Seguidores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FILHOS DO CANGAÇO



Foto: O CANGAÇO

FILHOS DO CANGAÇO

ZÉ MARIA - FILHO DO CANGACEIRO GATO E INACINHA

Após o seu nascimento foi entregue à uma importante família da cidade de Água Branca-AL por quem foi criado.

ZÉ MARIA - FILHO DO CANGACEIRO GATO E INACINHA
 
 

Após o seu nascimento foi entregue à uma importante família da cidade de Água Branca, no Estado de Alagoas, por quem foi criado.

 Foto do acervo de Geraldo Júnior
facebook: 
Geraldo Júnior e Lê Soares

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A Visita de Candeeiro a Fortaleza Por:Aderbal Nogueira



Candeeiro, Aderbal Nogueira e dona Linda, esposa de Candeeiro

Amigos, em 2001, Manoel Dantas de Loyola, ou o Candeeiro, ex-cangaceiro do grupo de Lampião quis retornar a Fortaleza. Eliza, sua filha, me ligou às 8 h da noite dizendo que o pai queria rever os locais que aqui ele esteve na época que seguiu para o Amazonas para ser soldado da borracha, em 1943.

 Paulo Gastão e Juliana Ischiara

No outro dia às 15h eu estava em Buique junto com Paulo Gastão para atender a seu pedido. Visitou os lugares onde ficou alojado para seguir como soldado da borracha e conheceu um pouco de Fortaleza. Passou 5 dias aqui em minha casa onde pude levá-lo para conhecer Christiano Câmara, outro amigo querido.

Abaixo segue o link de um pequeno vídeo com imagens dessa visita que junto com outros personagens vai fazer parte de um grande projeto que está em andamento. 


Abraço 
Aderbal Nogueira
Documentarista, sócio da SBEC
Diretor do GECC e Conselheiro Cariri Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Aproveitando o recado e a memória de nosso estimado amigo Aderbal Nogueira, convidamos a todos para também acompanhar um pouco da visita que a Caravana Cariri Cangaço realizou a Buique e a Candeeiro em Fevereiro de 2012, vale a pena conferir clicando no link abaixo: 

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/02/candeeiro-e-caravana-cariri-cangaco.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Francisco Vasconcelos - um mossoroense esquecido pela Prefeitura Municipal de Mossoró

Por: José Mendes Pereira


Francisco Vasconcelos, Fransquinho Vasconcelos, ou simplesmente, Francisquinho Vasconcelos, como era alcunhado em Mossoró, e que está um pouco esquecido pelas autoridades municipais, que até o momento, não foi homenageado com uma praça, ou um órgão público. Um homem que muito colaborou para o desenvolvimento de Mossoró, através de uma tipografia e uma livraria. Francisco Vasconcelos tinha dentro de si uma pessoa generosa, educada, atenciosa aos que lhe procuravam.

Fransquinho Vasconcelos, esposa e filhos

Lembro que sempre que eu chegava em sua livraria, e me dirigia até ao balcão para uma possível compra, ou a negócios qualquer, e se ele me visse, saía do seu birol, e caminhava à minha direção, e me  perguntava se eu continuava trabalhando na Escola que o seu pai é o Patrono, a Escola Estadual Professor José Martins de Vasconcelos,

Escola Estadual José Martins de Vasconcelos 

e me perguntava se ela estava precisando de panfletos, com a biografia do pai, para que eu os levasse e distribuísse na escola com os alunos. E ele  esteve presente em dois eventos que a Escola Estadual Professor José Martins de Vasconcelos promoveu. Convidei-o, e ele honrou os meus convites.

Poeta, escritor e jornalista José Martins de Vasconcelos - pai do Fransquinho Vasconcelos

É preciso que a Prefeitura Municipal de Mossoró aprenda a valorizar os seus filhos, homenageando-os com praças, ruas, prédios públicos, e deixe de homenagear pessoas de outras cidades, Estados, quando elas fazem partes de outras colmeias.

Eu acredito que, como tinha muito respeito e amizade ao próximo, Fransquinho Vasconcelos foi bem recebido pelos anjos lá no céu. E se ele não ganhou um bom lugar lá no céu, quem estará credenciado para herdar o reino de Deus?

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fontes: 

http://minhasimpleshistorias.blogspot.com 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdodrlima.blogspot.com

A rainha do cangaço Maria Bonita


Esta fotografia (rara) da rainha do cangaço Maria Bonita, quando ela ainda não era cangaceira, foi descoberta pelo o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com