Seguidores

quarta-feira, 5 de abril de 2023

ANIVERSÁRIO

Por Hélio Xaxá

Pior não é ser esquecido
Mas como dói ser ignorado
Saber que foi até lembrado
Porém, não ser querido...
Deus me deu a sapiência:
Amo o próximo como a mim.
Aprendi com a experiência
Trago no coração esse fim.
Feliz aniversário à todos nós.
Comemoremos mesmo a sós
Outra flor caída no jardim...
Parabéns à todos de verdade!
Por essa data, muita felicidade!
Meus pêsames a mim.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1657430178039586&set=a.140271556422130

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E RESGATE HISTÓRICO DO LEGADO DO ABOLICIONISTA ALMINO ÁLVARES AFFONSO

Por Epitácio Andrade

Cleilson Carlos e Epitácio Andrade

Com 4 mandatos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Almino Afonso no médio-oeste potiguar ( de 1999 a 2004), Cleilson Carlos é um entusiasta da preservação da memória e resgate histórico do legado do abolicionista Almino Álvares Affonso. Almino Álvares Affonso nasceu em 17 de abril de 1840, no Sítio Croatá, em Almino Afonso, que na época era município de Patu, e faleceu em Fortaleza, Ceará, a 13 de janeiro de 1899. E se encontra sepultado em Aquiraz na região metropolitana da capital cearense.

Formou-se em Direito pela Faculdade do Recife em 1871. Órfão de pai aos 8 anos de idade, e sendo sua mãe muito pobre, Almino aprendeu a ler, segundo a tradição, à luz das fogueiras e em livros emprestados por pessoas amigas. Mais tarde, tendo adquirido conhecimento em português, latim e francês, passou a lecionar essas línguas em Martins, Patu de fora, Caraúbas e Catolé do Rocha. Depois, começou Almino Affonso a trabalhar no foro.

Almino Affonso e Cleilson em São Paulo

Segundo Câmara Cascudo, “ a vida de Almino Affonso é uma sucessão de combates”. Ocupou vários cargos nas províncias da Paraíba e Ceará. Um discurso arrebatado, feito num embarque de tropas, arredou-o do lugar. Tornou-se abolicionista. Ceará e a cidade norte-rio-grandense de Mossoró devem imensamente à força veemente da palavra vibrante de Almino. Mossoró, que em 30 de setembro de 1883, se libertou da escravidão, apaixonou-o.

No livro “Jesuíno Brilhante- o primeiro dos grandes cangaceiros” (2020), o escritor Honório Medeiros apresenta A Carta de Almino Álvares Affonso ao jornal O Cearense, publicada em 4 de outubro de 1874, nesta correspondência, o “Tribuno da Abolição” detalha o rol criminoso do cangaceiro Jesuíno Brilhante que compromete sua imagem de justiceiro e libertador de escravos como está no roteiro cênico do filme Jesuíno Brilhante, o cangaceiro (1972), de William Cobbett. Segundo o conteúdo da missiva, Almino Affonso e sua família foram alvo de ameaças e perseguições maquinadas pelo Brilhante. Com base em muitas fontes, a polêmica entre o cangaceiro e o abolicionista se estabeleceu de fato. A história dará seu veredicto.

Cidade Almino Affonso

No dia 3 de janeiro de 2023, Cleilson Carlos teve um encontro com o pesquisador Epitácio Andrade, num restaurante de inspiração sertaneja, do bairro Lagoa Nova, em Natal, com objetivo de discutir o desenvolvimento de ações para viabilizar a preservação da memória e o resgate histórico do legado do abolicionista Almino Álvares Affonso. A divulgação da biografia em instituições de ensino, afixação de busto e o traslado dos restos mortais para Almino Afonso, terra natal do tribuno, estão entre as ideias defendidas pelos ativistas.

Sérgio Britto

As tratativas para esse intento começaram há 3 anos, quando Cleilson se encontrou com o ex-deputado federal e ex-vice-governador de São Paulo Almino Afonso Monteiro Álvares, neto do abolicionista. O músico, cantor e compositor Sérgio de Brito Álvares Affonso, integrante e fundador da banda de rock Titãs é bisneto de Almino Affonso. 

Enviado pelo o autor Epitácio Andrade

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FILOSOFIA EM TESE

 Autor José Di Rosa Maria

No seio da Grécia antiga Nasceu a filosofia Ciência que se difunde Pelos céus do dia a dia Fortalecendo o alcance Da luz da sabedoria. 01 Há séculos antes de Cristo Essa genialidade Surgiu e galgou espaço Mudando a realidade De áreas importantíssimas Do saber da humanidade. 02 Tornou-se um Campus de língua, Religião e cultura, Dando vida e força à música, Artes e literatura, Pra nossa expressividade Tornar-se mais bela e pura. 03 Foi na figura de Sócrates Que ela centralizou-se, Pelo mundo da memória Das pessoas espalhou-se E na maior das ciências Da palavra, ela tornou-se. 04 No período pré-socrático Fora da forma melhor Usada pra explicar Com o esforço maior... A origem deste mundo E as coisas ao seu redor. 05 Os pré-socráticos buscavam Através de muito estudo, Um princípio que pudesse Estar como conteúdo Presente em todo momento Da existência de tudo. 06 Talles de Mileto e Sócrates Que Atenas reverencia, Heráclito e Anaximandro Com esplêndida horaria Tornaram-se os mais ilustres Nomes da filosofia. 07 Parmênides também fez parte Do elenco já citado Assim como fez Xenófones Outro ser iluminado Pela luz do infalível Conhecimento sagrado. 08 A filosofia grega Apesar de dividida Em três fases, não deixou De ser lida e inserida Nos essenciais estudos Sobre a origem da vida. 09 Filosofar é um dom Que tem quem tem vocação Pra saber dilucidar Qualquer interpretação Da realidade em tese Esclarecendo a razão. Á pedido da professora Marcela Ferreira Lopes - Cajazeiras-PB.

Enviado pelo o autor José Di Rosa Maria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Inserir

José

CHARLTON HESTON

 Por José Mendes Pereira

No dia 05 de abril do ano de 2008, faleceu o Norte Americano, um dos maiores astros do cinema mundial, Charlton Heston, nome artístico de John Charles Carter, , nascido no dia 4 de outubro de 1923. 

Foi um ator e ativista político norte-americano notabilizado no cinema por papéis heroicos em superproduções da era de ouro de Hollywood, como Moisés de Os Dez Mandamentos, Judah Ben-Hur de Ben-Hur, George Taylor de Planeta dos Macacos, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo e Robert Neville em A Última Esperança da Terra.

https://www.youtube.com/watch?v=olRomwRoSU0&ab_channel=YouTubeMovies

Se quiser saber mais sobre ele, clique no link abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charlton_Heston

http://blogdomendesemendes.blogspot.com