Seguidores

terça-feira, 9 de setembro de 2025

AGENOR DE GENEROSA.

 Por: Manoel Severo


Manoel Severo e João de Sousa Lima
              
Encravada no sopé da Serra do Umbuzeiro; porta de entrada para a região do Rio São Francisco no município de Paulo Afonso, 
acha-se a incrível 

Quem poderia restaurar a foto de dona Generosa?

e enigmática "Vila da Dona Generosa", a grande e conhecida no Nordeste brasileira como a honrada coiteira do famoso e sanguinário Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião, nascido e criado na Villa Bela, atual Serra Talhada, localizada no Estado de Pernambuco.

Capela e Cemitério da Vila de Dona Generosa
             
Localizada a uns 15 km do centro de Paulo Afonso, dali se vislumbra os 507 metros da majestosa  Serra do Umbuzeiro, bem pertinho dos Picos do Tará e da famosa Malhada da Caiçara.

Lampião e Maria Bonita

O Rei do Cangaço passou boa parte da primeira metade da década de 30 andando por essas bandas ainda mais depois de uma certa "morena da terra do condor" ter lhe roubado o coração.

Serra do Umbuzeiro
O que restou da Casa de dona Generosa

Dona Generosa era uma das maiores coiteiras de Virgolino Ferreira em terras baianas. "Quando os meninos desciam a serra para o baile aqui na casa de minha avó, dizem que dava para sentir o cheiro do perfume deles de longe..." confirma seu Agenor; último remanescente da família, que ainda mora no local.

Agenor da Silva Carvalho, neto de dona Generosa

Visitar a localidade Riacho, a Vila de Dona Generosa, o Tará, a Malhada da Caiçara e a Serra do Umbuzeiro é programa indispensável para quem chega a Paulo Afonso. Em vários pontos passamos por vegetações como cactos, macambira, mandacaru e o kipá além das plantações de cactos palma, nos transportando para o cenário mágico das caatingas nordestinas, cheias de mistério, encanto e aqui, particularmente, história.

Alcino Costa, Pedro Luiz e Dra. Francisquinha
Jack de Witte, José Cícero, Gilmar Teixeira e Bosco André
Juliana Ischiara e um exemplo do que era o alicerce da época...

Quando estiver em Paulo Afonso não deixe de visitar a Vila de Dona Generosa. Nessa visita a Caravana Cariri Cangaço era composta dos amigos Bosco André, Jack de Witte, José Cícero,

Gilmar Teixeira,

Pesquisadores do cangaço Júlio e Juliana Pereira

Sousa Neto,
Pedro Luiz, Dra. Francisquinha,
Paulo Gastão

e não poderia deixar de está presente, o Decano de Poço Redondo, Alcino Alves Costa.

Extraído do blog "Cariri Cangaço", do amigo Manoel Severo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIRGÍNIO UM HOMEM DE CONFIANÇA

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=QdQbFx3E1NI&ab_channel=Canga%C3%A7oAderbalNogueira

  • O ex-cangaceiro Moreno fala se tem saudade da época do cangaço
  • Virgínio, um homem de confiança
  • A morte espreitando com a falta d'água e a sede terrível
-O combate de Aroeiras
  • Não cometi crime no Ceará nem em São Paulo
  • Moreno fala sobre as mortes que carrega nas costas
  • Durvinha e a emoção de falar de João e do reencontro da família
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   Link desse vídeo:    • Virginio, um homem de confiança  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TOP 10 DOS CANGACEIROS QUE SOBREVIVERAM AO CANGAÇO APÓS A MORTE DE LAMPIÃO.

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=3VpbF0k3wmE&t=7s&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Conheça os cangaceiros que sobreviveram ao cangaço após a morte de Lampião em 1938.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ PEDRO WENT CRAZY WITH NENÉM'S DEATH.

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=wVyLuS8rE8E&ab_channel=Canga%C3%A7oAderbalNogueira

Luiz Pedro and Zé Sereno go to Alagadiço to find out what happened to Zé from Bahia and to collect weapons and ammunition. To participate in the Cangaço Route Expedition, contact us at narotadocangaco@gmail.com Become a member of this channel and receive benefits:    / @cangacoaderbalnogueira   Partnerships: narotadocangaco@gmail.com #lampiao #cangaço #maria bonita #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO PEITICA BIOGRAFIA RESUMIDA

 Por Fatos na História

youtube.com/watch?v=uBjOjA6fQ3M

Resumo Biográfico do cangaceiro Peitica. Referências: ."Cangaceiros de Lampião de A a Z", de Bismarck Martins de Oliveira ."Jornal de Alagoas", de 12/11/1938 Fotos: .Livro "Cangaceiros de Lampião de A a Z" .Internet

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANTORA E COMPOSITORA ANGELA RO RO MORRE AOS 75 ANOS NO RIO.

 Agência Brasil

Publicado em 08/09/2025 - 15:51
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 07/09/2025 - Cantora Angela Ro Ro. Foto: angela_ro_ro_oficial/Instagram
© angela_ro_ro_oficial/Instagram
Versão em áudio

Morreu na manhã desta segunda-feira (8), no Rio de Janeiro, a cantora e compositora Angela Ro Ro. Hospitalizada desde junho, com quadro de infecção pulmonar, a artista não resistiu ao agravamento da doença.

Angela Ro Ro completaria 76 anos em dezembro. Ela deixa mais de uma centena de gravações em 14 discos próprios, além de participações em coletâneas especiais. O apelido Ro Ro surgiu ainda na infância, por conta de sua voz rouca e grave.

A carreira de artista iniciou na primeira metade da década de 1970, quando morou na Inglaterra, chegando a cantar em pubs e a participar de uma faixa do LP Transa, de Caetano Veloso, tocando gaita. De volta ao Brasil, participou em 1974 do Festival de Rock de Saquarema (RJ), onde também se apresentou Rita Lee.

O primeiro disco solo foi lançado em 1979 e fez sucesso com a canção Amor, meu grande amor, dela em parceria com Ana Terra. Teve o reconhecimento de público e de crítica nos discos dos anos seguintes com faixas que dão nome aos álbuns Só nos resta viver (1980), Escândalo (1981), Simples carinho (1982), com as quais se afirmou como autora e intérprete.


Angela Ro Ro tocava piano e era apreciada pela voz rouca, adequada para cantar blues e canções como Fogueira (composição dela) e Demais (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).

Além do talento, Angela Ro Ro era conhecida pela ironia, humor e franqueza. Recusou intempestivamente gravar Malandragem, composta para ela por Roberto Frejat e Cazuza em 1988, por que não gostou da canção e não queria cantar “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha”, como começa a letra da música que viria a fazer sucesso com Cássia Eller.

Em nota, o Ministério da Cultura manifestou profundo pesar pela morte da cantora e compositora, uma das grandes vozes da MPB que "misturava blues, samba-canção e rock em canções intensas que marcaram época".

"O Ministério da Cultura se solidariza com familiares, amigos, colegas e fãs de Angela Ro Ro e enaltece a sua contribuição para a música brasileira."

Edição:
Sabrina Craide

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-09/cantora-e-compositora-angela-ro-ro-morre-aos-75-anos-no-rio#:~:text=Morreu%20na%20manh%C3%A3%20desta%20segunda,completaria%2076%20anos%20em%20dezembro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com