Seguidores

domingo, 15 de outubro de 2017

RARAS IMAGENS DOS FANÁTICOS O BEATO JOSÉ CAMILO E O LÍDER JOSÉ SENHORINHO...DOIS RESPONSÁVEIS OU IRRESPONSÁVEIS PELA GUERRA DOS PAU-DE-COLHER A GUERRA DOS CACETES DO CALDEIRÃO.


O movimento de Pau de Colher ocorreu entre 1934 e 1938, no antigo município de Casa Nova, no norte da Bahia, mais precisamente no sítio conhecido como Pau de Colher, de propriedade de José Senhorinho, morador local. Após visita de beato conhecido como Severino Tavares, o local passou a se constituir como refúgio para aqueles que acreditavam nas palavras do sertanejo. Severino dizia trazer a boa nova de Caldeirão, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço, que se havia estabelecido no Ceará sob a influência de Padre Cícero, como um centro de irradiação e referência para religiosos sertanejos. 


A partir de então, no sítio de Pau de Colher, passaram a habitar famílias que viviam sob rígidas regras de conduta moral e religiosa e uma ocupação igualitária da terra, como forma de fugir das mudanças que tomavam conta do mundo rural na época, como a lenta mecanização da produção e a migração para áreas urbanas, as quais acreditavam fazer parte de uma deterioração moral e social. Os lavradores lá congregados se reuniam para rezas diárias, bem como cultivavam víveres que eram distribuídos internamente e estocavam para os períodos de estiagem. A princípio, acredita-se que a comunidade fosse apenas transitória, intentando a ida para Caldeirão, prometida por Severino Tavares, mas a organização cresceu rápido. No ano de 1938, a relação entre os moradores de Pau de Colher e das regiões vizinhas se tornou tensa. Com o retorno de Severino Tavares, após a destruição do Caldeirão, em 1937, os religiosos passaram a atacar aqueles que não compartilhavam de suas crenças, aos quais chamavam infiéis e impuros, e foram dizimados por forças policiais estaduais e federais.

foto fonte livro Pau-de-Colher. Raimundo Estrela. Texto Guilherme Machado.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/
Do acervo de Cleide Milayde

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário