Seguidores

domingo, 15 de outubro de 2017

LIVRO “PARAHYBA NOS TEMPOS DO CANGAÇO”

Por Antonio Corrêa Sobrinho

O que dizer de “PARAHYBA NOS TEMPOS DO CANGAÇO”, livro do amigo Ruberval de Souza Silva, obra recém-lançada, que acabo de ler, senão que é trabalho respeitável, pois fruto de muito esforço, dedicação; que é texto bom, valoroso, lavra de professor, um dizer eminentemente didático da história do banditismo cangaceiro na sua querida Paraíba. É livro de linguagem simples, sucinto e objetivo, acessível a todos; bem intitulado, pontuado, bem apresentado. E que capa bonita, rica, onde nela vejo outro amigo, o Rubens Antonio, mestre baiano, dos primeiros a colorizar fotos do cangaço! A leitura de “PARAHYBA NOS TEMPOS DO CANGAÇO” me fez entender de outra forma o que eu antes imaginava: o cangaço na terra tabajara como apenas de passagem. Parabéns e sucesso, Ruberval!

Adendo: José Mendes Pereira

Eu também recomendo aos leitores do nosso blog para lerem esta excelente obra, e veja se alguns dos leitores  possam ser parentes de alguns cangaceiros registrados no livro do Ruberval Souza.

ADENDO -  http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Entre em contato com o professor Pereira através deste 
e-mail: 
franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1022616384533904&set=gm.554349684773980&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Quirino Silva e Paulo George Pereira Virgulino Ferreira DA Silva nos escombros da última residência fixa de Vírgulino.

Com Garida de Manoel Neto, mãe do amigo Marrael. Senti falta de Naldinha Vitorio...

Com Paulo George Pereira na Fazenda Poço do Negro, em Floresta, próximo aos escombros da casa onde morou Vírgulino Ferreira da Silva, antes de ser conhecido como Lampião.

Partindo para Nazaré do Pico encontrar o resto da cabroeira com Cangaceiros Cariri.

Quirino Silva e Célia saindo da Confraria do Rosário

Flores do Quipá

Com Chateaubriand Alves e os Guardiões da Confraria do Rosário, em Floresta. — comChabriane Alves e Chateaubriand Alves.

Vitória na raça

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?ref=bookmarks

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GENTILMENTE ENVIADO PELO DILETO E QUERIDO AMIGO E EX-ALUNO FRANCISCO COSTA


Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REITOR DA UERN RECEBE DIPLOMA DE AMIGO DO MUSEU DO SERTÃO


Na manhã desta sexta-feira, 13, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, foi homenageado com o diploma de Amigo do Museu do Sertão. A honraria foi entregue dentro da programação da Manhã Cultural do Museu do Sertão, realizada na Fazenda Rancho Verde.
Durante o evento, foram entregues comendas a personalidades políticas e culturais com atuação relevante para o semiárido. A programação da Manhã Cultural contou ainda com uma palestra sobre a “Cultura Regional” e uma visitação ao Museu do Sertão.
Conforme o idealizador do Museu, Benedito Vasconcelos Mendes, professor aposentado da UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a manhã cultural é realizada periodicamente e tem como objetivo divulgar e incentivar a valorização da cultural regional.
 http://portal.uern.br/blog/reitor-da-uern-recebe-diploma-de-amigo-do-museu-do-sertao/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RARAS IMAGENS DOS FANÁTICOS O BEATO JOSÉ CAMILO E O LÍDER JOSÉ SENHORINHO...DOIS RESPONSÁVEIS OU IRRESPONSÁVEIS PELA GUERRA DOS PAU-DE-COLHER A GUERRA DOS CACETES DO CALDEIRÃO.


O movimento de Pau de Colher ocorreu entre 1934 e 1938, no antigo município de Casa Nova, no norte da Bahia, mais precisamente no sítio conhecido como Pau de Colher, de propriedade de José Senhorinho, morador local. Após visita de beato conhecido como Severino Tavares, o local passou a se constituir como refúgio para aqueles que acreditavam nas palavras do sertanejo. Severino dizia trazer a boa nova de Caldeirão, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço, que se havia estabelecido no Ceará sob a influência de Padre Cícero, como um centro de irradiação e referência para religiosos sertanejos. 


A partir de então, no sítio de Pau de Colher, passaram a habitar famílias que viviam sob rígidas regras de conduta moral e religiosa e uma ocupação igualitária da terra, como forma de fugir das mudanças que tomavam conta do mundo rural na época, como a lenta mecanização da produção e a migração para áreas urbanas, as quais acreditavam fazer parte de uma deterioração moral e social. Os lavradores lá congregados se reuniam para rezas diárias, bem como cultivavam víveres que eram distribuídos internamente e estocavam para os períodos de estiagem. A princípio, acredita-se que a comunidade fosse apenas transitória, intentando a ida para Caldeirão, prometida por Severino Tavares, mas a organização cresceu rápido. No ano de 1938, a relação entre os moradores de Pau de Colher e das regiões vizinhas se tornou tensa. Com o retorno de Severino Tavares, após a destruição do Caldeirão, em 1937, os religiosos passaram a atacar aqueles que não compartilhavam de suas crenças, aos quais chamavam infiéis e impuros, e foram dizimados por forças policiais estaduais e federais.

foto fonte livro Pau-de-Colher. Raimundo Estrela. Texto Guilherme Machado.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/
Do acervo de Cleide Milayde

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POVOADO DE ALGODÕES, REDUTO DE ‘CABRA’ VALENTE. ... DE UM VALE A UMA VILA! ... DE FAZENDA A POVOADO, DE POVOADO A DISTRITO.


O estado de Pernambuco, assim como todos da região Nordeste, dividem-se em micros regiões, essas fazendo parte de vários Estados, adentrando nas terras, não respeitando limites nem divisas, como por exemplo, o alto e baixo sertão, e todos sob a proteção da mata Branca, da Caatinga, bioma ímpar no planeta terra.

Nessas micro regiões, particularizando aqui o interior do “Leão do Norte”, tem um local, ou localidades, onde se produz uma cultura, mais do que as outras costumeira, e/ou se cria determinado tipo de animais. Isso devido, principalmente ao tipo de vegetação predominante que, logicamente, é quem ‘rege a batuta’, dando as coordenadas.


No sertão do Pajeú das Flores, na faixa de terra entre as cidades de Floresta e Vila Bela, havia uma porção de terra que lhe deram o nome de Fazenda Algodões. O clima, o solo e a vegetação fizeram dessa região um alto produtor de caprinos e bovinos de determinada raça. Com essa facilidade, o próprio terreno, solo, fornecendo, naturalmente, uma vegetação comestível, servindo de alimentação rica para os animais, tornara-se uma terra rica e bastante habitada. Mesmo que, a maioria de seus habitantes pertencesse quase que exclusivamente há uma só família.

Pelos idos de 1917 essa propriedade rural era o imóvel do Sr. Domingos Soriano de Souza. Esse senhor era dono do Cartório de Registro, que ficava na propriedade e, sendo alfabetizado, resolveu alfabetizar as pessoas daquela ribeira criando, montando, uma Escola no local, na qual, os ‘Ferreira”, Antônio, Livino e Virgolino, assim como toda criança da circunvizinhança , na época, estudou.

Domingos Soriano constitui matrimônio com dona Felismina Florença de Souza Ferraz, de quem era prima. Produziram uma prole enorme, pois, naquele tempo era assim, levava-se ao pé da letra o que determina ‘...as escrituras’, “crescei e multiplicai-vos! Tendo filhos sendo chamados de “João Domingos Ferraz, Manoel Soriano Lopes Ferraz, Luiz Soriano Lopes Ferraz, Florença, Joana, Antônia, Maria, dois que morreram em tenra idade: Cícero e Maria.” 

Os vizinhos do Sr. Domingos eram os donos de fazenda, ou fazendeiros: “Antônio Jurubeba Gomes; Manoel Gertrude; Francisco Euzébio; Joaquim Alexandre; Antônio Freire; Francisco de Souza nogueira; Gregório de Souza Nogueira e João de Souza Nogueira.

Pois bem, certo dia de domingo, tirando a cesta do meio dia, um dos filhos do Sr. Domingos Soriano, Manoel Soriano Lopes Ferraz, por todos conhecido pela alcunha de ‘Manú’, tem um sonho que parecia uma visão. Nele, ou nela, na visão, Manú ver duas fileiras de casas e uma capela em uma de suas extremidades, e a localidade era ali, na fazenda de seus pais. Ao acordar, Manú começa a contar aquele sonho para todos que se entrasse.

Nas terras da fazenda Algodões, aos finais de semana, priorizando os domingos, gerava-se uma grande concentração de pessoas. Elas vinham de várias partes, locais, para fazerem os registros no Cartório do senhor Domingos, pois era somente o domingo o dia de suas folgas.

Encontrava-se no dia do sonho sonhado por Manú, no terreiro do Cartório um cidadão de nome Marcos Gomes de Sá. Escutando da boca do próprio a narração do sonho resolveu p seguinte: Esse dito senhor tinha uma tropa de burros, era almocreve. Oito dias depois, no domingo seguinte, ao vir para a fazenda, coloca as cangalhas nos lombos dos burros e nelas, nas cangalhas, uma porção de mercadorias. A novidade é acatada por todos e a mercadoria é vendida rapidamente. No outro vindouro final de semana, ele leva mais mercadorias e, umas senhoras, vendo que a aglomeração estava com bastante gente, montam umas barraquinhas para venderem comida.

Tanto os ‘comerciantes’ pioneiros como as pessoas começam a achar tão boa e incrível aquela nova situação, aquele meio de comprar e vender, que logo, logo a tornam numa espécie de ‘feira livre’. Os artesãos levavam suas artes, alguém vendia rapadura, outro vendia farinha de mandioca, havia a ‘feira do troca’, onde trocava-se os animais, as selas, as armas e tudo quanto existia numa feira comum de qualquer cidade interiorana.

Almocreves, mascates, marchantes e outros comerciantes passaram a ‘fazerem a feira’ de Algodões semanalmente. João Gomes de Lira cita em seu “Lampião – Memórias de um Soldado de Volante’, primeira edição, 1990, que os primeiros mascates, vindos da cidade de Floresta, PE, sede do município onde se encontrava a fazenda, foram os senhores: “José Tiburtino Novaes; João Gominho Filho; Joaquim Gomes de Novas; Antônio; Major Novaes.

Bom, com o desenvolvimento da feira, é claro que não só viria para a mesma, pessoas a fim de comprarem, trocarem e venderem, mas, de também aqueles que iriam para tomarem umas cachaças e abrirem ‘embuanças’. O ilustre e saudoso militar nos revela que: “... foram também aparecendo os amigos da “truaca”, que passaram a perturbar a ordem do lugar.” Ele, João Lira, mais adiante, em suas entre linhas, cita até os nomes dos mais ‘famosos’ briguentos: “...Tais elementos eram negros do Pajeú: Manoel Jardim, Antônio Severino, Enedino Cajueiro, Pedro Cajueiro, José Onça; Caboclo Aristides Libano e o parceiro Joaquim Pão.”

Como não podia deixar de ser, termina aquela feira semanal sendo oficializada. No entanto, para que isso ocorresse, o proprietário, Domingos Soriano, juntamente com seu vizinho, o senhor Antônio do Campo Alegre, doam parte das suas terras para que se oficializasse a mesma. A diocese envia o Padre José Ribeiro do Vale, este fazendo a padroeira do local ‘Nossa Senhora das Dores’. O Padre levou para Algodões a imagem da santa, representante e padroeira, que pertencia a uma senhora conhecida como dona Lala, residente na sede do município, Floresta. Só que o vigário não havia comunicado a senhora, dona da imagem, de que a levaria para Algodões. Ela, ao saber, não gostou e exige a devolução da mesma. As pessoas que já residiam nas casas recém-construídas em Algodões, ao ficarem sabendo, resolvem devolverem a imagem. O fazem em forma de procissão, o que comoveu e marcou muita aquela população pioneira.

A pequena população começa a confabular sobre que não poderia o aglomerado ficar sem a proteção de uma, ou uma, padroeiro (a). Então, João Lopes de Souza Ferraz, cidadão abastado, compra pela cifra de cem mil réis uma imagem representando a Santa Nossa Senhora da Saúde e a doa para as pessoas daquele povoado. As missas e comemorações religiosas, isso já no ano de 1919, eram realizadas na casa de um dos fundadores, Gomes Jurubeba. Ficando essa, Nossa Senhora da Saúde, a padroeira do local, tendo sido marcado, agendado, o dia 15 de cada mês de agosto para que se realizem as festas da padroeira. Gomes Jurubeba, não sendo possuidor de recursos, mas homem de ação começa a construção de uma Igreja, porém, a falta de recursos o deixa na pior, sem condições de levar seu projeto adiante, no entanto, envia várias moças da localidade, inclusive suas filhas, para que angariassem recursos a fim de poderem prosseguir na construção da Igreja.

Mesmo recebendo várias doações, a quantia arrecadada não deu para prosseguirem com a construção. Gomes então desfaie-se de suas posses, gado e caprinos, e com o dinheiro da venda dá prosseguimento a edificação.

No ano de 1918, entre os meses de fevereiro e março, é registrada em Cartório a fundação de um povoado, passando a ser oficial a passagem da fazenda Algodões para um Povoado: “... De 18 de fevereiro a 09 de março de 1918, conforme o livro 8, fls. 28v e 29v, a fazenda Algodões passou a ser Povoado.” (Ob. Ct.)

O sacerdote Zacarias Paiva, o qual celebrava as missas na povoação, deu a ideia de que seria melhor mudar o nome daquele povoado para Nazaré, ideia ou sugestão aceita por todos. Desse modo, entre os meses de setembro e outubro do mesmo ano, ou seja, 1918, Algodões passam a ser, oficialmente, Nazaré, tendo sido feito esse registro no Cartório do povoado de Algodões. “No livro 8, fls. 36v e 37 v, de 06 de setembro a 29 de outubro do mesmo ano (1918), passou a denominar-se NAZARÉ, registrado em Cartório de Algodões.” 

Após a oficialidade, o agora Nazaré, não se desenvolve como era a esperança de todos. Pelo contrário, depois da oficialidade a coisa ‘esfria’ quase que totalmente. Passado a Distrito da cidade de Floresta, tem como seu primeiro Subdelegado de Polícia o Sr. João Lopes de Souza Ferraz. O Distrito ainda teria outras alterações em seu nome.

O interventor federal do Estado de Pernambuco, governador Agamenon Magalhães, muda o nome de Nazaré para Carqueja, “Pelo decreto-lei nº 92, de 31-03-1938, o distrito de Nazaré passou a denominar-se Carqueja (IBGE), devido a já existir uma cidade com o nome de Nazaré, que é Nazaré da Mata e, como o próprio nome refere, na zona da mata do Estado. A denominação “Carqueja” não fora aceita pelas pessoas que viviam naquela povoação, pois em nada se compatibilizava com a mesma, no entanto, tempos depois, o nome volta a ser Nazaré, mas, com um acréscimo, “pela lei municipal nº 1, de 22-07-1989, o distrito de Carqueja passou a denominar-se “Nazaré do Pico”.

Fonte “LAMPIÃO – Memórias de um Soldado de Volante” – LIRA, João Gomes. Recife: FUNDARPE, 1990.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE
Foto “O Canto do Acauã” – FERRAZ, Marilourdes. 4ª Edição Revisada e atualizada

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=980955318711687&set=gm.1839834409662395&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com