Seguidores

sábado, 14 de maio de 2022

LIVRO DO JÚNIOR ALMEIDA

   

O escritor capoeirense Junior Almeida, na noite da sexta-feira, 25/03/2022, lançou seu novo livro, ‘Lampião em Serrinha do Catimbau’. O lançamento ocorreu durante o evento Cariri Cangaço realizado na cidade de Paulo Afonso, Bahia.

Lampião em Serrinha do Catimbau, narra a investida de Lampião e seu bando a Serrinha do Catimbau, na época um distrito pertencente a Garanhuns e, hoje município de Paranatama. O livro traz fatos novos sobre o episódio no qual Maria Bonita foi alvejada com um tiro na região glútea, obrigando Lampião e seu bando saírem em retirada.

- Apresento ao público uma dedicada e extensa pesquisa, onde trago à tona a rota de fuga do bando, após o fogo de Serrinha, o local em que Maria do Capitão ficou em tratamento, bem como seu algoz e seu anjo da guarda, o homem que tratou de Maria Bonita durante quarenta dias, então, nada melhor que um livro que fala tanto sobre a célebre pauloafonsina, ter o seu primeiro lançamento justamente em sua terra." - Disse o pesquisador Junior Almeida.


Este é o quarto livro publicado pelo autor; a capa da obra é criação do professor Ademar Cordeiro.

Brevemente a obra será lançada na cidade de Paranatama e possivelmente em outros municípios da nossa região.

Junior Almeida e escritor, autor dos livros: "A Volta do Rei do Cangaço"; “Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano” e “Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos’. Ele reside na cidade de Capoeiras - PE, onde é comerciante.




https://blogcapoeiras.blogspot.com/2022/03/escritor-capoeirense-junior-almeida.html?fbclid=IwAR0oY6NV0qs5cB4FfyXVwYxTU25VYpgAKQXwQ6QD1hphg1T9Dyc2Yb-3aWo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO JOÃO DE SOUSA LIMA

 


Uma Grande aventura narrada em 268 páginas direto das pessoas que vivenciaram os fatos.... para adquirir: direto como autor: 75-988074138 ou supermercado Suprave e ainda no Maria Bonita Turismo (térreo do hotel San Marino).

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=2175506229280148&notif_id=1649033251114895&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

MINHA GENTE E O CANGAÇO

 Por Adauto Silva

https://www.youtube.com/watch?v=bP0TRPgsCIk&ab_channel=AdautoSilva

Recomendado Adauto Silva, Lampião, Maria Bonita, Corisco, Dadá, Cangaceiros, Cangaceiras, Angico, Piranhas, Rio São Francisco, Antônio Amaury, Zé Rufino, Alagoas, Bahia, História do cangaço, Grota do Angico

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REPORTER DIARIO com Davi Jurubeba

 Acervo Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=ox9op9VjaYM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Gravado da TV Diário

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DAVI JURUBEBA E JOÃO GOMES DE LIRA

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=GXv7GqvSJ80&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Vídeo cedido por Rubelvan Lira, filho do Ten. João Gomes de Lira, com a finalidade de divulgar Nazaré, seus filhos e a história do cangaço.

http//blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS COMBATES IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO CANGAÇO

 Por Aderbal Nogueira


Quer ajudar nosso canal? Nossa chave Pix é o e-mail: narotadocangaco@gmail.com 3º vídeo da série Rota do Cangaço - Poço Redondo, onde o saudoso Alcino Costa fala sobre Angico, que pertence ao município de Poço Redondo e o pesquisador Ivanildo Silveira e o ex-volante Neco de Pautilha discorrem sobre o combate da Maranduba. 

https://www.youtube.com/watch?v=9Ud9hyntszw&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Ilustrações: Matheus Almeida Cordeiro 

Violão: Beto Sousa Link desse vídeo: 

https://youtu.be/9Ud9hyntszw

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ RUFINO MATA MARIANO, CANGACEIRO DE LAMPIÃO

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=hKe1n9ZR4pE&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

O Cangaceiro Mariano estava com Lampião, o rei do cangaço, havia 12 anos, desde 1924. Viera com ele de Pernambuco, quando o Bando fugira para a Bahia, em 1928. Foi morto pela volante comandada pelo Tenente Zé Rufino, juntamente com os Cangaceiros Pai Véio e Pavão em outubro de 1936. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço 

Vejam também: 

https://youtu.be/WgJ2gzzmbXQ https://youtu.be/w689lMdvUN0 https://youtu.be/sqhWYPAy2uE https://youtu.be/ZEE32oCF7oA https://youtu.be/HH4xN9FOiQg https://youtu.be/cRvkUIonWEc https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs 

UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MASSACRE EM LUCRÉCIA-RN | CNL | 663

Por O Cangaço na Literatura
https://www.youtube.com/watch?v=Nja7f13krkY&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

COMPRAR LIVRO 

https://www.amazon.com.br/Marca-Rob%C...

MATÉRIA CITADA 

https://clotildetavares.wordpress.com...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS MORTES DOS CANGACEIROS ANTÔNIO FERREIRA E LUIZ PEDRO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=wYVO8dtNo3w&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

As mortes dos cangaceiros Antônio Ferreira e Luiz Pedro e um breve resumo sobre a trajetória do célebre soldado Volante Mané Velho o "Antônio de Jacó". 

Por: José Mutti de Almeida.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO IMBATÍVEL NO COMBATE DO SERROTE PRETO.

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=N21fjI-Gp-o&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Lampião, o rei do cangaço, implacável neste combate ocorrido no dia 22 de fevereiro de 1925 nas proximidades do Serrote Preto, na região de Mata Grande em Alagoas, o "Combate do Serrote Preto", como assim ficou conhecido, foi sem dúvida um dos combates mais sangrentos e desastrosos ocorridos entre cangaceiros e policiais em toda a história. A valentia exagerada e a indisciplina militar, colocaram duas Forças Volantes paraibanas entre uma fuzilaria infernal, causada por fogo amigo através de uma Força pernambucana e tiros disparados pelos cangaceiros do bando de Lampião, que resultou na morte de dois oficiais e de vários soldados paraibanos. Um desfecho triste e lamentável para os bravos combatentes paraibanos, que perderam a vida por conta da imprudência e negligência, principalmente, de seus comandantes. Vejam mais essa importante história do cangaço nordestino. Fonte: Lampião - a Raposa das Caatingas - Jose Bezerra Lima Irmão. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço 

Vejam também: 

https://youtu.be/caVfy_ZGplw 

https://youtu.be/4gtfGPPxnV4 

https://youtu.be/7jWUGL3MZqo 

https://youtu.be/n66BehWFWto 

https://youtu.be/ej1LY1Wztms 

https://youtu.be/3wuCmkQyaII 

https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA 

https://youtu.be/rl0RucODGec 

https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 

https://youtu.be/cPMXW02sFGs 

UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com