Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2022

JOÃO DE SOUSA LIMA, CASA DE MARIA BONITA E HISTÓRIAS SOBRE LAMPIÃO...

Por João de Sousa Lima

 http://joaodesousalima.blogspot.com/2020/06/joao-de-sousa-lima-casa-de-maria-bonita_18.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE SOUSA LIMA, CASA DE MARIA BONITA SE TRANSFORMA EM MUSEU EM PAULO AFONSO, NA BAHIA - ...

 Por João de Sousa Lima


http://joaodesousalima.blogspot.com/2020/06/joao-de-sousa-lima-casa-de-maria-bonita.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO DE SOUSA LIMA, MUSEU CASA DE MARIA BONITA

Por João de Sousa Lima

 

http://joaodesousalima.blogspot.com/2020/06/joao-de-sousa-lima-museu-casa-de-maria.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

20. PROJETOS INOVADORES DA EMPARN PARA O SEMIÁRIDO.

 Por Benedito Vasconcelos Mendes

https://www.youtube.com/watch?v=Q26aPV79RNs&feature=youtu.be

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRA DULCE NO LIVRO TERRA DE BRAVA GENTE

O Livro Terra de Brava Gente narra a história da cangaceira Dulce.

O autor João de Sousa Lima reencontrou em Paulo Afonso a dona Maria Cícera, irmã de Dulce e que há mais de 60 anos não se viam, o historiador fez o encontro das duas e por essa ação acabou sendo privilegiado com uma entrevista com Dulce, pois ela não dava entrevistas.

Para adquirir a obra: João de Sousa Lima 75-988074138 ou joaoarquivo44@bol.com.br









http://joaodesousalima.blogspot.com/2020/07/cangaceira-dulce-no-livro-terra-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCERRADOS FESTEJOS À PADROEIRA

 Clerisvaldo B. Chagas, 27 de julho de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.741


 

Foi encerrada ontem, 26 de julho, em Santana do Ipanema, mais uma edição dos festejos à Senhora Santana, Padroeira do nosso município. Pela manhã houve missa solene com o presidente Monsenhor José Augusto Silva com a nave completamente lotada pelo povo e a presença de mais de dez padres da região. A missa aconteceu às 9 horas e 30 minutos, mas houve outra missa solene que marcou o período da tarde, celebrada pelo Bispo Diocesano, D. Manoel. Logo após a missa vespertina, teve início a tão aguardada e tradicional procissão pelas ruas da cidade. Com a Bênção do Santíssimo Sacramento e mais foguetório foi encerrada a Festa de Senhora Santana, neste dia de feriado municipal.

Essa tradição religiosa remota ao século XVIII quando Senhora Santana e São Joaquim foram introduzidos na região da Ribeira do Panema, pelo Padre Francisco José Correia de Albuquerque O casal de santos viera da Bahia especialmente para ser entronizado numa capela ainda a ser construída pelo padre Francisco nas terras do fazendeiro Martinho Rodrigues Gaia cujo solo formaria a futura cidade Santana do Ipanema.

Os festejos em pleno inverno santanense com tempo nublado, frio e um misto de estio e chuvas, acontece ao mesmo tempo no mundo inteiro onde a avó de Jesus for a padroeira. Desse modo não se pode mudar a data instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Durante o novenário, inúmeros santanenses retornam à terra em que nasceu para uma participação ativa nos movimentos sacros e profanos que caracterizam a Festa de Senhora Santana. Muitos chegam de outros município e estados movidos pela fé e para pagar promessas de graças alcançadas.

Santana do Ipanema encerra um período de dois meses de festas grandes e diversas que atraíram multidões, assoberbaram  pousadas e hotéis da cidade e do entorno. Continua a Rainha e Capital do Sertão, a convergir a gente sertaneja para suas ruas comércio, repartições públicas e templos disseminados pela cidade, crescendo no vigor e na fé da sua excelsa PADROEIRA.

VIVA SENHORA SANTANA!!!


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/07/encerradosfestejos-padroeira.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRO COM CANDEEIRO EM 1995 - PARTE 2

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=54KIx5exQF8&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Segunda parte da excursão com componentes da SBEC capitaneada por Paulo Gastão, Kydelmir Dantas, Gutemberg Costa e Filemon Pimenta, em 1995.

Esse registro foi feito por Paulo Gastão na Bodega de Seu Né, o ex-cangaceiro Candeeiro, que pertenceu ao bando de Lampião, em Guanumbi, Buíque - PE. O som não está muito bom, mas o vídeo está todo legendado. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/54KIx5exQF8

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMUNICADO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes comunica aos Diretores(as) de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior e aos professores em geral, que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas no período de 20 de julho a 20 de agosto do corrente ano (2022), através do WhatsApp (84) 99972-2139 e do e-mail beneditovasconcelos@gmail.com.

Comunicamos também que a entrada é 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, que deve ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, dirigido pela Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II.

Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deve fornecer uma lista com os nomes e faixa etária dos alunos, que deve ser entregue no Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.

DADOS IMPORTANTES:
1. DIA DA VISITA: 27 de agosto de 2022 (sábado).
2. HORÁRIO: 7:00 ás 11:00 horas.
3. ENDEREÇO: Museu do Sertão, estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró. 4. LOCALIZAÇÃO: GPS: https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7. 5.WHATSAPP: (84) 99972-2139.
6. E-MAIL: beneditovasconcelos@gmail.com
Museu do Sertão · Mossoró - RN
MAPS.GOOGLE.COM
Museu do Sertão · Mossoró - RN
★★★★★ · Museu de ciências
https://www.facebook.com/benedito.vasconcelosmendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANÁLIA FERREIRA DA SILVA, IRMÃ DO CANGACEIRO LAMPIÃO


https://br.pinterest.com/pin/113293746867782105/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

ME MANDARAM AQUI DAR UMA SURRA NA SENHORA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com