Seguidores

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

SE MERECERMOS DEUS...

Por José G. Diniz


 Se merecermos Deus nos da o perdão
O pai é paz, amor, fé e compreensão
Não constrói as coisas pela metade
É para ter uma plena perfeição
Cumpre bem com a sua missão
Faz uma edificação firme e concreta
Para os mansos deixa a porteira aberta
Por ser justo não cometeu abuso
A vida ficou igual a um parafuso
A cada um dia, uma rosca aperta.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CAROÁ, CROATÁ, CROÁ

 Clerisvaldo B. Chagas, 17 de novembro de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.002

Caroá, croatá, crauá ou Croá, “É uma planta terrestre da família das bromeliáceas, nativa do Nordeste do Brasil. A planta é uma bromélia nativa do estrato baixo da caatinga brasileira, apresenta folhas lineares, acuminadas e listradas e flores protegidas por brácteas com coloração viva e frutos em bagas suculentas. Já teve muita importância na caatinga, antes do advento do plástico. Dela se fazia cordas, cordões, redes, sacos, tecidos e roupas. Proporcionou emprego e renda em vários lugares do Sertão nordestino, gerou indústrias e até originou cidades como Senador Rui Palmeira no alto Sertão alagoano, cuja origem foi uma “usina” de fazer barbantes de caroá. A grande riqueza de outrora do Nordeste, o algodão, era ensacado com destino as bolandeiras ou vapores (máquinas de beneficiamento do algodão) com enormes sacos de caroá, que tinham aparência de tarrafas nos seus trançados espaçosos e transportados, geralmente por carros de boi.

CAROÁ (AUTOR NÃO IDENTIFICADO).

O caroá fez ótima circulação de dinheiro no Sertão e Agreste entre extrativistas rurais, empresários, fábricas, comércio e usuários. O agave, planta espinhenta da qual se fabricava cordas e outros produtos semelhantes ao caroá, tinha mais nobreza, pois em muitos lugares do semiárido, era plantado com vigor. O caroá, apenas era extraído da caatinga. Em várias regiões apresentava-se abundante e em locais privilegiados, crescia até dois metros de altura.  Como o nome da planta varia muito em cada região, é possível que ela também seja chamada gravatá (sítio e poderoso riacho de Santana do Ipanema).

As riquezas antigas dos nossos sertões são pouco divulgadas e temos certeza de que pouquíssimas pessoas têm esse conhecimento. O uso da lã de barriguda, a utilidade dos juncos nas fabriquetas de colchões, representam segredos do Sertão antigo (não tão antigo assim) e que deslumbram por certo, pesquisadores e fontes dos mais velhos que assim conviveram. Infelizmente, o advento do plástico, muito útil, prático, leve e barato substituiu nossos produtos inocentes e passou a poluir o mundo. É pena porque nem todo nosso passado foi registrado e dão trabalho aos pesquisadores, mais do que os temas sobre animais pré-históricos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PERGUNTA FOI: SOBRE O ADRIÃO, SERÁ SE FOI FOGO AMIGO? - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=fe17D6XGaD0&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: O VOLANTE ZÉ FREIRE

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/shorts/cKuqRR-X3Lw

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TENENTE JOÃO GOMES DE LIRA...

 Por Volta Seca


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2327297684145829%2C2326963794179218&notif_id=1701646223658025&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

MANÉ NETO, APELIDADO POR LAMPIÃO DE MANÉ FUMAÇA. QUAL SUA OPINIÃO COM RELAÇÃO A ESSE PERSONAGEM HISTÓRICO DO CANGAÇO ?

 Por Helton Araújo

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2327297684145829%2C2326963794179218&notif_id=1701646223658025&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑷𝑬́ 𝑫𝑬 𝑷𝑬𝑩𝑨, 𝑴𝑨𝑹𝑰𝑸𝑼𝑰𝑵𝑯𝑨 𝑬 𝑿𝑶𝑭𝑹𝑬𝑼

 

Depois do fatídico 28 de julho de 1938, muitos bandoleiros começaram a se entregar para as forças policiais pela Anistia que o governo estava oferecendo para aqueles que saíssem da vida de arruaceiros. Outros, como o grupo de Labareda, permaneceram, ainda fraco, por alguns anos, entregando-se somente no ano de 1940. Ângelo Roque, o famoso Labareda, fora um dos cangaceiros mais velhos que seguiu Lampião (1928-1940), e, também, o segundo bandoleiro a trazer uma companheira para o grupo. Mariquinha, prima de Maria Bonita e irmã do famoso Zé de Neném, foi a primeira companheira do cangaceiro, seguindo-o até os seus últimos dias de vida.

15 de abril de 1939, a força do Tenente Odilon Flor, composta por 15 volantes, agia na região da Bahia em busca dos últimos grupos que atuavam por lá, dentre eles, o de Ângelo. Acabaram encontrando um coiteiro no caminho, fazendo um interrogatório com o mesmo e obrigando para que delatasse o bando. O coiteiro era de Labareda, indicou o local onde estavam, fazendo com que o Tenente e a força seguissem em disparada.

Chegaram no local por nome Serrote, pertencente ao Município do Quinto/BA, às 23hrs, avistando o grupo com 8 cangaceiros e suas companheiras, jogando baralho, lubrificando o fuzil.

Odilon e sua força abriram fogo, em confronto noturno, conseguindo abater três integrantes, tendo baixa em um soldado e deixando o comandante da tropa ferido nas nádegas. Os cangaceiros mortos eram Pé de Peba, Xofreu e a companheira do chefe, Mariquinha. Após o confronto, cortaram suas cabeças e levaram em um carro de boi (ou no lombo de uma burra), expondo-as na cidade de Paripiranga-BA.

Após isso, Labareda acaba matando quatro inocentes, Olegário, Antônio, Constâncio e Jovina (prima do bandoleiro Saracura), em forma de se vingar dos seus cangaceiros e de sua companheira.

𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄𝐒: 𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐳𝐚 𝐋𝐢𝐦𝐚, 𝐁𝐥𝐨𝐠 𝐝𝐨 𝐌𝐞𝐧𝐝𝐞𝐬, 𝐂𝐚𝐫𝐢𝐫𝐢 𝐂𝐚𝐧𝐠𝐚𝐜̧𝐨 𝐞 𝐒𝐚́𝐥𝐯𝐢𝐨 𝐒𝐢𝐪𝐮𝐞𝐢𝐫𝐚.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/photo?fbid=259001363855330&set=pcb.2327221094153488

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CAMINHOS E ENGENHOS DA MINHA TERRA

Por José Cícero da Silva

Recordo muito que adentrando pelo Morro, o mundo parecia infindo. Porque eram frescos, verdes e bonitos os caminhos.

Sem nenhum pingo de medo a gente ia seguindo, quando menino. E o primeiro engenho de cana que eu me lembro desse caminho era o de dr. Hugo perto do Jerimum e Fostino na sequência o de seu Adalberto do sítio Coqueiro.

O povo andava muito a pé como a seguir os rastros das tropas de burros do saudoso tropeiro Vicente Valdevino.

Depois, o segundo logo após a residência de Déda e Zé Alvino havia o engenho de Pedro Saraiva antecedendo o mais antigo da ruinha da Missão Nova que um dia pertenceu a Antônio Argeu, dona Marqueza, Antonio Leite e Moacir Olegário. Onde bringuei na bagaceira e nas águas do riacho descendo da serra margeando a capela de Santo Antônio. "Levada de água" passando ao lado do engenho mais pequeno de seu Osvaldo Esmeraldo.

E se acaso passássemos para o 'Outro Lado' após atravessarmos o corredor do canavial e o rio, íamos nos deliciar de garapa, mel e alvinim no bom engenho de seu Joaca Rolim. Local aprazível onde moravam seu Edir, Joana Sena, Citonha, Celeste, Antônio Batista, Juvenal, Zezé Novais, Antonio das Dores, dona Toinha, Damanel, Nazinha e Pedro Esmeraldo. E se fôssemos da Capelinha da vila após o baixio onde moravam minha vó Zefinha, Damião Bento e mestre Pedim seguindo em linha reta, depois do cemitério íamos dá de cara com o engenho de Pedro da Cruz, o de seu Aparício e Filipim já pras bandas do Espalhador.

Quando guri eu também me lembro que pras bandas de riba ainda tinham o de Manoel Novaes e o de Lacy. Era assim. Foi assim.

Como nunca mais se viu, mas eu recordo bem com muita alegria em toda esta saudade que não tem fim.

https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/pfbid0UJp5RZct95EEh9f3y63sMvkox32Fi55WYC3ZSceQHTfhM6eXnkmJxFY3cU7S9uoXl?comment_id=358076096868030&reply_comment_id=7195465093820578

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU AMIGO ANÍBAL FERNANDES PORTO - ANIBALTEC

 Por José Mendes Pereira


Já se passaram alguns anos que eu não vejo o meu amigo de adolescência e juventude Aníbal Fernandes Porto, hoje, um empresário bem sucedido e que, progrediu na sua jornada com a famosa e renomada empresa "Anibaltec", e que através dela, hoje é proprietário de mais duas lojas: "Balanças e Complementos". na Av. Alberto Maranhão, 1369 - em Mossoró, além de outra em Natal

A nosso adolescência e juventude, foi por ali, entre as ruas José de Alencar com a Tiradentes, esquinando com a Lopes Trovão, localizadas no bairro Paraíba. Ele residia com os seus país Eliseu Posto e dona Nazaré, e eu, residia na Casa de Menores Mário Negócio, onde vivi por alguns anos na minha adolescência, mais um pouco na juventude.

Eu sempre frequentava a sua casa, porque, nós éramos amigo de longas datas, além do meu convívio com o saudoso Nilson Fernandes Posto e o Eliseu Júnior, ambos, eram seus irmãos.

Lamentavelmente, nos dias de hoje, o Aníbal é cadeirante. Mas Deus estará sempre presente em sua vida, confortando a sua vida.

Grande Aníbel, qualquer dia eu chegarei aí para te visitar!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TERRITÓRIOS DE VOLANTES E CANGACEIROS #cangaço #lampião #cangaceiros #volantes

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=pky8F-2bDVc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo imagens aéreas de vários locais que foram palco da história do cangaço. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @aderbalnogueiracangaco   Parcerias: narotadocangaco@gmail.com #lampiao #cangaço #maria bonita #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com