Seguidores

domingo, 12 de setembro de 2021

NOTA DE PESAR!

 Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró vem comunicar que a educação mossoroense está de luto, pela perda inesperada da Professora ADELZIRA BATISTA DE ARAÚJO, que faleceu hoje pela manhã, vítima de um infarto, o velório vai estar acontecendo no Centro de Velório - Sempre! Em frente ao Tiro de Guerra, a partir das 16h e o sepultamento amanhã às 9h.

Ela era natural da cidade de Catolé do Rocha-PB, nascida no dia 15 de maio de 1944; filha de Francisco Araújo de Lima e Alzira Batista da Mota. Estudou o curso Normal na Centro de Educação Jerônimo Rosado, na década de 70, trabalhando em algumas escolas de Mossoró, vindo a se aposentar na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, quando trabalhava na Biblioteca.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOI LANÇAD

Clerisvaldo B. Chagas, 13 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.585

Recentemente foi pré-lançado pela prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, juntamente com a Secretaria de Educação, o livro didático destinado aos anos finais do Curso Fundamental, intitulado: “Santana do Ipanema, Cidade da Gente”. Trata-se de um livro de Estudos Regionais elaborado entre artífices parceiros ligados à Educação e que foi impresso pela “Didáticos Editora” da capital Fortaleza.  O evento aconteceu no antigo Bairro Floresta, em uma das unidades escolares, com grande sucesso. O livro será distribuído para os alunos da Rede Municipal de Ensino, após o lançamento propriamente dito. “Santana do Ipanema, cidade da gente” é dividido em seis unidades com seus respectivos parceiros e autores: Ariselmo de Melo, Clerisvaldo B. Chagas, Ederlan da Cunha, Jicélia Gomes, Marcello Fausto, Sandra Machado e Verônica Araújo.

Coube ao escritor Clerisvaldo B. Chagas, a Unidade 3, “Lugar de Memória”.  Nela, Clerisvaldo fala dos patrimônios materiais e imateriais do seu município. Estava realmente faltando uma fonte abrangente e segura para que a nossa base estudantil pudesse levar para os anos seguintes uma gana de conhecimentos que representasse os grandes valores que estão no bojo da sua terra. Assim, a prefeitura de Santana dá um passo largo e importante à frente de inúmeros municípios brasileiros. A propósito, o livro ainda contém, Carta dos Autores, Carta da Prefeitura e Carta da Secretaria. Foi motivo de orgulho atuar nessa parceria onde constará no currículo de mais de 20 livros também o título de coparticipação em “Santana do Ipanema, cidade da gente”.

 E por falar em livros, “Canoeiros do Ipanema”, em breve será lançado nas escolas, especialmente para professores a um preço especial para os mestres. Mais uma das grandes histórias de Santana, resgatada, tendo como fonte um canoeiro com 94 anos. Por pouco a história dos nossos heróis canoeiros não se perdeu nas brumas do tempo. Bem assim foi o resgate da Igrejinha das Tocaias, história santanense do tempo da escravidão; publicada já com a segunda edição e distribuída nas escolas, onde foi trabalhada por professores e alunos. Lembramos ainda o resgate da história da Igrejinha de São João do Bairro Bebedouro. Tudo por nossa conta e risco.

CAPA DE LIVRO ‘SANTANA DO IPANEMA, TERRA DA GENTE”.

(FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/09/foi-lancado-clerisvaldo-b.html 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA DO CANGAÇO........DURVINHA CHEGANDO AO ARRASTA-PÉ, LOCAL ONDE NASCEU, PAULO AFONSO, BAHIA

 Por João de Sousa Lima

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4471132676240849&set=a.414751525212338

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA DO CANGAÇO... ENTREVISTANDO A CANGACEIRA ARISTEIA SOARES DE LIMA

 Por João de Sousa Lima


https://www.facebook.com/photo/?fbid=4472813192739464&set=a.414751525212338

http://blogdomendesemendes.blogspot.com