Seguidores

terça-feira, 23 de setembro de 2025

O CASAL DE CANGACEIROS JURITY E MARIA ESTAVAM NA GROTA DO ANGICO, NO DIA DA CHACINA (28-07-1938), AOS DELINQUENTES DE LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira

Os cangaceiros (casal) Jurity e Maria estavam na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, no dia 28 de julho de 1938, quando aconteceu o massacre aos cangaceiros do capitão Lampião. O casal conseguiu salvar a sua vida.

O escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima e Maria do cangaceiro jurity.

Segundo João de Sousa Lima, Maria de Juriti foi uma das cangaceiras que escaparam do combate na Grota do Angico, porém decidiu levar sua vida sem falar nada com ninguém, e morreu sem dar entrevistas.

Conta o escritor João: Poucos meses antes de sua morte estive em sua residência, acompanhado pelo cineasta Wolney Oliveira, e por mais que maior que fosse nossa insistência para colher alguma informação, mais o silêncio dominava o ambiente e por último, ela reclamou dizendo que poderia ter uma "parada do coração" e aí tivemos que nos contentar com apenas algumas fotografias.

Recentemente recebi em minha casa a visita de um dos filhos da cangaceira, trazendo um caderno com riquíssimos depoimentos da mãe, colhidos por ele. o caderno me foi presenteado e sobre a vida dela será lançado um capítulo interessante, em um futuro bem próximo.




OS EX-CANGACEIROS DULCE E CRIANÇA (CASAL) ESTAVAM NA GROTA DO ANGICO, NO DIA DA CHACINA (28-07-1938), AOS DELINQUENTES DE LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira

Os cangaceiros Dulce Menezes e Criança estavam na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, no dia 28 de julho de 1938, quando aconteceu o massacre aos cangaceiros do capitão Lampião. O casal conseguiu salvar a sua vida.

VEJA ESTE VÍDEO (clicando) SOBRE O CASAL GRAVADO PELO PESQUISADOR E CINEASTA ADERBAL NOGUEIRA SOBRE DULCE E CRIANÇA.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=z9N5zMMV6FM

VEJA O QUE ESCREVEU O PESQUISADOR DO CANGAÇO GERALDO JÚNIOR, SOBRE O CANGACEIRO CRIANÇA.

UM ANTES E DEPOIS DO EX-CANGACEIRO CRIANÇA (TERCEIRO), MEMBRO DO SUBGRUPO LIDERADO PELO CANGACEIRO ZÉ SERENO.

Criança, cujo nome verdadeiro era João Alves da Silva, também conhecido como Velho João, depois do cangaço assumiu o nome de Vitor Rodrigues Lima, entrou para o cangaço no ano de 1929. Teve como primeira companheira a cangaceira Adelaide que morreu de parto e posteriormente tomou a jovem Dulce Menezes dos Santos como sua segunda companheira. 

Após a morte de Lampião, Criança e outros cangaceiros remanescentes do bando se entregaram às autoridades na cidade baiana de Jeremoabo e ao ter sua liberdade restabelecida, rumou, juntamente com sua companheira (Dulce) e outros companheiros, em direção ao estado de Minas Gerais, passando pelo estado da Bahia antes de chegar ao destino final. Posteriormente Criança deixa o estado de Minas Gerais, onde se separou de Dulce, e segue em direção ao estado de São Paulo, onde terminou seus dias de vida no dia 28 de julho de 1997. Faleceu na cidade de Itanhaém/SP, onde residia, em decorrência de INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA e foi sepultado no Cemitério da Vila Formosa em São Paulo/SP no dia 29 de julho de 1997.

Fotos: Bernardino Salvador / Jorge Bodanzky.

Fica o registro!

SIGAM e CURTAM o canal (Página) Cangaçologia para receber todas as nossas atualizações e ficar a par de todas as histórias e acontecimentos que envolvem a história a respeito do fenômeno cangaço, que aqui serão publicadas.

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com