Seguidores

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

SOLIDÃO NOTURNA

Autor: José Di Rosa Maria

Anoitece no ermo do meu peito
E recria-se em mim uma saudade
Das auroras da minha juventude
Que o tempo esmagou sem piedade.

A certeza de nunca mais revê-la
No lugar que mais dói no coração.
Fortemente me fere dando origem
A tristeza da minha solidão.

E nas noites que a lua tira folga
Um receio cruel me inquieta
De não ver ressurgir o sol que rege
Meu destino indigente de poeta.

Sobre as páginas do livro do silêncio
Minha alma penetra descontente
A procura de algo que me faça
Pelo menos pensar que já fui gente.


Autor: José Di Rosa Maria
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARABÉNS AO GRANDE ARTESÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.066

          (FOTO: DISKGRAM. ALAGOAS FEITA À MÃO).
       Maceió, que é bonita por natureza, vai ganhando ornamentos extras, valorizando as paisagens da orla. A capacidade criativa dos nossos artesãos está por todos os lugares e nas mais variadas matérias-primas como palito, barro, tecido, linha, coco, sucata, madeira, couro, sola, osso e outras mais. Os monumentos artesanais colocados na orla valorizam tanto o artesão quanto a história e a paisagem, geralmente deslumbrante. Assim, uma das grandes atrações de Maceió, foi a sereia, que terminou virando nome novo da praia. Nada mais atraente para turistas. Depois veio a estátua de Ganga Zumba, Graciliano Ramos e agora o belíssimo boi da praia, na Avenida da Paz. Trata-se de uma obra do mestre artesão João das Alagoas, ceramista do município de Capela. É uma nova interpretação do bumba-meu-boi e todo folclore que cerca a figura popular.
       A peça estar assentada no chão, tendo a desvantagem de sofrer agressões pelos desentendidos. Mas também possui a vantagem de ser visto de perto com o visitante rodeando o animal, acusando cada detalhe significativo do autor. Em muitos lugares do Brasil, o poder público esquece a manutenção dos seus monumentos. Assim, a sereia perdeu o rabo de peixe e, tudo indica que ainda continua assim. Muitos outros monumentos aqui em Maceió foram pichados e mutilados. Fazer o quê? Apelar para quem? Os artistas continuam fazendo seus trabalhos, muitos em tendas apertadas no sacrifício do espaço e das condições mínimas. Existem formas de divulgação dos trabalhos, mas ainda não conhecemos projeto para condições mais confortáveis do fabrico.
       Mas se Alagoas descobriu mestres e mestras atuais, melhor para o estado que não fica somente eternizando artesãos já consagrados de outras plagas. O monumento chama atenção, mas é preciso divulgar sempre o autor do trabalho. O talento artístico encontra-se semeado por todos os municípios. E de repente surge uma peça inédita quebrando a rotina e virando notícia no mundo da arte. Queremos, porém, voltar ao trabalho do mestre João das Alagoas, parabenizando-o pela sua escultura que chama atenção na praia da Avenida. Avenida da paz, paz para mestre João.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HILÁRIO LUCETTI, O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Por:Andrea Lucetti



Andrea Lucetti em homenagem a seu pai; Hilário Lucetti


"Boa Noite a todos, 
Em primeiro lugar quero agradecer ao Ângelo Osmiro por linda e emocionante homenagem ao nosso pai. Agradecer em especial ao Severo e a todos por esse espetacular Seminário Cariri Cangaço. Parabéns!

Hilário Lucetti, filho de Orós, cidadão de Crato, nascido em 19/09/1927, apaixonou-se de tal forma pela saga do cangaço que optou por dedicar sua vida ao estudo e à pesquisa dos fatos e das personagens que marcaram, de forma indelével, um longo e sangrento período da história do Brasil.


Pesquisador e Escritor Hilário Lucetti

Percorrendo todo o imenso país dos nordestinos, conhecendo e palmilhando a verdadeira trilha por onde também passaram os cangaceiros, Hilário esteve em todos os palcos, entrevistando dezenas de atores que, outrora, participaram do grande espetáculo que foi o mundo do cangaço. De Antonio Matilde a Jararaca, de Corisco a Ângelo Roque, de tantos a tantos outros bandoleiros da súcia que acompanhou durante vinte anos seu chefe maior, Virgulino Lampião, Hilário falou e escreveu com a propriedade de um doutor no assunto.

Suas narrativas realistas têm o dom de proporcionar a seus leitores a exata dimensão dos acontecimentos. Quem não se arrepia ao saber que Dadá tinha arrepios de fera ao sentir cheiro de sangue, ocasião em que, segurando sua faquinha cabo de prata, costumava dizer: “Essa faquinha é pra módi matá genti fêa qui num teim denêro.” Lucetti (2001, p.80).

Falecido em janeiro de 2007, Hilário Lucetti presenteou-nos com obras completas, de riqueza incomparável. Estas, além de outros inúmeros registros escritos, alguns gravados, fotografias e peças históricas, constituem parte importante do grande legado que nos deixou.

...Desde o seu falecimento eu evitava voltar ao Crato.


É muito difícil andar pelas ruas, rever a Praça Siqueira Campos, subir a ladeira do granjeiro e não encontrar meu Pai. Entendo que, esse momento onde o Cariri Cangaço homenageia nosso “Contador de Histórias” como era conhecido entre os netos e bisnetos, é um momento impar, só um evento como esse de tamanha grandiosidade para trazer-me de volta a essa terra, onde fui acolhida com tanta doçura e lembrar como ele meu Pai tanto me dizia: “Essa terra e esse povo minha filha é sem igual, doce como diz a música: “Cratinho de açúcar coração do cariri”.

Obrigada"

Andrea Lucetti
NOTA CARIRI CANGAÇO: O Cariri Cangaço dedicou uma de suas noites ao inesquecível "Contador de Histórias" Hilário Lucetti. Com certeza as palavras de sua filha; Andrea Lucetti, na memorável noite de 24 de setembro, calam no coração de todos os confrades da SBEC que por tantas e tantas vezes se deliciaram com a companhia sempre edificante e acolhedora de Hilário. Novamente abrimos as páginas do Cariri Cangaço para abraçar a toda a estimada família ; Dona Meire, Andrea, demais filhos, netos e bisnetos, o nosso abraço de gratidão e respeito.

http://cariricangaco.blogspot.com/2009/

ACHAMOS QUE A MISSÃO FOI CUMPRIDA

Por Paulo Gastão
Paulo Gastão entre Ingrid e Mabel, no Cariri Cangaço

Saudações Cangaceiras 

Cariri Cangaço já nasceu forte, robusto e com credenciais endossadas por 4 forças representativas da região do Cariri;são elas formadas pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Achamos que todos os espaços foram preenchidos e a missão considerada cumprida.E o futuro que se aproxima como teremos que trabalhar? Com a participação de outros municípios caracteriza-se o sucesso empreendido, a confiança de quem vai investir num projeto consagrado, principalmente, pela população visitante que já levou aos quatro cantos do Brasil o que aqui se passou neste ano 1º de 2009.

Necessário se faz nova leitura dos Estados que participaram diretamente do Evento, são eles:Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, além do Distrito Federal. Excelente comparecimento.Companheiros vamos a luta, ela é boa para ser lutada. 

Severo, Gastão e Gabriel, em noite do Cariri Cangaço

A SBEC ocupou lugar de destaque dentro do universo caririense. Saiu-se por demais vitoriosa. Apta para novas conquistas no seio da cultura nordestina. Disposta a trabalhar para com o sucesso do II Cariri Cangaço em 2010.

Sendo do conhecimento de todos, a forma de trabalho existente, principalmente, entre o Juazeiro e o Crato, verificamos que o Cariri Cangaço trouxe novos conceitos de boa convivência e respeito mutuo. Muitas arestas devem ter desaparecido e outras que ainda permanecem deverão ser abolidas em definitivo, é só uma questão de tempo. 

Os locais escolhidos para realização da programação sempre foram representativos e acolhedores, onde com assiduidade recebe a comunidade caririense. Os temas abordados sempre estiveram à altura do Evento. As visitas sempre estiveram à altura da Organização. Principalmente na manutenção dos horários; transporte confortável; oportunidade de novos conhecimentos. Apenas foi unânime o conceito de cansaço e pouco tempo para banho e troca de roupa para se chegar ao recinto das palestras. Um corre-corre que poderá ser evitado,com habilidade a Coordenação do Cariri Cangaço 2010 haverá de superar esse momento.

O setor de hotelaria nota 10, no conforto, higiene, café farto e variado.Os condutores dos veículos sempre educados e solícitos. Nota alta a todos. Queremos repetir a dose. A equipe coadjuvante sempre esteve a postos no sentido de dar solução aos problemas que por acaso aparecessem. As meninas foram excepcionais (duas delas: Ingrid e Mabel ilustram a foto da matéria). Cumpriram as tarefas com carinho em todos os momentos. Nota 10 com direito a repetir. 

O kit distribuído com os convidados esteve de muito bom gosto, principalmente, no que se refere ao artesanato regional. A presença dos Jornais (tablóides) da SBEC e Poranduba deram um colorido especial aos participantes que sempre estão atentos no sentido de levar para casa algum material como troféu, recordação ou servir de elemento de futuras pesquisas. Valeu o esforço e ficou o registro. Tenho recebido solicitações para envio desse material para companheiros que não tiveram a oportunidade de participar do Evento.

Cariri Cangaço na fazenda Piçarra

Quero me congratular com Coordenadores e respectiva equipe de trabalho pelo empenho e carinho como fomos tratados. Estamos de braços abertos para novas jornadas.Com um grande abraço fico no aguardo de novas ordens 

Paulo Gastão
Mossoró RN

http://cariricangaco.blogspot.com/2009/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍDEO..PADRE CÍCERO, FILHO DO CRATO-CE.

https://www.youtube.com/watch?v=evc4HYKvwp0&fbclid=IwAR0SKzQ206M24DPRXuojGrJE7PhXox5ojeL5Xulqca_eBEOkkitCTt5ehTw
Publicado em 5 de jul de 2017

Conheça a história de Cicero Romão Batista em sua terra natal. ❗I.M.P.O.R.T.A.N.T.E:❗ PRECISA DE UMA LOCUÇÃO? Almeida Junior Online a solução completa em Locução. Gravamos para todo Brasil e você recebe sem sair de casa. ✔ Locução Institucional ✔ Locução Publicitaria ✔ Locução Esperas Telefônicas ✔ Locução para Vídeo ✔ Locução Audiolivro, Audiobook ✔ Locução de Vinhetas ✔ Locução de Mensagens ✔ Locução de Eventos ✔ Locução de Campanha Política ► Para contato profissional: (88) 98863.4901

Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOI ENTERRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (16) EM ALAGOAS O CORPO DE JOSÉ ALVES DE MATOS


Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=ZvafIjFxc0I&fbclid=IwAR2FIgrDJWYymQrF6vVbp03CTN5F7YUJLiCP5u-4ol4G_AlQBzarXei-NSE

VÍDEO..." VINTE E CINCO " seu falecimento. Último cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Veja matéria feita, a alguns anos atrás.

OBS: Vejam foto e vídeos reais, sobre os cangaceiros

Fonte: Youtube / Jornal da Cultura.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA LANÇA REVISTA NA CASA JUVENAL GALENO

Por Manoel Severo
Vicente Alencar, Rene Lobo, Ângelo Osmiro e Manoel Severo

A Sociedade Cearense de Geografia e História, instituição cultural com sede na cidade de Fortaleza, lançou na tarde de ontem, dia 19 de fevereiro, na Casa de Juvenal Galeno, no centro da cidade, a edição comemorativa de sua Revista de 2018 sob o comando de seu presidente, jornalista e radialista Vicente Alencar.

Nomes como Ângelo Osmiro, Aristides de Sousa Neto, Cássio Borges, Evandro Bezerra, Herculano Verçosa, Geraldo Bezerra, Marum Simão e o próprio Vicente Alencar, dentre outros ilustres escritores fazem parte dos autores escolhidos e responsáveis pela edição 2018 da prestigiada revista.

"A Sociedade Cearense de Geografia e História com essa publicação mostra o pensamento que envolve os seus membros, como estão acompanhando tudo o que se registra no mundo. Que os conceitos aqui contidos possam colaborar, diretamente, para um melhor posicionamento de todos nós, perante a população brasileira" afirma o presidente Vicente Alencar.

NOTA CARIRI CANGAÇO: A SCGH-Sociedade Cearense de Geografia e História, foi fundada em 25 de agosto de 1935, reconhecida como de utilidade pública pela Lei Nº 107 de 15 de maio de 1936. Mantem reuniões na Casa de Juvenal Galeno, rua General Sampaio, 1128, centro da cidade de Fortaleza.

http://cariricangaco.blogspot.com/2019/02/sociedade-cearense-de-geografia-e.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SILA, DO CANGAÇO AO ESTRELATO DE ELANE MARQUES POR:VOCÊ EM DIA


Conselheira Cariri Cangaço, pesquisadora e 
escritora sergipana Elane Marques 
no programa "Você em Dia".
Fonte:YouTube

http://cariricangaco.blogspot.com/2019/02/sila-do-cangaco-ao-estrelato-de-elane.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ULISSES DE SOUSA FERRAS


Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=RXplGWfmoGM

Sr. Ulisses de Sousa Ferraz ( do alto de seus quase 90 anos de vida ) e sua irmã Doralice, filhos de EUCLIDES FLOR e netos de Gomes Jurubeba, narram o que viram, quando crianças, quando as volantes chegavam à Vila de Nazaré. Dizem, também, o que acham de Lampião e seu bando e, os motivos da intriga dos NAZARENOS ..X..LAMPIÃO. A história contada pelos filhos dos maiores inimigos de Lampião.

Um vídeo sensacional, com a marca e selo Aderbal Nogueira..


http://blogdomendesemendes.blogspot.com