Seguidores

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

MANOEL DANTAS LOYOLA O CANGACEIRO CANDEEIRO ESTAVA NA GROTA DO ANGICO, EM PORTO DA FOLHA, ATUALMENTE POÇO REDONDO, EM SERGIPE NO DIA DA CHACINA AOS CANGACEIROS DE LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira

O ex-cangaceiro Manoel Dantas Loiola, o Seu Né, ladeado pela sua esposa dona Linda, e o historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. - https://tokdehistoria.com.br/2013/07/24/6549/

O ex-cangaceiro Candeeiro estava na Grota do Angico no dia da chacina aos cangaceiro do afamado e sanguinário Capitão Lampião. Felizmente ele conseguiu sair do tiroteio com vida. 

Maria Bonita e Lampião

O ataque aconteceu na madrugada  do dia 28 de julho de 1938, quando todos ainda estavam deitados. O primeiro a ser morto foi o capitão Lampião, posteriormente Maria Bonita, e assim foram eliminados 11 cangaceiros, além do volante policial Adrião Pedro de Souza. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO VILA NOVA IV ESTAVA NA GROTA DO ANGICO EM SERGIPE, NO DIA DO ATAQUE AOS CANGACEIROS DE LAMPIÃO EM 28 DE JULHO DE 1938.

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=wFlwvF--5sg

O cangaceiro Vila Nova estava na Grota do Angico no dia 28 de Julho de 1938, em Porto da Filha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, no ataque aos cangaceiros da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia. do afamado e sanguinário capitão Lampião. Felizmente salvou a sua vida.

Abaixo: Segundo Geraldo Júnior pesquisador do cangaço:

"Vila Nova, o nome verdadeiro Iziano Ferreira Lima, foi um cangaceiro que integrou o bando de Lampião, estando presente no ataque à Grota do Angico em 1938, onde Lampião morreu. Após a morte do líder, Vila Nova se entregou à polícia, mas ficou conhecido por não ter delatado seus antigos companheiros e por sua resistência à tortura e pressões para colaborar com as autoridades. 

Quem foi Vila Nova

Nome: Iziano Ferreira Lima.

Origem: Natural de Piranhas, em Alagoas.

Bando: Fez parte do bando de Lampião e Luiz Pedro, que era padrinho de Vila Nova.

Afilhado: O cangaceiro Luiz Pedro era padrinho de Iziano Ferreira Lima.

No dia da morte de Lampião

Presença: Vila Nova esteve presente no combate da Grota do Angico, em 28 de julho de 1938, no qual Lampião foi morto.

Fuga e entrega: Ele conseguiu fugir do ataque e se escondeu, mas depois se entregou às autoridades em outubro de 1938, recebendo anistia e desaparecendo da história.

Legado

Fidelidade: Destacou-se pela sua fidelidade aos princípios do cangaço, não entregando os outros cangaceiros ou os coiteiros, mesmo sob tortura.

Símbolo de resistência: Sua postura de não colaboração com a polícia o transformou num personagem importante nos estudos sobre o cangaço, representando a autenticidade de um cangaceiro de princípios"

https://www.google.com/search?q=cangaceiro+vila+nova&rlz=1C1GCEA_enBR1168BR1168&oq=Cangaceiro+Vila+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgBEAAYgAQyBggAEEUYOTIHCAEQABiABDIKCAIQABiABBiiBDIKCAMQABiABBiiBDIHCAQQABjvBdIBCjEwNDk1ajBqMTWoAgiwAgHxBQ2sXhr3nmYN8QUNrF4a955mDQ&sourceid=chrome&ie=UTF-8

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROBLEMA...

 Por José Mendes Pereira

https://pixabay.com/pt/vectors/internet-%C3%ADcone-s%C3%ADmbolo-rede-3383600/

Estávamos sem sinal. A partir da tarde postaremos sobre cangaço.

http://blogdomendesekmendes.blogspot.com