Seguidores

sábado, 17 de agosto de 2013

Crato se prepara para receber o Cariri Cangaço 2013

beleza de Crato nas lentes de Dihelson Mendonça

Muitos encontros e reuniões começaram a definir a participação especial de Crato no Cariri Cangaço 2013. Logo pela manha estivemos participando do Jornal do Cariri, ícone da programação radiofônica da região, através da Radio Educadora do Crato, sob o comando do antológico Antônio Vicelmo. Na oportunidade foi apresentada a agenda do Cariri Cangaço para o ano em curso, com suas avante-première nos meses de Maio, Junho e Julho e as perspectivas e inovações esperadas para o evento principal em setembro.

Para o memorialista Huberto Cabral "É preponderante receber o Cariri Cangaço em Crato, um evento de renome e que se consolidou de vez no calendário cultural de nossa cidade", já o radialista Antônio Vicelmo confirma a importância de Crato sediar "o maior evento do gênero no Brasil". A entrevista contou ainda com as presenças da pesquisadora Juliana Ischiara e do deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

 
 Antônio Vicelmo recebe Manoel Severo, dep Raimundo Matos e Juliana Ischiara


Manoel Severo e Huberto Cabral

No período da tarde mantivemos reunião com a equipe da Secretária de Cultura de Crato, Dane de Jade que sinalizou: "Quero fazer um grande Cariri Cangaço em Crato". Estiveram presentes ao encontro, além de Manoel Severo e Juliana Ischiara pelo Cariri Cangaço, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, a secretária Dane de Jade e os técnicos, Luciana Melo, Gisele e Luciano Santiago.

 
Dep Federal Raimundo Matos, Dane de Jade e Manoel Severo no encontro que marcou a participação de Crato no Cariri Cangaço 2013

Depois do encontro ficou acertado que Crato estará recebendo o Cariri Cangaço nos dias 21 e 22 de setembro, sendo responsável por uma extensa programação que contemplará as artes cênicas, mostra de vídeos documentários e cinema, dança, além da Conferência de Encerramento que terá como tema a "Sedição de Juazeiro", com base no espetacular filme de Jonasluis DA SILVA, de Icapuí.

Para o Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos "Iniciativas como essa do Cariri Cangaço, que resgatam nossa história e contam da nossa tradição, precisam de todo o apoio e sem dúvidas também conta conosco". Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "é uma grande alegria poder mais uma vez compartilhar com Crato nosso Cariri Cangaço, na verdade, Crato é o berço do Cariri Cangaço e isso nos deixa muito felizes, é o mínimo que podemos fazer".

Crato receberá as atividades do Cariri Cangaço nos dias 21 e 22 de setembro, com destaque para a apresentação seguida de Debate do filme "Sedição de Juazeiro".

Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Onde Ficar no Cariri Cangaço 2013 !


Sejam bem vindos ao Cariri Cangaço 2013.
O evento está confirmado para os dias 17 a 22 de setembro, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha,
Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras,
todas na Região Metropolitana do Cariri,
sul do estado do Ceará.

Para seu maior conforto e praticidade, sugerimos que possa reservar sua hospedagem tanto na cidade de Crato, como em Juazeiro do Norte,
os hotéis abaixo elencados são os hotéis oficiais do evento, que estarão praticando preços especiais para nossos convidados. Estes hotéis concentrarão todos os pesquisadores que irão participar do
Cariri Cangaço.

Escolha onde quer ficar e faça já a sua reserva!

 

INGRA HOTEL PREMIUM
Juazeiro do Norte, Ceará
Contato: (088) 3512.2824 / 3512.2976  - Sr. ADAILTON


HOTEL VILLA REAL
Crato, Ceará

Contato: (088) 3521.2824 Srta.SILVIA

Sejam bem vindos.

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Abelha Jandaíra Padre Huberto Bruening - Coleção Mossoroense.


Abelha Jandaíra - Padre Huberto Bruening - Coleção Mossoroense. (Que como Autoridades estaduais e do Município de Mossoró, estão permitindo o Seu Possível fechamento POR Falta de Apoio Financeiro)

Este Livro PODE Ser considerado o Único EXISTENTE nenhum Mundo Que Trata especificamente da abelha Jandaíra, abelha Que TEM Como habitat a Caatinga, no Nordeste brasileiro, Uma Região Marcada POR UMA quadra invernosa irregular Que dura Quatro Meses nenhum Ano, e ESSES mesmos Quatro Meses chuvosos AINDA correm o Risco de Localidade: Não acontecerem devido à estiagem, OU à seca Que assola a Região de tempos los tempos, colocando los Risco a População Que vive los tal área.O padre Bruening escreve Este Livro magistral los Opaco Metade DO MESMO Mostra a saga Opaco Passou desde OS tempos los that was transferido par a Cidade Mossoró, Uma Quase Região Central AO Que poderíamos Definir Como Polígono das Secas, e Nesta Região, Muito Diferente da SUA Região de Origem do Sul fazer País, com UMA Temperatura Mais amena e sujeita a Meses de Muito frio, elemento toma Contato com a Cultura local, ATÉ Que num belo dia, hum de SEUS paroquianos muda de Cidade e Deixa UMA CAIXA, UO colônias de abelhas Jandaíra AOS SEUS Cuidados. E o Segundo "Sinal", do conforme relata No livro, de quali Caminho térios Que Prosseguir, Pois elementos JÁ térios Tido hum Primeiro "Sinal" when percebeu Que UMA colônia de abelhas começou a habitar UMA Árvore Perto de Sua Casa. Aí elementos apaixonou-se pelas Abelhas e Aprendeu o Manejo das mesmas com OS caboclos, TÉCNICAS QUE ERAM arcaicas, mas elementos adaptou ESTAS Técnicas e Chegou uma Valorizar como mesmas, Só Criticando uma maneira de fechar a Caixa de marteladas, POIs utilizavam pregos Nesta função , e elementos substituiu POR Pedaços de-couro curtido Que Fazia uma função de dobradiça.O Livro saque Como dado histórico, Pois narra uma Invasão das Abelhas Africanas Que vieram fugidas do Sudeste, Mais precisamente de São Paulo e dali povoaram o País los de Todos os Quadrantes , e narra uma maneira feroz de Taís Abelhas, constatando mortes de animais e also Colocasia a culpa nestas Abelhas AFRICANAS Pela rareação da Abelhas Indígenas, notadamente a Jandaíra.Trata-se de UMA boa Leitura Onde ao Lado de abnegação e UMA UMA Simplicidade de hum Clérico Que, à maneira de São Francisco de Assis mostrava-se Muito próximos dos animais, also PODEMOS ver o Manejo Que PODE-se utilizar Localidade: Não somente parágrafo Este Tipo de abelha, como, de hum Modo Geral, na Criação de Todos os tipos de abelhas SEM ferrão.

Postado por Francisco Mello

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA C/ CANGACEIROS NA PRISÃO, EM 1944 Parte I

Por: Ivanildo Silveira

Amigos desta Comunidade:

O grande jornalista "JOEL SILVEIRA", no ano de 1944, realizou uma célebre ENTREVISTA com os cangaceiros ( VOLTA SECA; ANGÊLO ROQUE, SARACURA, CACHEADO, DEUS TE GUIE E CARACOL ), quando todos eles se encontravam presos, na Penitenciária de Salvador/BA, cumprindo pena.

Vejamos, abaixo, o texto na íntegra dessa famosa Entrevista, e tire suas conclusões.

PENITENCIÁRIA DE SALVADOR, março de 1944.

Em meio á conversa, fiz a pergunta inesperada: os antigos companheiros e comandados de Lampião se entreolharam, silenciosos. Angêlo Roque (Labareda) baixou a cabeça e Saracura, a fisionomia carregada, pôs-e a olhar pela janela aberta. Segundos depois, CAHEADO me encara com seu rosto de criança, ilumina-se num sorriso cândido e me diz:

- A gente matava como uns danados. - E acrescenta: - Mas a culpa não era da gente.

ÂNGELO ROQUE, o " velho Ângelo", aprovou com a cabeça. E, Cacheado continuou:

- Se os homens educados não auxiliassem a gente com MUNIÇÃO, a história seria outra. Não teria se dado nada do que se deu. Pensando bem, os criminosos são eles. Uma pessoa de bem não ajuda bandido.

É uma tarde de quinta-feira, e estamos aqui, num dos mais amplos salões da Penitenciária da cidade de Savador, diante dos seis famosos ex-cangaceiros: Volta Seca, Ângelo Roque (Labareda), Saracura, Cacheado, Deus Te Guie e Caracol.

Deus Te Guie é quase um menino, mas Ângelo Roque já vai se aproximando dos cincoenta anos: tem um rosto grave, de uma tristeza séria. O sertão deixou nele profundas marcas - as faces cortadas por rugas como talhos e nos olhos um brilho de sol inclemente. Antes de começar a tomar os meus apontamentos, o diretor da penitenciária fizera um pequeno discurso aos seis antigos bandoleiros. Aquilo seria, disse ele, uma espécie de mesa-redonda, na qual o jornalista e os prisioneiros debateriam assuntos ligados ao cangaço.

CONTINUA:

Ivanildo Alves Silveira
Pesquisador e colecionador do cangaço
Natal- RN

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5293056904671056060&cmm=387513&hl=pt-BR

http://blogdomendesemendes.blogspot.com