Seguidores

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A MORTE DE MANÉ MORENO

Por Valdomiro Aragão

A Fazenda Palestina onde ouve o fato, era de meu bisavô sr. Manuel Joaquim de Aragão, que é avô de meu Pai sr. Líosvaldo Lima de Aragão. Foi na casa do meu bisavô que aconteceu o fato, meu pai dizia que era muito pequeno e lembra do acontecido, pois estava na festa, baile, nessa noite, juntamente com os pais e irmãos, e quando os cangaceiros chegaram, como de costume e prevalecidos que são, botaram banca. A ordem era "aqui ninguém sai".

Meu avô, pai de meu pai, pediu pra ir levar as crianças em casa, pois já era tarde, e morava perto. Então, o cangaceiro Mané Moreno cuspiu no chão e disse:

- Vá e antes que o cuspe seque, esteja aqui de volta.. Aí foram. Mas assim que chegaram em casa, só escutaram os tiros, pois a volante já estava na batida, e bem perto. Fez o cerco na casa do meu bisavô, operação muito bem sucedida, pois morreram 3 e um saiu ferido, e mais ninguém. Isso em pleno sertão de Sergipe, na Fazenda Palestina, distrito de São Mateus da Palestina SE.

Clique no link para ler mais sobre o que escreveu Valdomiro Aragão:

http://cariricangaco.blogspot.com/2016/05/a-morte-de-mane-moreno-porsalvio.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário