Seguidores

domingo, 25 de fevereiro de 2024

"SAUDADE"

 Por Raimundo Lucas


Só eu sei como dói meu coração
Quando lembro da humilde casinha
Onde eu meus irmãos e mamãezinha
Muitas vezes pai dizia não tem pão
Acabou a farinha e o feijão
Não reclame filhos da realidade
Mesmo assim ainda há felicidade
Pois lá fora as redes estão armada
Sua mãe com a mão tá escorada
Na forquilha do alpendre da saudade.

"O Galego do Jucuri"
O poeta sonhador

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2515593208613036&set=a.122437351261979&comment_id=380426458033843&notif_id=1708877718345238&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRA DE TURMALINA

 Por José Mendes Pereira

Foi nesta cidade de Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba, que o famoso cantor José Ramalho nasceu e foi criado, entre as imediações desta Pedra de Turmalina e no terreiro da Usina, segundo diz o artista em sua linda música Avôhai. 

Pedra de Turmalina e a Usina.

Avôhai é um neologismo idealizado pelo cantor e compositor brasileiro José Ramalho Neto, conhecido por Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.

De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.

Zé Ramalho com o Avôhai José Ramalho (avô e pai) e a avó d. Soledade.

É filho de Estelita Torres Ramalho, uma professora do ensino fundamental, e Antônio de Pádua Pordeus Ramalho, que era seresteiro. Quando o Zé tinha dois anos de idade, seu pai faleceu  afogado em uma represa no município de Teixeira, no sertão da Paraíba, e com o desaparecimento do pai, passou a ser criado por seu avô de nome também Zé Ramalho. O avô desempenhou um importante papel paterno para o cantor. 

Mãe de Zé Ramalho em pé, sentada tia que ajudou o seu avô avôhai criá-lo.
https://www.facebook.com/ZeRamalhooficial/posts/1263470590453147/

O cantor homenageou o seu avô na canção "Avôhai". Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa. Zé ingressou no curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba.

Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.

https://www.youtube.com/watch?v=wWo4kFYK7-o

Letra da música Avôhai

“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / Se eu disser / Que é mei sabido / Você diz que é bem pior / E pior do que planeta / Quando perde o girassol / É o terço de brilhante / Nos dedos de minha avó / E nunca mais eu tive medo / Da porteira / Nem também da companheira / Que nunca dormia só / Avôhai! / Avôhai! / Avôhai! / O brejo cruza a poeira / De fato existe / Um tom mais leve / Na palidez desse pessoal / Pares de olhos tão profundos / Que amargam as pessoas / Que fitar / Mas que bebem sua vida / Sua alma na altura que mandar / São os olhos, são as asas / Cabelos de avôhai / Na pedra de turmalina / E no terreiro da usina / Eu me criei / Voava de madrugada / E na cratera condenada / Eu me calei / E se eu calei foi de tristeza / Você cala por calar / E calado vai ficando / Só fala quando eu mandar / Rebuscando a consciência / Com medo de viajar / Até o meio da cabeça do cometa / Girando na carrapeta / No jogo de improvisar / Entrecortando / Eu sigo dentro a linha reta / Eu tenho a palavra certa / Pra doutor não reclamar / Avôhai! Avôhai! / Avôhai! Avôhai!”

-
https://chrisfuscaldo.com.br/2010/02/09/a-foto-de-avohai-as-primeiras-historias-sobre-ze-ramalho-e-a-materia-do-jornal-da-paraiba/

Esta imagem abaixo foi publicada nos comentários pelo médico patuense, Dr. Epitácio de Andrade. Siga a sua página através deste endereço eletrônico:

 https://www.facebook.com/epitacio.andrade.5

Conheça Zé Ramalho clicando neste link.

link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Ramalho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO EM CATOLÉ DO ROCHA.

 Por Manoel Severo

O sertão Paraibano já está ganhando a cara e a Alma do Cariri Cangaço. Vem com gente ; Território de Grandes Encontros.



Cariri Cangaço Catolé do Rocha - Jericó
Programação Completa no
Link da BIO

https://www.facebook.com/manoelsevero

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS MUTANTES E GILBERTO GIL

Por Cultura e Sociedade 

Música

“Eles são o som”, dizia o cartaz de divulgação do primeiro álbum do grupo, lançado em 1968. E que som! Herdeiros do rock psicodélico norte-americano e influenciados pelos Beatles em sua fase Sgt. Pepper’s, o trio formado em São Paulo pela cantora Rita Lee e pelos irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Dias Baptista estabeleceu uma ponte inexorável entre o iê-iê-iê e a Tropicália. Pela primeira vez no Brasil, combinaram o sotaque estrangeiro e as guitarras elétricas — que faziam a cabeça dos jovens desde Celly Campello e Ronnie Cord — com a exaltação tupiniquim característica das canções de Gil e Caetano na época.

As guitarras, aliás, eram em boa parte construídas por outro irmão Dias Baptista, o Cláudio César, sempre ávido por inventar engenhocas e efeitos sonoros que servissem aos propósitos criativos do grupo. Para gravar “Bat Macumba”, por exemplo, Cláudio acoplou um motorzinho de máquina de costura à guitarra de Sérgio, criando harmônicos e distorções. Chamou a invenção de “Inferno Verde”.

https://www.youtube.com/watch?v=lkqcWKuzlQw&ab_channel=OsMutantesVEVO

Aparentemente pouco afeitos a política e festivais, os Mutantes acabariam fazendo história também na música de protesto. Em 1967, subiram ao palco do Festival da Record para tocar “Domingo no Parque” com Gil, e, no ano seguinte, repetiram a experiência com “É Proibido Proibir”, ocasião em que dividiram com Caetano as mais absurdas vaias de suas vidas.

Em ambas as vezes, o trio foi convidado exatamente por causa de sua sonoridade incomum, eletrizante, lisérgica. Tudo graças ao arranjador tropicalista Rogério Duprat, que apresentou os paulistas aos baianos e fez a cena ferver.

Com Os Mutantes, o rock deixava de soar “alienado”, como se dizia da jovem guarda — incluindo Ronnie Von, espécie de padrinho da banda, que sugeriu o nome e a contratou para tocar em seu programa de TV, em 1966 —, para enveredar por caminhos diversos, pendendo às vezes para a contestação e outras para o desbunde.

Tecnicamente, Os Mutantes eram mais do que “o som”, como dizia o cartaz de 1968: eram também a estética, a irreverência, o futuro. Em 1969, o baterista Dinho Leme e o baixista Liminha chegaram para ampliar o grupo e o volume.

Entre as faixas mais famosas estão “Dom Quixote” e “2001”, ambas apresentadas em festivais de 1968 e incluídas no álbum de 1969. A romântica “Ando Meio Desligado”, composta com o auxílio de um baseado de maconha para ser inscrita, às pressas, no 4º Festival Internacional da Canção, de 1969 (ficaria em 10º lugar). E o maior hit de todos, “Balada do Louco”, de 1972. Excêntrica e genial, a banda sobreviveu ao fim da Tropicália, flertou com o rock progressivo (já sem Rita Lee, que saiu em 1972) e fez a transição para o que seria o rock brasileiro dos anos 1970 e 1980.

https://memoriasdaditadura.org.br/cultura/os-mutantes/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS DE LAMPIÃO E O SEQUESTRO DA BELA MOÇA SERTANEJA - HISTÓRIA DA EX-CANGACEIRA DULCE

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=RahbtzAyHHo&t=343s&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

A ex-cangaceira Dulce Menezes dos Santos, do Bando de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, foi raptada e seviciada na adolescência pelo cangaceiro Criança. Dulce foi arrancada da família e levada para a vida nômade na caatinga, onde viveu uma vida de sofrimento e dor no curto período que permaneceu no cangaço. Dulce Menezes faleceu aos 99 anos, em São Paulo. A última remanescente do bando de Lampião completaria 100 anos dia 23 de maio de 2023. Temas relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, 

Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, Lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

LAMPIÃO E ZÉ RUFINO O ÚLTIMO GRANDE COMBATE ENTRE AS FERAS - O TIROTEIO DA LAGOA DO DOMINGO JOÃO

Por No Rastro do Cangaço 

https://www.youtube.com/watch?v=GdlKwV8K_Xg&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o rei do cangaço, Maria Bonita e seu Bando, travam um sangrento combate com a volante de Zé Rufino, o bravo comandante matador de cangaceiros, no episódio conhecido como Fogo de Domingo João, na Fazenda Crauá. Aparentemente, esse foi o último combate de Lampião. 

O cangaceiro “ BARRA NOVA” foi morto no confronto e o soldado da volante Antônio Izidoro saiu ferido no braço. 

Temas relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, Lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço 

Vejam também:    • LAMPIÃO NÃO PERDOA, MATA - O MASSACRE...      • LAMPIÃO FURIOSO EXECUTA CANGACEIRO TR...      • CANGACEIRO CORISCO CABRA DE LAMPIÃO É...      • COMBATE DE LAMPIÃO COM A VOLANTE DE Z...      • LAMPIÃO BALEADO ESCAPA DA MORTE NO TI...      • LAMPIÃO CRUEL E VINGATIVO - A TERRÍVE...      • A MORTE DOS CANGACEIROS SERRA BRANCA,...      • LAMPIÃO IMPÕE TERRÍVEL CASTIGO AO FAZ...      • A MONSTRUOSIDADE DE ZÉ BAIANO CABRA D...      • LAMPIÃO  -  DAVÍ JURUBEBA DESAFIA O R...   

UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blgospot.com

VIRGÍNIO É DEVORADO POR URUBUS LAMPIÃO MANDA ENTERRAR O RESTO DO CANGACEIRO

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=AxNl27k8QXE&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

O cangaceiro Virgínio não teve sorte na vida, foi perseguido pela polícia por ser casado com uma irmã de Lampião, então a única forma de se defender foi entrar para o bando do rei do cangaço. 

Visgínio era um rapaz que só fazia o bem, mas infelizmente entrou em uma família também perseguida e deu no que deu, vamos a história. 

#historiasdavidareal #historiasdelampião 

Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO ELÉTRICO E LAMPIÃO - COMPANHEIROS ATÉ A MORTE

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=Rs5MDtXqjnY&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o rei do cangaço, na hora de reforçar o seu bando de cangaceiros, escolhia sempre os cabras mais temidos e valentes do Sertão Nordestino. Um destes destemidos foi o Cangaceiros de alcunha Elétrico, que participou de vários combates sob o comando do Capitão Virgulino, era homem de confiança do chefe e morreu junto com ele, Maria Bonita e mais oito cangaceiros em 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, Poço Redondo-SE. 

Temas relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota do Angico, Contos do cangaço no sertão, Cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, 

Lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também:

   • LAMPIÃO ATACA A POLÍCIA DE PERNAMBUCO...      • LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO TOCANDO O TE...      • LAMPIÃO CONTRA O VOLANTE JOSÉ LUCENA ...      • GATO O CRUEL CANGACEIRO DE LAMPIÃO QU...      • LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO NA CIDADE  D...      • LAMPIÃO CONDENA COITEIRO TRAIDOR À MO...   

UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃO DA CANGACEIRA LÍDIA

Por João de Sousa Lima. 

https://www.youtube.com/watch?v=rZr8SJADEzQ&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios: 

   / @aderbalnogueiracangaco   

Parcerias: narotadocangaco@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTO MUITO RARA.


Memória Paulista - Fotos antigas de São Paulo e suas cidades.

...e extremamente marcante da história da televisão e da música popular brasileira. Refere-se ao intervalo do Festival da Record, em outubro de 1967, onde aparecem Os Mutantes (com guitarra e tudo) e Gilberto Gil, que tempos antes havia participado de uma marcha contra o uso de guitarras na música popular brasileira. 

No Festival da TV Record, capital paulista, "Os Mutantes" , com guitarras e tudo, acompanharam Gilberto ardendo em febre na apresentação da música que ganhou o segundo lugar, "Domingo no Parque”. 

Posso estar enganado, mas ao fundo aparece a Marília Medalha, que acompanhou o Edu Lobo cantando "Ponteio", música que venceu o Festival.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=418455427526463&set=gm.7283508221695605&idorvanity=481152528597909

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO!

O blog do Mendes e Mendes tem o dever de comunicar o falecimento do nosso amigo Antônio Demétrio Albano de Sousa, morador da comunidade de Alagoinha, zona Rural de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, ocorrido no dia 23 de fevereiro de 2024. O enterro aconteceu ontem pela manhã, na localidade onde nasceu e viveu toda sua vida.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com