Seguidores

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

VEM AI MAIS UMA SEMANA DO CORDEL!

Por Casa do Cordel

https://www.facebook.com/casadocordelrn/photos/a.106503389826966/498425127301455/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO SE FAZ UM ROMANCISTA (I)

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.009


Povoado Pedrão

 Idas e vindas e a paisagem geográfica do povoado Pedrão, me fez romancista do Ciclo do Cangaço. Dali nasceram “Ribeira do Panema”, “Defunto Perfumado”, “Deuses de Mandacaru”, “Fazenda Lajeado” e “Papo-Amarelo”. Povoado Pedrão pertencia à vila de Olho d’Água das Flores em que íamos a carro de boi com tolda de esteira, ou em garupa de cavalo.     


Quando em carro de boi, íamos pelo Bebedouro, sítio Jaqueira, e, mais em baixo, cruzava o rio Ipanema, seco, entrava pelas terras de Capim (Olivença) e saía no Pedrão, de Olho d’Água. Em carro de boi, ia com minha tia Delídia, que sempre estava a reclamar dos solavancos do carro. Quando o carreiro não era o branco Firmino, era o preto bem humorado Ulisses. Eu me deleitava com tudo que via e ouvia. Os bois eram chamados de Paraná, Ouro Branco (coice), Sombrante e Caçula (cambão).
Às vezes seguia na garupa do cavalo de quem eu chamava meu tio, Manoel Anastácio.
De qualquer maneira tínhamos que vencer quatro léguas (24 km) da minha cidade ao povoado Pedrão.
Ali o meu tio era o mandachuva. A melhor residência (casarão), muito gado, muitas terras, armazéns, bodega, casa de-farinha, pomar e muita autoridade sem ser autoritário.
O povoado, a igreja, o cemitério, a lagoa e o poeirão na única rua, cabeça para olho d’Água, cabeça para o Capim.
Nunca fui à pedra enorme que dá o nome ao povoado. Além de ficar afastada da rua, ninguém falava sobre ela.
A grande lagoa, quando secava, servia com o solo cinzento de pista para corridas de cavalo.
Os Terços e Ofícios eram rezados na bela igreja do lugar que possuía um cruzeiro de madeira, antes da calçada larga. Periodicamente chegava o padre da vila ou o padre Luís Cirilo Silva, de Santana, para celebrar casamentos, crismas e batizados coletivos. Hospedavam-se na casa da minha tia, onde descansavam em redes e preguiçosas. Cirilo chegava com seu sacristão Jaime, em cavalgaduras.
(CONTINUA).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“MULHER NOVA BONITA E CARINHOSA FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR”

Rangel Alves da Costa

Quem não se recorda da letra dessa maravilhosa composição musical? Eis duas estrofes: “Numa luta de gregos e troianos por Helena, a mulher de Menelau, conta a história que um cavalo de pau terminava uma guerra de dez anos. Menelau, o maior dos espartanos, venceu Paris, o grande sedutor, humilhando a família de Heitor, em defesa da honra caprichosa. Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor... A mulher tem na face dois brilhantes, condutores fiéis do seu destino, quem não ama o sorriso feminino desconhece a poesia de Cervantes. A bravura dos grandes navegantes, enfrentando a procela em seu furor, se não fosse a mulher mimosa flor a história seria mentirosa. Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor...”.
O que dizer, então? A mulher que tem o poder sobre o homem. A mulher que tem magia sobre o homem. A mulher que envolve e enlaça o homem na sua teia. A mulher que faz o homem se submeter aos desejos.
E, amando, o homem cede. E, apaixonado, o homem se deixa levar. E, desnorteado pelo encantamento, se deixa levar feito asa ao sabor daquele desejo. Mulher e sereia, mulher e vestal, mulher que sempre possui o dom de domar e dominar o homem.
Por que assim? Ora, pela incompletude do homem em si mesmo e pela necessidade de buscar no outro sexo a sua valia, a sua completude. Mas mulher não é qualquer uma. A diferenciada mulher é exatamente aquela que faz o homem se encantar desde o primeiro instante e muitos mais depois de conhecê-la.
Então a mulher passa a exemplificar o prazer e a alegria, o desejo e a vontade, a volúpia e ânsia, o ter e o ser, o sexo e o querer mais. A mulher passa a ser tão importante que o homem de repente passa a ser subjugado por aquilo que chama e tem como flor.


Mas não apenas a mulher que meramente apaixona o homem e, ao apaixonar, simplesmente faz dele um reles objeto em suas mãos. Mulher que também partilha e compartilhar, que ajuda e progride, que sempre deseja o melhor para os dois. Uma guerreira cuja luta não chama a vitória somente a si.
A letra da música a qual o título se refere fala em mulher nova, bonita e carinhosa. Há uma delimitação na idade, na beleza e no jeito de ser. Contudo, não precisa, necessariamente, que carregue sobre si, e perante uma primeira visão, todas essas virtudes.
Nem toda mulher nova é convite ao desejo do homem. Nem toda mulher bonita consegue atrair o desejo do homem. Mas toda mulher virtuosa pelo carinho, cuidado, afeição, possui consigo a chave do aprisionamento do homem.
Uma mulher nova e arrogante de pouca serventia será senão a sexual. Mulher nova e bestializada em atitudes e ações, nenhum encantamento poderá provocar. Mulher bonita, mas cuja beleza não seja expansiva também em aspectos comportamentais, igualmente será desprezada. E como feia logo será vista.
Desse modo, tem-se que a beleza feminina não está somente na idade, no rosto e corpo bonitos, no seu jeito de se mostrar mulher. A real beleza feminina está numa junção de atributos que somente o tempo e o convívio poderão comprovar.
A beleza feminina não é aquela puramente percebida, mas aquela sentida na própria mulher. Sua beleza está na atitude, está na sensação de prazer e bem-estar transmitidos. Está na honradez e no caráter, na simplicidade e na cordialidade. Ora, quem deseja ter uma beleza apenas como enfeite ou objeto de uso?
A mulher que prende e encanta o homem é aquela carinhosa, afetuosa, meiga, que exala brandura. Uma mulher que dê o prazer do compartilhamento como se o homem estivesse perante um jardim.
Daí a existência de muitas mulheres, mesmo novas, bonitas e carinhosas. Mas a que prende o coração do guerreiro e transmuda sua lança em flor é aquela cuja beleza vá além da aparência. O que encanta, verdadeiramente, é o que a mulher possa aflorar do seu íntimo.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVOS LIVROS!

Os interessados poderão adquiri-los através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br



e Flores do Pajeú História e Tradições de Belarmino de Souza Neto.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO PANCADA


Por Joel Reis

O cangaceiro Pancada e seus companheiros foram para Santana do Ipanema, afim de se incorporarem às forças volantes para captura de Corisco e seu bando.

Os bandidos que já usam trajes comuns e cabelos cortados, vieram ontem ao centro da cidade (Maceió), afim de fazer diversas compras. Foi enorme a curiosidade pública em torno do grupo. Maria Jovina, que está gravida, retornará para a casa de seus pais, no interior.

REFERÊNCIAS

Diário Carioca (RJ), 20 nov. 1938. 
Diário de Notícias, 20 nov. 1938. 
O Jornal 18 nov. 1938.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2029524123779140&set=gm.2073131606332673&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ÚLTIMA EX CANGACEIRA VIVA.MÁ E LINDA VENCEDORA GUERREIRA.

https://www.youtube.com/watch?v=BGXSvT21RIM&fbclid=IwAR2dt71SMz8a5S8SKxNLrAGkW_85Rv5DMjySFyfP87F3nCwFQgdNwKJwRcE

Publicado em 28 de dez de 2016
Reportagem impactante.
Categoria

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REPORTAGEM COM A CANTORA PERNAMBUCANA. MARINÊS. REVISTA "O CRUZEIRO", 1957.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2255995527744632&set=gm.952718611603750&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BOLSONARO DIZ QUE BRASIL DEIXARÁ DE SER “PARAÍSO DE CRIMINOSOS”

Por FABIO MOTTA /ESTADÃO

Presidente eleito manifestou-se em rede social na manhã desta segunda-feira (19).

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, voltou às redes sociais nesta segunda-feira (19/11) para defender o que considera ser a soberania nacional como forma de o país voltar a crescer “como nação”. “Seremos um Brasil amigo, mas que tem seus valores e princípios básicos”, afirmou o presidente eleito.

Para voltarmos a crescer como nação precisamos fazer valer nossa soberania e nossas leis. Devemos respeitar o mundo todo, mas também ser respeitados. Seremos um Brasil amigo, mas que tem seus valores e princípios básicos.

Bolsonaro criticou ainda a política externa das gestões que o antecedem.

O Brasil paraíso de criminosos e fonte de renda ditaduras desumanas deverá dar lugar ao Brasil cujo brasileiro e as pessoas de bem serão nossa maior prioridade.

O presidente eleito permanece em sua residência no Rio de Janeiro nesta segunda. Na terça-feira (20), Bolsonaro volta a Brasília para retomar a transição de governo.

https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/bolsonaro-diz-que-brasil-deixara-de-ser-paraiso-de-criminosos?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COVARDIA. IDOSA DE 106 ANOS É ESTRANGULADA E MORTA A PAULADAS


Divulgação

O suspeito do crime teria entrado pelo telhado e deixado pegadas na parede da residência.


A idosa Antônia Conceição da Silva, de 106 anos, foi assassinada a pauladas na madrugada desse sábado (17/11), na cidade de Feira Nova, no interior do Maranhão. As informações são do portal O Povo
MAIS SOBRE O ASSUNTO


O neto da vítima havia saído para uma festa e encontrou a avó morta ao retornar para casa onde moravam. O suspeito do crime teria entrado pelo telhado e deixado pegadas na parede da residência.

A Polícia Civil informou que Antônia tinha sinais de estrangulamento e espancamento. A investigação sobre o crime será realizada pela Delegacia Municipal de Riachão.

https://www.metropoles.com/brasil/covardia-idosa-de-106-anos-e-estrangulada-e-morta-a-pauladas?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com