Seguidores

sábado, 19 de dezembro de 2015

O TEMPERAMENTO DE LAMPIÃO

Por José João Souza

A maioria dos livros e reportagens sobre a vida de Virgolino Ferreira o descreve como um homem desconfiado, de poucas palavras e grosseiro.

Quem o conheceu de perto desmente quase tudo: “Desconfiado ele era, mas quando encontrava alguém conhecido se punha a conversar”, recorda o ex-coiteiro Manoel Félix da Cruz, vaqueiro aposentado em Poço Redondo, Sergipe. Seu bom humor chegava ao ponto de despejar perfume francês sobre os 30 passageiros de um caminhão que tinha acabado de assaltar no caminho de Paulo Afonso para Maravilha, em Alagoas, em janeiro de 1935. “Pra quê isso?”, perguntou o coletor federal Bráulio Rodrigues Limeira, uma das vítimas. “É o banho da sorte. Hoje vocês estão com um azar danado”, brincou o cangaceiro, morrendo de rir.

Publicado no Diário de Pernambuco em 7 de julho de 1997

Fonte: facebook

Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA


Esta foto de Maria Gomes de Oliveira ou Maria Bonita (nome dado a ela pela imprensa) nome dado a ela no mundo do crime eu ainda não tinha visto. 

Adquiri no acervo de Susi Ribeiro, e segundo escreveu ela: Foto rara, muito nítida, da verdadeira Maria Bonita.

Como dizia minha sogra Sila, conhecida no meio do cangaço apenas por Maria, ou Maria de Lampião! Compartilhando do amigo Rubens Antonio!

Fonte: facebook
Página:  Susi Ribeiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

POR QUE O CANGACEIRO ASA BRANCA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ?

Por José Mendes Pereira

Antonio Luiz Tavares conhecido no mundo do crime por "ASA BRANCA", e foi um dos cangaceiros que entrou em Mossoró no dia 13 de junho de 1927, em companhia do afamado bando de facínoras da Empresa de Cangaceiros Lampiônica e Cia, administrada pelo sanguinário Lampião.

Asa Branca era natural de Cajazeiras do Rio do Peixe no Estado da Paraíba. Filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição. Nasceu no dia 10 de Janeiro de 1902 e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.

Após a tentativa de assalto à Mossoró, Asa Branca foi preso e levado para cumprir pena em Natal, segundo o historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros certa vez me falou no Hotel Thermas, tendo em mãos um documento sobre este fato; e posteriormente o cangaceiro Asa Branca foi transferido para Mossoró, onde cumpriu sua pena. Liberado das grades esteve em várias cidades, mas findou casando-se com uma mossoroense Sebastiana Venâncio, e fez o segundo casamento com Francisca da Silva Tavares, lá do Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba.


Depois de tantas paradas por cidades, finalmente fixaram residência em Mossoró. Ele já é falecido, mas dona Francisca da Silva Tavares mora no bairro Bom Jardim, gente fina.

Sempre eu a visito, e é uma senhora de espírito generoso e educadíssima. Sempre me recebeu como um velho amigo da família.
Nota bastante importante:

Por que Dona Francisca Silva Tavares com 75 anos de idade foi esposa do cangaceiro Asa Branca, que se hoje ele estivesse vivo, estaria com 111 anos?

Resposta: Dona Francisca era a segunda esposa do cangaceiro Asa Branca. Quando ela foi viver com o cangaceiro, estava com 17 anos, e o Asa Branca já passava dos cinquenta anos. Esta é a razão da esposa do cangaceiro ainda está viva.

Se você quiser conhecer mais um pouco sobre o cangaceiro Asa Branca clique no link abaixo:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS LIVROS DO ESCRITOR LUIZ RUBEN BONFIM

Autor Luiz Ruben Bonfim

Adquira logo o seu através do e-mail acima:


Não deixe de adquirir esta obra. Confira abaixo como adquiri-la. 

Lembre-se que se você demorar solicitá-la, poderá ficar sem ela em sua estante. Livros que falam sobre "Cangaço" a demanda é grande, e principalmente, os colecionadores que compram até de dezenas ou mais para suas estantes. 

Valor: R$ 40,00 Reais 
E-mail para contato:
 
luiz.ruben54@gmail.com
graf.tech@yahoo.com.br

Luiz Ruben F. de A. Bonfim
Economista e Turismólogo
Pesquisador do Cangaço e Ferrovia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RAPOSA DAS CAATINGAS É SUCESSO NACIONAL


Se você ainda não comprou este fantástico trabalho do escritor José Bezerra Lima Irmão, só restam poucos livros. Então procura adquiri-lo o quanto antes, pois os colecionadores poderão comprar os poucos que restam. Seja mais um conhecedor das histórias sobre cangaço, para ter firmeza em determinadas reuniões quando o assunto é "cangaço". 

São 736 páginas.
29 centímetros de tamanho. 
19,5 de largura. 
4 centímetros de altura.
Foram 11 anos de pesquisas feitas pelo autor 

É o maior livro escrito até hoje sobre "Cangaço". Fala desde a juventude  e namoro dos pais de Lampião. Quem comprou, sabe muito bem a razão do "Sucesso a nível nacional do Raposa das Caatingas". 

O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:

Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS


Através deste e-mail 
sabinobassetti@hotmail.com 
você irá adquirir o  mais recente trabalho do escritor e pesquisador do cangaço 
José Sabino Bassetti 
com o título: 
"Lampião - O Cangaço e seus Segredos".

O Livro custa apenas R$ 40,00 (Quarenta reais) com frente já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

Não perca tempo e não deixa para depois, pois saiba que livros sobre "Cangaço" são arrebatados pelos colecionadores, e você poderá ficar sem este. Adquira já o seu.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

É UM PRAZER ANUNCIAR EM NOSSO BLOG

Por Rostand Medeiros

CHUVAS NO NORDESTE - FOTO DE SATÉLITE DA NASA MOSTRANDO A REGIÃO COBERTA DE NUVENS EM 18 DE DEZEMBRO DE 2015. QUE DEUS PROLONGUE ESSA SITUAÇÃO POR VÁRIOS DIAS!

Fonte: facebook
Página: Rostand Medeiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ Parada 09 - ATAQUE AO SÍTIO PONTA DA SERRA (RN)

Por Geziel Moura

A noite do dia 10 de junho de 1927, foi de calmaria para o bando de Lampião, estacionado nos lajedos do córrego de João Brandinho, dormiram a sono solto. Pela manhã do dia seguinte (11), passaram pelas fazendas João Gomes, Poço Verde, sem incidentes. 

Bodega de João Batista da Silva;

Entretanto, no Sítio Poço de Pedras, seu proprietário, Francisco Germano da Silveira, fora feito refém, e juntou-se ao Cel. Joaquim Moreira e D. Maria José Lopes, que ainda continuavam presos. Assaltaram, ainda, a fazenda Caricé e o sítio Morada Nova, no final da manhã.

Interior da bodega, com indício que realmente os cangaceiros atearam fogo nela;

Nesse momento, o bando de Lampião, chegara na região da Serra de Martins (RN), terra de nosso amigo Rivanildo Alexandrino

Interior da bodega, com indício que realmente os cangaceiros atearam fogo nela;

A invasão do sítio Ponta da Serra, ocorreu por volta das 12h, João Frutuoso da Silva e sua família não estavam no momento, pois foram avisados da presença dos cangaceiros nas proximidades.

Vista, atual, do Sítio Ponta da Serra;
Mesa histórica, cujas gavetas foram quebradas pela cabroeira, em busca de joias e dinheiro;
Porta com marca de ponta de fuzis;
Headphone esquecido por Jararaca (brincadeirinha kkk) - Fotos capturadas por Geziel Moura

O estrago no sítio Ponta da Serra, foi grande, quebraram louças domésticas, móveis e baús, no afã de encontrarem joias e dinheiros. Nem as garrafas de bebidas, da bodega do filho do fazendeiro, chamado João Batista da Silva, escaparam das garras dos cangaceiros.

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com