Seguidores

segunda-feira, 14 de março de 2022

O TERRÍVEL CASTIGO IMPOSTO POR LAMPIÃO AO FAZENDEIRO ZÉ CALÚ DA MELANCIA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=qZPTyp6Xw1I&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

No ano de 1925, Lampião e seus comandados chegam à Fazenda Melancia no município pernambucano de Triunfo para um acerto de contas com o proprietário Zé Calú, que segundo Lampião havia sido informado, estaria praticando atos anormais com suas próprias filhas. Fato que posteriormente foi contestado e desmentido por familiares e pessoas próximas. Acredita-se que os cangaceiros utilizaram tal artimanha para justificar a invasão à fazenda e o saque a casa do fazendeiro, que em outra ocasião teria recusado enviar enviar quantia em suborno exigida por Lampião.

Julgado e condenado por Lampião, Zé Calú foi exposto aos mais vexatórios suplícios, antes de ter seus órgãos genitais amarrados com uma tira de couro e ser pendurado em um antigo armador de rede, feito de madeira, que havia no interior de sua casa. Tamanha foi a sessão de tortura, que o fazendeiro veio a falecer tempos depois devido as lesões sofridas.

Assistam o vídeo e conheçam a história completa. Ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A HISTÓRIA DO CANGACEIRO BEIJA FLOR II - VIDA E MORTE

Por Cangaço Nordestino

https://www.youtube.com/watch?v=bizd0lj4z1w

No minuto 4:10 o áudio deu um 'erro', pedimos desculpas, o erro não será repetido.

SE INSCREVA NOS CANAIS ABAIXO:


PÁGINAS DO CANGAÇO NORDESTINO:



SE INSCREVA NESTE CANAL E AJUDE COMPARTILHANDO NOSSOS VÍDEOS COM SEUS AMIGOS!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA CONEXÃO NACIONAL PARTE 01

 Por Instituto Museu do Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=dgnVgmsFc4w&ab_channel=InstitutoMuseudoSert%C3%A3o

Luiz Gonzaga, programa Conexão Nacional da Rede Manchete Parte - 01

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO 1997

 Por Kinko Peregrine

https://www.youtube.com/watch?v=jeoVHf9JRls&ab_channel=KinkoPelegrine

Um bando de cangaceiros espalha medo e terror saqueando cidades do Nordeste. Após sequestrarem Olívia, a sobrinha do prefeito, eles são duramente perseguidos pelas volantes policiais com intensos tiroteios, onde os policiais são mortos e decapitados gerando uma guerra maior.

O bando é liderado pelo Capitão Galdino e sua mulher Maria Bonita, ela é apaixonado por Teodoro que por sua vez se apaixona por Olivia. Esse quarteto amoroso acaba em tragédia.

O filme é fictício, uma mistura de aventura, drama e romance com a ação violenta do cangaço no nordeste. O cantor Dominguinhos participa do filme cantando e alegrando o cangaço.
• Direção: Anibal Massaini Neto • Elenco: Paulo Gorgulho .... Galdino Alexandre Paternost .... Teodoro Luíza Tomé .... Maria Bonita Ingra Liberato .... Olívia Otávio Augusto .... Coronel Aniceto Jece Valadão .... Joca Leitão Joffre Soares .... Tico velho Othon Bastos .... Raimundo Aldo Bueno .... Zé Macaco Jonas Mello .... diretor do presídio Dominguinhos .... Zé Domingues Cláudio Mamberti .... padre Paulo Borges .... Labareda João Ferreira .... Quirino Nilza Monteiro .... filha de Quirino Tom do Cajueiro .... Tico jovem

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO filme completo 1953

 Por Dala C.D.P

https://www.youtube.com/watch?v=DhxVs2stbm8&ab_channel=DALLAC.D.P

http://palcomp3.com/studiocdpmusic/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA - FILME COMPLETO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=0leCavDFqQc&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Lampião e Maria Bonita é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo, cuja exibição ocorreu entre 26 de abril e 5 de maio de 1982, em 8 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, foi dirigida por Luís Antônio Piá e Paulo Afonso Grisolli.

Nelson Xavier e Tânia Alves interpretaram os personagens principais, Lampião e Maria Bonita numa trama que narra os últimos meses de vida do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva.

A trama narra os últimos meses de Lampião e Maria Bonita. A história começa quando o bando de Lampião sequestra o geólogo inglês Steve Chandler. Usando Joana Bezerra como intermediária, o grupo exige do Governo da Bahia, 40 mil contos de réis como pagamento. O Sargento Libório passa o bilhete com a informação para o Governador, porém depois cai nas mãos do jornalista Lindolfo Macedo, que descobre o plano do Governador de sequestrar Argemiro, irmão honesto de Lampião e sem relação com o cangaço, pretendendo explorar o fato. Junto com a Embaixada da Inglaterra, o Governo envia o Tenente Zé Rufino, tradicional perseguidor de Lampião. Em determinado momento da trama, Maria Bonita desaparece, para fazer um aborto e, quando retorna doente, fica aos cuidados do geólogo que se apaixona pela moça. Após a recusa da Embaixada de pagar o resgate, a volante do Tenente Zé Batista encontra o casal, que ao amanhecer do dia 28 de julho de 1938, é metralhado sem qualquer condição de defesa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ABRINDO O BAÚ...LEMBRANÇAS DE 2010

Por:Manoel Severo

  


Ao lado do pesquisador e escritor Magérbio de Lucena, participando do mais tradicional programa de rádio do Cariri; Jornal do Cariri, do jornalista Antônio Vicelmo; naquela oportunidade estávamos realizando a divulgação promocional do Cariri Cangaço 2010. Magérbio de Lucena acabara de contar um pouco mais sobre o "fogo da Piçarra" quando tombou sem vida o cangaceiro Sabino e nós estávamos discorrendo sobre a Programação do Evento para aquele ano, que aconteceu no mês de agosto.


Ao lado da professora Anna Christina, professora da URCA e Diretora do Ponto de Cultura Lira Nordestina e do artesão José Lourenço. Naquele momento estávamos fechando a aquisição de 150 das famosas sandálias do Cariri Cangaço; presente do  município do Crato aos participantes do evento no ano de 2010. A arte em xilogravura, gravada em sandálias de borracha, tipo havaianas, traz as figuras de Lampião e Maria Bonita. criação de José Lourenço.


Uma das mais tradicionais famílias do Cariri, também do berço dos Terésios, é a família Macedo, da lendária Marica Macedo do Tipi, protagonista de um dos principais épicos de nossa região: O Fogo do Taveira. Naquela noite, ao lado dos confrades Ângelo Osmiro e Aderbal  Nogueira, fomos recepcionados para jantar pelo escritor Vicente Landim de Macedo, autor de Marica do Tipi.

  

O Grupo Empresarial Porto Freire promoveu a Exposição Cangaceiros, em seu Centro Cultural em Fortaleza. Para o lançamento, além das presenças da jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião e do produtor Ricardo Albuquerque, o GECC se fez presente através de seus sócios; Ângelo Osmiro, Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Edilson Cláudio, Haroldo Felinto, entre outros.


Em outra oportunidade novamente vamos abrir a tampa do 
Baú de nossas lembranças !

Manoel Severo

https://cariricangaco.blogspot.com/2011/12/abrindo-o-baulembrancas-de-2010.html