Seguidores

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SANTANA: NADA IGUAL AO TEMPO

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de dezembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.228

Lembramo-nos do intenso movimento bíblico católico do Bairro Camoxinga, em Santana do Ipanema. Tinha como sede, um prédio ajardinado e muito agradável próximo ao Estádio Arnon de Mello e, continua sendo ponto de referência. Destacava-se naquelas ações, o cidadão José Nogueira, com voz cheia, melodiosa e atraente, como um dos cabeças e do êxito do Movimento. Foi ele um dos enfrentantes para construção da igreja do Clima Bom. Clima Bom é um lugar por trás do Bairro Barragem, solo enxuto, alto e arejado pelos ventos que sopram pelo vale do rio Ipanema. Uma ruazinha, duas ou três ruazinhas, muito vazio e algumas casas esporádicas. Popularmente recebeu o degrau de bairro. É ali onde a pobreza mora.

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por isso ou por aquilo, a construção da igreja ficou apenas em três paredes erguidas e uma intensa frustração. Abandono total em torno de duas décadas. Há cerca de um ano estivemos no local e batemos uma foto que para nós é obra-prima, mas não sabemos no momento onde encontrar. Continuavam as três paredes em preto sob um sol ricamente ornado para a foto. O senhor José Nogueira estava enfermo e deixamos de apresentar-lhe a fotografia temendo reação negativa na sua saúde. O homem da bela voz faleceu não está com muito tempo, sem conhecer o destino da igreja do Clima Bom.
Lembram-se da crônica “Sua Foto é Valiosa”? Comprovamos agora o que dissemos. Foto enviada para o Face mostrava pessoas da Igreja do Bairro Camoxinga, no movimento católico para homenagear Nossa Senhora da Conceição no último dia 8. Elas nem perceberam ainda, mas a foto de pessoas torna-se histórica para o mundo católico de Santana do Ipanema e particularmente do Clima Bom. Ela mostra no segundo plano, novas paredes com tijolos e vigas, em preto, demonstrando que as obras foram retomadas, após tantos anos. Viram como sua foto é valiosa? E o melhor, muito bem tirada, parecendo serviço de profissional. 8.12.1919.  Ficamos felizes pela retomada da construção. Quanto vale um pesquisador? Infelizmente não temos o autor da foto.
NADA IGUAL AO TEMPO.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O VELHO MESTRE

*Rangel Alves da Costa

Que este meu olhar, que certamente será meu último olhar, tenha conseguido avistar o que de belo no mundo ainda há, pois entre sombras e névoas, a esperança reside em ao menos imaginar o que teria valido se pudesse ser visto. Assim disse o velho mestre.
Que estas palavras desfolhadas agora, que foram minhas últimas palavras, ecoem pelos portais dos tempos e repousem perante aqueles que ainda tenham olhos para ver e ouvidos para ouvir a verdade da vida. Disse o velho mestre ao seu discípulo, antes de ter as pálpebras fechadas para a eternidade.
Dois dias e duas noites em cima da montanha. O jovem discípulo saciando a fome e a sede nas palavras do velho amigo, e este, o mestre, se alimentando apenas da vontade em realizar seu último esforço sobre a terra: deixar, através de palavras, uma carta a todos aqueles que estivessem nos arredores e muito além da montanha. Todos os povos do mundo.
Da memória do velho não cuidou seu discípulo, não coube a este, ao modo dos aprendizes gregos da filosofia, guardar na mente as palavras e repassá-las para a posteridade, mas sim à própria natureza. Folhas ao vento, as pedras espalhadas no cume, a própria ventania que passava recolhendo o perfume, além do invisível papiro do tempo, foram os instrumentos onde as palavras foram inscritas e espalhadas pela vida afora, chegando aos tempos de hoje.
Eis as palavras do velho mestre, lições de antigamente, mas que ainda ecoam como se direcionadas às realidades eternas, de ontem, hoje e até amanhã. E assim está escrito por todo lugar:
“Meu olhar vai muito além do horizonte e de mais adiante, alcançando o primeiro grão de areia da primeira estrada de tudo. Lá, onde tudo começou, eu estava. E o que sou agora é também o que já fui desde aquele primeiro passo. Eis que sou fruto de seres que são frutos de outros seres, desde o que sou e serei ao primeiro; desde o que sou ao que foi o meu pai e todos aqueles que antes dele vieram.


Por isso tenho nome e sobrenome que não dizem nada. Tudo falso e tudo ilusão, pois talvez o homem seja esquecido se o seu nome não for lembrado. Por isso que meu nome é sangue, é raiz, é linhagem, é ancestral, é hereditariedade, é passado. Ninguém pode tirar do ser aquilo que está na sua alma, no seu espírito, na sua ancestralidade. Por consequência, a morte jamais será fim de alguém. E ninguém morreu desde aquele primeiro passo naquele primeiro grão de areia.
Então, que digam ao homem que ele faz parte de família maior do que poderia imaginar. Digam ao homem que sou seu sangue, vim da mesma raiz, que sou seu irmão, que viemos do mesmo lar um dia aumentado com a chegada de tantos outros irmãos. E muitos ainda virão. Digam ao homem que assim como sou seu irmão, aquele outro desconhecido também o é. O rico e o pobre são seus irmãos, o sadio e o enfermo também, todos, igualitária e indistintamente.
E creio não ser da normalidade humana, de seres que pensam, raciocinam, sabem distinguir o bem e o mal, a verdade e a mentira, e tudo o mais que os diferencia dos irracionais e loucos, o desconhecimento e a desvalorização do seu irmão. E são tantos e são todos irmãos. Irmãos desde aquele primeiro grão no primeiro passo, e que continuam unidos pelos laços da hereditariedade no tempo e do parentesco vindo daquele primeiro pai.
Vai de encontro à vida, ao sentido da existência, que o menosprezo ao próximo, e que é seu irmão, tantas vezes se transforme em ódio, em ameaça, em violência. Quando um irmão tira sangue de outro está derramando o sangue de si mesmo, do próprio corpo. Quando um irmão quer ou tenta destruir o outro, estará fazendo desabar sobre si o seu próprio castelo. E quantos egoísmos, vaidades, arrogâncias, brutalidades, situações que sempre acabam fazendo o caminho inverso. Ao erguer a mão implorando ajuda, os outros irmãos temerão, por medo, qualquer aproximação.
Mas eis a força do tempo e das transformações. Haverá o dia do desconhecimento, do esquecimento, mas também chegarão os tempos do arrependimento e da remissão. E aquele que olha pra trás e consegue enxergar sua casa e sua família naquele tempo primeiro, também conseguirá avistar todos os seus irmãos ao redor. E jamais viverá na solidão ou no sofrimento”.
Assim falou o velho mestre. Ao menos assim é que ainda ouço ecoando no vento.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRIBUTO À "NAZARENA" MABEL NOGUEIRA.


Por Geraldo Júnior

Minha amiga querida você se foi tão de repente e não deu tempo sequer de nos despedirmos, mas não tenho dúvidas de que um dia nos encontraremos na eternidade e veremos que aquilo que vivenciamos nessa vida não passou de um aprendizado para evoluirmos.

Tenho um carinho e uma dívida enorme de gratidão com você e por mais que eu me esforce jamais conseguirei pagar. A história do cangaço e em especial a história de Nazaré do Pico (Pernambuco) e de sua gente também possui uma dívida impagável por conta de seus esforços na tentativa de resgatar e colocar os personagens históricos de Nazaré no devido local de destaque que merecem. Levarei nossos projetos adiante e só descansarei quando ver tudo aquilo que você desejou sendo realizado. Uma questão de honra para mim.

Obrigado por tudo, Por seus gestos de carinho, por sua amizade e por toda a colaboração que deu para meus trabalhos relacionados com o tema cangaço.

Você está fazendo muita falta.

Descanse em paz minha querida e que Deus a tenha em um excelente lugar, conforme você merece. Até um dia.

Seu amigo "chato"...
Geraldo Antônio de Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogsapot.com

UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO


01- A frente da Igreja

A Igreja de Nossa Senhora de Piedade construida no século XVIII no município de Aracati, construda em um lugar ermo, antes rota de passagens das chaqueadas, contar a história da colonização portuguesa no Ceará, localizada 170 km de Fortaleza. 

02- Cemitério

A capela de Nossa Senhora da Piedade no distrito de Mata Fresca, segundo o IPHAN é uma das igrejas mais antigas da região, escavações arqueológicas foram feitas no local, encontram ossadas humanas, indica um cemitério ao lado. 

03-antigo reboco da igreja

O primeiro registro da igreja é datado de 1631, no livro de registro da diocesse de Limoeiro do Norte-CE, vários materiais foram encontrados com os arqueólogos, com a remoção do reboco encontraram duas janelas, uma construção do período colonial, atualmente esse patrimônio histórico pertence a empresa Brazil Melon, seu diretor presidente Dr Vieira preserva com responsabilidade e respeito a história do Brasil colônia.

04- Dr jarbas Carvalho, Dr Vieira e Giovane Gomes.

Fazenda Palmares - Aracati-CE.
Fotos: 01- A frente da Igreja, 02- Cemitério, 03-antigo reboco da igreja, 04- Dr jarbas Carvalho, Dr Vieira e Giovane Gomes.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA DE LAMPIÃO.

Por João Filho de P. Pessoa

Em 1926, em Serra Grande-Pe., Lampião com a média de 80 cangaceiros lutou contra 350 soldados de três volantes juntas. Atraiu os “Macacos” para uma grande emboscada mediante o sequestro de um funcionário da Esso exigindo assim alto resgate, com isto todos os soldados da região se dirigiram à captura de Lampião guiados pelo melhor rastejador do local, Ângelo Caboclo, que ao se aproximar do local em que os cangaceiros se escondiam, juntou uma pista no chão, olhou para seu comandante e disse “eu estou morto” levando um tiro na mesma hora, começando em seguída uma chuva de balas, um tiroteio medonho, as volantes se viram cercadas e encurraladas em terrível desespero pela vida, enquanto os cangaceiros atiravam sem dó, cantando, dançando, gritando, aboiando tristes e longas melodias, vários soldados fugiram covardemente, mais de 10 morreram e tantos outros ficaram feridos, inclusive o Ten. Manoel Neto com três tiros nas pernas, num combate de 8 horas, média de 5.000 tiros, sem nenhuma baixa cangaceira. Restando vitorioso Lampião e seu bando. 

(João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce.) 08/10/2019.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÍLVIO SANTOS ESTÁ ANIVERSARIANDO HOJE!

 Por José Mendes Pereira
Sílvio Santos. Foto do acervo do Edvaldo Morais

Os domingos à noite sem Sílvio Santos não é domingo. O homem nasceu no meio da pobreza e mesmo assim, soube construir o seu império. 

Parabéns, Sílvio Santos!

DE CAMELÔ A BILIONÁRIO, CONHEÇA TRAJETÓRIA DE SILVIO SANTOS

Empresário mais carismático do Brasil construiu um império usando a TV para divulgar seus empreendimentos.

Qual brasileiro nunca ouviu falar de Silvio Santos? 

Um dos rostos mais conhecidos do país, o carismático apresentador é tão popular que já esteve prestes a se candidatar à presidência. A simpatia, no entanto, está longe de ser o único trunfo de um dos homens mais ricos do Brasil. 

Por trás do sorriso que alegra as tardes de domingo de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT. 

(...)  

Acompanhe um pouco a sua biografia aqui:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com