Seguidores

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

CAPITÃO BONESSI E O CANGACEIRO CANDEEIRO

 Por José Mendes Pereira


O capitão Bonessi e o cangaceiro Candeeiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INCRÍVEL!

 Por Maurício Freitas

https://www.facebook.com/photo/?fbid=615758873689758&set=a.462410795691234

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

LAMPIÃO.

 Por José Bezerra Lima Imrão


http://blogdomendesemendes.blogfspot.com

ERA UM TEMPO QUE O TEMPO NÃO ESQUECE

 Acervo Geraldo Júnior

Na fotografia Aureliano Sabino dos Santos, também citado na literatura cangaceira como Aureliano Sabino de Sá. Membro da Força de Nazaré (Nazareno) que foi morto e esquartejado por Lampião e seus homens, tendo em seguida sua cabeça decepada lançada e devorada por porcos.

Lampião era feroz e implacável com seus inimigos e perseguidores, pois sabia que teria o mesmo tratamento caso caísse em mãos inimigas. Era matar ou morrer.

Tempos difíceis.

Fotografia: Livro O CANTO DO ACAUÃ de Marilourdes Ferraz.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2396545270509355&set=a.230011563829414

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

LUIZ PEDRO, CANGACEIRO... TENHO TRABALHADO NESTA RETIFICAÇÃO POR ANOS.. SEU ESTADO ATUAL.

Por Rubens Antonio


https://www.facebook.com/photo/?fbid=9024377014269179&set=a.7023735381000029

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÃO BRAZ

Clerisvaldo B. Chagas, 6 de fevereiro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica:2.838

São Braz foi médico, padre, bispo e mártir da Igreja. A devoção popular a São Braz que nasceu e viveu na Armênia, também tem lugar em Alagoas, tanto em famílias específicas quanto no coletivo do município ribeirinho do São Francisco, São Brás. Embora seja padroeiro de tantas coisas, o santo é mais lembrado como o protetor da garganta contra os seus males. Isto devido – quando ia para o martírio – ter curado uma criança de colo que estava morrendo devido a uma espinha de peixe atravessada na garganta. Havia sido um pedido da mãe da criança que ficou boa (a criança) após oração do bispo. Ainda hoje no mundo sertanejo se grita por São Braz quando alguém se engasga até mesmo com água. E na própria Igreja tem a bênção da garganta e a evocação ao santo protetor.

Existe até a brincadeira em que na hora do engasgue simples, pessoa que está por perto exclama e até bate nas costas da engasgada: “São Braz, São Braz, na panela tem mais...!”, insinuando também gulodice na comida.

Em Alagoas, a cidade de São Braz já pertenceu a sua vizinha Porto Real de Colégio e levou bastante reveses políticos e jurídicos para alcançar definitivamente a sua emancipação. A região de núcleo Arapiraca, tem na cidade de São Brás, o acesso mais próximo às praias de água doce do rio São Francisco, diferentemente da nossa Santana do Ipanema, cujas praias fluviais se baseiam principalmente nas das cidades Piranhas ou Pão de Açúcar, distante uma da outra e que são alcançadas por rodovias distintas a partir de Olho d’Água das Flores, entroncamento. O município de São Brás, recebeu a sua denominação após crianças encontrarem em uma ilha próxima, a imagem do santo protetor da garganta. A comoção foi tanta que a proposta do nome foi aceita. (temos uma tese sobre essa descoberta no livro “Barra do Panema, um Povoado Alagoano”, ainda inédito.

E assim, segundo a literatura do santo, São Braz é ainda protetor dos otorrinolaringologistas, dos pecuaristas e das atividades agrícolas. O homem de Sebaste, Armênia, tinha muita fé e curava as pessoas no corpo e na alma. Quanto ao São Brás no rio São Francisco, ainda alimentamos a esperança de conhecê-la, assim como a cidade de Traipu.

Afinal, São Brás com “S” ou São Brás com “Z”, continua tratando da garganta dos seus seguidores.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/02/saobraz-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com