Seguidores

terça-feira, 23 de setembro de 2025

OS EX-CANGACEIROS DULCE E CRIANÇA (CASAL) ESTAVAM NA GROTA DO ANGICO, NO DIA DA CHACINA (28-07-1938), AOS DELINQUENTES DE LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira

Os cangaceiros Dulce Menezes e Criança estavam na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, no dia 28 de julho de 1938, quando aconteceu o massacre aos cangaceiros do capitão Lampião. O casal conseguiu salvar a sua vida.

VEJA ESTE VÍDEO (clicando) SOBRE O CASAL GRAVADO PELO PESQUISADOR E CINEASTA ADERBAL NOGUEIRA SOBRE DULCE E CRIANÇA.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=z9N5zMMV6FM

VEJA O QUE ESCREVEU O PESQUISADOR DO CANGAÇO GERALDO JÚNIOR, SOBRE O CANGACEIRO CRIANÇA.

UM ANTES E DEPOIS DO EX-CANGACEIRO CRIANÇA (TERCEIRO), MEMBRO DO SUBGRUPO LIDERADO PELO CANGACEIRO ZÉ SERENO.

Criança, cujo nome verdadeiro era João Alves da Silva, também conhecido como Velho João, depois do cangaço assumiu o nome de Vitor Rodrigues Lima, entrou para o cangaço no ano de 1929. Teve como primeira companheira a cangaceira Adelaide que morreu de parto e posteriormente tomou a jovem Dulce Menezes dos Santos como sua segunda companheira. 

Após a morte de Lampião, Criança e outros cangaceiros remanescentes do bando se entregaram às autoridades na cidade baiana de Jeremoabo e ao ter sua liberdade restabelecida, rumou, juntamente com sua companheira (Dulce) e outros companheiros, em direção ao estado de Minas Gerais, passando pelo estado da Bahia antes de chegar ao destino final. Posteriormente Criança deixa o estado de Minas Gerais, onde se separou de Dulce, e segue em direção ao estado de São Paulo, onde terminou seus dias de vida no dia 28 de julho de 1997. Faleceu na cidade de Itanhaém/SP, onde residia, em decorrência de INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA e foi sepultado no Cemitério da Vila Formosa em São Paulo/SP no dia 29 de julho de 1997.

Fotos: Bernardino Salvador / Jorge Bodanzky.

Fica o registro!

SIGAM e CURTAM o canal (Página) Cangaçologia para receber todas as nossas atualizações e ficar a par de todas as histórias e acontecimentos que envolvem a história a respeito do fenômeno cangaço, que aqui serão publicadas.

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário