro após a saída da cidade, numa parte mais elevada, logo é possível avistar a casinha de barro, já quebrantada de tempo e nos últimos sopros de vida. Abandonada desde muito, sem qualquer morador que lhe jogue uma mão de barro, vai caindo pedaço a pedaço.
Um cenário triste e desolador. Uma visão lamentosa e agonizante. Sim, apenas uma casinha de barro com quatro cômodos e um “puxadinho” que servia como cozinha, mas uma residência familiar, um local onde famílias conviveram e pessoas foram gestadas. Casa onde no passado as vozes diziam das chuvas e das secas, onde o fogão de lenha abrasava e fazia fervilhar a panela de barro, onde a meninada se espalhava porta afora, onde a lua e o sol procuravam sossego pelas suas frestas.


Ali, perante os seus restos, é como se eu ainda ouvisse e visse o passado. Um cavalo alazão sendo amarrado num pé de pau logo adiante, a velha senhora catando remédio de raiz e flor para curar qualquer mal, o velho senhor pedindo uma xícara de café, a mulher dizendo que o cuscuz já estava pronto e que já ia ser colocado à mesa. Mas nem precisava dizer. Pelos ares o cheiro perfumado do café torrado, do cuscuz ralado, da carne cortada em varal e preparada na banha de porco. Que cheiro bom aquele cheiro de sertão antigo! Mas o que resta agora?
Resta o prazer do reencontro e a dor pela despedida. Como uma visita a um enfermo já sem esperanças, bem assim a tristeza pela certeza que não durará muito tempo para que restem somente os escombros daquela casinha histórica e ainda tão importante no livro chamado Poço Redondo. Quem dera que eu estivesse enganado, que eu estivesse alardeando demais. Contudo, não vejo esperança nenhuma. Desde muito que venho implorando para que a administração municipal tome alguma providência, no sentido de preservar não só a casinha como todo o Poço de Cima. Mas nunca fui ou sou ouvido.
Trata-se de uma propriedade particular, é verdade, mas a administração municipal possui diversos mecanismos legais para proteger seu patrimônio histórico. Poderia desapropriar, tombar, firmar convênio para realizar melhorias e não permitir o desabamento, dentre outras possibilidades. Mas nada é feito. Enquanto isso, a destruição total se aproxima e logo mais nada mais restará.
Agora o mais preocupante. Bem ao lado da casinha estão fazendo uma grande e imponente construção, talvez uma moradia luxuosa ou prédio com outra finalidade. E quem estiver diante da casinha, logo avistará a grandiosa obra em rápido andamento. E será que o seu dono permitirá que algo tão luxuoso fique bem ao lado de uma casinha velha e abandonada. Dificilmente aceitará. Por isso mesmo os seus dias contados.
Infelizmente será assim. Dói saber que não durará muito tempo para que parte da história de Poço Redondo desapareça assim. Assim como um nada imprestável e que apenas é derrubado. E pronto. E amanhã, amanhã quem quiser relembrar os seus restos que vá tirando logo uma fotografia. Apenas isso restará. Infelizmente assim.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

ASCRIM



I - Na qualidade de Presidente da ASCRIM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III , item 7 da alínea “e” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todosdo Estatuto da ASCRIM:
1.CONSIDERANDO que, a solicitação da candidata a VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, para devida correção do seu nome exarado erradamente(“TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA”)  na CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, é justa, merece ser recebida e rerratificadacom encaminhamentoà CEA/2018,
2. CONSIDERANDO que, em relação ao nome correto “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO”, os antroponímicos “SILVA BARRETO”, grafados em ordem inversa gerou a grafia errada“TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA,como se apresentana chapa referenciada no item 1 desta,
3. CONSIDERANDO que,por se tratar de erro de informação de alto nível, poderá trazer sérias consequências DE COMPLEXIDADES DIVERSAS, relacionadas com A PERSONALIDADE NOMINAL DA CANDIDATA“TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO”,NAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018, se não for feita, tempestivamente, a devida CORREÇÃOdo nome questionado,na CHAPA CANDIDATA, MENCIONADA NO ITEM 1, desta RESOLUÇÃO,
RESOLVO:
a. RERRATIFICARaCHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, com a seguinte alteração na mesma:onde se ler“TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA”, leia-se “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO”, por ser de lídimo direito FUNDAMENTADO em conhecimento de causaprópria sobre o assunto em comento, CONSIDERANDO os CONSIDERANDOS dos itens 1, 2 e 3 desta RESOLUÇÃO, atendendo aos preceitos de preservação do nome, delineados nos códigos substantivo e adjetivo civil brasileiros.
b.ENCAMINHAR, anexa,à CEA/2018, devidamente RERRATIFICADA, a CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, na forma desta RESOLUÇÃO, albergado na  RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 006/2018 E ATO PRESIDENCIAL ASCRIM 003/2018, supedâneos  do ASCRIM-EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO Nº 01/2018 – ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASCRIM DO BIÊNIO 2019-2020, respectivamente de 31.10.2018, 09.11.2018 e 13.11.2018, conferindo suprir, a partir desta data,as imediatas PROVIDENCIAS, obedecido o disposto no caput da alínea “a” desta RESOLUÇÃO,deSUBSTITUIÇÃO DAS CHAPAS, ONDE ESTEJAM  GRAFADOS INCORRETAMENTEO NOME DA CANDIDATAa VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, NAS ELEIÇÕES ASCRIM/2018, INCLUSIVE O CUMPRIMENTO DE HOMOLOGAÇÃO E DE PUBLICAÇÃO, NOS PRAZOS E DISPOSIÇÕES  REGULAMENTARES do PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018, COM CÓPIA PARA A SOLICITANTE “TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, E, DE IGUAL MODO PARA ESTE PRESIDENTE, OU SEJA, APÓS O RECEBIMENTO DESTA RESOLUÇÃO.
TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 15 DE NOVEMBRO DE 2018,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-

ANEXOS:
1.CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020.
2.“DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS AS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018

Enviado por ASCRIM


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MULHER E O CANGAÇO

Remanescentes, vitimas e familiares

Por: João "das meninas" de Sousa Lima


Há um fascínio natural quando se fala da mulher no cangaço. Em uma época tão difícil o que levou tantas mulheres - meninas a entrarem para esse mundo desconhecido e de certa forma brutal? Que tipo de atração o mundo feminino viu no movimento cangaceiro? Quais foram os motivos que causaram tanto deslumbramento aos olhos daquela juventude?

 *Ximando o almoço de Durvinha

A sergipana Adília

Apreciando o silencio de Maria de Jurity

Essas são algumas perguntas que fazemos tentando entender os reais motivos da entrada da mulher no cangaço. Mesmo diante dos depoimentos de algumas que foram forçadas a seguir seus companheiros, como foi o caso de Dadá que foi raptada por Corisco, no caso de Dulce que foi trocada por jóias pelo cunhado, de Aristéia que seguiu o cangaceiro Catingueira por sofrer maltrato da policia, Tanto Antônia quanto Inacinha forçadas por Gato, podemos citar vários casos dessa natureza, porém a maioria foi por pura paixão como é o caso de Durvinha que se apaixonou por Virgínio, Lídia por Zé Baiano, Maria por Lampião, Nenê por Luiz Pedro, Eleonora por Serra Branca, Naninha por Gavião, Aninha por Mourão, Catarina por Nevoeiro, Joana por Cirilo de Engrácia.
Edson Barreto, Ex Cangceira Dulce, João e Maria Cícera irmã de Dulce com "103 anos de idade"

João vive a mimar a ex cangaceira Aristéia

Alguns cangaceiros não concordaram com a entrada das mulheres no cangaço como foi o caso de Balão que deixou depoimentos confirmando que as mulheres atrapalhavam as caminhadas dentro da mataria, principalmente quando ficavam grávidas. Os tiroteios diminuíram e Balão era um dos cangaceiros que gostava dos confrontos.

Dona Rita, vitima de estupro praticado pelo cabra  Sabiá

A centenária Dona Mocinha (irmã de Lampião)

Para outros, com a mulher no cangaço, os estupros diminuíram, a violência sem aparente razão se atenuaram.
A verdade é que com a mulher no cangaço o movimento ganhou uma áurea romanesca, as histórias contadas sempre falam do amor entre casais famosos, no cinema, nos versos tantos eruditos quanto populares, no livreto de cordel, na arte plástica, na música, no teatro, na literatura, os romances sempre mexeram com a capacidade de imaginar o cavaleiro em seu cavalo alado salvando as mocinhas e donzelas para viverem o amor eterno.

Dona Joana ( irmã de Dadá)

Uma irmã da cangaceira "Moça" de Cirilo

A mulher cangaceira deixou para sempre na historiografia do nordeste brasileiro o nome da mulher sertaneja como sinônimo de mulher guerreira, bravia, independente, sem perder sua feminilidade, sua capacidade de amar, independente das circunstâncias.

*Ximar? É o mesmo que  desejar

Pescado no Açude do primo João

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Antonia%20de%20Gato
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM .


RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 008/2018
I - Na qualidade de Presidente da ASCRIM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III , item 7 da alínea “e” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todosdo Estatuto da ASCRIM:
1.CONSIDERANDO que, a associada ativa da ASCRIM, VANDA MARIA JACINTO, disponibilizou,  num gesto de nobreza intelectual,  o seu nome para ocupar a vaga de 2a secretária na CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, e, reúne os requisitos básicos dapretensa candidatura,
2. CONSIDERANDO que, o preenchimento da vacância do cargo, solidifica o esteio da chapa referenciada no item 1 desta, não afronta o direito de outros candidatos inclusos na mesma CHAPA, comprovado inexistir chapa concorrente nas eleições em andamento, e que não modifica o “status quo” dos candidatoscomponentes na chapa inscrita,
RESOLVO:
a. INCLUIR naCHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, NO CAMPO ESPECÍFICO, o número de inscrição, o cargo e o nome da requerente identificada no caput do item 1 desta:4-2ª SECRETÁRIA: VANDA MARIA JACINTO, CONSIDERANDO os CONSIDERANDOS dos itens 1 e2 desta RESOLUÇÃO, atendendo aos preceitos estatutários.
b. ENCAMINHAR, anexa, à CEA/2018, devidamente alterada, a CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, na forma desta RESOLUÇÃO, albergado na  RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 006/2018 E ATO PRESIDENCIAL ASCRIM 003/2018, supedâneos  do ASCRIM-EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO Nº 01/2018 – ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASCRIM DO BIÊNIO 2019-2020, respectivamente de 31.10.2018, 09.11.2018 e 13.11.2018, conferindo suprir, a partir desta data, as imediatas PROVIDENCIAS INERENTES, obedecido o INDICATIVO disposto no caput da alínea “a” desta RESOLUÇÃO,de INCLUIR NO CAMPO ESPECÍFICO NAS CHAPAS, OS DADOS 4-2ª SECRETÁRIA: VANDA MARIA JACINTO, VALIDANDO A INSCRIÇÃO LEGAL DE CANDIDATANAS ELEIÇÕES ASCRIM/2018, INCLUSIVE O CUMPRIMENTO DE HOMOLOGAÇÃO E DE PUBLICAÇÃO, NOS PRAZOS E DISPOSIÇÕES  REGULAMENTARES do PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018, COM CÓPIA PARA A PETICIONÁRIA “VANDA MARIA JACINTO, E, DE IGUAL MODO PARA ESTE DIGNITÁRIO, APÓS O RECEBIMENTO DESTA RESOLUÇÃO.
TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 19 DE NOVEMBRO DE 2018,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-

ANEXOS:
1.CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020.
2.“DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS AS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018

Enviado pela Ascrim

http://blogdomendesesemendes.blogspot.com

UMA HISTÓRIA A SER CONTADA


O último compromisso da agenda Cariri Cangaço para 2018 acabou surpreendendo a todos. Não só pela força e grandeza da cultura e tradições contidas neste lado do querido estado de Pernambuco; bem ali no sopé das serras do Catolé, Bonita, da Pedra do Reino onde se ergue o extraordinário reino da Pedra Encantada, dos Mouros e Cristãos, de Gonzaga, dos Pereira e Carvalho: São José de Belmonte; mas e preponderantemente pela imensa harmonia e incontida alegria percebida e vivificada nos rostos e corações de todos os presentes, não foi só mais um Cariri Cangaço, na verdade nunca é, nunca será, cada uma das edições guardam emoções que se perpetuam para sempre na alma nordestina.




Desde os primeiros momentos; envolvendo toda a preparação, as reuniões de trabalho, todo o planejamento, os cuidados com cada detalhe, o zelo no encontro das melhores alternativas para apresentar a todos o que tínhamos de melhor passando pelo contato individual com cada convidado; razão maior de nossa existência; o Cariri Cangaço ao lado de acolhedor município de São José de Belmonte estava pronto para mais um encantador desafio...


Não apenas o enorme desafio de trazer em apenas quatro dias um manancial inesgotável de história, tradições e cultura, mas e principalmente o desafio de mais uma vez unir almas que olham na mesma direção, de norte a sul, de leste a oeste, mais uma vez o Brasil de alma nordestina 
cumpriu o seu papel...


Manuel Dantas Suassuna, filho do Mestre Ariano,
A enigmática Ilumiara da Pedra do Reino no Cariri Cangaço
Imagens e Produção de Aderbal Nogueira
Fonte: YouTube

"Sem desmerecer outros seminários Cariri Cangaço, destaco o de Belmonte um dos mais aconchegantes e rico em tradições locais. O momento do reencontro com os Vaqueiros da História, não tem preço. Sei das dificuldades enfrentadas pelo comandante Severo, mas, declaro que a missão foi cumprida. Parabéns primos! As aulas de campo, por vocês ministradas, me deixou cheio de orgulho e emocionado. Ótima oportunidade para reviver o papel do Theophanes Ferraz Torres e sua luta, incansável, pela paz social em nossos sertões. Espero que os estudantes locais façam bom uso dos livros doados. Boa leitura! Viva o Cariri Cangaço!" Confirma o pesquisador escritor Geraldo Ferraz, de Recife, Conselheiro do Cariri Cangaço.


A alma e o coração do nordestino!
 Eu não sei se minha alma é nordestina,
Só sei que o coração viveu na adrenalina.
Não sei se falo a linguagem do meu sertão,
Sou nordestino, minha alma canta o coração.
 Estou de regresso, lá em São José de Belmonte,
Vivi momentos inesquecíveis entre poeira e monte.
Obrigado Cariri Cangaço. O amigo é oásis nessa fonte.
Eu renovei as amizades e trouxe a essência do horizonte.
Rossi Magne
24/10/2018

Os esforços de Valdir Nogueira, Clécio e Clênio Novaes, Edízio e Ernesto Carvalho, Mestre Régis, as briosas; Associação Cultural Pedra do Reino e Associação de Bacamarteiros da Pedra do Reino, o poder público e tantos outros valorosos Belmontenses coroaram de êxito e fizeram valer o grande encontro, recebam dessa forma o nosso respeitoso reconhecimento e o nosso mais absoluto e sincero muito obrigado.



Os cenários às vezes épicos, ás vezes lúdicos, às vezes inacreditáveis , nos transportavam para as mais variadas sensações. A mistura de cores e sons, a natureza exuberante temperada com a amabilidade de todos os anfitriões nos davam a certeza que estávamos em casa, em nossa casa, em mais uma casa do Cariri Cangaço: São José de Belmonte. 


Muitos pensam que no Cariri Cangaço temos uma "varinha de condão" que nos permite num piscar de olhos realizar grandes e complexos eventos, entretanto é importante esclarecer que nossa varinha de condão tem nome e sobrenome: Trabalho, dedicação, honestidade, respeito e acima de tudo, gratidão.


Com produção e imagens de Aderbal Nogueira: Pesquisadora e escritora 
Débora Cavalcantes no Cariri Cangaço São José de Belmonte
CASTELO ARMORIAL
Fonte:YouTube


"O Cariri Cangaço é mais que um evento, é um sentimento..." Sinceramente, me encontro sem palavras para descrever cada momento vivido em São José do Belmonte-PE, e levo para o Rio Grande do Norte o desejo de muito em breve estar com todos outra vez!" comenta a potiguar Cris Silva. Já a artista plástica e caricaturista gaúcha, Eliane Giolo, revela: "Foram Fortes emoções neste Cariri Cangaço, como todos, mais um que entrou para a história, mais um para ficar guardado no coração de todos nós!" e Nerizangela Silva de Nova Floresta; Paraíba, completa: "Um evento belíssimo, que terminamos com as energias renovadas. Parabéns a família Cariri Cangaço e todos de São José do Belmonte que não mediram esforços para nos agraciar com o melhor."


De todos os cantos do Brasil recebemos os apaixonados pela cultura do sertão num congraçamento típico de uma grande família celebrando um grande reencontro. O Conselho Cariri Cangaço; composto por personalidades inteiramente identificadas com nosso sentimento, nossa causa e nossos objetivos; esteve presente em peso consolidando ainda mais o sentimento desta grande construção coletiva: Aderbal Nogueira, Archimedes e Elane Marques, Bosco André, Cristina Couto, Edvaldo Feitosa, Professor Pereira, Geraldo Ferraz, Ivanildo Silveira, Jorge Remígio, Juliana Pereira, Junior Almeida, Kydelmir Dantas, Lili Conceição, Louro Teles, Luiz Ruben, Manoel Serafim, Narciso Dias, Rangel Alves da Costa, Raul Meneleu, Sousa Neto e Wescley Rodrigues; a vocês minha gratidão eterna por juntos termos testemunhado tudo isso.


A Origem do Movimento Armorial: De 1969 a 1974, Suassuna atuou como Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Foi com apoio desse Departamento que Suassuna, ao lado de outros artistas, criou o movimento armorial em 18 de outubro de 1970.Na ocasião, realizada na Igreja de S. Pedro dos Clérigos no centro da cidade de Recife, houve uma exposição de artes populares e ainda, um concerto.A ideia central do movimento era criar uma arte erudita a partir de elementos populares. Nessa perspectiva, o sertão nordestino é valorizado mediante a riqueza de valores culturais e artísticos.Embora tenha sido iniciado no âmbito acadêmico, o movimento se expandiu. Posteriormente, teve apoio da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.O objetivo central era criar uma arte brasileira singular baseada nas raízes populares.Idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, essa manifestação abrangeu a literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, arquitetura, cinema.  Fonte-https://www.todamateria.com.br/movimento-armorial/


Para o pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço Jorge Remígio, de João Pessoa:"O Cariri Cangaço é isso aí. Nove anos em defesa da história do nosso Nordeste, do nosso Sertão. Parabéns!" Já o poeta e pesquisador de Propriá, cerimonialista do Cariri Cangaço; Rossi Magne confessa: "Eu confesso: Sou movimento e sentimento, não sei viver sem essa essência da vida. Portanto, eu agradeço a Deus e a todos do Cariri Cangaço, por ser parte integrante dessa grande família. Obrigado."


Estivemos compartilhando momentos e momentos. Cada um deles cheios de muito significado. Costumo dizer que "se o Cariri Cangaço não promovesse uma só palestra, uma só conferência, já se fazia valer a pena por nos permitir a cada instante grandes encontros", é o que chamamos de "o Cariri Cangaço dos bastidores". Nas pousadas, nos cafés, nos restaurantes, nas praças, nas calçadas, nos contatos pré e pós a toda programação...


São nesses bastidores que as idéias e as percepções se aguçam, ali os pensamentos e os resultados de anos e anos de pesquisa muitas vezes é traduzido, as inconfidências, diante da divergência a busca pela convergência respeitosa, as mentiras e os mistérios se agigantam diante de uma temática tão forte e que tantos nos encanta.

A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados. ”Ariano Suassuna ;Jornal de Semana, 20 de maio de 1975


Pesquisadores, escritores, apaixonados pelo cangaço, curiosos; todos sem exceção unidos em torno da terra das "duas torres"; quinze estados da federação representados, de Pernambuco, além dos anfitriões belmontenses amigos de todos os lugares, dentre ilustres presenças: Rodrigo Honorato e Valéria Alencar, Luiz Ferraz Filho, Cícero Aguiar, Débora Cavalcantes, Augusto e Conceição Martins, Betinho Numeriano, Ana Gleide Leal, Amélia Araujo, Elisete Alencar, Waguinho Ferraz, Mabel Nogueira, Aninha Ferraz, Divanildo Gonçalves, Tony Alysson, Ranaíse e Yasmin Almeida, Leonardo Gominho, Rosane Ferraz, Raimundo Lourenço, João Calado, Otávio Cardoso, Ione Sampaio, Veridiano Dias e Nete, Márcia Filardi e Neliton.

o
Grande Mestre Ariano Suassuna 
por Francine Maria

Fonte: YouTube

Ah Grande e apaixonante nordeste...Muitos e muitos acorreram ao Cariri Cangaço, entre esses muitos e queridos amigos: Do Piauí; Noádia Costa e Francimary Oliveira; do Rio Grande do Norte; pesquisadores; Carlos Alberto Silva, Luiz Forró, Abimael Silva, Irani Medeiros, Cris Silva, Nivaldo Pereira e Maria de Fátima, da Paraíba; Jair Tavares, Quirino Silva e Célia Maria, Luiz Antônio, José Irari, João Andrade, Arthur Holanda e Nerizangela Silva, do Ceará nomes como; Daniel Walker, Wilton Silva, Rúbia Lóssio, Aglézio de Brito, Espedito Sobrinho, Comendador Mariano, Dra Amelia Cardoso, Divonildo Sobreira, Beto e Kévyla Souza, Afrânio Gomes, Neidinha, Antônio Feitosa, Francivaldo Romão e Maria Júlia, Tereza Raquel e os pequenos e talentosos, Cecília do Acordeon, Francine Maria e Pedro Lucas Feitosa.


Das Alagoas; Gustavo Farias, Camilo Lemos, da Bahia; Rita Pinheiro, Renato Bandeira, Antônio Edson, Fred Santos e Cleonildes, Jorge Figueiredo, Lisbela e Eliana Pandini, Levy Pandini e Daniele Silva, de Sergipe; Robério Santos e Nininho, Edson Araujo, Rossi Magne, Maria Oliveira, Vera Costa, Milla Ferreira, Manoel Belarmino e Rose Sousa, José Carlos Nascimento e Rosane Prado, Luciano e Vanessa Costa, do Distrito Federal, Getúlio Bezerra,do Rio de Janeiro; Josué Santana, de Minas Gerais; Afrânio Oliveira e Thiago Gontijo e do Rio Grande do Sul, Eliane Giolo. Avante sempre Família Cariri Cangaço...


Sonho de liberdade e de dias melhores. Fantasia Medieval em pleno sertão. Mouros e Cristãos. O Azul e o Encarnado. Dom Sebastião. Viola, sanfona, cordel e forró. Alvorada, tiros de bacamarte, cavaleiros, cavalgada, cavalhada. Armadura, capa e espada. Rei e Rainha. Castelo Armorial. Pereira e Carvalho. Cangaço. CARIRI CANGAÇO. Sinhô Pereira, Luiz Padre, Lampião e Padre Cícero. Trabalhadores Rurais de ontem e de hoje. Ariano Suassuna. Um clássico da literatura Brasileira. A Cultura Popular. São José do Belmonte, uma cidade que se redescobre ao valorizar a sua própria História. Religiosidade e Cultura nordestinas. A tradição lusitana na colônia. A História do Brasil. A formação da Identidade Sócio-cultural Brasileira simbolizada numa pedra: 
A PEDRA DO REINO .

 
 

"Costumo dizer que cada evento que Manoel Severo Barbosa e os amigos do CARIRI CANGAÇO empreendem FICA MELHOR QUE O ANTERIOR. Esse evento em São José do Belmonte foi impar em tudo! O foi pela história da saga desse grande povo em desbravar esse chão maravilhoso, o foi pela hospitalidade que recebemos, o foi pelas visitas a locais onde se deram os fatos históricos e também pelo grande número de novos amigos que fizemos que pareciam que eram tão velhos como os que reencontramos. Juntando todos, tornamos--nos mais fortes ainda e a alegria contagiante espalhou-se por toda a cidade. São José do Belmonte, cidade acolhedora e amiga, parabéns" afirma o Conselheiro Raul Meneleu Mascarenhas, de Aracaju, Sergipe.

 
Cariri Cangaço São José de Belmonte
11 a 14 de Outubro de 2018
Mais que um evento, um sentimento...

https://cariricangaco.blogspot.com/2018/11/uma-historia-ser-contada.html?fbclid=IwAR33H8Js-08soXhcgTujZf_i25tgB4Nnj3dXz0uOuqDofgvbKb2PZKo6xC4

http://blogdomendesemendes.blogspot.com