Seguidores

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

GUERREIROS DO SOL...

Por Lucena Brues


(Em 'Guerreiros do sol' o cangaço-meio-de-vida, o cangaço-vingança e o cangaço-refúgio são amplamente explorados, bem como tipos humanos em que se encarnou a violência desde os primeiros dias da colonização - o valentão, urbano ou rural, o cabra de bagaceira, o jagunço e o cangaceiro.)

Peça hoje através deste contato - 
franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2543119749048228&set=gm.954934768048801&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÓ TEM BODE

 Clerisvaldo B. Chagas, 5 de fevereiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.465

Ainda nos anos 60 a carne de bode era bastante desvalorizada. No geral, só quem apelava para essa proteína eram as pessoas de menor poder aquisitivo. Todavia aí não estava incluída a chamada buchada, prato cobiçado por todas as classes sociais. Até havia escolha quando a preferência pelo bode superava a buchada de carneiro, diziam os entendidos. Cantava o forrozeiro:

“Eu faço uma buchada

De bucho de bode

Que o cabra come tanto

Que mela o bigode...”

Também eram consideradas coisas para trabalhadores braçais, o charque e o bacalhau que hoje concorrem com o preço do ouro. O bacalhau era alimento dos escravos. O charque era servido aos “batalhões” nos roçados. Mas voltemos ao nosso bode pai de chiqueiro do dia a dia.

Três ou quatro hotéis havia em Santana muito procurados pelos viajantes, assim chamados os caixeiros-viajantes que chegavam de Maceió e Recife para vender seus produtos na Praça. Para economizar, sempre surgiam os que procuravam hospedarias mais humildes como a de dona Rosa no perímetro das feiras semanais. Vez em quando ficávamos sabendo o que se servia nessas pensões pelo humor de algum viajante presepeiro:

“Seu Mané como é que pode

Seu Mané como é que pode

Na pensão de Dona Rosa

Só tem bode...

Só tem bode”.

Atualmente desapareceu o caprino no médio sertão. “Dar trabalho se criar o bicho pulador de cerca e de pouco rendimento na panela”, falam os criadores de ovinos.  Mas o Candinho da novela das seis, ao procurar um bode para a sua cabra Ariana, parece despertar o apetite pelo bode assado e a buchada sertaneja. Enquanto o dono das cabras está sendo promovido em cidades como Petrolina, Picuí e Recife, de gado miúdo só temos o carneiro para agradar ao turista.

Por favor, não botem a culpa, porém, em DONA ROSA...

Venda de bode (Foto: g1.globo.com)



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATENÇÃO VOCÊS! FAÇAM QUALQUER PERGUNTA SOBRE O MEU LIVRO E EU FAREI DE TUDO PARA RESPONDER A VOCÊS ASSIM QUE PUDER.

Por Teresa Raquel

https://www.facebook.com/photo?fbid=4070301333015086&set=gm.1573619222847016

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOAQUIM SOLON DE MOURA

 Por Relembrando Mossoró

Nasceu em Patu-RN, no dia 15-06-1901; filho de Raimundo Leão de Moura e Francisca Melânia de Moura. Ele foi Professor e faleceu no dia 29-01-1962.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VOZES DOS FILHOS DE NAZARÉ - PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=ruLSSQZATWo&fbclid=IwAR20GlURUmiUzer9mWE1n0dGdhpDTKNubgbShmQ-n5Ga3YZkEgJbWpYESBw&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Os filhos e netos dos Nazarenos falam o que pensam de sua história e o que esperam do futuro de seu torrão natal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENDOGAMIA: MARIA BONITA E A TRADIÇÃO DE CASAMENTOS ENTRE PRIMOS

Por João de Sousa Costa

Maria Gomes de Oliveira é de 8 de Março nasceu na Bahia em 1911 numa família numerosa de homens e mulheres: Ananias, Oséias, José, Isaías, Arlindo; e mais Benedita, Antônia, Dorzinha, Chiquinha, Nana, Dondon e Deusinha.

Sua avó era holandesa de nascimento, casada com um português; tendo o casal emigrado para o Brasil em 1850 e radicado na Região de Santa Brígida.

Mais conhecida no sitio Malhada da Caiçara, onde vivia Maria de Déa, seguiu uma tradição social sertaneja, de influência judaica: a endogamia. Casou com um primo chamado José Miguel da Silva, mais conhecido como Zé de Neném. Sapateiro de profissão, homem mais velho e condições de sustentar uma família.

Sua irmã Dondon fez o mesmo, casou com um tal de Cícero, também sapateiro e irmão de Zé de Neném. Desde a sua infância até a fase adulta, Maria de Déa preservou uma confidente e conselheira: sua prima Maria Rodrigues.

Como Maria conheceu Virgulino, há versões para todos os gostos. Em prosa e verso. Mas segundo Oséias, seu irmão, Lampião frequentava sua casa. E o casal se conheceu, dançou e namorou, antes de Maria tomar a decisão de seguir o novo amor.

Mas há relatos que indicam mais sobre as inquietações da baianinha que viria ser a “Rainha do Cangaço”. Contam que, mesmo casada, Maria de Déa teve aventuras extraconjugais. O escritor Alcino Costa atribui à Maria Bonita um caso com comerciante de tecido de Santa Brígida.

“Um romance sigiloso, com o tal comerciante de nome João Maria, tão sigiloso que ainda hoje é negado pelos seus familiares”. Este suposto romance extraconjugal não é mencionado em profundidade por nenhum outro escritor.

Conta-se que entre 1929 até 1932, já convivendo com Lampião, permaneceu Maria em casas de coiteiros. Por conta da Revolução de 1930, a repressão ao cangaço arrefeceu, as forças policiais estavam focadas no Litoral e Lampião aproveitou a oportunidade para determinar que as mulheres casadas com cangaceiros podiam se juntar ao bando.

Foi uma mudança radical no cangaço no que se refere a costumes, higiene e civilidade nas relações em grupo, porque o bando seguia barbarizando nas razias e vinditas.

Atentem para as fotografias de Maria Bonita e das demais cangaceiras; elas expressam esteticamente como elas gostariam de ser lembradas: bem vestidas, cobertas de joias e em poses ensaiadas (nas duas fotos abaixo, uma Maria Bonita produzida para ser fotografada e outra despojada de adereços)

A vaidade reinante no bando criou uma estética, um estilo. Lampião não deixava por menos: homem dos “sete instrumentos” pois dominava a arte de costurar em couro, fora pedreiro, dava uma palinha na harmônica e também compunha, além de ser um “pé de valsa”.

E a relação com Virgulino veio a maternidade, uma vez que no primeiro casamento, devido à infertilidade de Zé de Neném, ter filhos estava fora de questão.

Relatam que Maria Bonita engravidou quatro vezes, mas só uma filha nasceu e que recebeu o nome de Expedita. O parto foi assistido por uma senhora de nome dona Rosinha, e é atribuída a essa parturiente o fato de a criança ter sobrevivido, pois nos outros três partos anteriores não houve assistência alguma.

Maria Bonita foi descrita pelo Diário de Pernambuco como “Madame Pompadour” do Cangaço, uma definição de Benjamin Abraão. Na edição de 30 de julho de 1938, sobre os acontecimentos em Angico, inclui um parágrafo sobre Maria de Déa, que diz:

“Maria Bonita amava Lampião doidamente. Nunca o abandonava quando no combate. Com ele viveu, com ele morreu”.

Por fim, o relato do soldado José Panta de Godoy, da volante do aspirante Francisco Ferreira de Melo e que foi o carrasco de Maria Bonita. Diz ele:

“Aí eu atirei nas costas dela e ela caiu; no que ela caiu, ela levantou-se; eu dei outro tiro na barriga dela, assim por trás, ela caiu e não levantou mais. O soldado Santo cortou a cabeça de Lampião, e depois me emprestou o facão para mim cortar a cabeça de Maria Bonita. Nisso nóis fiquemos levantando a saia dela com a boca do fuzil, pra vê a caçola que era incarnada”.

E completa o carrasco:

- No borná de Maria Bonita tinha um pouquinho de ôro quebrado. Dentro de um pé de meia tinha uma base de meio quilo de ôro quebrado, além de volta, anel...”

Como Lampião terminou seus dias todo mundo sabe. Mas como viveu e morreu Zé de Neném?

O pouco que se sabe, Zé de Neném nunca sofreu assédio da polícia pelo fato de ter sido o ex-marido da “rainha do cangaço” e também nunca chegou sequer a conhecer Lampião – seu rival de alcova.

Relatam que deixou tudo para trás, casou novamente e reconstruiu sua vida; jamais deu entrevistas; migrou para São Paulo onde fez fortuna e virou industrial do ramo de calçados.

João Costa. Acesse: blogodojoaocosta.com.br Siga: @joaosousacosta (instagram)

Fotos. Benjamin Abraão.

Fonte: “Lampião Além da Versão, Mentiras e Mistérios de Angico”, de Alcino Alves da Costa

“Maria Bonita – Entre o Punhal e o Afeto”, de Nadja Claudino.

 https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO E O MENINO DO ENGENHO.

 Por  João Filho de Paula Pessoa

Em Abril de 1908, Antônio Silvino, com sua horda, visitou o Engenho Corredor na Paraíba, tendo pré avisado de sua visita iminente. Ao chegar ao Engenho foi recebido na porta pelo proprietário, o Cel. José Lins Cavalcanti de Albuquerque, que o saldou e ofertou um farto banquete à todos do bando, já providenciado com antecedência diante do pré-aviso da visita. Durante esta ceia houve uma respeitosa e cortês prosa entre o Coronel e Antônio Silvino, que contou um pouco de sua saga e apresentou ao anfitrião todos os seus asseclas, nomeando-os um a um. Ao final da refeição o líder cangaceiro ainda pediu uma quantia em dinheiro para as necessidades e manutenção do bando, sendo atendido e recebendo do coronel um determinado valor. Após, da mesma forma pacífica como chegaram, se despediram com um aperto de mãos, seguindo o bando seu indefinido caminho e ficando o coronel e seus funcionários sem nenhum mal sofrido. Todo este acontecimento transcorreu sob o testemunho ocular de uma criança de seis anos, o neto do Coronel, que esteve presente à todo o momento deste encontro e à tudo assistiu, presenciando tudo sem ser percebido com importância. Após trinta anos, em 1938, aquele menino era um famoso escritor, tendo escrito romances como O Menino do Engenho em 1932 e visitou Antônio Silvino, após este cumprir 23 anos de prisão, por ocasião de sua visita ao Rio de Janeiro, onde morava. Em 1953, inspiradamente, escreveu outro romance intitulado Cangaceiros, sendo dele também as obras literárias, como Fogo Morto, Riacho Doce dentre outras, se tornando membro da Academia Brasileira de Letras em 1955, seu nome era José Lins do Rego. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 20/11/2020.

Assista o filme deste Conto - https://youtu.be/HXqyfkxPjIw

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FALECIMENTO DE DADÁ

 Por Ilana Borboleta

Hoje dia 07 de Fevereiro, minha vó Dadá faz 26 anos de falecida.

Como passou tão rápido!!

Para alguns era uma bandida fora da lei, mas para mim, foi a melhor vó que Deus poderia me dar de presente.

Tenho muito orgulho dela, era uma vó carinhosa, alegre, dedicada, guerreira, eram tantas as qualidades que ela tinha.

Uma pena que muitos dos que a criticam tanto, não teve o privilégio que eu tive de conhecer o ser humano maravilhoso que ela era.

Ela me deixou com muita saudade!!

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FLORESTA RECONTADA...

 Por Giovane Gomes

Giovane Gomes e Floresta Recontada...

"Muitos pesquisadores nunca andaram em Floresta-PE e escreveram mentiras sobre nosso povo , outros conheceram a nossa história sobre o cangaço , e distorceram os fatos, colocando Lampião como o bom moço e os Florestanos sendo o vilão da história. Hoje nossa terra tem verdadeiros guardiões com um rico acervo literário de escritores Florestanos como Leonardo Gominho com seus Livros regionais "A Rebelião da Serra Negra" conta como surgiu Floresta, nossa Marilourdes Ferraz, filha do lendário Manoel Flor nos presentei com a nossa bíblia do Cangaço "O Canto do Acauã" , O Memorável Tenente João Gomes de Lira com seu livros de Memórias, volume I e II " Memória de um Soldado de Volantes , o Ex-Volante Manoel Cavalcanti "Seu Neco de Pautilia" narra com precisão o combate de Maranduba-AL em seu Livro de memórias do Cangaço , o grande escritor Geraldo Ferraz, membro da Academia pernambucana de Letras com a melhor coletânea de livro sobre do Cangaço narrar a tragetória guerreira seu avô o Coronel Theofhanes Torres Ferraz de Sáo maior comandante Volante de Floresta , o nosso herói Florestano que em 1914 , foi responsável pela a prisão do chefe cangaceiro Antônio Silvino " O Rifle de Ouro " teria que ser um Florestano para cumprir essa missão com sucesso .  

Denis Carvalho, Leonardo Gominho, Marcos de Carmelita, João de Sousa Lima, Cristiano Ferraz e Manoel Severo

Os jovem promissores escritores Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz e o As Cruzes do Cangaço, Fatos e personagem de Floresta " nos trouxe novos fatos novos ao mundo do cangaço , histórias que só o povo florestanos conhecia ,mais não revelava ,hoje é considerado pela a critica do cangaço com um dos melhores livros do cangaço nas últimas décadas . Não podemos esquecer de nosso jovem Advogado, Colecionador e Especialista em Armas Brancas, Denis Carvalho, um guardião da cultura florestana e da sua numerosa família Os Carvalhos. Quando fala da da história Florestana devemos todo nosso respeito ao Genealogista e Historiador Nivaldo Carvalho , ele dedicou sua vida a preserva à história de nosso povo , e sua contribuição na literatura florestana , ele é o porto seguro da maioria dos escritores de Floresta , Nivaldo Carvalho , sem ele muitas obras literária não teria tanta clareza de fatos e datas em Floresta . Hoje somos um berço de cultura e aos poucos estamos abrindo nossas portas para vários pesquisadores do tema cangaço. 

O comandante Manoel Severo Barbosa a nos proporcionar o Cariri Cangaço um evento voltado a entender o fenômeno chamado cangaço, ele também escolheu um grande conselheiro florestano para nos representar Manoel Serafim, um homem que não mede esforços, quando o assunto é mais uma edição do Cariri Cangaço Floresta. Floresta vivi seu maior apogeu e uma revolução cultural que temos muito orgulho em dizer que somos da Terra dos maiores perseguidores de Cangaceiros .Dedico esse texto a todos filhos de Floresta-PE que deram sua vida na luta contra do banditismo rural."

Giovane Gomes

Pesquisador - Floresta, Pernambuco

http://cariricangaco.blogspot.com/2017/09/floresta-recontada-porgiovane-gomes.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FOGO DAS CARAÍBAS!

 Por Giovane Gomes

Em 04 de fevereiro de 1926 as volantes de Optato Gueiros estacionadas no Distrito de Nazaré município de Floresta-PE, souberam de informação do bando de Lampião, que encontravam em São Serafim município de Flores, fizeram um descolamento para o local, em campo encontraram as tropas do Tenente Higino Belarminio , constituído uma numerosa força volante, o pelotão do Tenente Higino em sua grande maioria composta por nazarenos.

Pernoitaram na caatinga no dia seguinte pegaram o rasto de Lampião rumo ao riacho do Navio, na fazenda Maravilha, Manoel Flor percebeu uma pegada maior que as demais, era o cangaceiro Negro Felix. Chegaram no lugar chamado de Caraíbas , encontram uma casa de taipa a qual tinha uma mulher que logo foi respondendo que não sabia dos cangaceiros , gritava em voz alta como quisesse avisar alguém. Essa região era domínio de um bando de fora da lei de alcunhas de pequenos, família acostumada com arte da espingarda, a volante ficou em alenta sobre atitude da mulher ao perceber que era uma volante, logo que saíram da casa e atravessar o riacho.

Os cangaceiros estavam posicionados em lugares estratégicos, abriram fogo contra a volante, muitos tiros, fumaça e gritos, um intenso tiroteio. Manoel Neto envolveu na peleja logo foi emboscado e ferido no braço por um tiro, sendo socorrido para a região de Betânia, o Tenente Higino atingido abandonar a luta, o soldado Altino Gomes de Sá, um homem, alto, forte e valente, levantou para atira em um cangaceiro abrindo fogo, mas Altino foi atingido no rosto gravemente, quase sendo sangrado pelos os bandoleiros, sendo salvo por seu primo Pedro Aleixo de Carvalho.

As volantes permaneceram por horas no meio da fuzilaria, os cangaceiros eram do riacho do Navio conhecidos por serem homens valentes, muitos faziam parte do bando de Manuel Pequeno famoso bandoleiro.

Acervos: Giovane Gomes.

Referência Biográfica, FERRAZ, Marilourdes Ferraz, O Canto do Cauã.

Foto: Altino Gomes de Sá, Pedro Aleixo de Carvalho e Sebastião Sobreira, registro 1926.

 https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1847125118784929%2C1847144978782943%2C1846401948857246&notif_id=1612322295181412&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com