Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

LIVRO DO ROSTAND MEDEIROS

 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

    Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO MORENO É TRAÍDO POR UM COITEIRO

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=gXVN8Xc1Qnw&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Cangaceiro Moreno é traído por um coiteiro SOMENTE LIVROS SOBRE O CANGAÇO https://bit.ly/3d2l88t Contribua com o Canal: chave PIX jflavioneres@gmail.com Você pode também nos ajudar comprando um dos cursos ou livros indicados abaixo: E-mail para contato: jflavioneres@gmail.com LIVROS COM TEMAS DIVERSOS https://ler-para-melhor-viver.webnode... MAIS LIVROS COM TEMAS DIVERSOS https://jflavioneres-nph-livraria.fre... CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7... #BandoDeLampião #Cangaço #Cangaceiro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CIDADE FUNDADA POR ANTONIO CONSELHEIRO | CNL | 1216

Por O Cangaço na Literatura 

https://www.youtube.com/watch?v=pk1-F-JrKx4&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

2 PROGRAMAS EM CRISÓPOLIS https://youtu.be/5g7Vc8Zi91A https://youtu.be/YW5SqPRlKqE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ELIAS EM ANGICO (SOM CORRIGIDO)

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=NDXSwRdMgRY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A ROTA QUE A VOLANTE PERCORREU ATÉ ANGICOS.

Por Cangaço em Foco
 https://www.youtube.com/watch?v=sxwliel-Cto&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO NA FAZENDA CARNAÚBA.

 Por Lampião, Cangaço e Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=5fmzfLnVG_g&ab_channel=Lampi%C3%A3o%2CCanga%C3%A7oesert%C3%A3o

A fazenda Carnaúba foi um lugar muito importante, não só para o movimento das brigas entre os Pereiras e os Carvalhos, mas também para o cangaceiro Lampião e seu temido bando.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO JÚNIOR ALMEIDA

LAMPIÃO EM SERRINHA DO CATIMBAU é o livro mais completo sobre a incursão de Lampião e seu bando ao Agreste de Pernambuco em julho de 1935, que resultou no "fogo de Serrinha", no qual Maria Bonita foi baleada, quase perdendo a vida naquele dia.

Adquira já o seu diretamente com o autor pelo Facebook, Instagram ou no WhatsApp 87 9 9824 4582.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

JERRY ADRIANI & MICHAEL JACKSON NO RIO DE JANEIRO EM 1974:

HISTÓRIA E CULTURA NO MUNDO  ·

Laurinda Lili

Em setembro de 1974 o famoso grupo juvenil norte-americano Jackson Five fazia uma turnê pelo Brasil em 4 capitais brasileiras (São Paulo, Río de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre).

Na época o Jackson Five fazia muito sucesso também no Brasil onde várias canções eram incluídas em trilhas sonoras internacionais de telenovelas brasileiras.

No Rio de Janeiro na mesma semana que o Jackson Five se apresentaria no Maracanãzinho Jerry Adriani fazia o 'Brazilian Follies', um show com diversos artistas no estilo Las Vegas, que terminava com as mulatas naqueles figurinos belíssimos.

No 'Programa do Jô em uma entrevista em 2011 Jerry relatou que encontrou o grupo subindo as escadarias do Hotel Nacional e viu aqueles rapazes do Jackson 5 e na ocasião convidou-os para assistir ao espetáculo, Jerry tirou dinheiro do próprio bolso, porque o diretor do show não liberou a entrada deles.

No dia seguinte, no camarim entrou a garotada, inclusive Michael Jackson, o astro maior do grupo, então um adolescente de 16 anos e quando viram Jerry os garotos, que gostaram do show, de forma alegre e descontraída foram logo o chamando de 'Elvis' e desta vez compraram o ingresso para o show 'Brazilian Follies' e desta vez Michael Jackson, o futuro Rei do Pop', estava presente na 2° edição do show realizado no salão de eventos do Hotel Nacional.

Nesta foto aparecem Jerry Adriani, os irmãos Michael Jackson (camisa listrada e calça preta) e Randy Jackson (o menino ao lado de Jerry) e os integrantes do grupo de samba 'Sambacanas'; Lothar (camisa escura) e Carlinhos (camisa branca).

Randy Jackson, então com 13 anos, ainda não era integrante oficial do Jackson Five, mas desde 1971 ocasionalmente aparecia nos shows tocando algum instrumento com o grupo com sua presença formando um sexteto.

Só a partir de 1976 com a saída de Jermaine (que voltaria ao grupo em 1983) e da troca de gravadora, da Motown para a Epic (CBS) é que o grupo, renomeado de 'The Jacksons', contaria com a presença oficial do caçula do grupo Randy Jackson.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5679756262105467&set=gm.6040418182647557&idorvanity=4127901240565937

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATACAMA

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.812

Vamos fugindo do Brasil para o Chile e caminhar no deserto de Atacama, o deserto mais seco e mais alto do mundo. Tem o formado comprido norte-sul e possui cerca de 1.000 km de extensão, chegando até a fronteira com o Peru. Raramente chove no Atacama porque as correntes marinhas frias do oceano Pacífico, impedem que a umidade das nuvens chegue até a altura do deserto, fazendo com que a precipitação ocorra ainda próximo ao próprio oceano. A maior parte do deserto é composta por terreno pedregoso, lagos de sal (salinas) e areia Sua temperatura varia entre zero grau (noite) e 40 graus (dia).

DESERTO DE ATACAMA (FOTO: ISPENCER).

Existem poucas vilas e cidades no deserto, uma delas, bastante conhecida, é São Pedro de Atacama, e que tem pouco mais de 5.000 habitantes. Está situada a 2.400 metros de altitude. Ali chega mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros. Possui vida noturna e agitada com seus bares e restaurantes.

O Atacama produz lítio e cobre, ambos importantes para a indústria mundial moderna.

Quanto a sua flora, podemos encontrar árvores de pequeno porte como a pimienta e o algarrobo; arbustos como chanhar e plantas anhanhuca e a brea, nos vales e nas precordilheiras e cactos nas serras, principalmente.

Os animais que compõem a fauna daquele deserto são: vizcachas (parecidas com chinchilas), o condor, o flamenco, o zorro, o puma, a Águila mora. Mas também, lagartos, cobras, pássaros e mamíferos como o guanaco.

A beleza que Deus criou acha-se espalhada pelo mundo inteiro, desde as regiões geladas às absolutamente castigadas pelo Sol. A riqueza também se encontra em várias formas em todas as regiões do planeta, na terra e no mar, depende da cobiça humana e das tecnologias de exploração. Veja como exemplo a nossa própria região sertaneja quando nos longos períodos de secas, o subsolo de rios e riachos secos alimentaram a população com a água salobra das suas entranhas.

O plano natural do planeta Terra é perfeito, mas depende do conhecimento e da ótica de quem enxerga.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/atacama-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com