Seguidores

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA CONTA A HISTÓRIA DA INVASÃO DE LAMPIÃO A MOSSORÓ


blogdoborjao.blogspot.com

O memorial da resistência conta a história da invasão de Lampião a Mossoró, quando o famoso cangaceiro foi recebido à bala pelo então prefeito da cidade, junto com os homens da sociedade local. O memorial tem em cada pilastra a fotografia e a história de cada integrante do grupo de Lampião. 

Lampião chamou esta igreja de bunda redonda

Ao lado do Memorial, fica a Igreja de São Vicente, que é o local real do episódio, onde se conservam as marcas de tiros. É um local muito visitado por turistas.

www.panoramio.com
adorocomer.com

Próximo tem a praça de convivência que oferece várias opções de bares e lanchonetes, muito bem frequentados, vale a pena visitar.

http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g1076240-d2415056-r196346271-Memorial_da_Resistencia-Mossoro_State_of_Rio_Grande_do_Norte.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM SÃO OS BANDIDOS MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA? – FINAL


MADAME SATÃ

Ele era um negro de poucas palavras, que não gostava de brincadeiras e adorava vestir coletes e camisas de seda. O dândi pernambucano João Francisco dos Santos, vulgo Madame Satã, foi um dos mais célebres bandidos que o Rio de Janeiro já conheceu. 

Homossexual assumido e perito na navalhada, o que mais adorava era surrar policiais. Sedutor, conquistou a amizade de gente famosa, como os cantores Noel Rosa e Francisco Alves, mas se vangloriava de ter matado com uma rasteira um dos maiores gênios do samba, Geraldo Pereira. 

Apesar disso, o cartunista Jaguar disse dele: 

"Foi o meu herói e melhor amigo". 

A história desse transgressor com T maiúsculo, que nasceu em 1900 e passou 27 anos mofando atrás das grades, deu um dos melhores filmes brasileiros dos anos 70, A Rainha Diaba, e voltará a ser contada num longa-metragem com estréia prevista para este ano.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-os-bandidos-mais-famosos-da-historia

Biografia escrita pela Wikipédia: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Madame_Sat%C3%A3

João Francisco dos Santos nasceu em Glória do Goitá, em 25 de Fevereiro de 1900, no Rio de Janeiro, e faleceu no dia  11 de abril de 1976. Era mais conhecido como Madame Satã. Foi um transformista brasileiro, visto como personagem emblemático da vida noturna e marginal carioca na primeira metade do século XX.

Criado numa família de dezessete irmãos, diz-se que João Francisco chegou a ser trocado, quando criança, por uma égua. Jovem, foi para o Recife, onde viveu de pequenos serviços prestados. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo morar no bairro da Lapa. Analfabeto, o melhor emprego que conseguiu foi o de carregador de marmitas, embora houvesse o boato de que foi cozinheiro de mão-cheia. Considerado marginalizado, acredita-se que o fato de ter sido negro, pobre e homossexual tenha contribuído.

Dito dotado de uma índole irônica e extrovertida, João Francisco dos Santos encantou-se pelo carnaval carioca. Foi assim que, em 1942, ao desfilar no bloco-de-rua Caçador de Veados, surgiu seu apelido. O transformista se apresentou com a fantasia Madame Satã, inspirada em filme homônimo de Cecil B. De Mille.

Era frequentador assíduo do bairro onde morava (conhecido como reduto carioca da malandragem e boemia na década de 1930), onde muitas vezes trabalhou como segurança de casas noturnas. Cuidava que as meretrizes não fossem vítimas de estupro ou agressão.

Foi preso várias vezes, chegando a ficar confinado ao presídio da Ilha Grande, agora em ruínas. Frequentemente, Madame Satã enfrentava a polícia, sendo detido por desacato à autoridade. Considerado exímio capoeirista, lutou por diversas vezes contra mais de um policial, geralmente em resposta a insultos que tivessem como alvo mendigos, prostitutas, travestis e negros. É considerado uma referência na cultura marginal urbana do século XX. Em 1971, concedeu uma polêmica entrevista ao jornal O Pasquim.1

Faleceu logo após a sua última saída da prisão, em abril de 1976.2 em sua casa, hoje um camping.

No ano de 2002, foi rodado no Brasil um filme sobre sua vida, que leva também o nome de Madame Satã, premiados nacional e internacionalmente. Nesse filme, João Francisco dos Santos foi interpretado pelo ator Lázaro Ramos.

FINAL
http://pt.wikipedia.org/wiki/Madame_Sat%C3%A3
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

capa do livro NOTAS PARA A HISTÓRIA DO NORDESTE


Do professor e escritor José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE NA HISTÓRIA DE MOSSORÓ - 07 DE JANEIRO DE 2015

 Por Geraldo Maia do Nascimento

No dia 07 de janeiro de 1900 começou a circular em Mossoró um jornal manuscrito chamado Século XIX. Esse jornal passou a circular duas vezes por mês e em seu cabeçalho havia uma solicitação aos leitores para que devolvessem o jornal depois de lido.
               
O jornal era publicado pelo Instituto Literário 2 de Julho e tinha em seu corpo edirotial Luiz Bandeira, Martins de Vasconcelos, Irineu de Albuquerque (Redator-Chefe), Cunha da Mota, Francisco Izódio de Souza, Olímpio Melo e Raimundo Rubira da Luz. 

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com


PERSONALIDADES DO TEMPO DO CANGAÇO


O homem que está segurando o chapéu é o coronel João Bezerra da Silva. O que está em cima da pedra, é o Senhor Manoel Pereira, na época, ele era chefe da estação de trem da cidade de Piranhas, no Estado de Alagoas.

Fonte: facebook
Página: Cap Cangaceiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEIS LIVROS IRÃO INOVAR

Por Clerisvaldo B. Chagas, 9 de janeiro de 2014 - Crônica Nº 1.342
Clerisvaldo lançando um dos seus livros.

Cansado das dificuldades encontradas para se publicar um livro, resolvi inovar. As coisas evoluíram e não podemos ficar apenas alimentando os preços estratosféricos das gráficas e editoras ou reféns das autoridades de posse da área cultural, má vontade e da verba inútil para quem tem valor.

Resolvi ir à luta de forma artesanal e repartida em tarefas para divulgar seis livros inéditos e na gaveta. Devidamente digitados, corrigidos e registrados, visamos os passos seguintes: Imprimi-los todos em impressoras comuns com tintas de qualidade e o mesmo papel usado por qualquer gráfica possante. Contratar os trabalhos de um encadernador e eis aí os livros feitos.

Anunciados, mas sempre batendo nas barreiras citadas, os seis livros hibernaram, mas virão a lume se Deus quiser, em breve. São elesDeuses de Mandacaru (romance, ciclo do cangaço); Fazenda Lajeado (romance, ciclo do cangaço); Colibris do Camoxinga, Poesia Selvagem; 228, História Iconográfica de Santana do Ipanema; O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema; e Maria Bonita, a Deusa das Caatingas.

Como lancei três livros de uma vez, pretendo agora lançar ao mercado os seis na mesma data. Ficarei livre para trabalhar na produção do “Padre Cícero, 100 Milagres Inéditos”, hoje, pela metade.

A qualidade dos seis livros que irão ao público, nada deverão à forma industrial. A história iconográfica apresentar-se-á tipo capa dura e de alto luxo. A História completa de Santana, juntamente com a história iconográfica, será apresentada em formato A4 e, talvez o de Maria Bonita também.

Para o livro, o Boi a Bota e a Batina... A capa em preto e branco trás desenho do artista plástico alagoano e santanense Roninho, mais foto antiga da cidade. Colibris do Camoxinga conta com a capa elaborada por outro artista consagrado, irmão do Roninho, Roberval Ribeiro. Os dois romances vêm com as capas em montagem do autor e, Maria Bonita, apresenta capa com a fotografia da personagem em preto e branco.

A nota lamentável é que a 1º edição de cada, não deverá ultrapassar os 50 livros.

Voltaremos a falar sobre esse assunto, quando os seis livros estiverem no ponto de lançamento, ocasião em que divulgaremos as suas imagens.

Vamos trabalhar.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO – GOVERNADOR DO SERTÃO


No dia 2 de setembro de 1926, Lampião invade a cidade de Cabrobó – PE, à frente de cento e cinco cangaceiros, sob o toque de corneta e em perfeita formação militar, hospedando-se na casa do chefe municipal, em cuja companhia, após o almoço, passa em revista os alunos da escola local, formados em sua honra.

Fonte: Guerreiros do Sol
De: Frederico Pernambucano de Mello

Fonte: facebook
Página: José João Souza.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com