Seguidores

quinta-feira, 15 de junho de 2023

CARIRI CANGAÇO DE MOSSORÓ FOI POUCO FALADO NOS BLOGS.

 Por José Mendes Pereira

No mês de maio de 2023, o blog Cariri Cangaço, administrado pelo nobre pesquisador do cangaço Manoel Severo, publicou a programação do Fórum do Cangaço da SBEC e o Cariri Cangaço no país de Mossoró, mas o que mais me chamou a atenção foi que, até o momento não houve nenhuma postagem no excelente blog sobre as reuniões que aconteceram do dia 09 a 13 de junho deste ano em nossa cidade. 

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2023/06/programacao-completa-do-forum-do.html

Não tenho a mínima ideia qual foi o motivo de não terem sido publicadas todas as fotos dos que participaram ativamente das realizações do Fórum. Sempre que acontece o fórum em qualquer lugar do nordeste brasileiro, o blog Cariri Cangaço, de imediato, faz postagens diárias, e sobre o fórum mossoroense, ainda não foi postada nenhuma imagem relativa ao evento.

Espero que o nobre pesquisador do cangaço e responsável pelo o evento e pelo o blog Cariri Cangaço, Manoel Severo, não receba esta cobrança como crítica, o que tenho a lembrar, que, o http://blogdomendesemendes.blogspot.com, está aguardando as postagens das imagens dos acontecimentos ocorridos durantes as realizações do Fórum para serem publicadas nele.

Muito obrigado pela compreensão, e fico no aguardo de todas as fotos para registrá-las em nosso blog. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ORIGEM DOS CIGANOS

 Via Patricia Contant.

Originários do Noroeste da Índia, o povo que hoje é conhecido por cigano ou Rom partiu em êxodo desta região por volta do ano 1000 por razões ainda hoje pouco esclarecidas. Este povo espalhou-se pela Ásia e Norte da Europa dando origem à denominação "Rom". Já outro fluxo de migração passou pelo Egito, daí o nome de gypsy , tsigane , gitano e cigano, e veio a espalhar-se pelo Norte de África, Península Ibérica e Sul da Europa.

Ou seja, apesar de serem de fluxos migratorios diferentes, os ciganos da Europa ocidental e oriental possuem a mesma herança cultural da Índia, transformada por séculos de itinerância e nomadismo em contato com povos de todo o Mundo. Com a colonização esse povo também migrou para as colônias Européias nas Américas.

Ao longo da História esse povo foi marginalizado pelas sociedades com as quais estiveram em contato, sobretudo pela recusa de abandonar a sua cultura, tradição, língua e costumes e pela sua necessidade visceral de liberdade e independência. Por isso os ciganos escolheram durante séculos a vida nómade, talvez por ser aquela que lhes permitia sobreviver em plena identidade.

Para além da discriminação e exclusão social e racismo, os ciganos chegaram a ser escravizados, como no caso da Roménia, e foram vítimas dos Campos de Concentração Naz1, resultando no extermínio de cerca de meio milhão ciganos.

A base da economia das comunidades ciganas era tradicionalmente o ofício artesanal, ferreiros, caldeireiros, cesteiros, etc., ou o comércio de bens de variada ordem além de animais.

Os vários tipos de ocupações profissionais mantêm-se ainda hoje nas famílias ciganas.

No Leste da Europa, ainda hoje existem clãs de famílias cujas características fazem lembrar as das castas indianas, em que os ofícios são seguidos por várias gerações. Por exemplo, encontramos no ofício de caldeireiros dos Kalderash, ou no comércio de cavalos dos Lovara.

Talvez a mais conhecida forma de sustento do povo cigano é a arte do circo, tanto na representação, adestramento de animais e na música. Foi sobretudo a música que permitiu a um certo número de grupos de ciganos uma posição muito favorável junto das cortes de reis e czares na Europa e na Rússia. Em termos musicais, os ciganos assimilam a cultura musical dos povos com quem estão em contato e reinterpretam-na de uma forma inteiramente pessoal e cultural que chega a ter laivos de verdadeira reinvenção. Uma das manifestações mais importantes desta influência mútua de ciganos e gadjés encontra-se no flamengo, arte viva que uniu na sua expressão não só as formas culturais como também os povos.

O povo cigano tem uma língua própria manifestada em diferentes dialetos que têm origem na língua hindu e no sânscrito. A sua língua é também uma espécie de código que estabelece a base dos laços sociais e familiares dentro da mesma comunidade ou em comunidades diferentes de ciganos. Dentro da família cigana, os velhos e as crianças ocupam uma importância fundamental, significando por um lado a preservação da experiência e do conhecimento predominantemente oral desta comunidade e o futuro e a sobrevivência da sua cultura. A família e a honra são os valores mais queridos deste povo que observa uma série de regras de forma muito rigorosa. Muitos dos costumes das comunidades ciganas, sobretudo os mais característicos, são completamente desconhecidos das sociedades onde estes se inserem, o que por vezes contribui para aprofundar a discriminação.

Hoje em dia são raras as comunidades totalmente nómades de ciganos tanto no Brasil quanto na Europa, dado que a maior parte se fixou total ou parcialmente em algum local. A exemplo de outros grupos étnicos, na era moderna a força de muitos dos costumes mais tradicionais está enfraquecendo, sobretudo nas comunidades urbanas.

Por outro lado, durante a segunda metade do século XX, há a criação na Europa e em outros continentes, instituições organizadas de defesa da cultura e dos direitos do povo cigano, que prezam pela preservação de muitas das suas tradições, ao mesmo tempo, pretendem um estatuto de cidadania efetiva junto das sociedades em que estão inseridos, com o respeito dos seus direitos mais elementares, entre os quais o respeito à diferença.

No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com IBGE, já o Conselho da Europa estima que a população cigana em Portugal ronde as 52 mil pessoas.


https://www.facebook.com/photo/?fbid=6657454340972325&set=a.487161818001639

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MULHER SUPER COLA.

 Por José Di Rosa Maria



https://www.facebook.com/photo/?fbid=2128455667351028&set=a.125013001028648

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CALUNGA

 Clerisvaldo B. Chagas, 15 de junho de 2023.

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.906

Em torno dos anos 60, o caminhão ainda era em nossos sertões, uma novidade boa e agradável. É certo que ele veio desde o início do século XX e fazia muito sucesso por onde chegava. Fazendo serviços básicos para o sertão era uma espécie de substituto dos almocreves (tropeiros) e suas maravilhosas tropas de burros. O escritor santanense Oscar Silva já falava do caminhão em seu romance “Água do Panema”, com base nos anos 20 e 30. As estradas dos antigos carros de boi iam se alargando dando passagem ao veículo motorizado que transportava diversos tipos de mercadorias entre as regiões do estado. Nos anos 30, os caminhões levaram nordestinos para a Revolução Paulista, trouxeram de Piranhas as cabeças de Lampião, Maria Bonita e nove sequazes, foram essenciais para as indústrias e comércio geral da época.

CAMINHÃO CHEVROLET 1959 (PINTEREST).

Portanto, nos anos 60 o motorista de caminhão (não o dono), tinha bastante prestígio popular. Cada caminhão, além do motorista, tinha um empregado fixo encarregado da carga e descarga do veículo, além de ser o encarregado de colocar o “cepo”, por trás do pneu, para maior segurança dos estacionamentos em aclives e declives. Esse subalterno não tinha tanto prestígio assim, mas tinha muita amizade e conhecimento no meio em que vivia. Era denominado por todos de “calunga”, “calunga de caminhão”. (Na língua banto significa lugar sagrado).  O calunga se encarregava do cepo, da cobertura da caga com a lona, dos cuidados grosseiros do caminhão. Geralmente era alto, preto e forte, mas também havia o tipo caboclo.

Vem à lembrança ainda de caminhoneiros conhecidíssimos na   década de 60 como José Cirilo e Plinio, irmão de Eduardo Rita. Seu Plinio como era conhecido, gostava de narrar suas aventuras com o caminhão marca Chevrolet, Narrações perfeitas que imitavam o caminhão carregado, chorando nas subidas e as marchas usadas, como a “prise”. Quanto ao calunga, por si só já era uma denominação engraçada. Atualmente o caminhão não é mais novidade, mas ainda encanta muitos pretensos motorista tanto no Brasil quanto na América Latina. Falar nisso, depois explicaremos as diferenças entre América do Sul, América Latina, América do Norte e América Central.

Hoje os caminhões são verdadeiras máquinas de avanço tecnológico, não existe mais auxiliar, profissão extinta.

Quem viu CALUNGA, viu, quem não viu, não mais verá.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIÁRIO DO CORONEL ANTÔNIO GURGEL. PARTE V.

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=ZoebhF6YhBs&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE. Anotações dos dias 21, 22 e 23 de junho de 1927. - A fuga e a aproximação das Forças. - O feroz tiroteio entre o bando e uma Força Volante cearense. - Cangaceiro "Moreno I" é baleado durante o tiroteio. - O sequestro de uma vaqueiro para servir como guia. Entre outros assuntos. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões e não se esqueçam de se inscreverem no canal e ativar o sino para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!

Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento do amigo Edson de Medeiros Nunes. Velório a partir das 13h no Centro de Velório Sempre e será sepultado às 16:30. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=621446513289728&set=gm.6130469463703099&idorvanity=768856323197800

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM BELO REGISTRO

 Por A História da Música

Um registro do dia 25 de maio de 1989: sob os cuidados de seu motorista particular Benê, Cazuza recebe da cantora Alcione o prêmio Sharp pela música "Brasil". Na mesma noite, Cazuza receberia também o mesmo prêmio Sharp por "Ideologia", eleito o Melhor disco de 1988. Na foto, a também eterna Gal Costa segura a mão de Cazuza.

Estamos no Insta: https://instagram.com/ahistoriadamusica?igshid=pdijgod6peqc

https://www.facebook.com/ahistoriadamusica1/photos/a.1514642988559827/6639078846116190/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ESTARIA PLANEJANDO UMA FUGA PARA MINAS GERAIS?

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=pn0XowkrKaY&t=2s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Nos dias que antecederam sua morte ocorrida no dia 28 de julho de 1938 na Grota do Angico, que na época pertencia ao município sergipano de Porto da Folha, Lampião chegou a comentar com alguns cangaceiros que pretendia fazer uma longa viagem e quem quisesse acompanhá-lo seria bem vindo e quem não quisesse ele aceitaria de bom grado e ao que tudo indica o destino de sua viagem seria o estado de Minas Gerais. Alguns sobreviventes de Angico à exemplo de Dulce Menezes, ainda viva, Candeeiro II (Manoel Dantas Loyola) e Vinte e Cinco (José Alves de Matos) confirmaram essa declaração alguns anos depois, tendo inclusive alguns depoimentos sido coletados e hoje se encontram disponíveis aqui no YouTube.

Porém ficaram alguns pontos de interrogação e algumas perguntas permanecem ainda hoje sem respostas e é justamente sobre esse assunto que o pesquisador e escritor José Sabino Bassetti, autor dos livros "Lampião - Sua morte passada a limpo", escrito em parceria com Carlos Megale e "Lampião - O cangaço e seus segredos". argumentará e apresentará o seu ponto de vista.

Vale muito a pena assistir. Não se esqueçam de deixarem seus comentários, críticas e sugestões, pois são elas que farão com quê possamos melhorar cada vez mais os nossos trabalhos. Forte abraço, Cabroeira!
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

PENA DE MORTE PARA O ADULTÉRIO NO CANGAÇO

 

Por Helton Araújo
https://www.youtube.com/watch?v=hZ9Fy4YU-JI&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Na lei do Cangaço não tinha jeito, ADULTÉRIO era pena de MORTE.

Entenda melhor essa regra e os principais casos.

Link do vídeo está logo aí abaixo.

https://youtu.be/hZ9Fy4YU-JI

https://youtu.be/hZ9Fy4YU-JI

Neste vídeo faço uma análise sobre a lei do adultério no CANGAÇO e suas consequências, analisamos os 3 principais casos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRIBUTO PESSOAL - JOSÉ DI ROSA MARIA

 Por José Di Rosa Maria

https://www.youtube.com/watch?v=6Ie1JH6YNns&list=RDGMEMFDHdtbQF5jLxlUZMleBN_w&index=20&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

Autoria & Interpretação: José Di Rosa Maria Violas: Francisco Ferreira & José Di Rosa Maria

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

LEÕES COMO SE FOSSEM CAVALOS.

Por Michael Richard Sr.

1896 os etíopes montaram os leões como se fossem cavalos durante o primeiro reinado de Hella Selassie

Sabia que os etíopes treinavam leões para capturar soldados inimigos e lutavam lado a lado com leopardos, abelhas, elefantes e leões?

Soldados etíopes com seus leões lutando

Os etíopes entraram em guerra com animais perigosos e insetos como abelhas, vespas, leões, elefantes ou leopardos treinados para assustar, capturar e matar soldados do campo inimigo o que lhes permitiu ganhar todas as guerras coloniais contra eles e ser o único país que não foi colonizado. Um estado que nunca foi colonizado.

Numa batalha de agressão, combatentes habilidosos etíopes lutaram com uma espada chamada Shotel destruíram os soldados italianos de Gazan em suas mãos

Culminou numa retumbante vitória africana na batalha de agressão contra os italianos de 1896, que durou apenas cinco anos.

 https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com