Seguidores

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

TRILOGIA DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

  Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

CANGAÇO - ANGICO ESMIUÇADO

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=tVMwH1G-HS0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com Esse vídeo havia sido postado em 3 partes. Hoje estou postando na íntegra para aqueles que ainda não assistiram e também para ver os comentários dos amigos, pois Angico é sempre motivo de bons debates. Nesse vídeo faço um Raio-X baseado em minhas pesquisas, o que não quer dizer que seja o que realmente aconteceu, mas é no que acredito. Saudações a todos e tamo junto pela história. Link desse vídeo: https://youtu.be/tVMwH1G-HS0

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANÉ MORENO, ZÉ BAIANO E ZÉ SERENO, PRIMOS ENTRE SI.

 Por José Mendes Pereira

Dos três, somente o Zé Sereno conseguiu salvar a sua vida, na mais perigosa vida que foi o cangaço no século XX. 

Clique no link e leia sobre Mané Moreno, escrito por Sálvio Siqueira. - 

http://cariricangaco.blogspot.com/2016/05/a-morte-de-mane-moreno-porsalvio.html

Clique no link e leia sobre a vida e morte de Zé Baiano:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Baiano

Foto do arquivo do pesquisador do cangaço Volta Seca

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE MANÉ MORENO

Por Valdomiro Aragão

A Fazenda Palestina onde ouve o fato, era de meu bisavô sr. Manuel Joaquim de Aragão, que é avô de meu Pai sr. Líosvaldo Lima de Aragão. Foi na casa do meu bisavô que aconteceu o fato, meu pai dizia que era muito pequeno e lembra do acontecido, pois estava na festa, baile, nessa noite, juntamente com os pais e irmãos, e quando os cangaceiros chegaram, como de costume e prevalecidos que são, botaram banca. A ordem era "aqui ninguém sai".

Meu avô, pai de meu pai, pediu pra ir levar as crianças em casa, pois já era tarde, e morava perto. Então, o cangaceiro Mané Moreno cuspiu no chão e disse:

- Vá e antes que o cuspe seque, esteja aqui de volta.. Aí foram. Mas assim que chegaram em casa, só escutaram os tiros, pois a volante já estava na batida, e bem perto. Fez o cerco na casa do meu bisavô, operação muito bem sucedida, pois morreram 3 e um saiu ferido, e mais ninguém. Isso em pleno sertão de Sergipe, na Fazenda Palestina, distrito de São Mateus da Palestina SE.

Clique no link para ler mais sobre o que escreveu Valdomiro Aragão:

http://cariricangaco.blogspot.com/2016/05/a-morte-de-mane-moreno-porsalvio.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA: CONHEÇA A CASA ONDE MOROU A RAINHA DO CANGAÇO - PAULO AFONSO/BA

Por Matheus Boa Sorte

https://www.youtube.com/watch?v=OzvEyYlZDc0&ab_channel=MatheusBoaSorte

Você conhece a história da maior cangaceira do Brasil? Já ouviu falar de como ela conheceu o famoso Lampião? Sabe onde ela morava? Nessa reportagem emocionante e riquíssima em história, chegamos até Paulo Afonso - Bahia, mais precisamente na comunidade Malhada do Caiçara, onde tivemos a oportunidade de conhecer a casa onde residiu Maria Bonita, a rainha do cangaço. Pudemos ver de perto os pertences originais, fotografias da época, objetos pessoais, além de ter a honra de conversar com parentes diretos da própria Bonita, tornando essa jornada ainda mais emocionante. Ao lado de historiadores especialistas no assunto, conseguimos maiores detalhes sobre esse período do cangaço, as festas da época, curiosidades e até mesmo como Maria e Lampião começaram o namoro. Não perca essa viagem de pura história e conhecimento. Aperte o play! #PauloAfonso #MalhadaDoCaicara #MariaBonita #Lampiao QUEM É MATHEUS BOA SORTE?

Sou um apaixonado pelas tradições culturais do Nordeste brasileiro. Pra ser mais específico, do sertão, o qual defendo ser muito mais que um canto de Brasil que chove pouco. Pra mim, sertão é sentimento, estado de espírito, de quem carrega em si o Sorriso, a Fé, a Persistência, a Coragem e um pouquinho da malícia. Sou publicitário por formação acadêmica, e pago meus boletos através da arte. Sou cantor, compositor, escritor, palestrante, educador, ator, apresentador de TV, radialista... Muita coisa né? Mas eu resumo isso tudo em somente um ofício: SOU CONTADOR DE HISTÓRIAS. Conheça mais sobre meu trabalho acessando meu site, me seguindo nas redes sociais, e se inscrevendo aqui no Youtube. Aprenda a viajar com até 70% de economia com o MÉTODO BSV: https://www.metodobsv.com.br Conheça Meu Curso de Oratória - Ciclo da Influência: https://www.ciclodainfluencia.com.br Acompanhe o meu dia a dia no Instagram: https://www.instagram.com/matheusboas... (@matheusboasorte) Também estou no facebook: https://www.facebook.com/matheusboasorte E pra ouvir minha canções, vem comigo pro Spotify: https://spoti.fi/3cz8SGH Meu Canal no Telegram, onde você recebe conteúdo exclusivo: https://t.me/matheusboasorte

Contatos Comerciais: Shows, palestras, campanhas, e por aí vai: contato@matheusboasorte.com.br www.matheusboasorte.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TORMENTO DA LEPRA - CONTOS DO CANGAÇO - CANGACEIRO LAMPIÃO

 Por Contos do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=bg_IXPVJ0M4&ab_channel=ContosdoCanga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ROSTAND MEDEIROS

 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CURRAL DO MEIO

Clerisvaldo B. Chagas, 6 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.809
PESQUISANDO GOSTOSO EM ESTRADA DE BARRO (FOTO: B. CHAGAS)

Há muito sem transitar pela zona rural, domingo passado tivemos a oportunidade de novamente visitá-la. O objetivo era localizar mais uma romeira do padre Cícero Romão Batista e   colher graças alcançadas. Penetramos no mundo rural deixando a AL120 e rodando pelo antigo sítio Cipó, hoje engolido pela zona urbana. Fomos chegando ao sítio Curral de Meio (I) onde tem uma reserva ambiental do governo do estado, antiga estação agrícola experimental Sementeira. Isso em estrada de terra paralela a AL-120 e acabada pelas chuvas. Mas, antes de prosseguirmos cabe aqui não confundir com o sítio Curral do Meio (II) que fica mais distante da cidade. Além da alegria de estar rodando pelo paraíso, cheio de verde, de árvores, de riachos escorrendo e atravessando a estrada, víamos mangueiras em plena safra, completamente carregadas de frutos, ornando o caminho da Sementeira.

Fomos encontrar a pessoa indicada na associação comunitária onde iria começar uma reunião. Reservadamente conversamos com a mulher romeira que falava muito alto e entusiasmada com as graças que havia alcançado com o padre Cícero. Quem estava comigo, tomou a frente de tudo completamente embriagado pela beleza e os ares da zona rural. Acostumado em Maceió, foi como se tivesse rompido as amarras que a capital impõe, gozando o “clima” da Natureza plena. Nunca vimos tanta felicidade numa criatura que elogiava o sítio constantemente. 

Naqueles momentos éramos todos felizes: a senhora entrevistada, falando alto, só faltava flutuar de tanto contentamento. A associação comunitária recebendo visita de gente da rua e, o meu amigo também entrevistando a devota com entusiasmo, pois também alcançara milagre com o padre Cícero. Viagem curta e profícua em que foram, após, registrados mais duas graças do padre do Juazeiro, avançando assim em nossa proposta dos 100 milagres inéditos.

No retorno, mais uma pesquisa curta, na Rua São Pedro para fechar o outro trabalho: “Santana: Reino do Couro e da Sola”.

Pense num domingo de alto nível.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/curraldo-meio-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com